Blog

Galápagos, tudo o que você precisa saber antes de viajar!

Vamos falar sobre a histórica e maravilhosa, em realidade um arquipélago, as Ilhas de Galápagos, que ficam no Equador. Em uma distância de mil quilômetros mar adentro.

Galápagos mudou a ciência... Foi lá que Charles Darwin iniciou suas pesquisas sobre evolução das espécies. O famoso biólogo fez uma visita nas ilhas de 5 dias para observar as espécies, sua fauna e sua flora. Após isso se deu o livro “A origem das espécies por meio da Seleção Natural”.

Acredita-se que foi habitada antigamente pelos povos Chimu e Incas. Marinheiros que se aventuravam em visitar a ilha sentiam enormes dificuldades em localizá-las, suas fortes correntes tornavam a navegação mais difícil e perigosa.

Já em 2001 se fez a necessidade de colocar as águas de Galápagos como Reserva do Homem e da Biosfera e como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Caso você seja um viajante em busca de contato total com a natureza, este com certeza é o lugar certo. Os animais da ilha percorrem por ela normalmente durante o dia e a noite, não temendo aos humanos que chegam próximos.

Nas águas o mergulho com leões-marinhos e observar grandes tartarugas é um momento incrível e mágico.

 

Onde ficam as Ilhas Galápagos?

A princípio, o arquipélago de Colón, chamado de Ilhas Galápagos (Islas Galápagos em espanhol) se localiza no Oceano Pacífico há 1.000 km do Equador.

O arquipélago é formado por mais de 50 ilhas, entre ilhotas e rochedos. São 13 ilhas principais e seis ilhas menores. O arquipélago apresenta a mais incrível diversidade.

A preservação da natureza de Galápagos se dá pelo fato de que os humanos modernos demoraram até o primeiro contato ela, enquanto sua biodiversidade foi crescendo cada vez mais.

Nos dias de hoje temos animais famosos que habitam essa ilha, como, por exemplo as tartarugas de galápagos que medem por volta de 1,80 m de comprimento e podem chegar a pesar 225 kg, além de sua vida longeva onde atingem os incríveis 150 anos.

 

Como chegar em Galápagos?

Para embarcar e se aventurar nessas ilhas, a única forma é de avião. Infelizmente não há voos diretos do Brasil até Galápagos.

Entretanto o acesso é fácil, por estar na América do Sul. Existem duas formas de ir até à ilha, por Quito na capital do Equador e por Guayaquil que é o segundo maior município equatoriano.

Entretanto, de Quito você irá precisar parar primeiro em Baltra, que possui o principal aeroporto com acesso à Ilha de Galápagos.

 

 

Procurando pacotes de viagem para Galápagos?

 

 

O que fazer em Quito, no Equador?

Para os viajantes que amam aproveitar as pausas até chegar no seu destino, iremos dar algumas dicas do que fazer nas cidades de Quito.

Em Quito, os passeios são ligados a arte e a cultura local. A cidade possui o Museu Templo del Sol, sendo construído pelo brilhante pintor indígena Ortega Maila.

O passeio pelo museu dura em torna de uma hora e costumam ter bebidas e comidas para os visitantes.

Além de museu, a igreja da Companhia de Jesus é um dos passeios fantásticos para quem é religioso, se considerando um dos maiores patrimônios da cidade a igreja oferece missas e possui diversas obras de arte, como, por exemplo a arte que descreve o inferno, onde os detalhes são expressivos e comoventes. Infelizmente não se é permitido tirar fotos no local.

 

Qual a melhor época para viajar para Galápagos?

Voltando as Ilhas de Galápagos, a dúvida de todo viajante é em qual período visitar o local para se aproveitar melhor e desfrutar de tudo o que ele oferece.

Em Galápagos não há um clima pior, ou melhor para visitar a região, você poderá viajar o ano inteiro.

Entretanto, o que se altera são as temporadas de turistas, sendo uma que inicia em junho e termina em setembro e outra que se inicia em dezembro e vai até janeiro.

Se você procura mais tranquilidade, recomendamos evitar esses meses, onde a concentração de turistas é maior devido às férias na Europa e os Estados Unidos que são os principais viajantes que vão até à região.

Mas se essa não é de suas maiores preocupações, pode ir sem medo. Os preços podem estar maiores, mas há produtos e serviços que tem maior oferta nessas épocas também.

Ainda assim lembre-se de reservar as passagens, hospedagem e passeios com antecedência, para não deixar para a última hora e ficar sem.

 

 

Qual o Clima de Galápagos?

Entre dezembro e maio, as chuvas visitam as ilhas praticamente todos os dias. A temperatura é ideal para programas aquáticos, apesar de se deparar com menos quantidades de animais por conta da falta de alimentos devido à chuva.

Já entre março e abril, o clima é de flores nascendo e lindas folhas verde. Nesta época, a chuva já se despediu e deixa lugar para as belezas naturais das ilhas.

E para quem está ansioso para ver os animais de perto, a melhor época para viajar é de junho a novembro.

Neste período acontece uma enorme corrente de Humboldt que traz plânctons, águas frias e muitos nutrientes para toda a fauna. Os animais vêm até a ilha em busca de alimentos e também para o período de reprodução.

 

 

Quais ilhas e atrativos visitar em Galápagos?

Agora que você sabe o clima da região, vamos dar algumas dicas de atrações do local para você aproveitar a viagem e curtir tudo o que a ilha de Galápagos tem para oferecer.

 

Ilha Seymour Norte

Foi elevada do fundo do mar por um evento vulcânico e esta origem lhe da um perfil plano e baixo. As elevações são de poucos metros sobre a costa, onde as gaivotas pousam nas falésias.

 

Um pequeno bosque de "Palo Santo" endêmico se eleva perto do lugar de desembarque. Estas árvores, frequentemente sem folhas, esperam pela chuva para florescer. É uma ilha cheia de vida silvestre!

 

Ilha Bartolomé 

É famosa pela Rocha Pináculo, uma rocha triangular que se eleva desde às margens do mar e é o símbolo mais conhecido das ilhas.

Os pingüins de Galápagos – a única espécie de pingüim que se encontra ao norte da linha equinocial – caminha sobre rochas e os lobos marinhos descansam em plataformas rochosas prontos para deslizar diretamente à água para brincar co, aqueles que nadam ou praticam snorkelling.

 

Ilha Plaza Sur  

É uma pequena ilha cheia de fascinante vida silvestre às margens do mar e as falésias: lobos marinhos, iguanas, gaivotas de cauda bifurcada, cactus Opuntia e uma vegetação que muda de cor com as estaçõees.

Plaza Sur é um dos sítios de visita mais impressionantes de Galápagos.

 

Ilha Santa Fe 

Oferece um das bahías mais lindas e protegidas das ilhas. Sua lagoa turquesa está protegida por uma península de minúsculos ilhotes que formam uma ancoragem ideal.

A ilha está localizada ao sudeste da ilha Santa Cruz. Como Seymour Norte, esta ilha foi elevada do fundo do mar por um evento vulcânico e é possível apreciar as formações submarinas de lava. 

 

 

Afina, o que fazer em Galápagos? 

Dentre diversas possibilidades, você não pode viajar para este lugar sem visitar o Centro de Pesquisa Charles Darwin, onde habitam as tartarugas-gigantes, conservadas e protegidas da extinção por esse local.

 

Você poderá ver como a espécie, através de criações em cativeiros, pode voltar a se reproduzir e nadar pelos mares novamente. Uma experiência incrível e emocionante.

E aproveitando os animais, a Ilha de Rábida habita grandes leões-marinhos que aproveitam o sol para descansar, construindo um incrível cenário com as terras avermelhadas que formam a ilha.

Além disso, você pode nadar nas águas claras e se deparar com um desses incríveis animais ao seu lado.

Devido à grande concentração de visitantes, estes animais se acostumaram com a presença humana e até chegam a acenar para os banhistas (e se tiver sorte, pode se deparar com uma baleia jubarte nadando nos arredores).

 Os passeios são diversos e uma experiência única para quem visita o local, deixando a vontade de voltar mais vezes para aproveitar cada centímetro das ilhas.

 

Qual moeda levar para Galápagos? 

Você quer se aventurar pela Ilha de Galápagos? Você precisa saber que em todo o território do Equador dólar americano é o que prevalece. Sim, o país acabou se dolarizando para conter a inflação.

Então não se esqueça de levar dólares, uma moeda bem fácil de conseguir. Que pode ser trocada no Brasil em bancos, casas de câmbio e até em aeroportos.

A moeda também pode ser trocada no Equador por real, mas isso requer uma pesquisa pelos locais que você irá passar, cotando se irão aceitar o real brasileiro.

 

Viaje para Galápagos com a Freeway

Galápagos será a viagem da sua vida. Prepare-se para se encantar com a inocência e a diversidade de animais incríveis nesse pedacinho de terra no meio do Pacífico. A pureza desse arquipélogo mágico, que mudou a histórico, irá mudar também a sua vida.

Confira os nossos pacotes de viagem: