Blog

13 destinos de natureza para viajar pelo Brasil

 

Você curte destinos de natureza para viajar pelo Brasil? Então esse texto é para você... Hoje, quando queremos viajar, pensamos não só na beleza, mas também em segurança, em locais livres de aglomerações, para que o turismo seja prazeroso.

Para te ajudar nas opções de viagens de natureza, listamos 13 destinos nacionais para você conferir. E claro, também relembrar do potencial dos banhos de floresta. Imersões nas matas que ajudam na imunidade.

 O mercado de turismo tem oscilado sempre de acordo com a evolução da pandemia em cada região. Claro, que a vontade de viajar é enorme, mas é bom nos planejarmos e estarmos flexíveis.  

Os destinos nacionais são os preferidos e o foco da viagem para os brasileiros nesse momento, tanto pela facilidade, quanto pela segurança e economia. 

E podemos viajar com segurança, preservando a saúde, a natureza, sem deixar de desfrutar das belezas naturais da vida. É isso que queremos partilhar com você aqui.

 

 

Momento do Ecoturismo Nacional

 Hoje as pessoas buscam viagens rápidas, isoladas e ecológicas. As viagens de natureza, o conhecido ecoturismo ganha destaque nesse cenário.

O ecoturismo começa desde a escolha do seu local de viagem, a empresa com quem você irá viajar, o hotel em que vai se hospedar, a observação da proposta do roteiro, respeito com a cultura e diversidade local e todo o meio ambiente.

O ecoturismo é observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente. Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.

O momento pede viagens seguras, que não agridam o meio ambiente, preserve a saúde das pessoas, contribua para as economias locais (muitas afetadas com a baixa do turismo) e que favoreçam o bem-estar e a integração com a natureza.

O privilégio de ser brasileiro nos presenteia com inúmeros destinos para viver experiências autênticas no meio do mato, sem aglomeração, com preservação ambiental e desfrutando da nossa liberdade.


O que é o Ecoturismo?

A maioria dos turistas residem em centros urbanos, e quando escolhem um destino para viajar são lugares que envolvem muito verde e ar puro. Estar em contato com a natureza traz inúmeros benefícios para nossa mente

 

Quem se aventura no ecoturismo percebe que a correria do mundo globalizado, não se compara com a tranquilidade da floresta.

 

O ecoturismo nos permite se desconectar das redes sociais e apreciar as pequenas coisas, como o canto de um pássaro, o som da cachoeira, o vento batendo nas árvores, e a beleza única que a floresta tem a oferecer

 

Temos o privilégio de residir em um país tropical rico por sua fauna e flora.

Entre seus estados temos: florestas, cerrados, arquipélagos e lindas praias.  Tudo isso traz uma energia vinda da biodiversidade.

 

Através do ecoturismo você se conecta com animais exuberantes, árvores gigantes, plantas exóticas, cachoeiras e cânions. As Trilhas, caminhadas entre os bosques , fazendas e ilhas paradisíacas, compõem o roteiro do ecoturismo. 

 

Descobrir o ecossistema não é apenas um passeio em meio a natureza, mas ajuda também na conscientização e educação ambiental, além da preservação do meio ambiente. Tornando  o cidadão um ser sustentável quanto ao lixo e a importância de plantar novas árvores. 

Proteger o meio ambiente é questão de todos!

 

Nós, da Freeway Viagens, incentivamos o ecoturismo como forma de conectar o ser humano através dos seus 5 sentidos e, ligando-se com a essência das árvores, saímos carregados de vigor para retomar nossas tarefas. 


Respirar ar puro nos proporciona paz e equilíbrio sobre nossas emoções, trazendo saúde mental. Estudos comprovam que estar imerso na natureza diminui o estresse e depressão. Então, permita-se tomar um banho de floresta, fazendo isso você estará relaxado e desfrutando do bem estar que só a natureza pode garantir.


Você pode optar por locais próximos da sua cidade, sem necessidade de pegar avião, deslocando-se com veículo próprio. Ou voar para locais de pura natureza, que oferecem hospedagens isoladas e passeios privativos.

Confira algumas opções de viagem que a Freeway não só recomenda, como conhece e pode te levar com toda segurança, conforto e diversão garantida. 

Amazônia

A Amazônia é pura imensidão e um grande desafio para se definir com palavras, um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil, local onde reúne mais da metade das florestas tropicais do mundo.  

Um autêntico paraíso selvagem, repleto de vida e diversidade em suas matas fechadas, com uma fauna e flora verdadeiramente únicas no mundo. Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. 

São inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais. A Floresta que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida, e se puder voltar quantas vezes for possível.

É uma verdadeira escola viva, onde tudo acontece e se mistura, o lugar onde sempre seremos pequenos, e que todos têm muito a ver, ouvir e aprender.  

 

Maraú 

A Península de Maraú está inserida entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu. É uma das regiões mais belas do país e com um ótimo potencial ecoturístico, muito bem preservada.

O principal povoado da península fica na vila de Barra Grande, onde se encontram cerca de 3000 moradores. Um refúgio perfeito de tranquilidade e bem estar baiano. 

Com paisagens de céu aberto e muito sol durante o ano inteiro, Maraú nos brinda com um maravilhoso clima tropical sempre a nos esperar. 

Dentre todas as suas maravilhas, Taipus de Fora, está entre uma das praias mais lindas do Brasil, com incríveis piscinas naturais, formadas por uma barreira de corais vivos de aproximadamente 20.000 metros quadrados, um verdadeiro viveiro submarino intocado. 

Só poderia ser a Bahia, para nos oferecer presentes cada vez mais deslumbrantes.  A Freeway te convida para conhecer! Vamos?

 

Jalapão

O Jalapão é o paraíso escondido do interior do Brasil, mais precisamente no estado de Tocantins, onde se tornou um dos principais pontos turísticos.

A sua fama se desenvolveu pela grande diversidade de rios que circulam pela região, sendo eles, o rio do Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto, e Caracol. Sem falar nas suas serras com clima de savana, as dunas alaranjadas, águas cristalinas, nascentes, paisagens de cerrado, e as incríveis formações rochosas.

Uma das principais atrações no Jalapão são os fervedouros, que nada mais são do que piscinas naturais sobre nascentes potentes, o que te impede de afundar. Você pode até tentar, mas a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente, vai te fazer flutuar sem esforço algum.

Há cerca de vinte em toda a região, de vários tamanhos, com diferentes intensidades, formatos, e cores das águas. 

O Jalapão é um grande oásis, onde as nascentes e os córregos compõem juntos belíssimas cachoeiras e corredeiras, uma parceria inseparável. Isso que nem mencionamos a fauna e flora do local! 

Quer conhecer o Jalapão? Confira os nossos roteiros!

Serra do Roncador

carnaval natureza serra roncador

Um destino recheado de histórias, lendas, fábulas, misticismo. Mas, acima de tudo, uma incrível beleza, sem igual, situada no ponto mais central do Brasil. 

A Serra do Roncador tem seu marco inicial na cidade de Barra das Garças, no Mato Grosso, e finda na Serra do Cachimbo, ao norte Pará.  

Por toda sua extensão, nos convida para desfrutarmos de seus planaltos formados por imponentes e vistosas rochas, um sem número de cavernas, milenares inscrições rupestres e lagos subterrâneos da mais surpreendente cor azul turquesa. 

A Serra do Roncador é um coletivo de atrações que parecem ter sido criadas especialmente para nos seduzir e encantar.  

A Serra do Roncador se tornou um verdadeiro santuário místico e metafísico, com muitos mistérios e lendas que circulam a região. Como, relatos de aparições de extraterrestres, portais secretos e poderes mágicos em suas atrações.

Lençóis Maranhenses

carnaval natureza lencois maranhenses

Uma região localizada no noroeste do estado do Maranhão, a 250 km da capital São Luís. Sua área é de aproximadamente 155 mil hectares, onde se encontra o Parque Nacional dos Lençóis. 

Um cenário rico em natureza, repleto de rios, dunas, mangues e lagoas que se intensificam com a chegada das chuvas. Uma formação natural única, originada por um raro processo geológico.

Muitas dunas e lagoas em Santo Amaro do Maranhão ainda são pouco exploradas pelos turistas. E algumas delas estão em processo de cristalização, o que as impede de se mover pela ação do vento. 

Há vários povoados que podem ser visitados, com muita cultura, artesanato e costumes para se conhecer e aprender.Passeios de barco pelos rios e também em veículos 4x4 e buggy são clássicos pelos percursos dos Lençóis Maranhenses. 

As lagoas são mornas e cristalinas, com tons azuis e verdes. E há muitas praias desertas com lindas formações rochosas em meio às ondas do mar.

Que tal curtir esse pedacinho de paraíso? Conte com a Freeway e confira nossos pacotes para conhecer as maravilhas dos Lençóis Maranhenses!

Bonito

carnaval natureza bonito

O destaque da cidade, localizada no Mato Grosso do Sul a 300 quilômetros da capital Campo Grande, fica por conta das grutas e cavernas, cachoeiras de água cristalina e rios. 

Os rios de Bonito são transparentes por causa da geologia do lugar que é composta por muitas rochas, principalmente o calcário.

Um ponto turístico famoso de Bonito é a Gruta do Lago Azul, com cerca de 60 milhões de anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá, já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos. A dica é que o local é apenas para visitação. Até hoje não se sabe a profundidade máxima do lago. 

Na Gruta do Lago Azul também existe um crustáceo pré-histórico, tão antigo como os próprios dinossauros. O nome da espécie é Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002, e é um camarão de água doce.

Os passeios em Bonito são planejados. A preocupação com horários e o número de visitantes nos locais visa proteger o meio ambiente da região. 

A cidade faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e existem mais de 4.000 espécies de plantas e mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos.

Jericoacoara (CE)

Feche os olhos e imagine só o visual: dunas de areia clara, mar calmo, lagoas de águas cristalinas e pedras esculturais. Agora complete o quadro com o nome desta maravilha de cenário: Jericoacoara. Mais conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum. 

A vila de Jeri conserva suas ruas ainda de areia, iluminadas pela energia dos estabelecimentos, tornando o lugar especial com suas belezas naturais, sofisticações e acima de tudo, sem perder o jeito nativo do vilarejo. 

Prepare-se para desfrutar de muito charme, conforto e bom atendimento. Não esqueça, também, do lindo pôr do sol

Vamos para Jericoacoara? Veja nossos roteiros!

 

Serra da Capivara (PI)

Vamos fazer juntos uma verdadeira viagem às origens da civilização na América: o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é detentor de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica, com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos.

Os guias especialmente treinados nos ajudam a entender os significados dos desenhos. É fascinante imaginar há quantos milhares de anos essas pinturas foram feitas e o quanto foram tão bem conservadas pela natureza, através dos tempos. Um verdadeiro tesouro!

Veja nossos roteiros para a Serra da Capivara!

 

Itacaré

Itacaré é uma cidade pequena na Costa do Cacau, ao sul da Bahia, com cerca de 28 296 habitantes. 

Além de suas 14 praias paradisíacas, todas rodeadas por mata atlântica, Itacaré nos surpreende com todo seu cuidado com a natureza, nos mostrando através de suas áreas de preservação, os seus movimentos sociais, e ações recorrentes que é possível um turismo consciente, e ainda melhor, que essa preservação nos trás diversos benefícios, como paisagens deslumbrantes e uma natureza super preservada. 

 É um daqueles destinos para juntar toda a família, chamar mãe, pai, primo, vó, vô, tia, irmão e ter garantido belíssimos dias ensolarados e muito alegres. Itacaré oferece diversas atrações, como surf, arvorismo, passeio a cavalo, capoeira, cachoeiras, e muito mais. 

 

Aparados da Serra (SC)

Um conjunto de cânions com as maiores diversas vertentes de águas cristalinas, mas também as menores temperaturas do país.

Prepare-se para encontrar uma mata atlântica preservada, onde é possível contemplar diversos animais silvestres. Vamos relembrar a vida dos tropeiros que desbravaram as terras gaúchas na natureza mais refrescante desse Brasil.

Confira os nossos pacotes para Aparados da Serra!

 

Pirenópolis

Localizada no estado de Goiás, Pirenópolis é cercada por cachoeiras que formam lindas bacias. A cidade traz consigo uma história cultural que mostra sua fundação. A paz da cidade faz qualquer turista ficar em harmonia com a natureza

Por ser localizada no interior, há muitas  fazendas e diversos atrativos naturais que revelam um ecossistema peculiar do nosso Brasil. As trilhas entre os cerrados, faz do lugar uma verdadeira savana e nos leva à descoberta de paisagens que só é possível explorando as maravilhas do ambiente, já as árvores centenárias nos dizem mais sobre a mata primária e o tempo.

A exuberante beleza da Pirenópolis mostra os cânions com enormes quedas d’águas de 40 metros, e águas cristalinas. As serras escondem a vista privilegiada da cidade. Entre mirantes e trilhas é possível você desfrutar das riquezas que só a natureza de Pirenópolis é capaz de proporcionar.

Campos Gerais do Paraná

A cultura mesclada da cidade é herdada por brasileiros, indígenas, caboclos e europeus. A vila holandesa mostra suas casas coloridas e um pedacinho da Europa dentro da cidade, além de retratar a história dos primeiros imigrantes.

Os belos campos deste lugar revelam a identidade do que há de magnífico.

Faz parte da cultura do povo que vive nesta região aprender sobre a fabricação dos vinhos bem como o cultivo das parreiras e dos alimentos.

Como todo lugar de natureza, não podem faltar as cachoeiras, que é ponto marcante do ecoturismo. A vegetação, revelam araucárias, ipê, e orquídeas entre outras árvores ameaçadas de extinção, além dos magníficos campos de lavandas.

Através de um passeio podemos admirar as serras, baía e orla do lugar.  A fauna, flora, e parques ecológicos mostram o vasto atrativo turístico que só Campos Gerais do Paraná oferece, um verdadeiro banho de floresta!

Inhotim - Brumadinho

Situada no município de Brumadinho, uma cidade colonial de Minas Gerais. Inhotim é o lugar que abriga o maior museu ao ar livre do mundo.

O que era uma área privada, tornou-se um atrativo para muitos turistas, com galerias de arte e exuberantes jardins de Burle Marx, é um excelente lugar para ter contato com a cultura e a biodiversidade.

Brumadinho tem muito o que oferecer para seus turistas, sua gastronomia, monumentos e beleza natural fazem do povo um dos mais receptivos da região.

O conjunto colonial da Pampulha cerca a linda lagoa de Brumadinho, igrejas e praças marcam o complexo de monumentos da cidade. Com certeza você terá um marcante acervo de memórias a colecionar!

 

Banhos de Floresta como saúde

 

Quando o ser humano percebe que a natureza melhora a sua própria saúde, percebe a importância que é termos ambientes naturais preservados, intocados e isolados.

As florestas são parte essencial do planeta, contribuem não só para o equilíbrio do nosso organismo, mas para o equilíbrio de todo o planeta. Todo ecossistema terrestre

A prática do Banho de Floresta se desenvolvida aos moldes do Japão, pode mudar algumas percepções culturais que temos hoje no Brasil frente à natureza.

A Freeway tem uma área dedicada especialmente a experiências de Banho de Floresta. 

Desde opções de um dia, até roteiros com uma semana de imersão na natureza. Adentramos lugares isolados, para nos conectarmos por várias horas com a vida natural.

Sempre propomos alguma prática sensorial, física ou artística para integrar-se ao nosso banho.

Além das experiências que chamamos de Banho de Floresta, temos diversas viagens de natureza que oferecem igualmente o mesmo benefício de imersão na mata por todo o Brasil.

 

Onde realizar um Banho de Floresta? Os melhores destinos

 

Você não precisa entrar no meio da Floresta Amazônica, ou se perder na Mata Atlântica da Serra do Mar para viver uma experiência de Banho de Floresta.

A imersão na mata pode acontecer em pequenas áreas próximas da cidade e até mesmo nos grandes parques urbanos. 

O importante é se entregar aos ritmos, cores e aromas da natureza. Esquecer-se dos problemas e desfrutar por no mínimo meia hora do que o ambiente verde tem para nos oferecer.

Claro que há locais onde essa conexão é mais beneficiada, pelo isolamento social, pela distância das cidades e ruídos. 

Mas se você ainda não consegue curtir um destino repleto de natureza, comece a adentrar lugares próximos e acessíveis da sua casa.

De todo modo, resolvemos separar alguns destinos especiais. Não são distantes da cidade de São Paulo  e aliado a experiências sensoriais, orgânicas e de autoconhecimento, podem contribuir para uma vivência mais rica de Banho de Floresta.