Legenda: C=café da manhã; A=almoço.
1º Dia - LENÇÓIS
Chegada ao Aeroporto de Lençóis e traslado para a hospedagem escolhida. Após a acomodação, faremos um agradável city tour a pé pela charmosa cidade de Lençóis, conhecida como a capital do diamante e uma das principais referências entre as cidades baianas ligadas ao garimpo. Seu casario preservado é um testemunho dos tempos de opulência da aristocracia lençoiense, que prosperou com a riqueza e o prestígio trazidos pelo diamante.
2º Dia - LENÇÓIS - RIO SERRANO COM PISCINAS NATURAIS / SALÃO DE AREIAS COLORIDAS / CACHOEIRINHA - (C,A)
Após o café da manhã, seguiremos para o Rio Serrano, onde poderemos relaxar em suas piscinas naturais. Visitaremos também o Salão de Areias Coloridas, formado pela erosão de rochas e conglomerados de arenito, um espetáculo natural de cores e texturas.
Em seguida, passaremos pela Cachoeirinha, de águas cristalinas, até chegarmos à Cachoeira da Primavera, que deságua no Rio Lençóis. Aqui, aproveitaremos uma revigorante massagem natural proporcionada pela força da água. Continuaremos a trilha até a Pedra do Mirante, de onde teremos uma vista panorâmica deslumbrante da acolhedora cidade de Lençóis.
Após uma pausa para o almoço (incluído), retornaremos à cidade e finalizaremos o dia no Ribeirão do Meio, um tobogã natural que encanta com sua combinação de pedras, águas e vegetação serrana.
Distância total da caminhada: 12 km
Nível de dificuldade: Moderado
3º Dia - LENÇÓIS - RIO MUCUGEZINHO / CACHOEIRA DO PAI INÁCIO / MORRO DO PAI INÁCIO (C, A)
Após o café da manhã, partiremos em direção ao Rio Mucugezinho, onde exploraremos diversas cascatas de águas cristalinas. Caminharemos pelo leito e pelas margens do rio até chegarmos ao inesquecível Poço do Diabo, uma impressionante cachoeira de 22 metros de altura, formando uma ampla piscina natural – um convite irresistível para um banho revigorante.
Em seguida, faremos uma pausa para o almoço (incluído). Após um merecido descanso, seguiremos para a Cachoeira do Pai Inácio, localizada entre o Vale do Morro do Pai Inácio e a Serra dos Brejões. A trilha até a cachoeira dura aproximadamente 40 minutos e nos presenteia com paisagens deslumbrantes.
Para encerrar o dia com chave de ouro, visitaremos o icônico Morro do Pai Inácio, considerado o centro geográfico da Chapada Diamantina. De seu topo, apreciaremos vistas panorâmicas inesquecíveis enquanto conhecemos a famosa lenda que envolve esse lugar mágico.
Deslocamento: 80 km de carro
Distância total da caminhada: 6 km
Nível de dificuldade: Moderado
4º Dia - LENÇÓIS - (C)
Dia livre.
5º Dia - LENÇÓIS / ILHA DE BOIPEBA - (C)
Após o café da manhã, traslados terrestre e marítimo para a Ilha de Boipeba. Na chegada, nosso guia nos receberá e nos acompanhará até a pousada escolhida.
Como em Boipeba não circulam veículos, iremos caminhar até a pousada, o que não levará mais do que 10 a 15 minutos. O transporte das bagagens será organizado pelo nosso guia.
6º Dia - ILHA DE BOIPEBA - PASSEIO DE BARCO - MERGULHO NAS PISCINAS NATURAIS - PRAIA DE BAINEMA - (C)
Saída de barco em direção às piscinas naturais de Morerê. Durante a maré baixa, é possível realizar um delicioso mergulho nas piscinas, no meio dos recifes, em um cenário que faz você se sentir no Caribe. O barco segue costeando até a Ponta dos Castelhanos, no sul da ilha. No caminho, passamos pela isolada praia de Bainema, onde teremos um momento de total harmonia com a natureza.
Desembarque na praia de Bainema, onde faremos uma caminhada de aproximadamente 45 minutos pelo mangue (sujeita às condições da maré), e poderemos observar diversas espécies de crustáceos deste ecossistema fascinante. Em seguida, seguimos até a barra do rio do Catu, onde navegaremos por cerca de 20 minutos, antes de retornar à praia de Bainema.
Continuamos nossa navegação até a última praia, um destino totalmente selvagem. Ao ancorarmos o barco, faremos uma pausa para lanches, água de coco e um banho em um mar calmo e cristalino, completamente isolados de tudo e todos. Aproveitaremos esse paraíso por algum tempo e, no final da tarde, retornaremos para Velha Boipeba.
Alternativamente, é possível realizar a volta à ilha em quadriciclo, substituindo o passeio de barco. Nesse caso, passaremos pelo povoado de Monte Alegre, onde conheceremos a comunidade quilombola, atravessaremos matas, morros e brejos, e teremos vistas deslumbrantes do mar. A jornada culmina na Cova da Onça (São Sebastião), onde poderemos visitar a Casa de Farinha e o Rodão de Dendê do Silvio. Com sorte, poderemos ver o Silvio batendo o dendê no pilão para fazer o azeite, um espetáculo típico da cultura local.
7º e 8º Dia - ILHA DE BOIPEBA - (C)
Dias livres.
9º Dia - ILHA DE BOIPEBA / SALVADOR - (C)
Café da manhã. Em horário apropriado, pegaremos uma lancha fretada até Graciosa, um trajeto de 40 minutos. Em Graciosa, pegaremos um veículo até a Ilha de Itaparica, uma viagem de aproximadamente 1h30. Embarcaremos em uma lancha/barca e, após aproximadamente 50 minutos de trajeto, chegaremos ao Terminal Turístico Marítimo de Salvador. Em seguida, faremos o traslado até o Aeroporto de Salvador.