Blog

Peru: 10 Lugares para conhecer, Como chegar e Dicas de Viagem 

 

 

Bem-vindo ao Peru, um destino deslumbrante que encanta viajantes com sua cultura, paisagens diversificadas e um estilo de vida único que combina tradição e modernidade. Nos últimos anos, o Peru tem testemunhado um aumento significativo no turismo, atraindo viajantes de todo o mundo em busca de aventuras autênticas e experiências enriquecedoras. 

 

Com sua história, desde as civilizações antigas dos Incas até a influência colonial espanhola, o Peru oferece uma jornada inesquecível através de suas ruas históricas, sítios arqueológicos impressionantes e festivais culturais.

 

Qual a melhor época para viajar para o Peru?

 

A melhor época para viajar para o Peru depende das suas preferências e dos destinos que você pretende visitar. Para a região de Cusco e Machu Picchu, a estação seca de maio a setembro é geralmente recomendada devido ao clima mais estável e à menor probabilidade de chuvas.

 

No entanto, se você está interessado em visitar a Amazônia peruana, pode preferir ir durante a estação seca para evitar as chuvas intensas. Certifique-se de pesquisar as condições climáticas específicas para as regiões que você planeja visitar antes de fazer sua viagem.

 

 

Como é o clima no Peru

 

O clima no Peru varia significativamente de acordo com a região geográfica devido à sua diversidade de altitudes e paisagens. Em geral, o Peru pode ser dividido em três grandes regiões climáticas.

 

A costa peruana, ao longo do Oceano Pacífico, tem um clima predominantemente desértico e árido, com temperaturas moderadas durante todo o ano. Durante o verão (dezembro a março), a região costeira pode experimentar temperaturas mais altas e umidade, enquanto durante o inverno (junho a setembro), as temperaturas são mais amenas.

 

A região montanhosa, conhecida como Serra ou Andes, é onde estão localizadas cidades como Cuzco e Machu Picchu. Aqui, o clima varia conforme a altitude. Durante o dia, as temperaturas podem ser agradáveis, enquanto à noite pode esfriar bastante. A estação seca vai de maio a setembro, sendo este período a alta temporada turística. Durante a estação chuvosa (de novembro a março), podem ocorrer chuvas frequentes, especialmente em janeiro e fevereiro.

 

A região amazônica peruana, cobrindo a parte oriental do país, é caracterizada por florestas tropicais. O clima aqui é quente e úmido durante todo o ano, com chuvas frequentes. A estação seca na Amazônia peruana ocorre de maio a setembro, sendo este período mais adequado para visitar, pois as estradas e atividades ao ar livre são mais acessíveis.

 

Como ir do Brasil ao Peru?

 

Existem diversas maneiras de ir do Brasil ao Peru, e a escolha depende do seu orçamento, preferências pessoais e disponibilidade de tempo.

 

A maneira mais rápida e direta de chegar ao Peru a partir do Brasil é voando. Muitas companhias aéreas oferecem voos diretos de cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para Lima, a capital peruana. A duração do voo pode variar de acordo com a cidade de partida e a companhia aérea, mas geralmente é de cerca de 5 a 6 horas.

 

Se você estiver buscando uma opção mais econômica e estiver disposto a viajar por terra, é possível pegar um ônibus de algumas cidades brasileiras até o Peru. Há serviços de ônibus que fazem a rota entre cidades como São Paulo e Lima, mas esteja ciente de que essa opção pode levar vários dias de viagem.

 

Embora seja possível dirigir do Brasil ao Peru, esta é uma opção viável apenas para os mais aventureiros e dispostos a enfrentar uma longa jornada. A viagem de carro pode levar várias semanas, dependendo da rota escolhida e das condições das estradas.

 

Não há opções diretas de trem entre o Brasil e o Peru, mas é possível pegar um trem de alguns países vizinhos, como a Bolívia, até o Peru. Por exemplo, você pode viajar de trem de La Paz, na Bolívia, até Cusco, no Peru.

 

Quantos dias é o ideal para conhecer o Peru?

 

Com um tempo de 7 a 10 dias para explorar o Peru, você pode ter uma experiência bastante satisfatória. Aproveitando os melhores pontos turísticos, desde montanhas, lagos, cidades, restaurantes e muito mais.



 

 

O que não pode deixar de fazer no Peru?

 

Peru é um convite para explorar um país com muita história, cultura e paisagens lindas. Das misteriosas ruínas incas de Machu Picchu às cidades coloniais como Cusco e Lima, o Peru oferece uma variedade de experiências que cativam turistas. Por isso, preparamos os 10 lugares imperdíveis que você precisa conhecer! Vamos lá?

 

Lima



 

 

Para os amantes da cultura, Lima oferece uma variedade de museus fascinantes, incluindo o Museu Larco, com sua impressionante coleção de arte pré-colombiana, e o Museu de Arte de Lima (MALI), que apresenta obras de arte peruanas desde os tempos antigos até os dias atuais.

 

Além disso, Lima também oferece oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas pelo Parque El Olivar, passeios de bicicleta ao longo do Malecón de Miraflores e relaxamento nas praias locais, como a Playa Waikiki e a Playa Redondo.

 

Paracas

 

 

Explore a Reserva Nacional de Paracas, uma área protegida que abriga uma paisagem deslumbrante composta por desertos, praias intocadas, formações rochosas esplêndidas e uma grande variedade de vida selvagem, incluindo aves marinhas, lobos-marinhos e golfinhos.

 

Aproveite as belas praias de Paracas para relaxar, nadar e praticar esportes aquáticos. Algumas das praias mais populares incluem a Playa El Chaco, próxima à cidade de Paracas, e a Playa Lagunillas, conhecida por suas águas tranquilas e areias brancas.

 

Cusco

 

 

Explore o animado Mercado de San Pedro, onde você pode encontrar uma variedade de produtos locais, como frutas, vegetais, ervas, carnes, queijos e artesanatos. É um ótimo lugar para experimentar a autêntica culinária peruana e interagir com os moradores locais.

 

Visite os museus de Cusco para aprender mais sobre a história e a cultura da região. Alguns dos museus mais populares incluem o Museu Inka, que abriga artefatos incas, e o Museu de Arte Pré-Colombiana (MAP), que apresenta uma coleção impressionante de artefatos pré-hispânicos.



 



 

Vale Sagrado

 

 

Explore a cidade de Chinchero, famosa por suas ruínas incas e pela tradição têxtil local. Visite as ruínas de Chinchero para vistas panorâmicas e aprenda sobre as técnicas tradicionais de tecelagem em um centro de tecelagem local.

 

Para os amantes da natureza e atividades ao ar livre, há diversas trilhas e caminhadas para explorar, incluindo a Trilha Inca até Machu Picchu, a Trilha Salcantay e a Trilha Lares, cada uma oferecendo paisagens encantadoras e experiências maravilhosas.



 

Machu Picchu

 



 

Ao explorar as ruínas de Machu Picchu, você será cativado pela arquitetura inca meticulosamente construída, que inclui templos, terraços agrícolas, palácios e observatórios astronômicos. Enquanto caminha por este local incrível, você aprenderá sobre sua fascinante história e significado cultural.

 

Que tal viajar de trem até a base de Machu Picchu? Logo em seguida, você pode seguir por uma trilha plana até Águas Calientes, a cidade base de Machu Picchu. Um percurso bem diferente dos outros atrativos do Peru.



 

Ruínas Raqchi

 

 

As ruínas de Raqchi, localizadas no Peru, representam um importante sítio arqueológico que remonta à civilização inca. Este complexo arquitetônico, também conhecido como Templo de Viracocha, é notável por sua grande parede de adobe que se estende por mais de 90 metros de comprimento e chega a uma altura impressionante.

 

Além das estruturas principais, como os templos e as plataformas cerimoniais, as ruínas de Raqchi também abrigam uma série de edifícios menores e áreas residenciais que ajudam a contar a história da vida cotidiana nessas antigas comunidades incas.




 




 

Lago Titikaka

 

 

O Lago Titicaca, compartilhado pelo Peru e pela Bolívia, é o maior lago navegável do mundo localizado em uma altitude elevada. Muitas comunidades ao redor do Lago Titicaca realizam cerimônias e festivais tradicionais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de aprender sobre as tradições locais e participar de celebrações.

 

Apreciar a paisagem natural deslumbrante do Lago Titicaca, com suas águas azul-turquesa cercadas por montanhas imponentes, é uma experiência que proporciona tranquilidade e admiração.



 

Ilhas Ballestas

 



 

Durante um passeio de barco pela região, os visitantes têm a oportunidade de explorar as ilhas e desfrutar das vistas espetaculares e da vida selvagem. Muitas empresas de turismo oferecem esses passeios, geralmente partindo de Paracas.

 

As formações rochosas impressionantes das Ilhas Ballestas, esculpidas ao longo de milhares de anos pela ação do vento e da água, são uma atração à parte. Os visitantes podem admirar essas formações rochosas durante o passeio de barco e tirar fotos impressionantes.

 

Juliaca



 

 

Juliaca, localizada na região de Puno, no Peru, é uma cidade conhecida principalmente como ponto de partida para viagens ao Lago Titicaca e outras atrações da região.

 

Juliaca oferece algumas atividades interessantes para os visitantes explorarem. Uma delas é o Mercado de Tarapacá, um dos maiores mercados ao ar livre da região, onde é possível encontrar uma variedade de produtos locais, artesanato, roupas, alimentos frescos e muito mais.




 




 

Ilhas De Uros



 

 

A Ilha de Uros, no Lago Titicaca, é famosa por suas ilhas flutuantes feitas de totora, uma planta aquática nativa da região. Este destino único oferece uma série de atividades interessantes para os visitantes explorarem.

 

Durante um passeio de barco pelas ilhas flutuantes de Uros, os visitantes podem explorar essas incríveis estruturas construídas de totora e aprender sobre a vida cotidiana na comunidade com os habitantes locais, que são descendentes dos antigos povos que habitavam o lago.







 

O que comer no Peru?

 

 

A culinária peruana é uma experiência única e deliciosa, reconhecida mundialmente por sua diversidade de sabores e ingredientes frescos. Ao explorar a gastronomia do Peru, não deixe de experimentar alguns pratos emblemáticos que fazem parte da rica tapeçaria culinária do país.

 

Comece sua jornada gastronômica com o ceviche, um prato refrescante e emblemático que consiste em peixe cru marinado em suco de limão ou lima, combinado com cebola roxa, pimenta, milho e batata-doce. É uma explosão de sabores frescos e cítricos que reflete a proximidade do Peru com o Oceano Pacífico.

 

Outra opção imperdível é o lomo saltado, uma deliciosa fusão de influências chinesas e peruanas, apresentando pedaços de carne salteados com cebola, tomate, pimentões e molho de soja, acompanhados de batatas fritas e arroz.

 

Para uma experiência mais reconfortante, experimente o aji de gallina, um prato que combina frango desfiado com um molho cremoso de pimenta aji amarelo, nozes e queijo fresco, servido com arroz e batatas cozidas.

 

Os anticuchos, espetinhos de carne grelhada marinados em especiarias, são uma escolha popular, assim como o rocoto relleno, pimentões recheados com uma mistura saborosa de carne, queijo, ovos e especiarias.

 

Não deixe de provar também a papa a la huancaína, batatas cozidas com um irresistível molho de queijo fresco, pimenta aji amarelo e leite, servidas com ovos cozidos e azeitonas.

 

Quando se trata de sobremesas, os alfajores são uma tentação, com seus biscoitos recheados com doce de leite e polvilhados com açúcar de confeiteiro.

 

Para acompanhar suas refeições, experimente a bebida nacional do Peru, o Pisco Sour, uma mistura refrescante de pisco, suco de limão ou lima, xarope simples, clara de ovo e gotas de amargo de angostura.

 

Esses são apenas alguns dos muitos sabores que aguardam você no Peru. Não deixe de explorar os mercados locais, restaurantes e barracas de comida de rua para descobrir ainda mais delícias e apreciar a riqueza culinária deste país incrível.



 



 

Onde se hospedar no Peru?



 

 

  • Lima - Hotel B, a Casa Andina Premium Miraflores e o Hotel San Agustin Riviera.

 

  • Paracas - Hotel Paracas, a Luxury Collection Resort, o DoubleTree Resort by Hilton Paracas e o La Hacienda Bahia Paracas.

 

  • Cusco - W Marriott El Convento Cusco, o Palacio del Inka, a Luxury Collection Hotel e o Antigua Casona San Blas.

 

  • Vale Sagrado - Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa, o Aranwa Sacred Valley Hotel & Wellness e o Belmond Rio Sagrado.

 

  • Águas Calientes - Belmond Sanctuary Lodge, Sumaq Machu Picchu Hotel e o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel.

 

  • Urubamba - Sol y Luna - Relais & Chateaux, o Tambo del Inka, a Luxury Collection Resort & Spa e o Aranwa Sacred Valley Hotel & Wellness.



 




 

Viaje com a Freeway ao Peru 



 



 

Descubra o Peru de uma maneira única com a Freeway, a agência pioneira em ecoturismo no Brasil!

 

Embarque em uma jornada inesquecível por uma das joias da América do Sul, explorando paisagens deslumbrantes, rica cultura e uma história fascinante. Com a Freeway, você terá a oportunidade de vivenciar o Peru de uma maneira autêntica e sustentável, em sintonia com a natureza e as comunidades locais.

 

Junte-se a nós e embarque em uma aventura eco consciente pelo coração do Peru. Descubra paisagens de tirar o fôlego, conheça culturas fascinantes e crie memórias para toda a vida. Viaje com a Freeway e experimente o Peru de uma maneira que você nunca imaginou possível.