India & Nepal - Espiritualidade e Tradições - Saída Especial em Grupo
13 dias / 12 noites - 21/11 a 03/12/2024
INÍCIO EM CATMANDU DIA 21 DE NOVEMBRO
*Legenda: C: café da manhã | J: jantar | CT: chá da tarde
1º DIA – 21/11 - QUINTA-FEIRA - CATMANDU
Chegada no aeroporto de Catmandu. No desembarque, encontro com a equipe e transfer até o hotel para check-in e pernoite.
2º DIA – 22/11 - SEXTA-FEIRA - CATMANDU / NAGARKOT - (C)
Opcional: sobrevoo ao Everest um voo até o topo do mundo: tome um avião que parte do aeroporto de Catmandu e voe pelos Himalaias. Você terá vistas panorâmicas dos picos nevados (duração aprox. do voo: 50 min.). Valor do suplemento mencionado a seguir. Voo sujeito a condições climáticas.
Café da manhã no hotel. Para quem fez o sobrevoo, o café será tomado na volta. Pela manhã, visite a Praça Imperial Bhaktapur – que significa “Cidade dos devotos”. A mais bem preservada das 3 cidades medievais do vale. Guarda algumas das arquiteturas religiosas mais deslumbrantes do país. Possui 3 praças principais: Praça Durbar, Praça Taumadhi e Praça Dattatreya que são repletas de templos em estilo pagoda e shikhara. Aqui se assistirá uma sessão de artesãos fazendo potes de cerâmica, algo bem típico dessa cidade. Mais tarde, viajaremos a Nagarkot, pela estrada (32Km, cerca de 1h50). Na chegada, apreciaremos o pôr do sol no Himalaia. Check-in e pernoite no hotel.
3º DIA – 23/11 - SÁBADO - NAGARKOT - (C)
Em horário a ser determinado, bem cedo, caminhada até a Torre Nagarkot para ver o nascer do sol sobre o Himalaia (sujeito às condições climáticas). Regresso ao hotel, café da manhã. (tempo total do passeio: de 1h a 2h). Ainda pela manhã sessão culinária seguida de degustação dos tradicionais momos – trouxinhas de massa finíssima cozida no vapor e com recheios variados (aprox. 2h de duração). No período da tarde, ida a pé até Rohini Bhanjyang (tempo de caminhada de 2 a 3 horas, a depender do ritmo do grupo). Rohini Bhanjyang é uma pequena vila na qual os moradores vivem o hinduísmo e celebram os festivais com entusiasmo. A maioria das pessoas vivem no campo. Ao longo do passeio, pode-se ver os lindos campos de arroz e seus terraços. Após, retorno ao hotel para pernoite.
4º DIA – 24/11 - DOMINGO - NAGARKOT / CATMANDU - (C)
Café da manhã no hotel. Pela manhã, ida pela estrada até o Mosteiro de Namobuddha (aprox. 36km/1h30) – um dos 3 principais locais de peregrinação budista do Nepal, os outros são: Boudhanath e Swayambhunath. Acredita-se que Namobuddha foi uma estupa construída sobre os restos mortais do Príncipe Mahasatwo que sacrificou sua vida para salvar uma família de tigres. Buda já esteve aqui, inclusive. O mosteiro está em uma posição elevada com lindas vistas sobre o vale. O almoço será no refeitório com os monges (uma refeição simples, caseira e vegetariana). Mais tarde, ida a Panauti – vilarejo situado na confluência dos 2 rios (Rosi e Punyamati). Sua arquitetura é um excelente exemplo da arte Newari. Visita-se o Templo Krishna, o Templo Unmata Bhairav, Templo Ahilya, Templo de Brahmayani, do séc. XVII, e o Templo Krishna Narayan, em Triveni Ghat. A pequena cidade também possui diversos locais de descanso públicos, tradicionais, 3 dabalis (plataforma para shows de entretenimento). A lenda diz que Panauti é forte e resiste aos terremotos, inclusive ficando inabalada durante o terremoto de 2015. Mais tarde, ida até Catmandu, check-in e pernoite no hotel.
5º DIA – 25/11 - SEGUNDA-FEIRA - CATMANDU - (C, J)
Após o café da manhã bem cedo, saída do hotel rumo a estupa de Swayambhunath (UNESCO) e a Praça Durbar de Catmandu (UNESCO). A estupa de Swayambhunath, reina empoleirada no topo de uma colina, em uma cúpula branca, com um pináculo dourado, que se avista desde muito longe. Também conhecida como o Templo dos Macacos, pois se vê muitos ao seu redor. De acordo com os registros históricos, a estupa tem mais de 2500 anos. O nome de Swoyambhunath deriva da palavra sânscrita, Swayam (eu), tornando Swoyambhunath o “Auto-Criado”, pois sua origem é mística e incerta. Há templos, santuários e os olhos de Buda no pináculo – seu nariz é o número “1” na escrita Devanagari. Encante-se com a vista panorâmica do vale. Na sequência, ida a Praça Durbar de Catmandu – um complexo de 3 praças principais com palácios, templos e comércio. Daqui, passeio pela Freak Street famosa durante a era hippie. Depois, ida até o templo da Deusa Kumari de Catmandu. Essa “menina-deusa” reside no palácio com sacerdotes – acredita-se ser uma criança que reencarna a alma da Deusa hindu taleju. Ela é escolhida dentre diversas candidatas da etnia shakya a mesma do Buda, após passar por uma série de testes e rituais. Se tiver sorte, ela sairá na janela por alguns segundos. Na sequência, passeio de riquixá da praça Durbar até Thamel – lugar ótimo para compras. Na parte da tarde, continuação do passeio rumo à Patan, para a praça Durbar da cidade. A somente 5km ao sul da capital, é o local das artes e uma das 3 cidades imperiais do vale. Pipocam templos e lindas esculturas de madeira feita por artistas. Aqui, vê-se um antigo palácio real, pátios ornamentados e vários templos em estilo pagoda. O antigo palácio é hoje um museu. Haverá uma visita a loja que há séculos produz as taças/bowls de ioga. Terá, também, um workshop curioso, divertido e zen. À noite, ida a um restaurante para um jantar de despedida do país. Retorno ao hotel para pernoite.
6º DIA – 26/11 - TERÇA-FEIRA - CATMANDU / DELI - (C)
Saída de Catmandu (aprox. às 11h10) rumo ao aeroporto para tomar o voo a Deli (horário de chegada, aprox. às 12h40). Na chegada no aeroporto de Deli, após passar pelos trâmites de imigração, transfer e check-in no hotel em Deli. Jantar opcional (logo cobrado à parte), no Haveli Dharampura (UNESCO) para jantar. Pernoite no hotel.
7º DIA – 27/11 - QUARTA-FEIRA - DELI - (C)
Café da manhã no hotel e saída para passeio pela parte nova e antiga de Deli. Na parte antiga, parada do lado de fora da maior mesquita da Índia: Jama Masjid (1656) ou Mesquita-I-Jahanuma – “a que comanda o mundo” – acomoda mais de 25 mil devotos em seu pátio interior. Passa-se em frente também ao Forte Vermelho – e, depois, passeio de riquixá em Chandi Chowk – para se ver típicos comércios. Visita ao interior do Raj Ghat – memorial em homenagem ao Gandhi. Continuação até o Gurudwara Bangla Sahib – aberto 24h por dia, 7 dias de semana, um templo da religião Sikh – muito importante na Índia, pois se serve refeições gratuitas a milhares de pessoas, todos os dias. Depois de passar por todos esses pontos de Old Deli, ida a parte nova da cidade. O passeio panorâmico inclui: Portão da Índia, Rashtrapati Bhawan, a residência do Presidente, o edifício do Parlamento e outros edifícios governamentais. Em seguida, visita ao Túmulo Humayun, uma construção em estilo hindu-persa, que serviu de inspiração ao Taj Mahal, anos depois. Última parada no Qutub Minar – o minarete mais alto da Índia – construído em 1199 d.C., com mais de 72 metros de altura. Retorno ao hotel para pernoite.
8º DIA – 28/11 - QUINTA-FEIRA - DELI / JAIPUR - (C, CT)
Saída de Deli após o café da manhã – pela estrada segue-se rumo a Jaipur (aprox. 271km e 5h de viagem). A capital do Rajastão, também conhecida como Cidade Rosa devido ao arenito rosáceo de suas construções, surpreende com fortes, palácios e comércio intenso. Na chegada check-in no hotel. Mais tarde, ida para uma mansão, um haveli, para aprender a vestir um saree, chá da tarde.
9º DIA – 29/11 - SEXTA-FEIRA - JAIPUR - (C, J)
Após café da manhã, saída rumo ao Forte Amber – subida será feita de jeep, preservando o bem-estar dos elefantes. O forte é do séc. XVII – reina imponente e guarda lindas vistas. Muitos dos quartos e salões tem pinturas coloridas sendo o destaque o famoso salão dos espelhos, o Sheesh Mahal. Mais tarde, visita ao Palácio da Cidade, um complexo impressionante com salões, jardins, pátios requintados, arte decorativa e portas esculpidas. Caminhe até o adjacente Jantar Mantar ou Observatório Astronômico feito pelo Marajá de Jaipur, em 1726, uma das 5 maravilhas astronômicas construídas por Sawai que faz previsões precisas até hoje. Durante o passeio, parada para fotos no Palácio dos Ventos, ou Hawa Mahal: uma fachada elaborada da qual as damas observavam procissões. No fim da tarde, tempo livre para compras. O jantar será com música folk, no hotel Narain Niwas Palace. Retorno ao hotel para pernoite.
10º DIA - 30/11 - SÁBADO - JAIPUR / ABHANERI / AGRA - (C)
Bem cedo, encontro com as condutoras do The Pink Auto Rickshaw: uma iniciativa que abriu caminhos a empregos inovadores, não convencionais, para mulheres de baixa renda em Jaipur, treinando-as para dirigir e personalizar riquixás – portanto, um catalisador do empoderamento social e econômico das mulheres, além de serem veículos elétricos, logo, um impacto ambientalmente positivo. Mais tarde, ida a Agra (249km/6h, aprox.) na rota Abhaneri Stepwells. Na chegada em Agra, transfer para o hotel e pernoite.
11º DIA – 01/12 - DOMINGO - AGRA - (C)
Antes do café da manhã, ida ao Taj Mahal – levando 22 anos e contando com a força de 20 mil homens em sua construção, esse monumento teve sua edificação ordenada pelo imperador mughal Shah Jahan, como expressão do seu amor pela sua esposa Mumtaz, em meados do séc. XVII. Após a construção, foi deposto por um dos seus filhos e preso no Forte Agra até a sua morte. Após a visita, retorno ao hotel para tomar café da manhã. Mais tarde, ida para visitar o Forte Agra, o bastião de diversas dinastias que reinaram sobre Agra. Impressione-se com galerias e salões com muitas histórias para contar. Volta ao hotel. Na parte da noite, como opcional, saída para jantar com uma família indiana após uma pequena demonstração culinária.
12º DIA – 02/12 - SEGUNDA-FEIRA - AGRA / DELI - (C)
Café da manhã no hotel. Mais tarde, pela estrada, viagem rumo a Deli (231km/4h, aprox.). Na chegada, check-in no hotel próximo ao aeroporto. Pernoite no hotel.
13º DIA – 03/12 - TERÇA-FEIRA - DELI
Café da manhã no hotel e em horário determinado transfer até o Aeroporto de Deli, para embarque no próximo voo.
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:
CATMANDU - Marriott Kathmandu (5*)
NAGARKOT - Club Himalaya (4*)
DELI - Le Meridien (5*)
JAIPUR - Hilton (5*)
AGRA - Taj Hotel & Convention Centre (5*)
DELI - Radisson Blu Plaza (5*)