Blog

Praia de Pipa, como chegar, melhor época e o que fazer

A bela e famosa Praia de Pipa atrai turistas do Brasil e do mundo. Os encantos ficam por conta da sua atmosfera descolada, as belas falésias, os golfinhos e atrativos como barco, surf, buggy, o molejo do forró e a gastronomia internacional.

Devido a proximidade com a capital do Rio Grande do Norte, Natal, a praia de Pipa está entre os mais procurados destinos turísticos do nordeste. 

Dá até para visitar em um dia de turismo potiguar, mas seria um desperdício não ficar mais dias neste maravilhoso destino litorâneo, que de pequena vila rústica de pescadores se tornou uma praia badalada internacionalmente. 

Onde fica a Praia de Pipa?

A Praia de Pipa é uma distrito do município de Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, cerca de 80 km da capital Natal. A cada vez mais estruturada vila tem na realidade várias praias e não só a “praia de pipa” como quem nunca foi costuma pensar.

Tibau do Sul tem origem indígena e significa "entre duas águas" - que é cercada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. 

Já o nome Pipa tem origem portuguesa, não é aquela de soltar pelos ares. Pipa era o barril onde se guardavam os vinhos e azeites, e as caravelas avistaram uma pedra que fazia lembrar essa pipa. 

Praia de Pipa é o nome usado pelos moradores locais e Praia da Pipa é já é usado mais turisticamente. Apesar do nome Praia de Pipa estar cada vez mais comum mesmo entre as agências de viagem. 

Como chegar em Pipa?

Chegar em Pipa é muito tranquilo. Com um voo até a capital Natal, é preciso viajar apenas 80 km até Pipa, cerca de uma hora e pouco. 

O deslocamento pode ser feito de carro próprio ou alugado, táxi/uber, ou mesmo contar com a tranquilidade de um transfer e recepção desde o aeroporto:

Para quem está afim de viajar mais, é possível seguir de João Pessoa, passando pela Baía da Traição, Barra do Camaratuba e curtindo também o norte paraibano. A capital João Pessoa fica a menos de 150 km de Pipa

Presença frequente entre as listas de mais belas praias brasileiras, o distrito nordestino de Pipa é um destino procurado e sonhado por muitos. 

Em constante transformação e com acesso mais facilitado, está há décadas se reinventando, mas mantendo sua essência nativa de vila pescadora.

Qual a melhor época para viajar para Pipa?

Tá afim de viajar para Pipa e não sabe quando ir? Primeiro é bom saber que a temperatura não oscila muito, ficando sempre entre os 24ºC e 30ºC ao longo de todo o ano.

Naturalmente, como todo destino litorâneo brasileiro, o verão é a época mais procurada para as viagens. Mas como quase todo litoral nordestino, dá pra viajar com garantia de sucesso durante todo o ano.

A precipitação está mais presente entre os meses de março e junho, chovendo muito pouco nos outros períodos do ano. 

Os ventos majoritariamente na direção leste se intensificam entre agosto e outubro, o que também leva embora as nuvens e deixa o sol presente. O mar está sempre morno, mas está mais quentinho ao final do verão. 

O turismo ocorre de forma intensa de dezembro até o Carnaval, época em que pode se esperar maiores preços também. 

No mês de agosto também rolam várias festividades, como a de São Sebastião entre 18 e 20 de agosto, padroeiro da cidade. 

As festas de São João também são famosas no nordeste, em Pipa não é diferente e dá pra curtir ao final de junho. 

Entre agosto e setembro costumam rolar outros festivais culturais e gastronômicos, vale a pena observar a agenda de Pipa antes de escolher a melhor data para viajar. 

O que fazer em Pipa?

Seja a sua primeira ou décima vez, atrativos incríveis não faltam para curtir em Pipa, da natureza ao agito da vila, da gastronomia impecável ao conforto das hospedagens. 

Entre o mar esverdeado cristalino, as falésias imponentes e a dança das marés sempre surgem oportunidades de curtir a natureza, fazer alguma atividade ao ar livre e relaxar. 

Quem curte se aventurar pode aproveitar com as aulas de surfe, passeios de 4x4 pelas praias, trekking no Santuário Ecológico de Pipa, fazer um voo de parapente ou mesmo pedalar pelas ruas, trilhas e mirantes da bela vila.

Para quem curte momentos de requinte, um passeio gastronômico de barco é uma opção inesquecível. 

As praias para curtir são muitas. A praia do Centro é belíssima, mas tem quiosques e restaurantes muito próximos da faixa de areia. Vale dar uma passada rápida, na maré baixa  formam-se várias piscinas naturais. 

A Baía dos Golfinhos é acessível a partir do Centro, honrando o nome é possível avistar com certa frequência golfinhos nadando no mar. 

Vale destacar que não é aconselhável procurar sombras próximas as falésias. Mesmo que raro, deslizamentos trágicos, como o que ocorreu em 2020 matando uma família, podem acontecer sem qualquer condição preliminar.

A Praia do Madeiro e a Praia do Amor também são paradas obrigatórias para curtir o visual litorâneo proporcionado por esse mágico litoral. 

O mirante do Chapadão, assim como a Praia das Cacimbinhas conferem vistas espetaculares para fotografar e se encantar. 

Procurando pacotes de viagem para Pipa? Viaje com a Freeway!

FALE COM NOSSO CONSULTOR