Legenda: C: café da manhã; A: almoço; L: lanche de trilha; J:jantar.
1º dia - PORTO ALEGRE / CAMBARÁ DO SUL - Visita ao Kridjijimbé
Em horário apropriado, transfer do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre para Cambará do Sul, em aproximadamente 3h de viagem. Apresentação do roteiro da nossa viagem. Visita ao Kridjijimbé, uma réplica fiel do complexo de cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, a qual espelha a realidade dos cânions com a formação geológica e seus rios. Esta obra de arte foi construída pelo Artista Plástico Marlon Silva, através da técnica chamada por ele “bioarte”, técnica que utiliza materiais como cascas de árvores, pequenas pedras e musgos.
Check-in na pousada escolhida. Hospedagem.
2º dia - CAMBARÁ DO SUL - Cânion Itaimbezinho - (C)
Café da manhã. Visita ao cânion mais famoso dos Aparados, o Cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, com caminhada de aproximadamente 3h, totalizando 8km de percurso, percorrendo a Trilha do Vértice, com 2km e a Trilha do Cotovelo com 6km, em meio à campos de altitude e matas de araucária, na parte superior do cânion, chegando bem próximo à sua borda em total segurança em diversos mirantes.
Tarde livre para passeios opcionais de aventura como passeio de bike, passeio a cavalo, passeio de quadriciclo, passeio de utv, passeio de bote, rapel no paredão ou na cachoeira, ou ainda, passeios culturais como passeio do mel e entardecer na fazenda. Hospedagem.
3º dia - 03/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL - Circuito das Águas - (C)
Café da manhã. Em veículo 4x4 em 100 km de percurso, visita à Cachoeira dos Venâncios, ao Passo da Ilha e Passo do “S”, no Circuito das Águas com caminhadas curtas em cada atrativo, em meio à campos de altitude e matas de araucária, num visual maravilhoso dos campos de cima da serra. Em dias quentes, é possível tomar belos banhos de rio, deliciando-se nas quedas d’água, que proporcionam uma ótima hidromassagem natural.
Tarde livre para passeios opcionais de aventura. Hospedagem.
4º dia - 04/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL - Cânion Fortaleza e Entardecer na Fazenda - (C, J)
Café da manhã. Visita ao Cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, um dos mais belos da região. A caminhada é de aproximadamente 3h totalizando 7km de percurso, percorrendo a Trilha do Mirante com 3,5km e a Trilha da Pedra do Segredo com 3,5km, em meio à matas de araucária e campos de altitude, passando várias vezes bem próximo à borda do cânion e atravessando o Arroio Segredo. Em dias claros, é possível avistar o mar e a mais bela praia gaúcha, Torres, assim como alguns locais de Santa Catarina.
No final da tarde, visita ao Rancho Tropeiro, a 14km do centro da cidade, com o propósito de mostrar um pouco da história, dos usos e dos costumes do povo serrano. É uma vivência cultural que proporciona uma experiência única, pois os visitantes são convidados a voltar no tempo, pois durante o passeio acontecem relatos primorosos de causos e lendas, assim como uma descontraída aula sobre o chimarrão e o queijo serrano, ao pé de um fogo de chão, brindado com um lindo pôr do sol (caso o clima permita). E para finalizar a noite, um simples, mas delicioso jantar à moda tropeira.
5º dia - 05/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL / SÃO JOSÉ DOS AUSENTES - Experiência Histórico Cultural - (C, A, J)
Café da manhã e check out na pousada em Cambará do Sul. Transfer para a cidade de São José dos Ausentes, em viagem de aproximadamente 2h. Nesse dia teremos uma imersão na história e na cultura, da pequena cidade de São José dos Ausentes, a Cachoeira do Juvenal é o primeiro local de parada, com uma caminhada de 2km em meio a paisagens magníficas dos Campos de Cima da Serra, a cachoeira impressiona com a sua queda de 35m de altura, fica localizada próximo ao Sítio Vale das Trutas e deságua no Rio das Antas, foi cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, a visita tem em média 1h de duração.
Seguindo caminho, paramos no pequeno centro de uma das cidades mais frias do Brasil, onde encontramos o seu famoso Termômetro, e a belíssima igreja matriz São José, pontos para render diversas fotos lindíssimas. Continuamos a manhã com o deslocamento até o distrito Silveira, no local vamos encontrar o Museu Waldemar dos Santos Boeira, com surpreendentes amostras da história do Rio Grande do Sul, com peças pertencentes aos primeiros moradores da região, é considerado o 2º Maior Museu Familiar do Estado, com um acervo histórico com mais de 5.000 peças. Após essa visita, teremos um delicioso almoço com comida serrana.
Para continuar as nossas vivências do dia, faremos a visitação no Desnível dos Rios, composto pelos rios Divisa e Silveira, uma curiosa formação onde os rios passam lado a lado, nossa caminhada terá um total de 2 km, em meio a matas de araucária e campos de altitude. Logo após, segue-se para a visita ao Cachoeirão dos Rodrigues, com suas quedas de mais de 35m de altura, percorremos uma trilha, totalizando 2 km em 1h30min, em meio à mata de araucária e campos de altitude, os cenários são incríveis.
Quase finalizando o nosso dia, faremos a visitação na Queijaria Rincão Comprido, um tradicional estabelecimento familiar, onde seremos recebidos pela Sra. Edinaira, que nos contará sobre a história e produção do queijo serrano produzido pela sua família há mais de 200 anos. E claro, teremos degustação dessa delícia!
E para finalizar o dia, visitamos a incrível Cachoeira do Peral Branco, com um off road e pequenas caminhadas, que totalizam em 5km, recarregamos as energias com aquele banho de natureza na cidade Ausentina, de tantas belezas e conexões.
Check-in na Pousada escolhida em Aparados da Serra.
Nesta noite teremos um delicioso jantar com comida serrana, para degustar um churrasco em um restaurante familiar com um estilo único de servir típico dos gaúchos, com sua história e tradição. Hospedagem.
6º dia - 06/09/2025 - S. JOSÉ DOS AUSENTES - Morro da Catedral e Cânions: Monte Negro, Coxilha e Boa Vista - (C, L, J)
Café da manhã e Check-out na Pousada Aparados da Serra. Nossa primeira caminhada do dia será no Cânion Monte Negro, ponto mais alto e mais frio do RS onde também foram gravadas cenas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, passando por campos de altitude, observando a Face do Bugio, a Fenda e a Pedra do Mirante, numa altitude de 1.403m, podendo avistar o litoral, sendo uma das formações mais bonitas dos Aparados da Serra, percorrendo a Trilha do Monte Negro, com 3km de extensão em aproximadamente 2h.
Seguindo a formação de cânions dos Aparados da Serra, chegaremos ao Cânion da Coxilha, um cenário surpreendente, com uma vista privilegiada para o Morro da Catedral, mais uma intrigante formação rochosa.
Para finalizarmos a caminhada do dia, contornamos a borda do Cânion da Boa Vista, que é de impressionar. Caminhando pelo alto dos morros podemos ver as turfeiras gigantes, outra espécie de flora característica da região é muito encontrada nos locais de preservação; a turfeira, encharco ou banhado, fechando um total de 12 km percorridos durante esse dia.
Check-in na Pousada Pontão Toca da Onça. Nesta noite teremos um delicioso jantar com comida serrana. Hospedagem.
7º dia - 07/09/2025 - S. JOSÉ DOS AUSENTES / CAMBARÁ DO SUL - Cânion Pontão, Serra do Pilão e Cânion Realengo - (C
Café da manhã e Check-out na Pousada Pontão Toca da Onça.
Seguindo nossa aventura pela cidade mais fria do Rio Grande do Sul visitaremos o Cânion Pontão, o qual impressiona por sua beleza que pinta mais um cenário dos Aparados da Serra. De passagem conheceremos a Serra do Pilão, onde seguimos caminhando, até avistarmos ao leste, o Cânion Realengo, e acessarmos as costas Sul do Cânion da Boa Vista. Nosso último destino do dia é o Cânion do Amola Faca ou como chamam: Encerra.
No caminho o relevo é acentuado com montanhas e vales, intercalando coxilhas (morros) suaves e profundas, que recortam a borda desse imenso planalto. Avistamos o local chamado Pontão do Tabuleiro, e seguimos costeando os dois vértices do Cânion Amola Faca, onde avistamos o Morro da Encerra, invernada importante nos tempos antigos das Tropeadas.
Na ponta Norte do Cânion do Amola faca/Encerra, onde as ondulações suaves dão lugar a paredões verticais de rochas basálticas, com uma altitude média de 1.300m. Com uma ótima visibilidade, observa-se diversas cidades próximas da costa dos cânions, o Oceano Atlântico e toda a faixa do litoral com suas cidades costeiras, com suas lagoas incríveis, como a de Sombrio e de Itapeva, entre outras.
Finalizamos nossa visita a São José dos Ausentes com uma parada na Cervejaria Ausentina, um lugar aconchegante para recarregar as energias tomando uma cerveja de altitude e petiscos maravilhosos. (não está incluso bebidas e petiscos).
Retorno à Cambará do Sul em viagem de aproximadamente 2h. Check-in na Pousada.
8º dia - 08/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL - Tour Raízes de Cambará / PORTO ALEGRE - (C)
Café da manhã. Através do Tour Raízes de Cambará, é possível conhecer um pouco sobre a história da pequena e encantadora Cambará, pois são muitas as curiosidades, causos e lendas dessa cidade pacata do interior do RS, onde a vida corre mansa, sem atropelos em meio a muita natureza e ar puro... Esse passeio é uma verdadeira imersão na história e cultura da cidade, pois são vários pontos a serem visitados: Centro Cultural, Igreja Matriz, Sequóia Lunar, Árvore Cambará, Casas e Ruas Históricas. E para adoçar esse passeio, há uma deliciosa degustação das geleias orgânicas no Sabores da Querência e do delicioso mel de flora nativa na Casa do Mel.
Pela tarde, retorno à Porto Alegre para o Aeroporto Salgado Filho, em viagem de aproximadamente 3h.