5° Dia - BARREIRINHAS // VASSOURAS // MANDACARU // CABURÉ // REVOADA // ATINS - (C)
Após o café da manhã, sairemos em voadeira Rio Preguiças abaixo em direção ao povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas lagoas (na época da cheia) e podemos ainda saborear uma água de coco em uma barraquinha beira rio. Poderemos ainda ver os macacos prego que habitam o mangue do entorno. Continuamos navegando e em alguns minutos estamos no Caburé. É aqui que os pescadores passam o primeiro semestre do ano, quando as condições climáticas favorecem a pesca. Oportunidade de banho de mar. Em seguida cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Quando a entrada no mesmo está liberada, a sugestão é subir o farol e apreciar a vista do alto, podendo-se ver até o Parque Nacional e o mar. Seguiremos em direção a Atins, onde vamos nos hospedar essa noite. Antes, porém, não podemos perder o espetáculo da revoada das garças, e com sorte, também dos guarás, que no final da tarde voltam ao seu dormitório, para mais uma noite de sono.
6° Dia – ATINS – PARQUE NACIONAL - CANTO DO ATINS - PONTA DO MANGUE (C)
Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar. Passamos incialmente pela Praia de Atins, e de lá seguimos ao início das dunas do Parque Nacional. Paramos o veículo, e sobre uma das inúmeras dunas teremos uma linda vista do parque, se estendendo até o Canto do Atins e o mar. Seguimos então à Praia dos Lençóis, onde as dunas se aproximam do mar. Aqui podemos tomar um banho de mar. Na época das chuvas, veremos uma pequena cachoeira que se forma junto ao mar.Seguimos então para as lagoas do Gavião, do Kite, e outras lagoas mais, que nos permitem escolher em qual delas iremos querer desfrutar de deliciosos banhos.Agora já é hora de recompor as energias através de um delicioso almoço no Canto do Atins. Luzia ou Antonio, em qual das duas barracas iremos comer aquele camarão fresco ou o peixe pescado há pouco? Difícil escolha....
À tarde, lembrando que estamos no nordeste, onde o dia é sempre quente, seguimos à Lagoa Tropical e da Esmeralda, na Ponta do Mangue, para mais alguns mergulhos deliciosos.
No final do dia voltamos ao nosso hotel.