Roteiro

PROMOÇÃO NOITE GRÁTIS NO HOTEL TERRANTAI
Fique 6 Noites e Pague 5 Noites de 1º de Abril a 10 de Setembro.
(Não válido para reservas de Grupos)

SAÍDAS DIÁRIAS
 


*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; BL=box-lunch 


 
1º Dia - CALAMA // SAN PEDRO DE ATACAMA
Chegada ao aeroporto de Calama, recepção e traslado privativo a San Pedro de Atacama (100 km).

2º Dia - Cordillera de la Sal - Valle de la Luna e Mirante de Kari  (C)
Após o café da manhã iremos fazer um passeio na  Cordillera de la Sal.
Nossa primeira parada será na reserva nacional “Valle de La Luna”, para visitar e observar como está formada a cordilheira (80% de cristal de sal). Os guias explicarão o porquê das surpreendentes formações, os processos geológicos que formaram o Salar de Atacama, o deserto mais árido do planeta. A partir daí, entraremos em uma das paisagens mais espetaculares do deserto de Atacama. Avistaremos um manto de cor branca cobrindo a superfície erodida, nos brindando com uma paisagem indescritível!
Poderemos observar a paisagem de diversos pontos, como a grande duna, o anfiteatro e as 3 Marias, todos propiciando uma vista espetacular!
E finalizamos nosso passeio no Mirante de Kari e Piedra del Coyote.
Retornamos para San Pedro para almoço.
A dica para a tarde é passear pela vila de San Pedro, que é linda e cheia de lugarzinhos bacanas para se visitar.
Obs: Desde o início da pandemia, o Valle de La Muerte não voltou a ser aberto para visitação. 

 

3º Dia - Vale do Arco Iris - Laguna Cejar e Tebinquiche  (C)
Após o café da manhã saímos em direção ao Valle do Arco Iris. 
Para chegar ao Valle del Arcoíris devemos seguir ao interior da Cordilheira  Domeyko, o cordão montanhoso que marca o limite oeste do Salar de Atacama. Aqui, uma série de eventos geológicos aconteceram durante milhões de anos criando uma paisagem montanhosa de múltiplas cores sendo cada uma delas de uma determinada composição mineral.
También visitaremos o sitio arqueológico Petroglifos de Yerbas Buenas, onde através de lindas e antigas formações rochosas observaremos petroglifos de milhares de anos que evidenciam o passar da vida e da cultura Atacameña Lickanantay.
Voltamos para San Pedro para almoçar.
À tarde sairemos em direção ao Salar de Atacama. Nosso primeiro ponto de parada será a Laguna Cejar, uma lagoa salgada e de cor verde esmeralda, cercada por cristais de sal. Devido à grande quantidade de sal em suas águas, pode-se flutuar com facilidade. Após curtirmos essa sensação de entrar em uma lagoa em que não se afunda, adentraremos no “coração do Salar”, até chegarmos aos "Ojos del Salar", duas lagoas enigmáticas de intensa cor azul. Continuando um pouco mais, chegaremos ao nosso destino final - o Salar de Tebinquinche, uma incrível lagoa localizada no coração do imenso Salar de Atacama.

 
4º Dia - Lagunas Altiplânicas e  Piedras Rojas (C,BL)
Pela manhã nos dirigimos ao sul de São Pedro de Atacama, iniciando a subida ao altiplano Chileno, planície que se localiza a mais de 4000 metros de altitude. No caminho encontraremos antigos terrenos de cultivo, ensinamento este herdado dos incas, e que se mantém até os tempos atuais. Pararemos no simpático vilarejo Toconao. Aqui poderemos ver sua igreja dos anos de 1700 feita de pedra vulcânica. E ao redor da praça principal, podemos apreciar o belo artesanato produzido ali. Seguimos então às charmosas “Lagunas Miscanti y Meñiques”.
As lagoas altiplânicas, localizadas a mais de 4360m de altitude, possuem uma espetacular cor azul, que contrasta fortemente com os vulcões Miscanti e Meñiques.  Na laguna Meñiques podemos avistar uma importante colônia de taguas cornudas (fúlica gigante), e outras aves que nidificam na margem da lagoa.  
 
Continuaremos nosso passeio seguindo para o interior da Cordilheira dos Andes, cruzando imponentes montanhas e vulcões com impressionantes cores, até chegar a um dos mais incríveis salares do Chile, o “Salar de Talar”, com uma exuberante seleção de tons que vão desde o amarelo até chegar ao turquesa, cores que contrastam enormemente com o fundo montanhoso e o azul do céu.
Nos dirigiremos então até “Piedras Rojas”, lugar que parece “retirado de outro planeta”. Aqui uma pequena caminhada nos leva a um lugar ainda mais especial.
Ao final do dia retornamos a São Pedro. 
 
5º Dia - Geisers del Tatio - Tour Astronômico (C)
Hoje sairemos bem cedinho para conhecer um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo – os Geisers del Tatio. O percurso sobe bastante a Cordilheira dos Andes, sob um céu andino estrelado, para chegar ao amanhecer nos impressionantes geysers, que encontram-se a uma altitude de 4.320m de altitude. As  baixas temperaturas na hora da chegada permitem o belíssimo encontro das águas em ebulição  que se chocam com a água congelada na superfície, criando um dos mais primitivos espetáculos naturais; gigantescas e brancas colunas de vapor  desprendem-se  por todo o campo geotérmico. Neste cenário tomaremos nosso café da manhã. 
Começaremos nosso retorno a São Pedro. No caminho poderemos observar diferentes espécies de aves em frente ao Vulcão Colorado. 
Chegaremos em San Pedro em torno do horário do almoço.
À noite sairemos para um passeio espetacular e imperdível, o tour astronômico. Afinal estamos no deserto mais árido do mundo, portanto, o melhor lugar para se apreciar com clareza corpos celestes como estrelas, planetas, nebulosas e várias estrelas cadentes. 
Saímos em veículo do centro de San Pedro e em aproximadamente 20 minutos chegamos no observatório, onde encontramos telescópios de diversos tamanhos posicionados estrategicamente para nos mostrar as constelações mais importantes. Será praticamente aula sobre astronomia.
Em seguida nos espera um reconfortante lanche, após sentar algum tempo a céu aberto e dependendo da época, bastante frio... 

 

Atenção: 

- O tour astronômico será feito no dia em que as condições climáticas estiverem as mais favoráveis. Portanto pode ser que haja mudança na ordem deste passeio.
 

Para o passeio aos Geisers recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente pois neste passeio a altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas. E o uso de roupa térmica. O uso de roupa em camadas é fundamental para se proteger do frio. 

6º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA / SALAR DE UYUNI – (C,A,J)
Após o café da manhã, saímos de San Pedro em direção à fronteira com a Bolívia. Na fronteira seremos recebidos por nossos parceiros bolivianos e  trocamos de veículo. O caminho segue em direção à Laguna Verde, onde iremos apreciar a incrível cor verde turquesa de suas águas, bem aos pés do majestoso e imponente Vulcão Llicancahur. São cenários incríveis.  Continuaremos nosso  passeio pelo Vale do Dalí, uma paisagem mágica cheia de formas e cores que lembram as obras do famoso pintor catalão. Nossa próxima parada será em Termas de Chalviri, onde poderemos entrar em suas águas, ao mesmo tempo em que vislumbramos a incomparável paisagem dos Andes bolivianos. 
Chegada no Hotel Palacio de Sal, localizado pertinho do salar. 
Inclui: Almoço (com bebidas) e jantar (sem bebidas)
É inverno de maio a agosto.

7º Dia - COLCHANI - SALAR DE UYUNI – ISLA INCAHUASI (C,A,J)
Hoje partiremos em direção ao Grande Salar de Uyuni, com seus mais de 10 mil metros quadrados de extensão, um visual que não se esquece. Faremos uma parada na cidade de Colchani, onde visitaremos uma fábrica artesanal de processamento de sal. Poderemos conhecer e adquirir peças do  artesanato local. Seguiremos em direção ao próprio salar, e, no caminho visitaremos as nascentes, pontos de borbulhamento do salar, de onde sai água altamente mineralizada. Veremos também como é extraído o sal da região, através de blocos e densas camadas deste mineral.
Nosso almoço será ao estilo Apthapi, que é um padrão tradicional boliviano de compartilhar o alimento. Em seguida, vamos conhecer a Isla Incahuasi, também conhecida como Isla Pescado, onde observaremos os famosos cactus gigantes. Faremos uma curta caminhada até o ponto mais alto da Ilha, de onde tem-se uma belíssima vista da superfície do salar.
Rumaremos para o sul, de onde se descortina um belíssimo pôr do sol, inigualável se comparado a qualquer outra região do mundo. Aqui degustaremos uma deliciosa rodada de vinhos e petiscos. Voltamos então para o hotel Palácio de Sal.
Obs: De dezembro a março, que é a estação das chuvas na região, não é possível atravessar o Salar e visitar a Ilha Incahuasi ou o Vulcão Tunupa. Serão oferecidos outros passeios neste período.

8º Dia - SALAR DE UYUNI – MALLKU CUEVA (C,A,J)
Após o café da manhã, iniciamos nosso traslado em direção ao sul, com destino à cidade de Mallku Cueva Villamar. Durante o trajeto, iremos conhecer a igreja de San Cristóbal, um monumento colonial que teve pedra por pedra deslocada de sua localização original, devido ao fato de terem encontrado riquezas em prata em seu solo. Para conhecermos o modo de vida típico dos habitantes da região, iremos visitar os vilarejos andinos pitorescos de Culpina K e Alota. Teremos, também, a oportunidade de conhecer as impressionantes formações rochosas de el Valle De las Rocas, esculpidas pela ação dos ventos e as pitorescas lagoas de Catal e Vinto. Chegaremos à cidade de Villamar, visitaremos o Forte Necrópole de Tomas Lakjas e as pinturas rupestres da região. Nossa hospedagem hoje será no hotel Jardines de Mallku Cueva.

9º Dia - MALLKU CUEVA – LAGUNA COLORADA – SAN PEDRO (C, A)
Hoje partiremos em direção à Laguna Colorada, onde vamos avistar os famosos flamingos de Puna, endêmicos da região, bem como a grande variedade de fauna selvagem. Dependendo das condições climáticas poderemos apreciar a mudança de tons nas águas da lagoa, de um marrom escuro para o vermelho brilhante, de onde vem a origem de seu nome. Continuaremos nosso caminho de volta ao Chile. Faremos uma parada no Gêiseres Sol de Mañana, com suas termas que nos levam de volta aos tempos primitivos da Terra, para um período muito anterior à existência das primeiras células vivas. Visitaremos as fontes termais de Chalviri e o belíssimo visual da Laguna Verde.
Na fronteira, mudaremos novamente de veículo, e voltaremos para San Pedro com nosso parceiro do Chile. Traslado ao hotel.

10º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA // CALAMA (C)
Em horário apropriado, traslado privativo ao aeroporto de Calama para embarque com destino a Santiago.


 
O Hotel Mallku Cueva não possui apartamento triplo. No caso de 3 passageiros viajando juntos, as acomodações serão em 1 apartamento duplo e 1 apartamento single.

SUPLEMENTO PARA PASSEIOS EM SERVIÇO PRIVATIVO NO DESERTO DE ATACAMA - USD 615 POR PESSOA (BASE 2 PESSOAS)

Saídas

  • DIÁRIAS

O que inclui

INCLUÍDO:
- Traslado Aeroporto Calama / San Pedro de Atacama / Aeroporto Calama (privativo);
- 06 noites (05+01) de hospedagem em San Pedro de Atacama com café da manhã; 
- 03 noites de hospedagem no Salar de Uyuni, sendo 02 noites no Palácio de Sal e 01 noite no Hotel Mallku Cueva com café da manhã;
- Tour de meio dia ao Valle de la Luna e Mirante de Kari (semi-privativo);
- Tour de meio dia ao Valle del Arco Iris (semi-privativo);
- Tour Astronômico (semi-privativo);
- Tour de meio dia a Laguna Cejar e Tebimquiche (semi-privativo);
- Tour de dia inteiro às Lagunas e Piedras Rojas com box-lunch (semi-privativo);
- Tour de meio dia aos Geisers del Tatio (semi-privativo);
- Traslado San Pedro de Atacama / Hito Cajón / San Pedro de Atacama (privativo);
- Passeios no Salar de Uyuni com acompanhamento de guia e entradas nos atrativos (privativo);
- Pensão completa no Salar de Uyuni com bebidas incluídas no almoço;
- Kit Viagem (3);
Seguro Viagem Internacional (Consulte suplemento para maiores de 74 anos).


NÃO INCLUÍDO:
- Passagem aérea;
- Imposto de remessa para o exterior (8%);
- Refeições não mencionadas;
- Despesas Pessoais;
- Gorjetas.
 
 
ATENÇÃO: A PARTIR DE 02/01/16 ENTROU EM VIGOR O NOVO IMPOSTO DE REMESSA PARA O  EXTERIOR. ESTE IMPOSTO NÃO ESTÁ INCLUÍDO EM NOSSAS TARIFAS APRESENTADAS NESTE SITE, E O MESMO SERÁ INFORMADO SEPARADAMENTE. 

Valores

Valores por pessoa - Parte Terrestre

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

DON TOMAS, HOTEL Apto Standard & Apto Standard U$ 4.605 10x U$ 460 U$ 7.363 10x U$ 736 U$ 4.220 10x U$ 422 04/01/2024 até 20/12/2024 solicitar reserva
HOTEL KIMAL Apto Standard & Apto Standard U$ 4.710 10x U$ 471 U$ 7.643 10x U$ 764 U$ 4.307 10x U$ 431 04/01/2024 até 20/12/2024 solicitar reserva
DON TOMAS, HOTEL & Apto Standard & Apto Standard U$ 4.799 10x U$ 480 U$ 7.802 10x U$ 780 U$ 4.408 10x U$ 441 03/01/2025 até 31/01/2025 solicitar reserva
HOTEL KIMAL & Apto Standard & Apto Standard U$ 4.904 10x U$ 490 U$ 8.082 10x U$ 808 U$ 4.495 10x U$ 450 03/01/2025 até 31/01/2025 solicitar reserva
HOTEL TERRANTAI + Apto Standard & Andina U$ 5.076 10x U$ 508 U$ 8.359 10x U$ 836 U$ 4.461 10x U$ 446 + opções de datas 29/07/2024 até 10/09/2024 solicitar reserva
OUR HABITAS + Apto Standard & Estudio Pioneer U$ 5.013 10x U$ 501 U$ 7.898 10x U$ 790 + opções de datas 01/07/2024 até 30/09/2024 solicitar reserva
HOTEL TERRANTAI Apto Standard & Intiwasi U$ 5.320 10x U$ 532 U$ 8.858 10x U$ 886 06/01/2025 até 31/01/2025 solicitar reserva

FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 9 parcelas iguais
- No Cheque: Entrada + 9 parcelas iguais sem juros

IMPORTANTE

- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;
- Não aceitamos pagamentos com cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes. Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.


Crianças
Indica-se o roteiro para crianças acima dos 10 anos de idade, que tenham interesse por natureza, cultura e aventura. CONSULTE VALORES 


RESERVAS
Para iniciar as solicitações de reservas internacionais, é necessário informar os seguintes dados do passageiro:nome/sobrenome, número do passaporte, data de nascimento e nacionalidade. Após confirmação da parte aérea, será solicitado um sinal de US$ 200,00 por passageiro para que se possa dar continuidade à solicitação da parte terrestre. O saldo deverá ser pago imediatamente após a confirmação do pacote, para garantir a reserva.

O valor de sinal pago será deduzido do pacote quando a reserva for integralmente confirmada. Em caso de cancelamento ou alteração por parte do passageiro, não haverá devolução do sinal. Caso a reserva não seja confirmada, o sinal será reembolsado integralmente.
 

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE - Passageiros Brasileiros
- É necessário passaporte com, no mínimo, seis meses de validade ou RG Original em perfeito estado de conservação e com menos de 10 anos desde a emissão.
Preencher a Declaração Jurada de Ingresso a Bolívia: http://sistemas.migracion.gob.bo/sigemig/#/seguridad/login
Levar a declaração impressa.
- É necessária a carteira internacional  de vacinação de febre amarela (tirada com 10 dias de antecedência ao embarque).


Para sua tranqüilidade, providencie a documentação com antecedência. Menores de 18 anos que não estejam acompanhados de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente no embarque.
 

CONDIÇÕES GERAIS
* Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio.
* Preços válidos para mínimo de 2 passageiros.
* Alguns serviços possuem valor adicional nos feriados e nos dias 25/12 e 01/01 e alguns hotéis possuem políticas de mínimo de noites e ceia natal e ano novo obrigatória. Consulte-nos!
* Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita acima.
* A programação acima pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.

 
CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Depoimentos

Deserto de Atacama
Foi tudo ótimo.  Tivemos uma estadia maravilhosa no Tierra Atacama e não queríamos voltar.  Tudo saiu muito bem.

Continue lendo

Foi tudo ótimo.  Tivemos uma estadia maravilhosa no Tierra Atacama e não queríamos voltar.  Tudo saiu muito bem.

Matias Navarro Leon

Deserto de Atacama
Boa Tarde Renata. Eu gostaria de dizer que Adorei a viagem . Atendeu as minhas expectativas. O receptivo em Atacama foi ótimo. Os...

Continue lendo

Boa Tarde Renata.

Eu gostaria de dizer que Adorei a viagem . Atendeu as minhas expectativas.

O receptivo em Atacama foi ótimo. Os guias eram muito bons, prestativos, atenciosos e não mediram esforços para nos atender.

Também gostei do Hotel. Simples mas muito confortável. 

Em geral foi tudo ótimo. E com certeza repetiria essa viagem.

Obrigada pela atenção.

Maria Fernanda

Deserto de Atacama
Quantas emoções vividas,  imersa na natureza esplendorosa durante essa viagem inusitada ao Deserto do Atacama e ao Salar de Yuni, durante 9 dias...

Continue lendo

Quantas emoções vividas,  imersa na natureza esplendorosa durante essa viagem inusitada ao Deserto do Atacama e ao Salar de Yuni, durante 9 dias isolada do que conhecemos por  “civilização “.

A cada viagem me impressiono como essa vivência alarga meus horizontes, acalma minha mente, nutre minha alma e expande o meu Ser.

A vista panorâmica da janela do avião, apreciando a beleza e diversidade da geografia, me remete à pura impermanência. 

Acercando-se de Santiago, montanhas e montanhas marrons, secas, duras, imponentes, algumas com picos nevados, outras com depressões cobertas com águas azuis como as lagoas dos Lençóis Maranhenses.

No voo para Calama, o deserto marrom, plano, pouco relevo, montanhas ao longe.

Ao desembarcar, chuva relâmpago de 5 min e um belo arco-íris completo dando Boas Vindas ao iluminar nosso trajeto de uma hora até San Pedro de Atacama, vilarejo acolhedor de 5.000 habitantes, dos quais 40% nativos.

Chegar ao deserto do Atacama, na altitude de  2.438 m, completamente árido com sua coloração marrom  avermelhada, circundado pelos Andes com suas imponentes montanhas cobertas de neve, é realmente uma experiência singular.

As fotos e as palavras não dão conta de expressar o vivenciado.

Passeando pela região de carro, a paisagem desértica marrom me remeteu ao Cairo, Egito; as formações rochosas à Sedona, EUA; algumas formações calcárias e arenosas à Capadócia, Turquia, e as lagoas com montanhas refletidas aos fiordes Noruegueses.

A sensação é de que saí da Terra e vim para outro planeta.

O solo desértico me recebendo e acolhendo, os Andes ao longe me circundando e abrigando, e a Abóboda Celeste me cobrindo e protegendo.

Estou imersa numa bolha gigantesca de Natureza pura, Sol, Ar Puro, Silêncio!

Transcendental.

Durante 9 dias vi o céu todo o tempo em que estive acordada, respirei ar puro (seco), escutei os sons da natureza, me deslumbrei com a beleza das paisagens e com gradientes de cores, agora entendo como os esquimós veem cem tonalidades de branco, eu vi 100 tonalidades de marrom.

Passeios incríveis:

Vale de la Luna com formações rochosas esbranquiçadas e Vale de Marte com formações rochosas vermelhas, Cordillera de la Sal, com montanhas de sal, me senti literalmente na Lua e em Marte.

Inacreditáveis  e imensas  formações rochosas, imponentes, serenas, diversificadas na constituição e aspecto, impávidas há 45 milhões de anos!

Nossa pequenez como humanidade assombra imersa nessa beleza estonteante, circundada por picos nevados das montanhas e vulcões dos Andes.

Estar aqui com um morador conhecedor de geografia, geologia, antropologia, história e mitologia está sendo um aprendizado incrível, sobre como tudo isso se constitui desde a origem de nosso planeta e vem se transformando, o que só aprofunda meu sentimento de impermanência, reverência à beleza do Universo, e a necessidade premente da Humanidade resgatar um modo de vida integrado em parceria com  Natureza, ao invés de dominador, predatório e destrutivo...

Viajar horas pelo deserto árido, contornando o Salar de Atacama, a alegria ao ver a paisagem verdejante dos oásis assomarem e se aproximarem, me deparar com redemoinhos de terra vermelha, que num átimo me transformaram na Dorothy do Mágico de Oz... muita emoção.

Subir a cordilheira até 4.300 m de altitude e me deparar com as deslumbrantes lagoas de Miscanti e Meñiques cercadas por vulcões nevados refletidos nas águas foi demais, me remeteu ao Fiordes Noruegueses. Queria poder sentar lá e ficar o dia todo simplesmente inebriada pela paisagem, ar puro e silêncio...

Visitas aos vilarejos de Toconao e Pukara de Quitor, onde vivem comunidades locais, e às ruínas incas de Catarpe e Tulor no Vale do Jeré, me permitiram aprender sobre o passado da humanidade no local. 

Excursão pelo Salar de Atacama com paradas para banho nas lagoas Mayor (concentração de sal 100%, uma delícia boiar) e Ojos de Cejar (água doce) e finalizar assistindo ao pôr de sol na laguna Tebinquinche , que tarde inesquecível.

E finalizando com os Geisers del Tatio, na base do vulcão, a 4.320 m de altitude, espetáculo impressionante, dezenas de gêiseres onde são expelidas fumaça, lama e água fervente até 10 m de altura, me transportaram 

para a pré-história.

 

Nova etapa de aventuras: saímos de San Pedro de Atacama, 2.438m , e subimos até à fronteira da Bolívia, em Hito Cajon, 4.700 m. 

Arre! Em uma hora a temperatura cai  de 30 graus para 10 graus, ar rarefeito, difícil respirar...

A mudança na paisagem ao atravessar a fronteira é impressionante, entrando no deserto Pampa Jarras, as cores mudam para tons mais claros, e relevo montanhoso com muitas lagoas, saindo  da planície do Atacama parece que deixamos Marte e aterrissamos na Lua.

Um dia inteiro de viagem pela paisagem mutante e fascinante nos  levou ao Hotel Luna Salada (Lua Salgada), inacreditavelmente todo construído de sal, na beira do Salar de Uyuni.

Ah, o Salar... indescritível. Me senti na superfície lunar, branco, branco e mais branco, quase infinito. 

Um dia inteiro passeando, vendo a Playa Branca, as lagunas, as formações (Ojos de Sal), chegando na ilha Incahuasi, um surpreendente oásis de 12 m de altura, repleto de cactos gigantescos, há 20 dessas ilhas no Salar.

Parada no local de filmagem de Star Wars, fotos divertidas. E ao entardecer chegar na parte alagada do Salar, saímos literalmente do mundo! Caminhávamos na água salgada, girávamos 360 graus, era só água e mais água, com os reflexos do horizonte em todas as direções, mudando paulatinamente à medida que o sol se punha, meu coração acelerado de tanta emoção pela beleza e singularidade do momento...

No dia seguinte, vista a povoados locais, Colchani, Sud Lopez e San Cristobal, áreas de mineração, permitiu conhecer a vida local.

Subida ao mirante do vulcão Oilagüe, (aflitivo estar na boca do vulcão), seguimos pela paisagem do deserto Siloli, atravessando o Vale das Rocas, pedras imensas, depois por cânions de sedimentos, até chegar ao Hotel Ojo de Perdiz, cabanas de pedra no meio do deserto, onde passamos a noite a 4.600 m de altura, nossa , que difícil! 

Frio de 5 graus negativos, falta de ar, respiração ofegante, uma aventura e tanto em um dos hotéis mais altos do mundo...

Na manhã seguinte passamos  pela Laguna Colorada, repleta de lindos flamingos, pela Laguna Verde, pelos Geysers Sol de Lá Mañana, até retornar à fronteira e a San Pedro de Atacama.

Ou seja, em 9 horas fomos  de 4.600 m e 5 graus negativos para 2.400 m e 35 graus positivos, o maior choque térmico da minha vida.

Uma viagem inesquecível, sonho antigo realizado.

 

 

Luiza Schenberg

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.

Baixe o PDF