Blog

Destinos de natureza sem aglomeração para viajar pelo Brasil

 

A pandemia de covid-19 veio para mudar tudo em nossas vidas. O turismo principalmente. Hoje, quando queremos viajar, pensamos primeiramente na segurança, em locais livres de aglomerações, onde o turismo é possível.

Para te ajudar nas opções de viagens de natureza, listamos 10 destinos nacionais para você conferir. E claro, também relembrar do potencial dos banhos de floresta.Imersões nas matas que ajudam na imunidade.

 O mercado de turismo tem oscilado sempre de acordo com a evolução da pandemia em cada região. Claro, que a vontade de viajar é enorme, mas é bom nos planejarmos e estarmos flexíveis.  

Os destinos nacionais são os preferidos e o foco da viagem para os brasileiros nesse momento, tanto pela facilidade, quanto pela segurança e economia. 

E podemos viajar com segurança, preservando a saúde, a natureza, sem deixar de desfrutar das belezas naturais da vida. É isso que queremos partilhar com você aqui.

 

Algumas dicas para viajar com segurança para destinos sem aglomeração

  • Procure viajar para locais de natureza, onde os atrativos são isolados, arborizados, sempre ao ar livre.
  • Caso pegue avião, prefira viagens curtas. As aeronaves já atualizaram a circulação do ar para garantir segurança, entretanto nesses ambientes de aglomeração como aeroportos e durante a viagem, use preferencialmente máscaras N95/PFF2, que garantem melhor proteção. E não as tire durante o voo.
  • Escolha hospedar-se em locais privativos, que não compartilham banheiros e muitas áreas com outros hóspedes. Verifique a limpeza e o cumprimento das medidas de segurança de cada local.
  • O google maps oferece recursos para mostrar a circulação de pessoas em cada local durante os horários e dias da semana. Mostra também se há aglomeração nos transportes públicos. Utilize essa ferramenta sempre que necessário.

Momento do Ecoturismo Nacional

 Hoje as pessoas buscam viagens rápidas, isoladas e ecológicas. As viagens de natureza, o conhecido ecoturismo ganha destaque nesse cenário.

O ecoturismo começa desde a escolha do seu local de viagem, a empresa com quem você irá viajar, o hotel em que vai se hospedar, a observação da proposta do roteiro, respeito com a cultura e diversidade local e todo o meio ambiente.

O ecoturismo é observar como você pode aproveitar da conexão com a natureza, sem gerar impacto no meio ambiente. Aliás, pelo contrário, muitas vezes são fomentadas ações de preservação junto às atividades turísticas.

O momento pede viagens seguras, que não agridam o meio ambiente, preserve a saúde das pessoas, contribua para as economias locais (muitas afetadas com a baixa do turismo) e que favoreçam o bem-estar e a integração com a natureza.

O privilégio de ser brasileiro nos presenteia com inúmeros destinos para viver experiências autênticas no meio do mato, sem aglomeração, com preservação ambiental e desfrutando da nossa liberdade.


Você pode optar por locais próximos da sua cidade, sem necessidade de pegar avião, deslocando-se com veículo próprio. Ou voar para locais de pura natureza, que oferecem hospedagens isoladas e passeios privativos.

Confira algumas opções de viagem que a Freeway não só recomenda, como conhece e pode te levar com toda segurança, conforto e diversão garantida. 

Amazônia

A Amazônia é pura imensidão e um grande desafio para se definir com palavras, um dos maiores Patrimônios Naturais do Brasil, local onde reúne mais da metade das florestas tropicais do mundo.  

Um autêntico paraíso selvagem, repleto de vida e diversidade em suas matas fechadas, com uma fauna e flora verdadeiramente únicas no mundo. Toda esta biodiversidade é representada por incontáveis espécies de mamíferos e mais de 250 tipos  de aves, além de jacarés, tartarugas, cobras, rãs e peixes. 

São inúmeros rios, alguns de dimensões oceânicas, que desdobram-se em igarapés, corredeiras e formam bancos de areia e praias fluviais. A Floresta que todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida, e se puder voltar quantas vezes for possível.

É uma verdadeira escola viva, onde tudo acontece e se mistura, o lugar onde sempre seremos pequenos, e que todos têm muito a ver, ouvir e aprender.  

 

Maraú 

A Península de Maraú está inserida entre o Oceano Atlântico e a Baía de Camamu. É uma das regiões mais belas do país e com um ótimo potencial ecoturístico, muito bem preservada.

O principal povoado da península fica na vila de Barra Grande, onde se encontram cerca de 3000 moradores. Um refúgio perfeito de tranquilidade e bem estar baiano. 

Com paisagens de céu aberto e muito sol durante o ano inteiro, Maraú nos brinda com um maravilhoso clima tropical sempre a nos esperar. 

Dentre todas as suas maravilhas, Taipus de Fora, está entre uma das praias mais lindas do Brasil, com incríveis piscinas naturais, formadas por uma barreira de corais vivos de aproximadamente 20.000 metros quadrados, um verdadeiro viveiro submarino intocado. 

Só poderia ser a Bahia, para nos oferecer presentes cada vez mais deslumbrantes.  A Freeway te convida para conhecer! Vamos?

 

Jalapão

O Jalapão é o paraíso escondido do interior do Brasil, mais precisamente no estado de Tocantins, onde se tornou um dos principais pontos turísticos.

A sua fama se desenvolveu pela grande diversidade de rios que circulam pela região, sendo eles, o rio do Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto, e Caracol. Sem falar nas suas serras com clima de savana, as dunas alaranjadas, águas cristalinas, nascentes, paisagens de cerrado, e as incríveis formações rochosas.

Uma das principais atrações no Jalapão são os fervedouros, que nada mais são do que piscinas naturais sobre nascentes potentes, o que te impede de afundar. Você pode até tentar, mas a pressão exercida pela água que jorra do lençol freático para a nascente, vai te fazer flutuar sem esforço algum.

Há cerca de vinte em toda a região, de vários tamanhos, com diferentes intensidades, formatos, e cores das águas. 

O Jalapão é um grande oásis, onde as nascentes e os córregos compõem juntos belíssimas cachoeiras e corredeiras, uma parceria inseparável. Isso que nem mencionamos a fauna e flora do local! 

Quer conhecer o Jalapão? Confira os nossos roteiros!

Serra do Roncador

carnaval natureza serra roncador

Um destino recheado de histórias, lendas, fábulas, misticismo. Mas, acima de tudo, uma incrível beleza, sem igual, situada no ponto mais central do Brasil. 

A Serra do Roncador tem seu marco inicial na cidade de Barra das Garças, no Mato Grosso, e finda na Serra do Cachimbo, ao norte Pará.  

Por toda sua extensão, nos convida para desfrutarmos de seus planaltos formados por imponentes e vistosas rochas, um sem número de cavernas, milenares inscrições rupestres e lagos subterrâneos da mais surpreendente cor azul turquesa. 

A Serra do Roncador é um coletivo de atrações que parecem ter sido criadas especialmente para nos seduzir e encantar.  

A Serra do Roncador se tornou um verdadeiro santuário místico e metafísico, com muitos mistérios e lendas que circulam a região. Como, relatos de aparições de extraterrestres, portais secretos e poderes mágicos em suas atrações.

Lençóis Maranhenses

carnaval natureza lencois maranhenses

Uma região localizada no noroeste do estado do Maranhão, a 250 km da capital São Luís. Sua área é de aproximadamente 155 mil hectares, onde se encontra o Parque Nacional dos Lençóis. 

Um cenário rico em natureza, repleto de rios, dunas, mangues e lagoas que se intensificam com a chegada das chuvas. Uma formação natural única, originada por um raro processo geológico.

Muitas dunas e lagoas em Santo Amaro do Maranhão ainda são pouco exploradas pelos turistas. E algumas delas estão em processo de cristalização, o que as impede de se mover pela ação do vento. 

Há vários povoados que podem ser visitados, com muita cultura, artesanato e costumes para se conhecer e aprender.Passeios de barco pelos rios e também em veículos 4x4 e buggy são clássicos pelos percursos dos Lençóis Maranhenses. 

As lagoas são mornas e cristalinas, com tons azuis e verdes. E há muitas praias desertas com lindas formações rochosas em meio às ondas do mar.

Que tal curtir esse pedacinho de paraíso? Conte com a Freeway e confira nossos pacotes para conhecer as maravilhas dos Lençóis Maranhenses!

Bonito

carnaval natureza bonito

O destaque da cidade, localizada no Mato Grosso do Sul a 300 quilômetros da capital Campo Grande, fica por conta das grutas e cavernas, cachoeiras de água cristalina e rios. 

Os rios de Bonito são transparentes por causa da geologia do lugar que é composta por muitas rochas, principalmente o calcário.

Um ponto turístico famoso de Bonito é a Gruta do Lago Azul, com cerca de 60 milhões de anos e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá, já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos. A dica é que o local é apenas para visitação. Até hoje não se sabe a profundidade máxima do lago. 

Na Gruta do Lago Azul também existe um crustáceo pré-histórico, tão antigo como os próprios dinossauros. O nome da espécie é Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002, e é um camarão de água doce.

Os passeios em Bonito são planejados. A preocupação com horários e o número de visitantes nos locais visa proteger o meio ambiente da região. 

A cidade faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e existem mais de 4.000 espécies de plantas e mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos.

Jericoacoara (CE)

Feche os olhos e imagine só o visual: dunas de areia clara, mar calmo, lagoas de águas cristalinas e pedras esculturais. Agora complete o quadro com o nome desta maravilha de cenário: Jericoacoara. Mais conhecida por Jeri, é um lugar fora do comum. 

A vila de Jeri conserva suas ruas ainda de areia, iluminadas pela energia dos estabelecimentos, tornando o lugar especial com suas belezas naturais, sofisticações e acima de tudo, sem perder o jeito nativo do vilarejo. 

Prepare-se para desfrutar de muito charme, conforto e bom atendimento. Não esqueça, também, do lindo pôr do sol

Vamos para Jericoacoara? Veja nossos roteiros!

 

Serra da Capivara (PI)

Vamos fazer juntos uma verdadeira viagem às origens da civilização na América: o Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é detentor de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica, com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos.

Os guias especialmente treinados nos ajudam a entender os significados dos desenhos. É fascinante imaginar há quantos milhares de anos essas pinturas foram feitas e o quanto foram tão bem conservadas pela natureza, através dos tempos. Um verdadeiro tesouro!

Veja nossos roteiros para a Serra da Capivara!

 

Itacaré

Itacaré é uma cidade pequena na Costa do Cacau, ao sul da Bahia, com cerca de 28 296 habitantes. 

Além de suas 14 praias paradisíacas, todas rodeadas por mata atlântica, Itacaré nos surpreende com todo seu cuidado com a natureza, nos mostrando através de suas áreas de preservação, os seus movimentos sociais, e ações recorrentes que é possível um turismo consciente, e ainda melhor, que essa preservação nos trás diversos benefícios, como paisagens deslumbrantes e uma natureza super preservada. 

 É um daqueles destinos para juntar toda a família, chamar mãe, pai, primo, vó, vô, tia, irmão e ter garantido belíssimos dias ensolarados e muito alegres. Itacaré oferece diversas atrações, como surf, arvorismo, passeio a cavalo, capoeira, cachoeiras, e muito mais. 

 

Aparados da Serra (SC)

Um conjunto de cânions com as maiores diversas vertentes de águas cristalinas, mas também as menores temperaturas do país.

Prepare-se para encontrar uma mata atlântica preservada, onde é possível contemplar diversos animais silvestres. Vamos relembrar a vida dos tropeiros que desbravaram as terras gaúchas na natureza mais refrescante desse Brasil.

Confira os nossos pacotes para Aparados da Serra!

Banhos de Floresta como saúde

 

Quando o ser humano percebe que a natureza melhora a sua própria saúde, percebe a importância que é termos ambientes naturais preservados, intocados e isolados.

As florestas são parte essencial do planeta, contribuem não só para o equilíbrio do nosso organismo, mas para o equilíbrio de todo o planeta. Todo ecossistema terrestre

A prática do Banho de Floresta se desenvolvida aos moldes do Japão, pode mudar algumas percepções culturais que temos hoje no Brasil frente à natureza.

A Freeway tem uma área dedicada especialmente a experiências de Banho de Floresta. 

Desde opções de um dia, até roteiros com uma semana de imersão na natureza. Adentramos lugares isolados, para nos conectarmos por várias horas com a vida natural.

Sempre propomos alguma prática sensorial, física ou artística para integrar-se ao nosso banho.

Além das experiências que chamamos de Banho de Floresta, temos diversas viagens de natureza que oferecem igualmente o mesmo benefício de imersão na mata por todo o Brasil.

 

Onde realizar um Banho de Floresta? Os melhores destinos

 

Você não precisa entrar no meio da Floresta Amazônica, ou se perder na Mata Atlântica da Serra do Mar para viver uma experiência de Banho de Floresta.

A imersão na mata pode acontecer em pequenas áreas próximas da cidade e até mesmo nos grandes parques urbanos. 

O importante é se entregar aos ritmos, cores e aromas da natureza. Esquecer-se dos problemas e desfrutar por no mínimo meia hora do que o ambiente verde tem para nos oferecer.

Claro que há locais onde essa conexão é mais beneficiada, pelo isolamento social, pela distância das cidades e ruídos. 

Mas se você ainda não consegue curtir um destino repleto de natureza, comece a adentrar lugares próximos e acessíveis da sua casa.

De todo modo, resolvemos separar alguns destinos especiais. Não são distantes da cidade de São Paulo  e aliado a experiências sensoriais, orgânicas e de autoconhecimento, podem contribuir para uma vivência mais rica de Banho de Floresta.

Viagens privativas, uma solução para viajar sem aglomeração

 

Uma solução para curtir a natureza de cada lugar, com conforto e totalmente seguro é realizando viagens privativas. 

 

Você pode fazer essa viagem de forma totalmente sozinho, com amigos ou família. 

 

Os transportes, passeios e hospedagens acontecem seguindo todos os protocolos de prevenção da pandemia. 

 

Confira alguns roteiros especialmente preparados:

 

Turismo Responsável, Limpo e Seguro

 

De acordo com o Ministério do Turismo, a Freeway, os seus parceiros, fornecedores e colaboradores estão atentos aos protocolos de biossegurança, prevenção e saúde. 

Seguimos com cuidado e rigor as determinações das autoridades sanitárias, conforme detalhamento abaixo. 

Essas são as medidas adotadas pela Freeway, que você pode verificar e conferir também com a empresa que escolheu para viajar.

NO TRANSPORTE

1 - USO DE MÁSCARA

Todos nossos colaboradores, guias, parceiros e funcionários estarão utilizando máscaras.

Nossos passageiros também deverão estar usando máscaras.    

 

2 - APERTOS DE MÃOS

Vamos evitar os apertos de mãos ou cumprimentos que não sejam à distância, entre nossos passageiros, colaboradores e guias. 

3 – HIGIENIZAÇÃO VEÍCULO

O veículo utilizado para nosso deslocamento será higienizado com álcool 70% antes e durante nosso uso: cintos, bancos, maçanetas, superfícies de toque e divisória.   

4 - ÁLCOOL EM GEL

Disponibilizaremos álcool em gel em nosso veículo, para uso de todos nós, ao longo do dia. 

5 - JANELAS

Recomendamos vidros abertos em nosso veículo, para maior circulação do ar. 

6 - LOTAÇÃO

Reduzimos as quantidades de passageiros em nosso veículo. Estaremos com demarcações nos assentos para melhor distanciamento entre nós. 

7 - NO RESTAURANTE DA HOSPEDAGEM:

7.1 álcool em gel 70% e kit de higiene (sabonete líquido e toalhas de papel) para uso de passageiros, guias, colaboradores e funcionários.

7.2 Manteremos todas as áreas ventiladas.

7.3 observamos a limitação de clientes na proporção de 30% da capacidade máxima do estabelecimento e manteremos o distanciamento das mesas em, no mínimo, dois metros uma da outra

7.4 manteremos distância mínima de 2 metros entre cada pessoa, no interior do estabelecimento. 

7.5 utilização de EPI – Equipamento de Proteção Individual EPI pelos funcionários encarregados de preparar e servir alimentos e pelos funcionários que estarão em contato direto conosco. As máscaras serão trocadas segundo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde; 

7.6 todas as frutas, legumes e verduras utilizadas serão colocados de molho por 15 minutos em solução com 1 litro de água misturada com uma colher de sopa de água sanitária e depois enxaguadas em água corrente; 

7.7 Higienização constante em todos os ambientes e espaços que compõem o restaurante.

8. Os hotéis e pousadas parceiros da Freeway atendem às medidas de prevenção e controle estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Segurança Socia

FALE COM NOSSO CONSULTOR