SAÍDAS 2025
MAI: 15 | JUN: 12, 26 | JUL: 10, 24 | SET: 18 | OUT: 02, 16, 30 | NOV: 27 | DEZ: 11
Legenda: (C) Café da Manhã; (A) Almoço; (J) Jantar.
1º Dia - BALTRA | SANTA CRUZ - Praia de Bachas (A,J)
Saída às Ilhas Galápagos, chegada ao aeroporto da Ilha de Baltra com recepção de nosso guia naturalista do Parque Nacional.
À tarde, iniciaremos a visita á Praia de Bachas, cujo nome deriva de "barges", embarcações grandes que foram abandonadas na praia pelos americanos durante a segunda guerra mundial. Na maré baixa ainda é possível ver os esqueletos metálicos destas estruturas. Entre novembro e maio, esta praia é uma importantíssima área de nidificação de tartarugas marinhas. Além disso, existem várias lagunas salgadas onde poderemos ver flamingos e outras aves próprias de costas úmidas.
Snorkel: Após a caminhada, poderemos nadar ou fazer snorkel desde a praia. Há zonas rochosas excelentes para ver grande diversidade de peixes, polvos ou com um pouco de sorte, tubarões tintoreras.
Trilha: 1,6 km.
2º Dia - SANTIAGO - Bahía Sullivan | ILHA DE BARTOLOMÉ (C,A,J)
Esta visita é uma jornada às origens geológicas das ilhas. A caminhada se desenvolve sobre um fluxo de lava Pahoehoe em perfeito estado de conservação. A primera vista a paisagem parece totalmente desprovida de vida, mas se observarmos cuidadosamente, encontraremos plantas pioneiras e lagartixas de lava. Na costa, poderemos ver pingüins e outras aves marinhas.
Snorkel: É possível realizar snorkel desde uma pequena praia de areia de coral ou desde os botes. De qualquer maneira o objetivo é nadar com pingüins e ver tubarões tintoreros, tartarugas e grandes cardumes de peixes.
Trilha: 2,2 km
À tarde, visitaremos a Ilha Bartolomé. Esta ilha possui algumas das paisagens mais icônicas das ilhas Galápagos e é, além disso, um dos poucos lugares fora de Isabela e Fernandina em que é possível ver os pingüins de Galapagos. Da parte alta da ilha teremos uma vista espetacular da rocha Pináculo, da bahía de Sullivan e de várias outras ilhas próximas.
Snorkel: É possível realizar snorkel desde a praia, aos pés do pináculo. Esta área tem uma merecida reputação como um excelente lugar de mergulho devido às suas águas claras e tranquilas, à enorme variedade de peixes, presença de lobos marinhos, tubarões tintoreros e, sobretudo, pela possibilidade real de nadar com pingüins.
Trilha:1,5km
3º Dia - SANTA CRUZ - Parte Alta e Estação Charles Darwin (C,A,J)
Pela manhã, iniciaremos as visitas desde Puerto Ayora ou desde Baltra, a parte alta de Santa Cruz, que se encontra a uns 45 minutos de ônibus e se destaca por ser uma área extremamente verde durante todo o ano. Aqui visitaremos algumas das reservas de tartarugas gigantes (que chegam a pesar mais de 300kg) para observar estes pacíficos gigantes em seu ambiente natural. Estes bosques úmidos são excelentes para ver especies de pinzones e outras aves que não são vistas nas regiõs áridas próximas da costa. Também visitaremos um túnel de lava (depende do itinerário) e entender a origem destas curiosas formações geológicas.
Trilha: 1-1,5 km.
A tarde, visitaremos a estação Charles Darwin que é uma ONG que durante décadas trabalhou junto com o Parque Nacional Galápagos na conservação das espécies nativas das ilhas. Esta visita nos trará informação sobre muitos dos projetos que ambas instituições realizam, entre as que se destacam a criação em cativeiro de tartarugas gigantes. As pequenas tartaruguinhas são reintroduzidas a suas ilhas de origem depois de alcançar um certo tamanho. A visita é em boa parte do tempo ao ar livre em um bosque seco onde se destacam cactos grandes e de várias espécies de pinzones de Darwin.
Trilha: 2 km
4º Dia - ILHA FLOREANA - Punta Cormorant, Corona del Diablo e Bahía Post Office (C,A,J)
Pela manhã, exploraremos uma laguna costeira salgada onde observaremos aves costeiras, patos e uma importante colônia de flamingos rosados. A trilha também nos permite visitar uma lindíssima praia de areia coralina muito fina, que constitui um dos lugares de nidificação de tartarugas marinhas mais importantes de Galápagos. É frequente ver tubarões tintoreros e arraias enquanto se passeia descalço pela praia.
Snorkel: É possível realizar na famosa Corona del Diablo, considerado como um dos melhores lugares de mergulho nas ilhas, pela enorme quantidade de peixes, tubarões de arrecife, arraias e tartarugas.
Trilha: 1,6 km
À tarde, visita à Bahía Post Office. Durante a época dos baleeiros, esta bahía foi utilizada assiduamente como lugar de descanso e para abastecimento de água que obtinham da parte alta. É por isso que as tripulações utilizavam um barril para deixar mensagens que eram passadas de um barco a outro. Esta tradição centenária continua até nossos dias. Além disso, é possível realizar passeio em bote para ver lobos marinhos, tartarugas, aves costeiras e com sorte, pingüins de Galápagos. Depois da visita ao barril de correio, poderemos desfrutar da praia para nadar ou realizar snorkel.
Snorkel: É possível realizar desde a praia ou desde o bote. Há grande quantidade de tartarugas marinhas, peixes tropicais e com sorte pingüins.
Trilha: 0,7 km
5º Dia - ILHA ESPANHOLA - Punta Suarez e Bahía Gardner (C,A,J)
Pela manhã visitaremos Punta Suarez. Esta trilha rochosa é uma experiência para qualquer amante da vida silvestre. Desde o instante do desembarque e ao longo de todo o percurso, a quantidade e variedade de fauna é verdadeiramente impressionante. Lobos e iguanas marinhas nos darão as boas-vindas, como também as colônias de aves marinhas, incluindo piqueros de patas azuis e de Nazca, gaivotas e pássaros tropicais. E na parte mais afastada da trilha teremos a oportunidade de visitar uma colônia de albatros de ondas, a maior ave das ilhas e uma das mais interessantes, tanto por seu voo poderoso como por seu elaborado ritual de cortejo.
Trilha: 1,7 km
À tarde, iremos conhecer a praia de Gardner, que é sem dúvidas, uma das mais belas das ilhas, tanto por sua areia branquíssima como pela água azul turquesa que a rodeia. Uma importante colônia de lobos marinhos tem a sorte de habitar este lindo lugar. Poderemos passear pela praia enquanto se observa as brincadeiras dos lobos marinhos nas ondas ou as iguanas marinhas tomando sol sobre as rochas.
Snorkel: Existem vários lugares onde é possível realizar snorkel na área, todos eles excelentes para ver grandes quantidades de peixes e além disso com grandes possibilidades de nadar com lobos marinhos.
Trilha: a praia possui aproximadamente 500m de comprimento.
6º Dia - ILHA DE SAN CRISTOBAL - CENTRO DE INTERPRETAÇÃO (C)
Pela manhã visitaremos o Centro de Interpretação, dedicado à historia humana das ilhas Galápagos. Desde os tempos dos primeiros exploradores espanhóis até os dias atuais, incluindo baleeiros e visitantes ilustres como Charles Darwin, esta exposição permanente nos levará através dos perigos e privações que os primeiros colonos tiveram que suportar para sobreviver no ambiente hostil das ilhas Galápagos.
Atrativos: Plantas endêmicas, exposição da história humana.
Em seguida, traslado ao aeroporto de San Cristobal para embarcar em voo de retorno ao continente.