FÉRIAS JULINAS NA MANTIQUEIRA DE SAO BENTO
* BANHOS DE FLORESTA, VINHO, GASTRONOMIA, FOGUEIRA, ARTESÃOS, EXPERIÊNCIAS E PESSOAS INSPIRADORAS*
DOM A SÁB – 20 a 26/7/ 2025
( C ) – café; (A) – almoço; ( J ) – jantar; ( DV ) – degustação de vinhos,
DOM - 20/7 – SÃO PAULO – MONTEIRO LOBATO – BISTRÔ FIDÉLIS – SÃO BENTO DO SAPUCAÍ ( A )
Encontro às 8h na casa da Freeway, à Praça Guacunduva 107, perto do Metrô Praça da Árvore e saída às 8h30 com destino a Monteiro Lobato.
Chegada por volta das 11h30 à cidadezinha de Monteiro.
Paradinha para uma voltinha pela pitoresca cidadezica.
Continuando um pouco a estrada rural e chegamos à Egilda. E seu Bistrô Fidelis, em meio à natureza.
Aqui almoçamos em mesas debaixo das árvores. Um menu carinhoso preparado pela Egilda.
Depois do almoço subimos a serra em direção a Santo Antônio do Pinhal, em meio a uma bela paisagem, e do alto viramos à esquerda e tomamos o rumo de São Bento do Sapucaí.
Chegada a nossa pousada. Check in.
No final da tarde passeio pelo centrinho de São Bento do Sapucaí. Primeiros contatos com esta gostosa cidadezinha. Um café é muito bem-vindo.
Jantar em São Bento.
SEG – 21/7 – CAPELINHA DE MOSAICO – CACHOEIRA DOS AMORES – BANHO DE FLORESTA – PEDRA DO BAUZINHO – FOGUEIRA (C, A)
Após o café da manhã vamos tomar o rumo da Pedra do Baú.
No caminho paramos na lindinha Capelinha dos Mosaicos.
Depois continuamos até a exuberante Cachoeira dos Amores, em meio a gramados bem cuidados. Lugar de sentar, de apreciar, de se inundar com a melhor energia.
Um espetáculo da natureza.
Depois deste espetáculo de combinação águas em quedas + rochas-que-as-abraçam vamos subir a serra rumo à Pedra do Baú. Chegamos à entrada do Parque do Baú.
Ou seja, ao MONA, o Monumento Nacional da Pedra do Baú, o grande ícone desta região da Mantiqueira.
Nossa van entra no parque e nos deixa na base do Bauzinho.
Da base, em 15 minutos por trilha, alcançamos os altos do Bauzinho. A beleza estonteante do local contrasta com a curta distância para se chegar até ele.
A vista de seu alto, tão facilmente alcançável, é maaaravilhosa. Depois da linda vista do Bauzinho, descemos e retornamos ao planalto. Almoçamos nesses altos.
No meio da tarde descemos a serra até novamente nossa São Bento. E para nossa pousada.
Relax.
À noite nossa proposta é uma fogueira. Sentamos-nos ao seu redor. E desfrutamos de momentos mágicos ( A fogueira poderá ser feita em outra noite ao invés desta, dependendo de nossa predisposição ).
TER – 22/7 – GONÇALVES - FEIRINHA ORGÂNICOS DA MANTIQUEIRA – BANHO DE FLORESTA - CACHOEIRA DAS 7 QUEDAS - FOOTING NA CIDADE - O ATELIÊ DA D. ROSA – ( C )
Após o café da manhã vamos seguir na direção de Gonçalves. A estrada nos oferece lindos visuais da Mantiqueira. Chegamos à cidadezinha de Gonçalves.
Vamos conhecer agora a Feirinha Orgânicos da Mantiqueira, uma feirinha tradicional, já com muito anos. Local junto à natureza onde podermos comprar hortaliças orgânicas, e tomar o café da roça. Depois desta visita vamos conhecer a próxima Cachoeira das 7 Quedas. Uma trilha de 15 minutos já nos leva a duas delas. A primeira, de uma imponência capital. Linda. Lugar de contemplar.
A segunda, mais recôndita, mais suave, com uma grande rocha a nos servir de apoio, para sentar, para deitar, e curtir a vista ao longe. Banho de Floresta.
Almoço em Gonçalves.
Depois vamos dar uma volta pela pequenina cidade ... com suas lojas de decoração de grande charme .... com suas lojinhas de queijos premiados de várias regiões de Minas Gerais .... suas geléias .... cafés especiais ... etc etc ...
Um café aqui também cai muito bem!
No meio da tarde reembarcamos em nossa van, atravessamos a cidadezinha de Gonçalves, e seguimos por uma bela estrada rural em direção à Dona Rosa. Em meio às montanhas chegamos ao simples, rústico e pequenino ateliê da D. Rosa. Que aqui produz telas com tinta feita à base de terra e telas com a casca da bananeira. Além disso ela cria maquetes da vida rural, com pequeninas casas que remetem aos tempos das casas de pau-a-pique, com esses mesmos materiais, e outros, obtidos de descarte e de lixo. D. Rosa é um ícone.
Retornamos à nossa pousada.
Relax.
QUA – 23/7 – VINÍCOLA ESSENZA – SANTO ANTONIO DO PINHAL - ARTISTA EDUARDO MIGUEL - EXPERIENCIA DOS CHÁS NO HERBANÁRIO SÍTIO QUINTAL ( C, DV )
Depois do café da manhã seguimos para Santo Antônio do Pinhal, para a Vinícola Essenza.
O Espaço Essenza foi criado com o intuito de proporcionar, em um único lugar, uma experiência inovadora onde cada pessoa possa se sentir parte integrante dos elementos da Serra da Mantiqueira.
Aqui foram plantadas as videiras de Sauvignon Blanc, Shiraz e Cabernet Franc.
Em fevereiro e março de 2020, após três anos de um minucioso cuidado, ocorreu a primeira colheita.
O espaço possui caminhos ladeados por lavanda e harmonizados com a sinfonia das águas que se chocam nas pedras. Há também uma linda trilha para se caminhar na reserva da Mantiqueira.
O local contém um olival, um vinhedo, e um jardim muito bonito; ali se produz desde vinhos a presunto de Parma, passando por morangos orgânicos. O local oferece também uma vinícola boutique.
Aqui o sommelier Zé Márcio conduz a visitação de uma maneira muito dedicada e exclusiva.
A visitação inclui uma degustação com 3 pratos-petiscos harmonizados com os vinhos produzidos.
Daqui vamos continuar nosso passeio em direção a Santo Antônio do Pinhal.Aqui vamos conhecer o ateliê do escultor Eduardo Miguel. O artista consegue “enxergar” em pequenos galhos e tocos formas que a natureza deixou como pista de sua vivacidade, e disso extrai todo o potencial vital que somente olhos espiritualizados podem captar. Seus pássaros já rodaram o mundo. Suas histórias, de um homem de rádio e TV para um artista ecológico consumado, já constam das mais afamadas revistas de arte do mundo. E do Eduardo seguimos ao Herbanário Sítio Quintal onde Helô nos recebe. Uma grande estudiosa e pequena produtora de ervas, plantas medicinais e chás vai nos proporcionar uma experiência sensorial. Momentos muito especiais !
No final da tarde livre um tempinho livre em Santo Antônio do Pinhal. Para ver suas lojinhas, seus chocolates, seus azeites, seus doces e geleias, suas livrarias, caminhando por sua atraente rua principal .....e claro, degustar alguma destas delícias !
Retorno ao final do dia para nossa pousada em São Bento.
QUI – 24/7 –– BAIRRO DO QUILOMBO – ATELIÊ DITINHO JOANA – ARTE NO QULOMBO – TARDE LIVRE EM SÃO BENTO ( C, A )
Após o café da manhã seguimos ao vizinho Bairro do Quilombo, originado de um quilombo de escravizados que para cá fugiam provenientes das fazendas vizinhas das Minas Gerais.
Nossa parada aqui será no ateliê do Ditinho Joana, no centrinho da prosaica pracinha do Quilombo. Esperamos encontrá-lo lá, um pequeno astro, pequeno no tamanho, enorme na genialidade, um artesão das madeiras recolhidas do solo das florestas. Vamos conhecer suas obras que cruzaram fronteiras!!
Depois desta visita vamos conhecer o Arte no Quilombo, belo e amplo espaço construído para que as artesãs da comunidade local tivessem onde expor e comercializar seu artesanato em palha de bananeira!
Retorno ao centro da cidade.
Almoço.
Tempo livre para descobrir mais São Bento, o casarão da Paulinha, com seu café, livraria, gramado ... tempo para desfrutar de uma massagem (opcional, previamente agendada no início da semana).
Tempo para tomar um delicioso sorvete na praça do coreto.
Jantar.
SEX – 25/7 – SÍTIO BOTÂNICA MANTIQUEIRA - A LAVANDA. COLHEITA E DESTILAÇÃO DA PLANTA AROMÁTICA DA ESTAÇÃO. SINERGIAS E PREPARAÇÃO DE PERFUME INDIVIDUAL – ( C, A )
Hoje é mais um dia especial. Talvez um dos mais especiais.
Vamos conhecer, e participar ativamente de um projeto de bem estar, qualidade de vida e reinvenção de vida: a Botânica Mantiqueira.
Vamos começar colhendo a planta aromática da estação, e colocá-la para destilar, acompanhando seu processo. Depois teremos uma sessão de experiências olfativas.
Nossas atividades continuam agora com mão na massa. Iremos aprender as sinergias com os óleos essenciais e sobre as ervas com o botânico raiz, Lincoln, nascido e crescido na terra do Bairro dos Mellos, em Campos.
As atividades se darão no Sítio Botânica Mantiqueira, nos altos do Serrano, na área rural de São Bento.
Intervalo para um gostoso almoço ali próximo.
Após o almoço retornamos à Botânica.
As experiências com os óleos essenciais continuam. Aprendemos, cheiramos, criamos, desfrutamos.
No final da tarde retorno à nossa pousada.
Jantar.
SÁB – 26/7 – ZALAZ - FAZENDA COM CAFÉ PREMIADO E CERVEJARIA ARTESANAL EM PARAISÓPOLIS - SÃO PAULO ( C )
Nosso último café da manhã juntos. Após o café da manhã vamos seguir para as montanhas de Paraisópolis.
E chegamos à ZALAZ. Uma fazenda sustentável, produtora de um café especial (orgânico e sombreado – e que recebeu o prêmio de primeiro colocado no Brasil em 2011), e de cervejas com o terroir da fazenda. Através de linhas de fermentação selvagem e uso de barris de madeira, eles desenvolvem cervejas com utilização da microflora local, além de cervejas sazonais com ingredientes colhidos na fazenda. Aqui teremos inclusive a oportunidade de degustar na fonte a cevada maltada. Deliciosa.
Fabricio e Junia nos recebem. Com muito conhecimento para compartilhar. São artesãos e produtores rurais. Veremos a continuidade e aperfeiçoamento de uma tradição que remonta a uma sesmaria recebida de D Pedro II, e a criação da fazenda, já há muitas gerações.
O manejo é orgânico, com certificação desde o ano de 2000. Há sempre a busca da sustentabilidade e novas formas de interação com a terra, com plantios agroecológicos.
Os cafés são torrados em pequenos lotes, todos especiais e orgânicos. Busca-se expressar em cada xícara o terroir de cada pedacinho de terra em que ele foi cultivado, as condições do ano, da variedade e do processamento.
Aqui curtiremos, degustaremos cervejas e café, aprenderemos .... e almoçaremos .... segundo Fabricio, a melhor comida da Mantiqueira .. o desafio está lançado, e caberá a vocês, confirmá-lo ou não.
Depois desta experiência de fecho de nossa viagem iniciamos o retorno a São Paulo, onde devemos chegar por volta das 20h na Freeway com parada anterior numa estação do metrô.
*****
OBS : Os passeios poderão sofrer alteração de dia ou horário em função do tempo, ou de conveniências dos parceiros locais. Alguma atividade poderá ter que ser substituída por outra por fatores alheios à nossa vontade.
HOSPEDAGEM - Chalés Montanha