Ago: 11 / Set: 19 / Out: 01, 07
Obs: o itinerário poderá ser invertido, devido aos horários da lancha a Marajó e os dias de operação do city tour em Belém. (Às segundas-feiras o City Tour em Belém será panorâmico).
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - BELÉM
Chegada, recepção no Aeroporto Internacional de Belém e traslado para os hotéis. Restante do dia livre.
DICA: Ideal chegar em um voo até as 15h00, para poder aproveitar o fim de tarde na Estação das Docas, complexo cultural e de lazer instalado em galpões de ferro inglês do século 19, completamente restaurados, na margem da Baía do Guajará. A sugestão é degustar cervejas artesanais com sabores regionais, na Amazon Beer.
2º Dia - DESCOBRINDO BELÉM - City Tour (C)
Após o café da manhã, sairemos por volta das 8h30 para conhecer um pouco dos Encantos do Pará, iniciaremos com uma leve caminhada pelo o parque naturalístico Mangal das Garças. Depois seguiremos para o Mercado do Ver-o-Peso, síntese histórica, econômica e cultural do Estado do Pará,, conhecendo um pouco das nossas frutas, ervas amazônicas, Solar da Beira e Mercado de Peixe. Em seguida iremos para o centro histórico - Complexo Feliz Lusitânia - marco inicial da cidade de Belém, com o Forte do Presépio e Casa das Onze Janelas e em seu entorno temos a Catedral da Sé e Igreja de Santo Alexandre.
Parada para almoço (não incluso).
À tarde, continuaremos a programação conhecendo o suntuoso Teatro da Paz, símbolo do período áureo da borracha na Amazônia. Em seguida faremos uma visita no Espaço São José Liberto. Finalizaremos a programação na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, de estilo neoclássico e eclético. Retorno ao hotel no final da tarde.
3º Dia - BELÉM | ILHA DE MARAJÓ (C)
Após o café da manhã, traslado ao Terminal Hidroviário de Belém, de onde partiremos em direção à Ilha de Marajó. O traslado fluvial de linha dura cerca de 2h00. Navegaremos pelo estuário do rio Amazonas, atravessando a região insular de Belém, a Baía de Marajó, até a chegada em Soure, onde ficaremos hospedados. Almoço.
Pela tarde, realizaremos um city tour panorâmico, conhecendo a história de Soure, Orla da Cidade, Centro comercial de Soure, Igreja Matriz, Mercado Municipal e as ruas largas arborizadas com frondosas mangueiras. Em seguida, iremos visitar uma fazenda turística de criação de búfalos, onde além de podermos experimentar subir em um búfalo, aprenderemos mais sobre este importante animal da região, e teremos a oportunidade de provar várias iguarias marajoaras. Retorno à pousada no final da tarde.
4º Dia - ILHA DE MARAJÓ (C)
Após café da manhã, saímos para os passeios abaixo:
Praia de Pesqueiro: banhada por águas de rio e mar, uma das principais e mais belas praias da região. O local dispõe de redes fixadas nos sombreiros de palha que propiciam um prazeroso descanso. Em seguida, faremos uma breve visita à comunidade extrativista da Vila de Pesqueiro, localizada dentro da Unidade de Conservação Federal “Reserva Extrativista Marinha de Soure”.
Igarapé do Céu: passeio realizado em canoa regional pelo braço de rio chamado Igarapé do Céu, que contempla apreciação de floresta nativa de mangue, coqueirais e avistagem de pássaros como garças, guarás, pavãozinho do Pará, saracuras, e alguns animais, tais como macacos, capivaras, camaleão.
Comunidade do Céu: almoço neste pequeno vilarejo localizado na área rural do Município de Soure, cujas atrações são o colorido das casas em palafita e a simplicidade e simpatia dos moradores. A Praia do Céu, extensão da comunidade, foi denominada pelo Jornal Folha de São Paulo como “o paraíso dos fotógrafos”. Em seguida, realizaremos uma caminhada até a comunidade vizinha, formada por povos nativos tradicionais, chamada Caju-Úna. Chegaremos a uma praia ornamentada por coqueiros, e que possui um cantinho especial para um delicioso banho, em uma mescla de águas de rio e mar. Retorno à pousada no final da tarde.
5º Dia - ILHA DE MARAJÓ (C)
Após café da manhã, faremos os seguintes passeios:
Instituição Caruãnas do Marajó: um local de pura energia e muita beleza, uma escola e um centro de produção da cerâmica marajoara em meio à floresta. O foco principal é a preservação da natureza na Ilha de Marajó e a valorização dos conhecimentos adquiridos localmente, destinados a estabelecer uma relação respeitosa entre homem e meio-ambiente. Esta instituição foi fundada pela última Pajé cabocla de Marajó, Zeneida Lima, cuja vida inspirou o filme Encantados. É um verdadeiro banho de história, cultura e natureza marajoara que forma e compõe este magnífico lugar!
Ateliê Arte e Mangue Marajó: coordenado pelo ceramista Ronaldo Guedes junto a um coletivo comunitário enriquecido pela filosofia dos movimentos sociais. No local são confeccionadas, de forma totalmente artesanal, belas peças de cerâmica marajoara e artesanatos em madeira. Conheceremos a produção desta arte milenar e vamos nos encantar com a utilização de conhecimentos ancestrais que são aplicados até hoje na confecção de cada peça.
Praia da Barra Velha: de beleza cênica composta por florestas de mangue e ponte suspensa sobre o manguezal, esta praia conecta-se com os mistérios de suas águas provenientes da mistura entre rio e mar.
Restante do dia livre.
Obs.: se a visita ocorrer às segundas-feiras, quintas-feiras ou sábados, teremos, à noite, a possibilidade de apreciarmos uma programação cultural com show de carimbó, dança típica da região. Consulte-nos sobre preço.
6º Dia - ILHA DE MARAJÓ | BELÉM | ALTER DO CHÃO (C,J)
Voo Belém/Santarém não incluso
Hoje sairemos bem cedo de Marajó, para pegar a embarcação de volta a Belém. Chegamos no porto de Belém e já teremos um traslado para o aeroporto, para embarcarmos para Santarém. Em Santarém seremos recepcionados, e nos deslocaremos por 30 minutos de carro até Alter do Chão, onde embarcaremos a partir das 15h00. Após acomodação, apresentação do barco e dos procedimentos de segurança, para em seguida, fazermos um batismo com um primeiro mergulho no rio Tapajós. Tempo livre para nado. Poderemos conhecer ainda um dos mais simpáticos vilarejos de toda a Amazônia, que reúne bons restaurantes à beira da orla e ao redor de uma charmosa praça central, além de lojas de artigos indígenas. Jantar a bordo incluso.
7º Dia - RIO ARAPIUNS - Comunidade São Marcos e Coroca (C,A,J)
Neste dia vamos enriquecer o seu repertório amazônico, fazendo uma visita, logo após o café da manhã, a uma típica casa de farinha onde somos convidados pela comunidade São Marcos a acompanhar o processo de produção dos derivados da mandioca - alimentos indispensáveis para os povos da floresta.
Voltamos para relaxar e apreciar a praia. Nossa tripulação estará à nossa espera para preparar caipirinhas com frutas locais, servir os tradicionais e irresistíveis petiscos ou estender uma rede na sombrinha de alguma árvore.
No final da tarde, o nosso encontro é com a comunidade Coroca, outro importante vilarejo da região. Passamos para conhecer a lagoa das tartarugas e o berçário de tartaruguinhas do projeto de recuperação da espécie e damos uma pausa na bela loja de artesanatos, originais e de alta qualidade, produzidos pela comunidade. Vivenciamos uma verdadeira aula sobre a importância do turismo sustentável para a preservação da fauna, da flora e para todos os povos que dependem da vida da floresta.
8º Dia - CANAL DO JARI - Aurora Amazônica e seu famoso rio de águas negras (C,A,J)
A visita especial do dia é a uma das mais bem organizadas comunidades ribeirinhas da Amazônia: Anã. Lá, somos convidados para o almoço servido de pratos típicos e para conhecer o vilarejo, seu meliponário (abrigos para abelhas sem ferrão) e criação de peixe.
Seguimos navegando pelas águas negras do Rio Arapiuns, com seu deslumbrante cenário da floresta e de praias de areias brancas. Prepare a câmera. Os botos podem aparecer para acompanhar nossa viagem.
No final da tarde, chegaremos no Canal do Jari, um pequeno braço do grandioso Rio Amazonas, para completar nossa rota pelos três ecossistemas fluviais e suas diversas riquezas de fauna. Um dos grandes espetáculos é a alvorada amazônica! O pôr do sol cria um verdadeiro festival de cores no céu e no reflexo das águas. Ouvir a sinfonia dos pássaros desse precioso universo, é um momento reservado para poucos aventureiros.
Depois de descansar do passeio, serviremos, à bordo, um jantar especial preparado, com muito capricho, pela nossa tripulação com o melhor da culinária paraense.
O programa mais indicado nessa noite é subir ao deck para contemplar o céu, as estrelas e os sons da floresta amazônica.
Obs: Nas épocas de seca o passeio ao Canal do Jari poderá ser substituído, nosso parceiro local informará localmente as possibilidades.
9º Dia - FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS - Samaúma Gigante (C,A,J)
Logo após o café da manhã, desembarcamos na área da Floresta Nacional do Tapajós (conhecida como FLONA), uma importante unidade de conservação, com mais de 500.000 hectares. Atracamos em frente à comunidade Jamaraquá e, dentro dessa natureza intocável, se o grupo tiver disposição, faremos uma trilha longa na floresta primária para alcançar a famosa Samaúma gigante e saciar a alma aventureira em um dos mais belos igarapés da Amazônia. Considerada a vovó da floresta por ter cerca de 600 anos de idade, segundo cálculos de especialistas, essa gigante da Amazônia é extremamente generosa. Seus longos galhos e sua copa densa, é capaz de carregar nos braços e abrigar diversas espécies da flora, de pássaros e outros animais. A trilha pode ser encurtada, conforme o desejo do grupo.
Para celebrar a última noite da viagem, preparamos, com muito capricho, um jantar especial na praia com a tradicional Piracaia: peixe assado na brasa.
10º Dia - RIO TAPAJÓS | ALTER DO CHÃO | SANTARÉM (C)
No último dia da viagem, acordamos nas águas verdes do Rio Tapajós, com parada para um último mergulho de despedida.
Retornamos a Alter do Chão para o desembarque. Nossa equipe conduzirá o grupo para o transfer até o aeroporto de Santarém, levando em conta que a maioria dos passageiros costuma embarcar no voo por volta de 12h.