Canyons e Cachoeiras de Jaguariaíva e Sengés - Tiradentes - Grupo Freeway

5 dias

Jaguariaíva

Envie para o cliente voltar para o topo



Um lugar repleto de belezas naturais, ainda pouco conhecido, na Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana, uma das mais impressionantes formações geológicas do país, com diversos cânions, cachoeiras e vestígios arqueológicos e pré-históricos.


Onde a cidade de Jaguariaíva é “dona” do oitavo cânion mais extenso do mundo, na região do norte pioneiro do Paraná, próximo à divisa com São Paulo. 


Ja-gua-ri-aí-va é quase um trava-língua e significa “Rio da Onça Brava” em Tupi-Guarani.  O nome herdado dos índios é uma referência ao rio que corta a cidade e faz alusão ao abrigo dos tropeiros que seguiam de Viamão, no Rio Grande do Sul até Sorocaba, em São Paulo. 


Roteiro voltar para o topo

Canyons, Cachoeiras e Cultura no Norte Pioneiro do Paraná
Jaguariaíva - Sengés - Arapoti

Tiradentes 2023 - 19 a 23/4/2023 - Quarta a Domingo


*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; LT=lanche de trilha; CC=café colonial



QUA – 19/4 – São Paulo – Jaguariaíva                                                            Encontro às 19h00 na casa da Freeway, próximo ao Metrô Praça da Árvore. Saímos às 19h30 com destino a Jaguariaíva, na região entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro do Paraná.  Previsão de chegada às 1h30 a nosso hotel em Jaguariaíva.

QUI - 20/4 – Cachoeira do Sobradinho – Canyon do Jaguaricatú – Cachoeira da Erva Doce – Cachoeira do Postinho - Cachoeira do Navio  ( C, LT )
Após o café da manhã vamos sair em direção à Cachoeira da Erva Doce. Uma caminhadinha de quinze minutos por trilha com árvores retorcidas e algumas poças de água nos leva até ela. Local surpreendente e encantador. Nossa primeira cachoeira da viagem. 
Daqui seguimos em nosso veículo para a segunda cachoeira de nosso dia, a Cachoeira de Sobradinho. Primeiramente iremos conhecer a sua parte baixa. Uma caminhadinha de quinze minutos nos deixa à frente do espetacular lago-piscina da cachoeira. Formidável. Local que nos convida e permite o primeiro mergulho de nossa viagem.
Fotos incríveis de nossa viagem.
Daqui seguimos para a parte alta da cachoeira. Uma caminhadinha leve de outros quinze minutos, em meio a plantações de pinus e através de uma trilha rochosa e já nos encontramos em sua cabeceira. De onde observamos o fantástico jorro de suas águas penhasco abaixo. Outro local para fotos fantásticas.
Depois de nos deixarmos impregnar pela energia de Sobradinho vamos agora conhecer o Canyon do Jaguaricatú.  Um espetáculo da natureza consistindo em enormes colunas e paredões de arenito separados por um majestoso vale verdejante se abrindo à nossa frente, em cujo fundo correm as águas do rio Jaguaricatú.
Local para muitos poses e fotos.
E um excelente local para tomarmos o nosso lanche de trilha.
E no início da tarde tomamos o rumo descendente desta estrada para seguirmos em direção à Cachoeira do Postinho. Mais uma caminhadinha de quinze minutos, descendo a encosta por meio do pinheiral, e nos encontramos frente a frente com ela. Aqui novamente nos sentimos convidados a entrar em sua deliciosa piscina natural, recheada de bancos de areia. Fácil de entrar. Fácil chegar debaixo da cortina de duchas da cachoeira. E ficar debaixo dessas duchas é algo de maravilhoso, uma massagem deliciosa nas costa, um bálsamo para corpo e alma. 
Nossa próxima parada é o Café da Dani. Um café da roça em meio a esses caminhos campestres. Parada para degustar, e sorver todo esse dia.
No final da tarde, já em retorno, passamos na Cachoeira do Navio. Cinco minutos de caminhada e nos encontramos a seu lado. Para mais sensações. 
E daí retornamos a nosso hotel em Jaguariaíva.
Relax.
Jantar

SEX – 21/4 - Parque Estadual do Cerrado - Cachoeira e Almoço na Fazenda Santa Gil ( C, A )
Após o café da manhã vamos conhecer o Parque Estadual do Cerrado.
Aqui vamos encontrar o melhor exemplo do remanescente do cerrado nesta região, em meio a campos e uma zona de transição para a mata atlântica.
Um cenário de árvores retorcidas é a primeira impressão que se tem ao entrar no cerrado. Mas na verdade estamos diante de uma vegetação de beleza cênica única, que além de flores exuberantes, proporciona uma imensa riqueza biológica e uma fauna rica e expressiva, fatores que garantem ser o cerrado, a savana de maior biodiversidade do mundo.
Chegando ao parque vamos realizar uma caminhada suave, plana, agradável, ampla, descontraída, sem pressa, aproveitando para observar a cada passo as espécies vegetais desse ecossistema, como o angico de cerrado e o angico branco, e muitas outras, entre os líquens vermelhos que colorem a larga trilha. 
O parque é sede de muita vida animal, como o tamanduá-bandeira, o lobo guará, por exemplo, mas que nós, humanos, provavelmente não veremos, para sorte deles.
O passeio dura cerca de uma hora e meia a passo tranquilo. E bárbaro que não temos que olhar para o chão, plano, aberto e arenoso que é. Podemos nos permitir ficar olhando as árvores durante todo o percurso, ao mesmo tempo em que ficamos ligados aos sons dos pássaros. Nosso passeio inclui a mirada ao Canyon Jaguariaíva, no meio do percurso.
Ao final da trilha vamos conhecer a fantástica Cachoeira do Jaguariaíva, de uma potência indizível. É de arrepiar.
Ao final do passeio seguimos para a Fazenda Santa Gil, em Sengés.
Ali chegando tomaremos contato com histórias desta região na divisa entre Paraná e São Paulo, palco de muitos acontecimentos importantes da história do Brasil do século XX.
E aqui vamos tomar o nosso primeiro banho de cachoeira do dia, na linda Cachoeira da Santa Gil. Para chegar a ela, uma caminhadinha de meia hora. Com apoio, se necessário, para ida ou volta, ou ambos, da camionete 4x4 da Ana.
E depois desse reenergizante banho de cachoeira já nos dirigimos ao almoço fazendeiro.
Depois do almoço, visitação da fazenda, com sua Capela, Casinha da Onça, e os artefatos de sua história.
No final da tarde retornamos a nosso hotel.
Relax.
Jantar.

SÁB – 22/4 – Arapoti – Cachoeira do Chico – Cachoeira da Capelinha – Museu da Imigração Holandesa – Café Colonial da Oma Emília no Sítio Ouro Verde ( C, CC )
Neste dia vamos seguir à vizinha cidade de Arapoti, com sua icônica Colônia Holandesa.
Chegando na cidade partimos a seu interior, para nosso primeiro passeio do dia, que será à Cachoeira do Chico. Uma caminhadinha de meia hora minutos por entre um reflorestamento nos leva a uma rasa e superficial travessia de rio. Sandálias papete bem-vindas, pés na água fresca, sensações especiais. Mais cinco minutos e chegamos a um grande gramado onde, à nossa frente desponta a formidável Cachoeira do Chico com sua imponente piscina natural, fácil de entrar por entre suas areias. 
Lugar de ficar. De devanear. Sonhar. De deixar o tempo passar.
E um local espetacular para entrarmos nesse lindo lago da cachoeira, e seguirmos até debaixo das duchas que acompanham toda a largura da piscina. Imperdível a massagem. Nem queremos sair debaixo dessas duchas.
Aí somos convidados a subir pela trilhinha que acompanha a cachoeira pela mata a seu lado direito. No alto apreciamos as grandes quedas de vários ângulos. Mais locais para sentar, curtir o visual e até uma prainha nesses altos, um local convidativo, com sua borda infinita, para também entrar em suas águas rasas. 
Retornamos.
Na volta, paramos na Cachoeira da Capelinha. Cinco minutos de caminhada e estamos à sua frente. Outro local para sentar, admirar, ouvir os mágicos sons da água, deixando nossos pensamentos fluir. Mágico.
Voltamos à cidade. Almoço.
No início da tarde vamos conhecer o Museu da Imigração Holandesa nesta região. Fica situado em meio ao bairro da Colônia Holandesa, que se destaca por suas belas casas em meio a bem cuidados gramados e jardins. Aqui percebemos, por essa pujança, e com muita clareza, o importante papel que desempenharam os imigrantes na construção desta nossa pátria Brasil. 
No museu temos a oportunidade de entender um pouco da chegada desses imigrantes tardios, que na década de 1960 aportaram no Brasil, estimulados pelas duas imigrações holandesas anteriores, para Carambeí e Castrolanda, saindo de uma Holanda sem muitas perspectivas para os jovens, no pós-pós-guerra.
Depois desta visita, em que mergulhamos um pouco na cultura holandesa, vamos agora conhecer um sítio modelo em termos da produção de leite com vacas holandesas. Aqui somos surpreendidos pelo alto padrão da ordenha das 156 vacas da propriedade. 
Emília Bronkhorst nos recebe.  Com sua simplicidade ela nos preparou um caprichado café colonial com especialidades holandesas, no salão decorado com a infinidade de prêmios recebidos pela família e propriedade.
Enquanto degustamos as iguarias vamos aproveitar e apreciar, do alto, a experiência da ordenha das vacas. Muito aprendizado. Impactante.
No meio da tarde retornamos a nosso hotel em Jaguariaíva.
Relax.
Jantar

DOM – 23/4 – CACHOEIRA DO LAGO AZUL – CACHOEIRA DO VÉU DA NOIVA / SÃO PAULO ( C )
Após o café da manhã vamos seguir para a Cachoeira do Lago Azul. Uma caminhada plana de vinte minutos nos deixa à sua frente. Outra cachoeira admirável. Impressionante. Tão impressionante que só devemos nos banhar nas águas rasas afastadas dela. E aqui nos dividimos. Em dois grupos. Uma turma permanece aqui. Relaxando e admirando. A outra turma vai seguir, em tranquila subida, por uma trilha entre as rochas. Delícia de caminhada. Paisagens de tirar o fôlego. Em quinze a vinte minutos estamos em sua parte alta. E aqui uma surpresa: nos aparece, em meio às rochas, o fabuloso conjunto da Cachoeira Véu da Noiva. Local de ficarmos extasiados, com a primeira enorme queda à nossa direita, à frente do lado abaixo, e a segunda impressionante queda à nossa esquerda, despencando vale abaixo.
O som das águas é monumental e entra em cadência com o nosso organismo. De tal maneira que somos instados e nos acomodar nos côncavos rochosos para sentar, deitar e até adormecer.
No final da manhã retornamos trilha abaixo, nos encontramos com a outra parte do grupo e retornamos todos em uníssono a nosso hotel.
Banho. Check out.
Almoço.
No início da tarde iniciamos nosso retorno a São Paulo, onde devemos chegar às 22h00 na estação Vergueiro do Metrô..





HOSPEDAGEM:
JAGUARIAIVA - HOTEL SAN JUAN 


 

Galeria voltar para o topo

Saídas voltar para o topo

  • 19

    Abr

    2023

preços por pessoa | Somente terrestre voltar para o topo

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

HOTEL SAN JUAN Apto Standard R$ 2.990 8x R$ 374 R$ 3.990 8x R$ 499 19/04/2023 até 23/04/2023 solicitar reserva

- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.

FORMAS DE PAGAMENTO
- No Cheque: Entrada (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
- No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard, AMEX e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- No Boleto Bancário: entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais sem juros, a serem pagos até a data de embarque
- Pagamento à vista (depósito ou cheque): 3% de desconto.

O que inclui voltar para o topo

INCLUÍDOS:

- Transporte em micro ônibus ou van;
- 4 noites de hospedagem com café da manhã;
- 2 Refeições;
- Guias especializados;
- Ingressos;
- Seguro Viagem Nacional (consulte suplemento para maiores de 74 anos);
- Kit Viagem (1).

NÃO INCLUÍDOS:

- Bebidas
- Extras

CONDIÇÕES GERAIS
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
 
Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.



Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0991 ou preencha o formulário abaixo:

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.