Legendas: C =café; A= almoço; J= jantar; DV= degustação de vinhos.
1º Dia - 14/02/2026 - SÃO PAULO - MONTEIRO LOBATO - BISTRÔ FIDÉLIS - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ (A)
Encontro às 10h na casa da Freeway, à Praça Guacunduva 107, perto do Metrô Praça da Árvore e saída às 10h30 com destino a Monteiro Lobato.
Chegada por volta das 13h30 à cidadezinha de Monteiro.
Paradinha para uma voltinha pela pitoresca cidadezica.
Continuando um pouco a estrada rural e chegamos à Egilda. E seu Bistrô Fidelis, em um local privilegiado num bairro bem pitoresco da região.
Aqui almoçamos um menu carinhoso preparado pela Egilda.
Depois do almoço subimos a serra em direção a Santo Antônio do Pinhal, em meio a uma bela paisagem, e do alto viramos à esquerda e tomamos o rumo de São Bento do Sapucaí.
Chegada a nossa pousada. Check in.
No final do dia passeio pelo centrinho de São Bento do Sapucaí. Primeiros contatos com esta gostosa cidadezinha.
Jantar em São Bento.
2º Dia - 15/02/2026 - BAIRRO DO QUILOMBO - ATELIÊ DITINHO JOANA - FESTA FOLCLÓRICA EM SÃO BENTO PELAS RUAS (C,A)
Após o café da manhã seguimos ao vizinho Bairro do Quilombo, originado de um quilombo de escravizados que para cá fugiam provenientes das fazendas vizinhas das Minas Gerais.
Nossa parada aqui será no ateliê do Ditinho Joana, no centrinho da prosaica pracinha do Quilombo. Esperamos encontrá-lo lá, um pequeno astro, pequeno no tamanho, enorme na genialidade, um artesão das madeiras recolhidas do solo das florestas. Vamos conhecer suas obras que cruzaram fronteiras!!
Depois desta visita vamos conhecer o Arte no Quilombo, belo e amplo espaço construído para que as artesãs da comunidade local tivessem onde expor e comercializar seu artesanato em palha de bananeira!
Retorno ao centro da cidade.
Almoço.
Tempo livre para descobrir mais São Bento, o casarão da Paulinha, com seu café, livraria, gramado ...
Ao final do dia vamos acompanhar o Bloco do Zé Pereira, os bonecões que fazem parte da cultura popular de São Bento. Foi no início do século XX que surgiu um boneco pelas ruas de São Bento do Sapucaí. Seu nome era Zé Pereira. Ao longo dos anos sua família foi crescendo e é hoje a família mais amada da cidade.
Jantar.
3º Dia - 16/02/2026 - CAPELINHA DE MOSAICO - CACHOEIRA DOS AMORES - BANHO DE FLORESTA - PEDRA DO BAUZINHO (C, A)
Após o café da manhã vamos tomar o rumo da Pedra do Baú. No caminho paramos na lindinha Capelinha dos Mosaicos.
Depois continuamos até a exuberante Cachoeira dos Amores, em meio a gramados bem cuidados. Lugar de sentar, de apreciar, de se inundar com a melhor energia. Um espetáculo da natureza.
Depois deste espetáculo de combinação águas em quedas + rochas-que-as-abraçam vamos subir a serra rumo à Pedra do Baú. Chegamos à entrada do Parque do Baú.
Ou seja, ao MONA, o Monumento Nacional da Pedra do Baú, o grande ícone desta região da Mantiqueira.
Nossa van-micro entra no parque e nos deixa na base do Bauzinho.
Da base, em 15 minutos por trilha, alcançamos os altos do Bauzinho. A beleza estonteante do local contrasta com a curta distância para se chegar até ele.
A vista de seu alto, tão facilmente alcançável, é maaaravilhosa.
Depois da linda vista do Bauzinho, descemos e retornamos ao planalto.
Almoçamos nesses altos.
No meio da tarde descemos a serra até novamente nossa São Bento. E para nossa pousada.
Relax.
4º Dia - 17/02/2026 - GONÇALVES - CACHOEIRA 7 QUEDAS - SÍTIO MIRALUA, DAS OLIVEIRAS - VINÍCOLA ARTESÃ - ATELIÊ (C,D
Após o café da manhã vamos seguir na direção de Gonçalves. A estrada nos oferece lindos visuais da Mantiqueira.
Chegamos à cidadezinha de Gonçalves.
Vamos agora conhecer a Cachoeira das 7 Quedas. Uma trilha de 10 minutos já nos leva a duas delas. A primeira, de uma imponência capital. Linda. Lugar de contemplar.
A segunda, mais recôndita, mais suave, com uma grande rocha a nos servir de apoio, para sentar, para deitar, e para nadar. Banho de Floresta.
Depois deste passeio vamos conhecer o Sítio Miralua. Aqui um executivo mudou sua história, largando a vida na grande cidade para vir a plantar oliveiras e produzir um dos excelentes azeites que estão florescendo na Serra da Mantiqueira. Vamos degustar seus azeites.
Agora seguimos para a próxima Vinícola Artesã. Para conhecermos seus vinhedos e degustarmos um dos excelentes vinhos da Mantiqueira.
Almoço.
Depois teremos tempo livre para dar uma volta pela pequenina cidade ... com suas lojas de decoração de grande charme .... e suas lojinhas de queijos premiados de várias regiões de Minas Gerais .... suas geléias .... cafés especiais ... etc etc ...
No meio da tarde reembarcamos em nossa van/micro e seguimos por uma bela estrada rural em direção à Dona Rosa. Em meio às montanhas chegamos ao simples, rústico e pequenino ateliê da D. Rosa. Que aqui produz telas com tinta feita à base de terra e telas com a casca da bananeira. Além disso ela cria maquetes da vida rural, com pequeninas casas que remetem aos tempos das casas de pau-a-pique, com esses mesmos materiais, e outros, obtidos de descarte e de lixo. D. Rosa é um ícone.
Retornamos à nossa pousada em São Bento.
5º Dia - 18/02/2026 - SANTO ANTONIO DO PINHAL - O ARTESÃO EDUARDO MIGUEL - CAFÉ COM ORQUÍDEAS (C)
Depois do café da manhã vamos seguir para Santo Antonio do Pinhal. Aqui vamos conhecer o ateliê do escultor Eduardo Miguel. O artista consegue “enxergar” em pequenos galhos e tocos formas que a natureza deixou como pista de sua vivacidade, e disso extrai todo o potencial vital que somente olhos espiritualizados podem captar. Seus pássaros já rodaram o mundo. Suas histórias, de um homem de rádio e TV para um artista ecológico consumado, já constam das mais afamadas revistas de arte do mundo.
E após esta visita seguimos ao centrinho de Santo Antonio do Pinhal onde teremos tempo livre para passear a nosso gosto por seu centro.
No meio da tarde nos reencontramos para ir conhecer o Café com Orquídeas. Onde uma cafeteria é integrada a uma estufa adaptada para criar um ambiente acolhedor e inspirador. Para saborear um delicioso café enquanto se desfruta do visual de belas orquídeas.
Retornamos ao final da tarde a nossa pousada em São Bento.
6º Dia - 19/02/2026 - EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS, AROMAS E PERFUMES NA BOTÂNICA MANTIQUEIRA (C, A)
Hoje é mais um dia especial. Talvez um dos mais especiais. Vamos conhecer, e participar ativamente de um projeto de bem estar, qualidade de vida e reinvenção de vida: a Botânica Mantiqueira.
Vamos começar colhendo a planta aromática da estação, e colocá-la para destilar, acompanhando seu processo. Depois teremos uma sessão de experiências olfativas.
Nossas atividades continuam agora com mão na massa. Iremos aprender as rgias com os óleos essenciais e sobre as ervas com o botânico raiz, Lincoln, nascido e crescido na terra do Bairro dos Mellos, em Campos.
As atividades se darão no Sítio Botânica Mantiqueira, nos altos do Serrano, na área rural de São Bento.
Intervalo para um gostoso almoço ali próximo.
Após o almoço retornamos à Botânica.
As experiências com os óleos essenciais continuam. Aprendemos, cheiramos, criamos, desfrutamos.
No final da tarde retorno à nossa pousada.
Jantar.
7º Dia - 20/02/2026 - DIA LIVRE (C)
Dia para atividades livres. Nossos guias indicarão e ajudarão com as escolhas.
8º Dia - 21/02/2026 - GONÇALVES - FEIRINHA ORGÂNICOS DA MANTIQUEIRA - PARAISÓPOLIS - CERVEJARIA ZALAZ - SÃO PAULO (C
Após o café da manhã vamos seguir novamente a Gonçalves. Hoje é o dia da Feirinha Orgânicos da Mantiqueira, uma feirinha tradicional, já com muitos anos. Um local point de encontro de sábados de manhã, com seu café da roça e onde poderemos comprar hortaliças e frutas orgânicas.
Depois da feirinha vamos continuar nosso passeio, seguindo a Paraisópolis, onde em sua zona rural encontramos a cervejaria Zalaz.
Uma fazenda sustentável, produtora de um café especial (orgânico e sombreado – e que recebeu o prêmio de primeiro colocado no Brasil em 2011), e de cervejas com o terroir da fazenda. Através de linhas de fermentação selvagem e uso de barris de madeira, eles desenvolvem cervejas com utilização da microflora local, além de cervejas sazonais com ingredientes colhidos na fazenda. Aqui teremos inclusive a oportunidade de degustar na fonte a cevada maltada. Deliciosa.
Fabricio e Junia nos recebem. Com muito conhecimento para compartilhar. São artesãos e produtores rurais.
Veremos a continuidade e aperfeiçoamento de uma tradição que remonta a uma sesmaria recebida de D Pedro II, e a criação da fazenda, já há muitas gerações.
O manejo é orgânico, com certificação desde o ano de 2000. Há sempre a busca da sustentabilidade e novas formas de interação com a terra, com plantios agroecológicos.
Os cafés são torrados em pequenos lotes, todos especiais e orgânicos. Busca-se expressar em cada xícara o terroir de cada pedacinho de terra em que ele foi cultivado, as condições do ano, da variedade e do processamento.
Aqui curtiremos, degustaremos cervejas e café, aprenderemos .... e almoçaremos .... segundo Fabricio, a melhor comida da Mantiqueira .. o desafio está lançado, e caberá a vocês, confirmá-lo ou não.
Depois desta experiência de fecho de nossa viagem iniciamos o retorno a São Paulo, onde deveremos chegar por volta das 20h na Freeway com parada anterior numa estação do metrô.