RAPIDINHAS DO ATACAMA:
Localização: Com 200 km², o Deserto de Atacama situa-se no norte do Chile, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. A cidade de San Pedro de Atacama é a melhor base para conhecer o deserto.
SAN PEDRO DE ATACAMA
Localização: Situada a 1.680 km de Santiago e a 115 km da cidade de Calama.
Aeroporto mais próximo: El Loa, na cidade de Calama.
População: 5.000 habitantes
Idioma oficial: Espanhol
Moeda: Peso Chileno
Economia: Pastoreio, agricultura tradicional e turismo.
Geografia: A cidade de San Pedro de Atacama está a 2.438 metros acima do nível do mar. Encontra-se na zona norte do Deserto de Atacama, o mais seco do mundo, rodeada por cadeias montanhosas.
Clima: San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha, caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar e chuvas escassas. A temperatura no verão (de dezembro a fevereiro) é de 30°C durante o dia e 16°C durante a noite. No inverno (de junho a agosto) a temperatura é de aproximadamente 22°C durante o dia e 4°C durante a noite.
Fuso horário: - 1 hora (em relação ao horário de Brasília)
Religião: 90% da população é católica
Código telefônico: (56 55) Chile 56 + San Pedro de Atacama 55
Eletricidade: 220V
PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQÜENTES:
- Segurança/Perigos: San Pedro de Atacama é considerada uma cidade bastante segura.
- Arquitetura: Por determinação da municipalidade de San Pedro de Atacama, as construções preservam a arquitetura típica em adobe, método que mantém a parte interna das habitações na temperatura adequada ao clima, ou seja, preserva a temperatura interna quente nos dias de frio e refrescante nos dias de calor.
- Vacinas: Consulte com antecedencia as atualizações de vacinação do destino no portal:
- Documentação: Carteira de identidade em bom estado de conservação e com foto parecida com fisionomia atual, ou passaporte válido (apenas estes documentos são aceitos)
- Vistos: Não é exigido nenhum tipo de visto para brasileiros.
- Bagagem: São permitidos 20 kg por passageiro além da bagagem de mão.
- O que levar: É necessário levar agasalhos e também roupas leves, tanto para enfrentar temperaturas a 28ºC durante o dia, quanto 2ºC durante a noite. Para os passeios, um par de tênis ou bota de caminhadas, chapéu ou boné, máquina fotográfica, lanterna pequena, toalha pequena para os passeios, repelente, cantil, short ou bermuda, maiô/biquíni/sunga, mochila pequena para os passeios. A região é muito seca, leve também cremes hidratantes, protetor solar, protetor labial, óculos de sol e lenço para se proteger da poeira.
- Dificuldade física: Para visitar a maioria dos atrativos durante as excursões não é necessário preparo físico, eles são acessíveis a qualquer pessoa em condições normais. Já para as caminhadas mais longas ou para subir em algum vulcão é necessário certo preparo físico e disposição.
- Crianças: Indica-se o roteiro para crianças acima dos 10 anos de idade, que tenham interesse por natureza, cultura e aventura.
- Tempo de antecedência para reservar: As reservas estão sujeitas às disponibilidades tanto na parte aérea quanto terrestre. Os meses de alta temporada (férias de julho e férias de verão) são os meses de maior ocupação. Além disso, nos meses de outubro e novembro também há mais dificuldade quanto à disponibilidade. O ideal é reservar sempre com antecedência.
- O que vestir: Nos passeios use roupas confortáveis que facilitem os movimentos, calçado adequado (tênis/bota para trilha e caminhada). Vista roupa leve debaixo do agasalho, boné ou chapéu e óculos escuros. Não se esqueça do protetor solar.
- Quando ir: O Deserto de Atacama pode ser visitado durante todo ano. São 330 dias de sol por ano!