Roteiro

FÉRIAS JULINAS NA MANTIQUEIRA

- BANHO DE FLORESTA, ARTE E EXPERIÊNCIAS -



DOM A SÁB – 21 a 27/7/2024


( C ) – café; ( DV ) – degustação de petiscos e vinhos; (A) – almoço; ( J ) – jantar; ( CT ) – consumação 



DOM - 21/7 – SÃO PAULO – MONTEIRO LOBATO – BISTRÔ FIDÉLIS - SANTO ANTONIO DO PINHAL – ARTISTA EDUARDO MIGUEL – OLARIA PAULISTANA - SÃO BENTO DO SAPUCAÍ ( A ) Encontro às 8h na casa da Freeway, à Praça Guacunduva 107, perto do Metrô Praça da Árvore e saída às 8h30 com destino a Monteiro Lobato. Chegada por volta das 11h30 à cidadezinha de Monteiro. Paradinha para uma voltinha pela pitoresca cidadezica. Continuando um pouco a estrada rural chegamos à Egilda. E seu Bistrô Fidelis, em meio à natureza. Aqui almoçamos em mesas debaixo das árvores. Um menu carinhoso preparado pela Egilda. Depois do almoço subimos a serra na direção de Santo Antonio do Pinhal. Aqui vamos conhecer o ateliê do escultor Eduardo Miguel. O artista consegue “enxergar” em pequenos galhos e tocos formas que a natureza deixou como pista de sua vivacidade, e disso extrai todo o potencial vital que somente olhos espiritualizados podem captar. Seus pássaros já rodaram o mundo. Suas histórias, de um homem de rádio e TV para um artista ecológico consumado, já constam das mais afamadas revistas de arte do mundo. Daqui seguimos ao centrinho de Santo Antonio. Onde nos aguarda a Cris. Em sua loja da Olaria Paulistana. Aqui escolheremos biscoitos de cerâmica, em seus mais variados formatos. Cada um escolhendo a peça que mais lhe agrada. Estas peças pintaremos na quinta-feira. Agora um cafezinho é muito bem vindo! E depois vamos seguir para nosso destino: São Bento do Sapucaí. Em quarenta minutos estaremos em nossas pousadas. Check in. Relax. Jantar 

 

 

SEG - 22/7 – DITINHO JOANA – ARTE NO QUILOMBO - CAPELINHA DE MOSAICO – CACHOEIRA DOS AMORES – BANHO DE FLORESTA - POR DO SOL NO BAUZINHO (C, A ) Neste dia nosso programa nos leva ao bem próximo bairro do Quilombo, originado de um quilombo de escravizados que para cá fugiam provenientes das fazendas vizinhas das Minas Gerais. Nossa parada aqui será no ateliê do Ditinho Joana, no centrinho da prosaica pracinha do Quilombo. Esperamos encontrá-lo lá, um pequeno astro, pequeno no tamanho, enorme na genialidade, um artesão das madeiras recolhidas do solo das florestas. Vamos conhecer suas obras que cruzaram fronteiras!! Depois desta visita vamos conhecer o Arte no Quilombo, belo e amplo espaço construído para que as artesãs da comunidade local tivessem onde expor e comercializar seu artesanato em palha de bananeira ! Daqui vamos seguir rumo à Pedra do Baú. No caminho paramos na lindinha Capelinha dos Mosaicos. Depois continuamos até a exuberante Cachoeira dos Amores, em meio a gramados bem cuidados. Lugar de sentar, de apreciar, de se inundar com a melhor energia. Almoço tardio. No meio da tarde vamos subir a serrinha rumo Pedra do Baú. Onde nosso objetivo é o Bauzinho. Nossa subida de serra nos leva à entrada do Mona, o Monumento Nacional da Pedra do Baú, o grande ícone desta região da Mantiqueira. Nossa van / micro-ônibus entra no parque e nos deixa na base do Bauzinho. Da base, em 10 minutos por trilha, alcançamos os altos do Bauzinho. A beleza estonteante do local é contrasta com o pequeno tamanho da trilha para chegar a ele. A vista de seu alto, tão facilmente alcançável, é maaaravilhosa. E escolhemos especialmente o momento do por do sol para estarmos aqui. Neste local tão inspirador. À noitinha retornamos à cidade. Jantar.

 

 

TER – 23/7 – GONÇALVES - FEIRINHA E CAFÉ ORGÂNICOS DA MANTIQUEIRA – BANHO DE FLORESTA - CACHOEIRA DAS 7 QUEDAS - ALMOÇO AO PÉ DA PEDRA – FOOTING NA CIDADE - NANO CERVEJARIA TEREZA - O ATELIÊ DA D. ROSA – ( C , A ) Após nosso café da manhã vamos seguir na direção de Gonçalves. A estrada nos oferece lindos visuais da Mantiqueira. Chegamos à cidadezinha de Gonçalves. Vamos conhecer agora a Feirinha e Café Orgânicos da Mantiqueira, uma feirinha tradicional, já com muito anos. Local junto à natureza onde podermos degustar quitutes orgânicos, comprar produtos orgânicos, hortaliças, dentre outros, apreciar artesanatos locais, e tomar o café da roça. Depois desta visita vamos conhecer a próxima Cachoeira das 7 Quedas. Uma trilha de 15 minutos já nos leva a duas delas. A primeira, de uma imponência capital. Linda. Lugar de contemplar. A segunda, mais recôndita, mais suave, com uma grande rocha a nos servir de apoio, seja para sentar, seja para deitar, lugar de entrar na água. E de nos deixarmos ser massageados por uma destas cachoeirinhas massageadoras. Banho de Floresta. Daqui seguimos em nosso micro / van ao o interior de Gonçalves, em meio a lindas paisagens. Chegamos ao Restaurante Ao Pé da Pedra. Uma carinhosa comida mineira de roça em meio a uma bela paisagem. Depois do almoço vamos dar uma volta pela pequenina Gonçalves ... com suas lojas de decoração de grande charme .... com suas lojinhas de queijos premiados de várias regiões de Minas Gerais .... com suas geleias .... cafés especiais ... etc etc ... Um café aqui também cai muito bem ! No final da tarde reembarcamos em nosso transporte, atravessamos a cidadezinha de Gonçalves, e seguimos por uma linda estrada rural em direção à Nano Cervejaria da Tereza, em meio à natureza. Aproveitamos para apreciar a paisagem montanhosa em cada momento. Chegamos à Cervejaria. Lugar de relaxar, apreciar, degustar. Após essa pausa deliciosa continuamos a estrada rural. Pelos interiores de Gonçalves. E aí chegamos ao simples, rústico e pequenino Ateliê da D. Rosa, na natureza. Que aqui produz telas com tinta feita à base de terra e telas com a casca da bananeira. Além disso ela cria pequeninas casas que remetem aos tempos das casas de pau-a-pique, com esses mesmos materiais, e outros, obtidos de descarte e de lixo. D. Rosa é um ícone. No início da noite vamos nos dirigir à atividade-fecho deste dia, a Festa Junina da Roça (que poderá acontecer nesta ou em uma outra noite). Retorno a nossa pousada.

 

 

 

QUA – 24/7 – VINÍCOLA ESSENZA EM SANTO ANTONIO – PARQUE DA LAGOINHA EM CAMPOS DO JORDÃO – PROJETO MÃOSTIQUEIRAS – SARAU MUSICAL NO HOTEL TORIBA (C, DV, CT) Depois do café da manhã seguimos para Santo Antonio do Pinhal, para a Vinícola Essenza. O Espaço Essenza foi criado com o intuito de proporcionar, em um único lugar, uma experiência inovadora onde cada pessoa possa se sentir parte integrante dos elementos da Serra da Mantiqueira. Aqui foram plantadas as videiras de Sauvignon Blanc, Shiraz e Cabernet Franc. Em fevereiro e março de 2020, após três anos de um minucioso cuidado, ocorreu a primeira colheita. O espaço possui caminhos ladeados por lavanda e harmonizados com a sinfonia das águas que se chocam nas pedras. Há também uma linda trilha para se caminhar na reserva da Mantiqueira. O local contém um olival, um vinhedo, e um jardim muito bonito; ali se produz desde vinhos a presunto de Parma, passando por morangos orgânicos. O local oferece também uma vinícola boutique. Aqui o sommelier Zé Márcio conduz a visitação de uma maneira muito dedicada e exclusiva. A visitação inclui uma degustação com 3 pratos-petiscos harmonizados com os vinhos produzidos. Daqui vamos subir a serra na direção de Campos do Jordão. Passar dos 850m aos 1750m de altitude. Aqui vamos conhecer o lindo Parque da Lagoinha, na direção do Horto Florestal. O parque abriga o projeto Mãostiqueiras, em que as mulheres de Campos do Jordão foram ensinadas a utilizar a lã das ovelhas para criar peças as mais variadas, e com isso gerar renda para si ... os resultados são surpreendentes .... conheceremos os processos, o tingimento, e apreciaremos os lindos produtos criados com a lã. No final da tarde vamos nos dirigir ao próximo Hotel Toriba, em meio a estas florestas de pinheiros-araucária nesses altos de Campos do Jordão, hotel este um ícone na história e na arte de bem receber em Campos do Jordão. E também um ícone em termos de paisagismo. Aqui poderemos desfrutar de um sarau musical delicioso, o Toriba Musical, que vai das 19h às 20h30. Depois desta experiência maravilhosa retornamos a nossas pousadas em São Bento.

 

 

QUI – 25/7 – PINTURA DOS BISCOITOS DE CERÂMICA – RESTANTE DO DIA LIVRE PARA DESFRUTE INDIVIDUAL ( C )

Na parte da manhã vamos pintar as peças que escolhemos lá na Olaria Paulistana. Cris estará aqui conosco, com suas tintas e pincéis, para fazer a facilitação da pintura. As peças, depois de pintadas, passarão pela queima no forno da Cris ..... Sendo que depois passaremos para pegá-las ... para cada um levar sua peça para São Paulo (ou seu destino final ). Depois tempo livre, pelo resto do dia, para aproveitar massagens, jacuzzis, passeios por São Bento, compras de queijos, azeites, geleias, vinhos, etc etc etc ... ou simplesmente relaxar, fazer sauna, etc etc .. No final da tarde a proposta é degustar os cafés especiais e os quitutes do Carlos e da Vania, do Café Mariquinha, situado na entrada da Pousada do Quilombo.

 

 

 

SEX – 26/7 – SÍTIO BOTÂNICA MANTIQUEIRA - A LAVANDA. COLHEITA E DESTILAÇÃO DA PLANTA AROMÁTICA DA ESTAÇÃO. SINERGIAS E PREPARAÇÃO DE PERFUME INDIVIDUAL – PLANTIO DE ÁRVORES DA MATA ATLÂNTICA – SESSÃO DE ESCALDA-PÉS ( C, A ) Hoje é mais um dia especial. Talvez um dos mais especiais. Vamos conhecer, e participar ativamente de um projeto de bem estar, qualidade de vida e reinvenção de vida: a Botânica Mantiqueira. Vamos começar colhendo a planta aromática da estação, e colocá-la para destilar, acompanhando seu processo. Depois teremos uma sessão de experiências olfativas. Nossas atividades continuam agora com mão na massa. Iremos aprender a preparar sinergias com a alquimista Solange Magalhães e o perfumista Theo Bibancos, de modo a cada um de nós conseguir criar o seu roll on. As atividades se darão no Sítio Botânica Mantiqueira, nos altos do Serrano, na área rural de São Bento. Intervalo para um gostoso almoço ali próximo. Após o almoço retornamos à Botânica. As experiências com os óleos essenciais continuam. Aprendemos, cheiramos, criamos, desfrutamos. No meio da tarde vamos deixar a nossa “pegada-do-bem” planetária. Vamos plantar árvores da mata atlântica. E depois teremos um mimo para nosso corpo: um escalda-pés. Nosso dia se encerra com uma parada na Cervejaria 3 Orelhas, também na natureza, para aqui fecharmos nosso dia com cervejas artesanais, sucos e petiscos.

 

 

SÁB – 27/7 – FAZENDA, CAFÉ PREMIADO E CERVEJARIA ARTESANAL ZALAZ EM PARAISÓPOLIS - SÃO PAULO ( C )

Nosso último café da manhã juntos. Depois desta experiência seguimos para as montanhas de Paraisópolis. Aqui, em sua zona rural, se encontra a ZALAZ. Uma fazenda sustentável, produtora de um café especial (orgânico e sombreado – e que recebeu o prêmio de primeiro colocado no Brasil em 2011), e de cervejas com o terroir da fazenda. Através linhas de fermentação selvagem e uso de barris de madeira, eles desenvolvem cervejas com utilização da microflora local, além de cervejas sazonais com ingredientes colhidos na fazenda. Aqui teremos inclusive a oportunidade de degustar na fonte a cevada maltada. Deliciosa. Fabricio e Junia nos recebem com enlevo. E muito conhecimento para compartilhar. São artesãos e produtores rurais. Veremos a continuidade e aperfeiçoamento de uma tradição que remonta a uma sesmaria recebida de D Pedro II, e a criação da fazenda, já há muitas gerações. O manejo é orgânico, com certificação desde o ano de 2000. Há sempre a busca da sustentabilidade e novas formas de interação com a terra, com plantios agroecológicos. Os cafés são torrados em pequenos lotes, todos especiais e orgânicos. Busca-se expressar em cada xícara o terroir de cada pedacinho de terra em que ele foi cultivado, as condições do ano, da variedade e do processamento. Aqui curtiremos, degustaremos cervejas e café, aprenderemos .... e almoçaremos .... segundo Fabricio, a melhor comida da Mantiqueira .. o desafio está lançado, e caberá a vocês confirmá-lo ou desfirmá-lo. Depois desta experiência de fecho de nossa viagem iniciamos o retorno a São Paulo, onde devemos chegar por volta das 20h na Estação Vergueiro do Metrô.

 

 

 

*****

 

 

 

OBS : Os passeios poderão sofrer alteração de dia ou horário em função do tempo, ou de conveniências dos parceiros locais.

 

 

OBS 2: A Festa Junina da Roça dependerá do calendário local.

 

 

 

HOSPEDAGEM: Chalés Montanha

Saídas

  • 21

    Jul

    2024

O que inclui

Incluídos:

- 6 noites de hospedagem nos Chalés Montanha 

- Transporte em van ou micro-ônibus

- Guias

- 4 almoços 

- Degustação de Vinhos no Essenza

- Consumação no Toriba

- Ingressos para demais experiências, degustações, atrações e atividades

- Seguro

- Kit viagem


Não inclusos:

- Bebidas
- Refeições não mencionadas acima
- Ingresso(s) Festa(s) Junina(s)
- Peças individuais de cerâmica
- Experiências extras na ZALAZ
- Outros itens não explicitados como inclusos acima

- Extras


Valores

Valores por pessoa - Parte Terrestre

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

Chalés Montanha Standard R$ 5.890 8x R$ 736 R$ 6.990 8x R$ 874 21/07/2024 até 27/07/2024 solicitar reserva

FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais
- No Cheque: Entrada + 7 parcelas iguais sem juros

IMPORTANTE

- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;
- Não aceitamos pagamentos com cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes. Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.
 
 
TRAZER NA VIAGEM:
- Mochilinha para passeio e caminhadinhas ( mãos livres é importante )    
- Tênis antiderrapante e confortável ( essencial .... não dá para caminhar com rasteirinha, bota de salto, tênis com solado liso, sapato, sandália, etc )    
- Outro calçado confortável         
- Sapatilha aquática para cachoeira (se tiver)        
- Roupa de Banho         
- Agasalhos         
- Capa de Chuva        
- Guarda Chuva    
- Filtro Solar         
- Óculos de Sol        
- Chapéu         
- Suas roupas pessoais         
- Seus medicamentos pessoais
- Lanterna ( para volta do Bauzinho )

Depoimentos

Serra da Mantiqueira
Adorei a viagem. Descobri o roteiro e a agência através do Instagram do Edgar, cujo perfil eu seguia por compartilhar de...

Continue lendo

Adorei a viagem. Descobri o roteiro e a agência através do Instagram do Edgar, cujo perfil eu seguia por compartilhar de gostos e opiniões. Encontrei o que esperava. Passeios muito focados na natureza, com experiências alternativas voltadas para a sustentabilidade e caminhadas, tudo isso em um lugar lindo. Além disso, encontrei uma turma com os mesmos interesses que eu, com bom nível cultural, educada e gentil. Parabéns ao Edgar pelo roteiro e aos guias maravilhosos que cuidaram tão bem de todos nós.

Carla Bender Kotzian

Serra da Mantiqueira
Oi, Ana Luiza! Tudo bem? Gostamos muito desse tipo de viagem a Delfim Moreira!  O Hotel nos recebeu muito bem e o chalé...

Continue lendo

Oi, Ana Luiza! Tudo bem?
Gostamos muito desse tipo de viagem a Delfim Moreira! 
O Hotel nos recebeu muito bem e o chalé que nos foi oferecido estava ótimo! O local é muito bonito e o tempo ajudou bastante! Não sei se porque só estávamos nós no Hotel Fazenda, mas tudo estava ótimo desde o café da manhã, o almoço com opções de pratos muito boas (acabamos almoçando lá duas vezes) e o jantar, com opções de sopa! O pessoal é muito simpático e atencioso! E os procedimentos contra o Covid são todos observados!
Os passeios foram ótimos. Creio que seja um local que poucos conhecem e que necessita ser mais divulgado! 
O guia ofereceu toda a assistência necessária. Ele foi falar conosco no dia da chegada e explicou como seriam os passeios! 
Resumindo, adoramos o passeio e o recomendamos!

 

Marcia

Serra da Mantiqueira
Eu adorei essa viagem a Mantiqueira: todos os locais visitados foram muito bem escolhidos . A pousada, achei um espetáculo: confortável,...

Continue lendo

Eu adorei essa viagem a Mantiqueira: todos os locais visitados foram muito bem escolhidos . A pousada, achei um espetáculo: confortável, bonita, excelente café da manhã.

Maria Élide Bortoletto

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.

Baixe o PDF