2º Dia - Cordillera de la Sal - Valle de la Luna e Mirante de Kari (C)
Após o café da manhã iremos fazer um passeio na Cordillera de la Sal.
Nossa primeira parada será na reserva nacional “Valle de La Luna”, para visitar e observar como está formada a cordilheira (80% de cristal de sal). Os guias explicarão o porquê das surpreendentes formações, os processos geológicos que formaram o Salar de Atacama, o deserto mais árido do planeta. A partir daí, entraremos em uma das paisagens mais espetaculares do deserto de Atacama. Avistaremos um manto de cor branca cobrindo a superfície erodida, nos brindando com uma paisagem indescritível!
Poderemos observar a paisagem de diversos pontos, como a grande duna, o anfiteatro e as 3 Marias, todos propiciando uma vista espetacular!
E finalizamos nosso passeio no Mirante de Kari e Piedra del Coyote.
Retornamos para San Pedro para almoço.
A dica para a tarde é passear pela vila de San Pedro, que é linda e cheia de lugarzinhos bacanas para se visitar.
Obs: Desde o início da pandemia, o Valle de La Muerte não voltou a ser aberto para visitação.
3º Dia - Vale do Arco Iris - Laguna Cejar e Tebinquiche (C)
Após o café da manhã saímos em direção ao Valle do Arco Iris.
Para chegar ao Valle del Arcoíris devemos seguir ao interior da Cordilheira Domeyko, o cordão montanhoso que marca o limite oeste do Salar de Atacama. Aqui, uma série de eventos geológicos aconteceram durante milhões de anos criando uma paisagem montanhosa de múltiplas cores sendo cada uma delas de uma determinada composição mineral.
También visitaremos o sitio arqueológico Petroglifos de Yerbas Buenas, onde através de lindas e antigas formações rochosas observaremos petroglifos de milhares de anos que evidenciam o passar da vida e da cultura Atacameña Lickanantay.
Voltamos para San Pedro para almoçar.
À tarde sairemos em direção ao Salar de Atacama. Nosso primeiro ponto de parada será a Laguna Cejar, uma lagoa salgada e de cor verde esmeralda, cercada por cristais de sal. Devido à grande quantidade de sal em suas águas, pode-se flutuar com facilidade. Após curtirmos essa sensação de entrar em uma lagoa em que não se afunda, adentraremos no “coração do Salar”, até chegarmos aos "Ojos del Salar", duas lagoas enigmáticas de intensa cor azul. Continuando um pouco mais, chegaremos ao nosso destino final - o Salar de Tebinquinche, uma incrível lagoa localizada no coração do imenso Salar de Atacama.
4º Dia - Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas (C,BL)
Pela manhã nos dirigimos ao sul de São Pedro de Atacama, iniciando a subida ao altiplano Chileno, planície que se localiza a mais de 4000 metros de altitude. No caminho encontraremos antigos terrenos de cultivo, ensinamento este herdado dos incas, e que se mantém até os tempos atuais. Pararemos no simpático vilarejo Toconao. Aqui poderemos ver sua igreja dos anos de 1700 feita de pedra vulcânica. E ao redor da praça principal, podemos apreciar o belo artesanato produzido ali. Seguimos então às charmosas “Lagunas Miscanti y Meñiques”.
As lagoas altiplânicas, localizadas a mais de 4360m de altitude, possuem uma espetacular cor azul, que contrasta fortemente com os vulcões Miscanti e Meñiques. Na laguna Meñiques podemos avistar uma importante colônia de taguas cornudas (fúlica gigante), e outras aves que nidificam na margem da lagoa.
Continuaremos nosso passeio seguindo para o interior da Cordilheira dos Andes, cruzando imponentes montanhas e vulcões com impressionantes cores, até chegar a um dos mais incríveis salares do Chile, o “Salar de Talar”, com uma exuberante seleção de tons que vão desde o amarelo até chegar ao turquesa, cores que contrastam enormemente com o fundo montanhoso e o azul do céu.
Nos dirigiremos então até “Piedras Rojas”, lugar que parece “retirado de outro planeta”. Aqui uma pequena caminhada nos leva a um lugar ainda mais especial.
Ao final do dia retornamos a São Pedro.
5º Dia - Geisers del Tatio - Tour Astronômico (C)
Hoje sairemos bem cedinho para conhecer um dos campos geotérmicos mais importantes do mundo – os Geisers del Tatio. O percurso sobe bastante a Cordilheira dos Andes, sob um céu andino estrelado, para chegar ao amanhecer nos impressionantes geysers, que encontram-se a uma altitude de 4.320m de altitude. As baixas temperaturas na hora da chegada permitem o belíssimo encontro das águas em ebulição que se chocam com a água congelada na superfície, criando um dos mais primitivos espetáculos naturais; gigantescas e brancas colunas de vapor desprendem-se por todo o campo geotérmico. Neste cenário tomaremos nosso café da manhã.
Começaremos nosso retorno a São Pedro. No caminho poderemos observar diferentes espécies de aves em frente ao Vulcão Colorado.
Chegaremos em San Pedro em torno do horário do almoço.
À noite sairemos para um passeio espetacular e imperdível, o tour astronômico. Afinal estamos no deserto mais árido do mundo, portanto, o melhor lugar para se apreciar com clareza corpos celestes como estrelas, planetas, nebulosas e várias estrelas cadentes.
Saímos em veículo do centro de San Pedro e em aproximadamente 20 minutos chegamos no observatório, onde encontramos telescópios de diversos tamanhos posicionados estrategicamente para nos mostrar as constelações mais importantes. Será praticamente aula sobre astronomia.
Em seguida nos espera um reconfortante lanche, após sentar algum tempo a céu aberto e dependendo da época, bastante frio...
Atenção:
- O tour astronômico será feito no dia em que as condições climáticas estiverem as mais favoráveis. Portanto pode ser que haja mudança na ordem deste passeio.
- Para o passeio aos Geisers recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente pois neste passeio a altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas. E o uso de roupa térmica. O uso de roupa em camadas é fundamental para se proteger do frio.
6º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA / SALAR DE UYUNI – (C,A,J)
Após o café da manhã, saímos de San Pedro em direção à fronteira com a Bolívia. Na fronteira seremos recebidos por nossos parceiros bolivianos e trocamos de veículo. O caminho segue em direção à Laguna Verde, onde iremos apreciar a incrível cor verde turquesa de suas águas, bem aos pés do majestoso e imponente Vulcão Llicancahur. São cenários incríveis. Continuaremos nosso passeio pelo Vale do Dalí, uma paisagem mágica cheia de formas e cores que lembram as obras do famoso pintor catalão. Nossa próxima parada será em Termas de Chalviri, onde poderemos entrar em suas águas, ao mesmo tempo em que vislumbramos a incomparável paisagem dos Andes bolivianos.
Chegada no Hotel Palacio de Sal, localizado pertinho do salar.
Inclui: Almoço (com bebidas) e jantar (sem bebidas)
É inverno de maio a agosto.
7º Dia - COLCHANI - SALAR DE UYUNI – ISLA INCAHUASI (C,A,J)
Hoje partiremos em direção ao Grande Salar de Uyuni, com seus mais de 10 mil metros quadrados de extensão, um visual que não se esquece. Faremos uma parada na cidade de Colchani, onde visitaremos uma fábrica artesanal de processamento de sal. Poderemos conhecer e adquirir peças do artesanato local. Seguiremos em direção ao próprio salar, e, no caminho visitaremos as nascentes, pontos de borbulhamento do salar, de onde sai água altamente mineralizada. Veremos também como é extraído o sal da região, através de blocos e densas camadas deste mineral.
Nosso almoço será ao estilo Apthapi, que é um padrão tradicional boliviano de compartilhar o alimento. Em seguida, vamos conhecer a Isla Incahuasi, também conhecida como Isla Pescado, onde observaremos os famosos cactus gigantes. Faremos uma curta caminhada até o ponto mais alto da Ilha, de onde tem-se uma belíssima vista da superfície do salar.
Rumaremos para o sul, de onde se descortina um belíssimo pôr do sol, inigualável se comparado a qualquer outra região do mundo. Aqui degustaremos uma deliciosa rodada de vinhos e petiscos. Voltamos então para o hotel Palácio de Sal.
Obs: De dezembro a março, que é a estação das chuvas na região, não é possível atravessar o Salar e visitar a Ilha Incahuasi ou o Vulcão Tunupa. Serão oferecidos outros passeios neste período.
8º Dia - SALAR DE UYUNI – MALLKU CUEVA (C,A,J)
Após o café da manhã, iniciamos nosso traslado em direção ao sul, com destino à cidade de Mallku Cueva Villamar. Durante o trajeto, iremos conhecer a igreja de San Cristóbal, um monumento colonial que teve pedra por pedra deslocada de sua localização original, devido ao fato de terem encontrado riquezas em prata em seu solo. Para conhecermos o modo de vida típico dos habitantes da região, iremos visitar os vilarejos andinos pitorescos de Culpina K e Alota. Teremos, também, a oportunidade de conhecer as impressionantes formações rochosas de el Valle De las Rocas, esculpidas pela ação dos ventos e as pitorescas lagoas de Catal e Vinto. Chegaremos à cidade de Villamar, visitaremos o Forte Necrópole de Tomas Lakjas e as pinturas rupestres da região. Nossa hospedagem hoje será no hotel Jardines de Mallku Cueva.
9º Dia - MALLKU CUEVA – LAGUNA COLORADA – SAN PEDRO (C, A)
Hoje partiremos em direção à Laguna Colorada, onde vamos avistar os famosos flamingos de Puna, endêmicos da região, bem como a grande variedade de fauna selvagem. Dependendo das condições climáticas poderemos apreciar a mudança de tons nas águas da lagoa, de um marrom escuro para o vermelho brilhante, de onde vem a origem de seu nome. Continuaremos nosso caminho de volta ao Chile. Faremos uma parada no Gêiseres Sol de Mañana, com suas termas que nos levam de volta aos tempos primitivos da Terra, para um período muito anterior à existência das primeiras células vivas. Visitaremos as fontes termais de Chalviri e o belíssimo visual da Laguna Verde.
Na fronteira, mudaremos novamente de veículo, e voltaremos para San Pedro com nosso parceiro do Chile. Traslado ao hotel.
10º Dia - SAN PEDRO DE ATACAMA // CALAMA (C)
Em horário apropriado, traslado privativo ao aeroporto de Calama para embarque com destino a Santiago.