Blog

Praia de Pipa, como chegar, melhor época e o que fazer

 

A bela e famosa Praia de Pipa atrai turistas do Brasil e do mundo. Os encantos ficam por conta da sua atmosfera descolada, as belas falésias, os golfinhos e atrativos como barco, surf, buggy, o molejo do forró e a gastronomia internacional.

Devido a proximidade com a capital do Rio Grande do Norte, Natal, a praia de Pipa está entre os mais procurados destinos turísticos do nordeste

Dá até para visitar em um dia de turismo potiguar, mas seria um desperdício não ficar mais dias neste maravilhoso destino litorâneo, que de pequena vila rústica de pescadores se tornou uma praia badalada internacionalmente. 

Onde fica a Praia de Pipa?

 

 

A Praia de Pipa é uma distrito do município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, cerca de 80 km da capital Natal. Cada vez mais estruturada, a vila tem na realidade várias praias e não só a “praia de pipa” como quem nunca foi costuma pensar.

Tibau do Sul tem origem indígena e significa "entre duas águas" - que é cercada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. 

Já o nome Pipa tem origem portuguesa, não é aquela de soltar pelos ares. Pipa era o barril onde se guardavam os vinhos e azeites, e as caravelas avistaram uma pedra que fazia lembrar essa pipa. 

Praia de Pipa é o nome usado pelos moradores locais e Praia da Pipa é já é usado mais turisticamente. Apesar do nome Praia de Pipa estar cada vez mais comum mesmo entre as agências de viagem. 

Como chegar em Pipa?

 

 

Chegar em Pipa é muito tranquilo. Com um voo até a capital Natal, é preciso viajar apenas 80 km até Pipa, cerca de uma hora e pouco. 

O deslocamento pode ser feito de carro próprio ou alugado, táxi/uber, ou mesmo contar com a tranquilidade de um transfer e recepção desde o aeroporto:

 

Para quem está afim de viajar mais, é possível seguir de João Pessoa, passando pela Baía da Traição, Barra do Camaratuba e curtindo também o norte paraibano. A capital João Pessoa fica a menos de 150 km de Pipa

Presença frequente entre as listas de mais belas praias brasileiras, o distrito nordestino de Pipa é um destino procurado e sonhado por muitos. 

Em constante transformação e com acesso mais facilitado, está há décadas se reinventando, mas mantendo sua essência nativa de vila pescadora.

Qual a melhor época para viajar para Pipa?

Tá afim de viajar para Pipa e não sabe quando ir? Primeiro é bom saber que a temperatura não oscila muito, ficando sempre entre os 24ºC e 30ºC ao longo de todo o ano.

Naturalmente, como todo destino litorâneo brasileiro, o verão é a época mais procurada para as viagens. Mas como quase todo litoral nordestino, dá pra viajar com garantia de sucesso durante todo o ano.

A precipitação está mais presente entre os meses de março e junho, chovendo muito pouco nos outros períodos do ano. 

Os ventos majoritariamente na direção leste se intensificam entre agosto e outubro, o que também leva embora as nuvens e deixa o sol presente. O mar está sempre morno, mas está mais quentinho ao final do verão. 

O turismo ocorre de forma intensa de dezembro até o Carnaval, época em que pode se esperar maiores preços também. 

No mês de agosto também rolam várias festividades, como a de São Sebastião entre 18 e 20 de agosto, padroeiro da cidade. 

As festas de São João também são famosas no nordeste, em Pipa não é diferente e dá pra curtir ao final de junho. 

Entre agosto e setembro costumam rolar outros festivais culturais e gastronômicos, vale a pena observar a agenda de Pipa antes de escolher a melhor data para viajar. 

Como é a fauna e flora da Praia de Pipa?

A fauna da Praia de Pipa inclui uma variedade de aves, como gaivotas, garças, fragatas e papagaios, além de animais terrestres como macacos, lagartos, iguanas e pequenos mamíferos. Nas águas costeiras, é possível encontrar tartarugas marinhas, golfinhos e uma grande diversidade de peixes e outros organismos marinhos.

 

Quanto à flora, a região é caracterizada por uma vegetação exuberante, com destaque para espécies típicas de restinga, como o cajueiro, a mangueira e o coqueiro. Além disso, a Mata Atlântica presente na área abriga uma grande diversidade de árvores, arbustos e plantas herbáceas, algumas das quais são endêmicas da região.

 

Vale ressaltar que a Praia de Pipa é uma área de preservação ambiental, e esforços de conservação são realizados para proteger sua rica biodiversidade e ecossistemas.




 

 

O que fazer em Pipa?

Seja a sua primeira ou décima vez, atrativos incríveis não faltam para curtir em Pipa, da natureza ao agito da vila, da gastronomia impecável ao conforto das hospedagens. 

Entre o mar esverdeado cristalino, as falésias imponentes e a dança das marés sempre surgem oportunidades de curtir a natureza, fazer alguma atividade ao ar livre e relaxar. 

Quem curte se aventurar pode aproveitar as aulas de surfe, passeios de 4x4 pelas praias, trekking no Santuário Ecológico de Pipa, fazer um voo de parapente ou mesmo pedalar pelas ruas, trilhas e mirantes da bela vila.

Para quem curte momentos de requinte, um passeio gastronômico de barco é uma opção inesquecível. 

As praias para curtir são muitas. A praia do Centro é belíssima, mas tem quiosques e restaurantes muito próximos da faixa de areia. Vale dar uma passada rápida, na maré baixa  formam-se várias piscinas naturais. 

 

 

 

 

 

A Baía dos Golfinhos é acessível a partir do Centro, honrando o nome é possível avistar com certa frequência golfinhos nadando no mar. 

Vale destacar que não é aconselhável procurar sombras próximas as falésias. Mesmo que raro, deslizamentos trágicos, como o que ocorreu em 2020 matando uma família, podem acontecer sem qualquer condição preliminar.

A Praia do Madeiro e a Praia do Amor também são paradas obrigatórias para curtir o visual litorâneo proporcionado por esse mágico litoral. 

O mirante do Chapadão, assim como a Praia das Cacimbinhas conferem vistas espetaculares para fotografar e se encantar. 



 

O que comer na Praia de Pipa?

 

Com uma atmosfera turística encantadora, os visitantes podem se deliciar com uma variedade de pratos típicos da culinária nordestina e internacional.

 

À beira-mar, os frutos do mar frescos são uma atração imperdível, com opções como moqueca de peixe, camarão na moranga e peixe frito com pirão, que destacam os sabores locais. Para os apreciadores da tradicional tapioca, recheios diversos como queijo coalho, coco e frutas frescas oferecem uma experiência gastronômica apetitosa.

 

Os petiscos regionais também são uma tentação, com bolinhos de macaxeira fritos e carne de sol, um clássico nordestino, servido com mandioca cozida e manteiga de garrafa. Para os que buscam uma refeição reconfortante, o escondidinho de carne de sol, coberto com purê de mandioca e queijo coalho derretido, é uma escolha satisfatória.

 

Além desses pratos típicos, a Praia de Pipa oferece uma variedade de opções culinárias, incluindo cuscuz nordestino, sucos naturais de frutas tropicais e sorvetes artesanais, garantindo uma experiência gastronômica diversificada para todos os gostos. Independentemente das preferências, os visitantes encontrarão uma verdadeira festa para o paladar enquanto exploram as delícias culinárias à beira-mar de Pipa.

 

Onde se hospedar em Praia de Pipa?

Na Praia de Pipa, há várias opções de hospedagem que oferecem conforto e comodidade para os visitantes. Indicamos os melhores abaixo:

 

Tartaruga Hotel

 

Localizado em uma área privilegiada da praia, o Tartaruga Hotel oferece uma experiência única com quartos bem equipados e vistas deslumbrantes para o mar. Com uma atmosfera acolhedora e instalações de qualidade, este hotel é uma ótima escolha para quem busca relaxamento e contato com a natureza.

 

Ponta do Madeiro Hotel

 

Situado em uma das áreas mais tranquilas e preservadas de Pipa, o Ponta do Madeiro Hotel oferece acomodações charmosas e confortáveis, além de acesso direto à Praia do Madeiro, uma das mais belas da região. Com uma piscina de borda infinita e um ambiente tranquilo, este hotel é ideal para quem busca descanso e contato próximo com a natureza.



 

 

 

Sombra e Água Fresca Resort

 

Reconhecido como um dos resorts mais luxuosos da região, o Sombra e Água Fresca Resort oferece uma experiência completa de hospedagem com quartos espaçosos, restaurantes de alta qualidade, piscinas, spa e uma equipe dedicada a proporcionar uma estadia inesquecível aos hóspedes. Com uma localização privilegiada próxima à Praia de Pipa, este resort é uma excelente opção para quem procura conforto e exclusividade.

 

 

Madeiro Beach Hotel

 

Localizado em frente à Praia do Madeiro, o Madeiro Beach Hotel oferece acomodações modernas e confortáveis, com vistas deslumbrantes para o mar. Com uma atmosfera descontraída e instalações completas, incluindo piscina, restaurante e bar, este hotel é uma ótima escolha para quem deseja desfrutar da beleza natural de Pipa com comodidade e estilo.

 

Esses hotéis proporcionam diferentes experiências de hospedagem, desde o luxo e o conforto até o contato mais próximo com a natureza, atendendo às diversas preferências dos visitantes que desejam aproveitar tudo o que a Praia de Pipa tem a oferecer.

 

 

Quantos dias é ideal para curtir a praia de Pipa?

Para desfrutar plenamente da beleza e das atividades oferecidas pela Praia de Pipa, o período de 8 dias seria ideal. Isso permitiria aos visitantes explorar tranquilamente todas as atrações da região, sem pressa e com tempo suficiente para relaxar e absorver a atmosfera única de Pipa.

 

Durante esse período de tempo, os visitantes teriam a oportunidade de aproveitar as praias deslumbrantes, fazer passeios de barco para avistar golfinhos, visitar as piscinas naturais de água cristalina, explorar as falésias e trilhas locais, além de desfrutar da rica gastronomia e vida noturna da região.

 

Com 8 dias em Pipa, os visitantes teriam a flexibilidade de ajustar seu itinerário de acordo com suas preferências, permitindo explorar todas as facetas desse maravilhoso destino de praia no nordeste do Brasil.




 

 

 

O levar na mala para Praia de Pipa?

 

Ao fazer as malas para visitar a Praia de Pipa, é importante considerar o clima tropical da região e as atividades que pretende realizar. Vamos à lista de itens essenciais para você levar na mala?

 

  • Roupas de Banho: Leve maiôs, biquínis, sungas e/ou shorts de banho para aproveitar as praias e piscinas.

 

  • Roupas Leves e Frescas: Devido ao clima quente e úmido, inclua camisetas leves, regatas, vestidos, shorts e saias.

 

  • Protetor Solar: Protetor solar com alto fator de proteção solar para proteger a pele dos raios UV.

 

  • Chapéu ou Boné: Para proteger o rosto e a cabeça do sol.

 

  • Óculos de Sol: Para proteger os olhos dos raios solares.

 

  • Sandálias ou Chinelos: Calçados confortáveis para caminhar na areia e explorar a região.

 

  • Repelente de Insetos: Para proteger contra mosquitos e outros insetos.

 

  • Toalha de Praia: Para relaxar na areia e se secar após um mergulho no mar.

 

  • Canga ou Esteira de Praia: Para se sentar ou deitar na areia confortavelmente.

 

  • Hidratante Corporal: Para manter a pele hidratada após a exposição ao sol e ao mar.

 

  • Itens de Higiene Pessoal: Incluindo escova de dentes, pasta de dentes, shampoo, condicionador, sabonete, etc.

 

  • Medicamentos: Leve qualquer medicamento de uso regular e itens de primeiros socorros, como curativos e analgésicos.

 

  • Roupa de Noite: Se pretende sair à noite, inclua roupas leves e confortáveis para aproveitar a vida noturna de Pipa.

 

  • Câmera Fotográfica ou Celular: Para capturar momentos especiais e as paisagens deslumbrantes de Pipa.

 

  • Dinheiro em Espécie e/ou Cartão de Crédito: Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões, então é bom ter dinheiro em espécie disponível.




 

 

 

Procurando pacotes de viagem para Pipa? Viaje com a Freeway!

 

 

Descubra a beleza intocada da Praia de Pipa com a Freeway, sua companhia líder em ecoturismo! Prepare-se para uma experiência única, onde o encanto da natureza encontra o conforto dos pacotes completos especialmente projetados para você.

 

Nossos roteiros cuidadosamente elaborados permitem que você explore todas as maravilhas naturais de Pipa, desde suas praias deslumbrantes até suas trilhas ecológicas fascinantes. Com a Freeway, você terá a oportunidade de mergulhar na rica biodiversidade da região enquanto desfruta do máximo conforto e conveniência.

 

Nossos pacotes completos incluem acomodações de qualidade, transporte seguro e confortável, alimentação deliciosa e guias especializados que irão levá-lo a conhecer os segredos escondidos de Pipa. Quer você esteja buscando aventura, relaxamento ou uma mistura perfeita de ambos, a Freeway tem o pacote ideal para você.

 

Junte-se a nós e descubra por que somos reconhecidos como líderes em ecoturismo. Reserve sua viagem à Praia de Pipa com a Freeway hoje mesmo e prepare-se para uma experiência inesquecível em meio à natureza exuberante do nordeste brasileiro!