Armênia e Geórgia
08 dias / 07 noites
SAÍDAS AOS SÁBADOS
(Mínimo de 2 passageiros)
Saídas 2024:
Agosto: 3, 10, 17, 24, 31 | Setembro: 7, 14, 21, 28 | Outubro: 5, 12, 19, 26 | Novembro: 2, 9, 16, 23, 30 | Dezembro: 7, 14, 21 |
*Legenda: C=café da manhã;
1º Dia – SÁBADO - YEREVAN
Chegada ao Aeroporto Internacional de Zvartnots e traslado ao hotel. Hospedagem.
2º Dia – DOMINGO - YEREVAN - (C)
Café da manhã no hotel. Em horário apropriado, nos encontraremos com o guia na recepção do hotel para saída. Visitaremos os principais locais da capital como a Praça da República, Cascada com o centro de arte contemporânea Cafesjian, rua Abovyán, etc. Continuaremos em direção a Tsitsernakaberd, pois seria impossível ter uma ideia do caráter e da idiossincrasia do povo armênio sem conhecer um dos acontecimentos mais cruéis de sua história recente: o genocídio pelas mãos dos otomanos em 1915. Iremos visitar o Parque Memorial e o Museu das Vítimas do Genocídio. Também visitaremos o famoso mercado de pulgas de Vernisaje. Tempo livre para passear pela capital. Hospedagem.
3º Dia – SEGUNDA-FEIRA - YEREVAN / GUEGHARD / GARNI / YEREVAN - (C)
Café da manhã no hotel. Viagem ao Mosteiro de Gueghard (séculos VII-XII, UNESCO), cuja singularidade está parcialmente escavada na rocha. Excursão no mosteiro. Nossa próxima parada será no Templo Pagão Garni, o único templo pagão preservado no território da antiga União Soviética (século I dC, UNESCO) onde veremos os banhos de estilo romano. Retorno para Yerevan. Tempo livre. Hospedagem.
4º Dia - TERÇA-FEIRA - YEREVAN / ECHMIADZIN / ZVARTNOTS / YEREVAN - (C)
Café da manhã no hotel. Viajaremos para Echmiadzin, o centro espiritual de todos os armênios, a residência dos católicos e a primeira igreja cristã do mundo (303 DC, UNESCO), onde aprenderemos sobre os primeiros anos da história cristã armênia. Assistiremos à missa na igreja matriz. Continuaremos em direção às ruínas da Catedral de Zvartnots (UNESCO) datadas do século VII, uma das obras mais extraordinárias da arquitetura eclesiástica. Retorno para Yerevan. Hospedagem.
5º Dia – QUARTA-FEIRA - YEREVAN / SEVAN / DILIJAN / SADAKHLO / TBILISI - (C)
Café da manhã. Encontro com motorista. Partida para Tbilisi, ao longo do caminho veremos “a pérola da Armênia”, Lago Sevan, o segundo maior lago alpino do mundo (1900 m). Continuamos até a cidade de Dilijan chamada pelos habitantes locais de “Suíça Armênia” por sua vegetação abundante, florestas ricas e paisagens impressionantes. Chegada ao posto fronteiriço de Sadakhlo, após formalidades aduaneiras, sem mudança de guia e veículo. Transfer para o Hotel em Tbilisi. Hospedagem.
6º Dia – QUINTA-FEIRA - TBILISI - (C)
Após o café da manhã, nos encontraremos com guia e motorista. Hoje vamos explorar a capital da Geórgia. Aqui há mito e história, cultura e tradições, natureza variada e gente hospitaleira; tudo misturado, inspirando poesia, canções polifônicas e danças elegantes. Uma mistura de cultura, o cheiro das especiarias, diferentes nacionalidades reunidas nas ruas, destinos díspares partilhando o mesmo pátio... a cidade que era, por sua vez, dominada por mercadores, guerreiros, tiranos e ditadores. Passearemos pelo centro histórico e sentiremos a história desta cidade. Hoje, Tbilisi é uma cidade moderna, com museus e teatros conhecidos, galerias de arte, igrejas e escavações arqueológicas; casas de banho de enxofre, pequenas ruas com pátios interiores, rodeadas de varandas que se projetam sobre os abismos. A maior parte da visita será feita caminhando pela parte antiga da cidade. Hospedagem.
Lugares para visitarmos:
- Breve passagem pela Avenida Rustaveli, a artéria principal da cidade, lugar de encontro de muitos georgianos e famosa por seus edifícios emblemáticos.
- Igreja Metekhi (Séculos XII – XIII) foi construída por ordem do rei Demeter o segundo (“O devoto”), mesmo a antiga igreja que estava aí realmente data do século V. Esta área foi considerada um lugar tanto religioso como real e por isso, no século XII o palácio real foi trasladado próximo da igreja;
- A fortaleza de Narikala (Século IV) é a principal cidadela da cidade, desde a qual teremos vistas de toda a parte antiga de Tbilisi. Durante muitos séculos, Narikala foi considerada um ponto estratégico muito importante e tanto os governantes locais como os invasores foram acrescentando diferentes construções à fortaleza;
- O bairro Abanotubani das casas de banhos de aguas sulfúricas;
- A catedral de Sioni (Séculos VII – XIX) foi iniciada no ano 500. Esta catedral foi saqueada e danificada muitas vezes ao longo da historia. A pesar disso, a catedral de Sioni sobreviveu a todos estes eventos e atualmente, é talvez um símbolo da cidade.
- A basílica Anchiskhati e seu campanario (Século VI – XVIII), uma das mais antigas de Tbilisi.
Opcional: visita ao Museu Nacional ou ao Museu Etnográfico ou à Galeria (consultar valores)
7º Dia - SEXTA-FEIRA - TBILISI / UPLISTSIKHE / GORI / MTSKHETA / TBILISI - (C)
Após o café da manhã, iniciaremos a viagem até a região de Kartli, conhecida como o coração da Geórgia. É uma região rica em campos verdes, agricultura e monumentos históricos. Após finalizar as visitas, retornaremos a Tbilisi, via Mtskheta, uma das cidades mais antigas da Geórgia, habitada desde o segundo milênio a.C. e que atualmente é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e um museu vivo com diversos monumentos arquitetônicos. Hospedagem.
Lugares para visitarmos:
- A cidade escavada na rocha de Uplistsikhe (1º milênio aC), na tradução significa "A Fortaleza de Deus", é uma antiga cidade-caverna ao ar livre, localizada no cruzamento de importantes rotas comerciais. Foi o principal centro do paganismo e representa um complexo de salas, cavernas, teatros, templos, altares pagãos, túneis, prisões secretas, farmácia, passagens de rua, tudo esculpido em pedra numa área de 4 hectares. No auge de sua prosperidade, a cidade tinha uma população de 20.000 habitantes. Nos séculos IX e X, uma basílica de três naves foi acrescentada ao complexo.
- O Museu Stalin na sua cidade natal, Gori. Além de visitar o edifício principal, onde veremos fotografias históricas que representam a vida do líder da União Soviética, veremos a autêntica casa onde ele nasceu, bem como o vagão de trem muito curioso, com o qual viajou durante a Segunda Guerra Mundial.
- Igreja Jvari (séculos VI a VII), Patrimônio da UNESCO, uma obra-prima do início do período medieval e um dos melhores exemplos do design clássico de conchas em miniatura que impressiona os visitantes com sua grandeza e integridade.
- Svetitskhoveli (século XI dC), Patrimônio da UNESCO, que pode ser traduzido como “O pilar que dá vida”. É a igreja principal de Mtskheta e um local sagrado, onde segundo a crença georgiana, o manto de Cristo é guardado.
8º Dia - SÁBADO - TBILISI
No horário combinado, encontro com o motorista, traslado ao aeroporto. (*o serviço de guia será fornecido mediante suplemento)
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES
CATEGORIA PRIMEIRA:
YEREVAN: Hotel Imperial
TBILISI: Hotel Graff
CATEGORIA PRIMEIRA SUPERIOR:
YEREVAN: Hotel Hilton by Doubletree ou Ramada by Wyndham
TBILISI: Hotel Mercure
SUPLEMENTO PARA SERVIÇOS ADICIONAIS:
Suplemento para regime de meia-pensão (6 almoços em restaurantes turísticos) - USD 165 por pessoa;
Visita ao Museu Nacional ou ao Museu Etnográfico ou à Galeria em Tbilisi durante o 6° Dia - USD 20 por pessoa por 1 museu (não inclui taxa de guia do museu);
Serviço de guia durante o traslado para o aeroporto - USD 90 por trajeto.