SAÍDAS DIÁRIAS
Obs: Se a saída for às quintas, sextas e sábados, é necessário pernoitar 1 noite a mais em Santo Amaro.
Legenda: C=café da manhã; A=almoço.
1° Dia - SÃO LUÍS
Chegada ao aeroporto de São Luís. Recepção e traslado ao hotel. Tarde livre para sentir um pouco a cidade e descansar.
2° Dia - SÃO LUÍS | SANTO AMARO | PARQUE NACIONAL | CIRCUITO LAGOA DAS ANDORINHAS - (C)
Após o café da manhã, saímos do hotel com nosso veículo em direção a Santo Amaro. O traslado é por asfalto, com duração aproximada de 3h30. Chegada à pousada e acomodação, seguida de almoço. À tarde, saímos para uma caminhada leve pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em direção à Lagoa das Andorinhas, uma entre muitas que encontraremos (na época da cheia). Ficaremos aproveitando este visual até o entardecer. Santo Amaro é uma cidade ainda pequena, mas que, com o advento do asfalto, tem crescido.
3° Dia - SANTO AMARO | BETANIA | BARREIRINHAS - (C, A)
Após o café da manhã, faremos um passeio em veículo 4x4 pelas dunas, passando por boa parte do parque, até chegarmos à beira do Rio Alegre, de onde teremos uma vista espetacular do povoado da Betânia. Após a rápida travessia do rio em lancha, chegamos ao povoado da Betânia (uma comunidade simples onde vivem cerca de 50 famílias). Aqui, faremos nosso almoço. Após uma volta pelo povoado e um breve descanso nas redes, retornamos para Santo Amaro, passando pela Lagoa do Junco. Pegamos então nossa bagagem e seguimos para Barreirinhas.
4° Dia - BARREIRINHAS | TAPUIO | MARCELINO | CIRCUITO LAGOA BONITA - (C)
Após o café da manhã, subiremos de voadeira o Rio Preguiças até chegar ao Tapuio, um povoado que ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos a Casa da Farinha, onde poderemos observar todo o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca, principal alimento dos maranhenses. Continuamos nosso passeio pelo rio até chegar ao povoado Marcelino. Este local nos proporciona o contato com as mulheres que trabalham com o artesanato de palha de buriti, uma atividade que a comunidade desenvolveu com o apoio da Freeway, transformando esse trabalho em um produto turístico. Podemos ver como funciona todo o processo, desde o tingimento da palha até a confecção do artesanato. Após o almoço, continuamos nosso passeio, seguindo em direção ao Parque Nacional em veículo 4x4. De lá, vamos para o Circuito da Lagoa Bonita, uma das mais belas áreas do parque. Após deliciosos banhos (na época da cheia) e um lindo entardecer, retornamos para Barreirinhas.
5° Dia - BARREIRINHAS | VASSOURAS | MANDACARU | CABURÉ | REVOADA | ATINS - (C)
Após o café da manhã, sairemos em voadeira Rio Preguiças abaixo em direção ao povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminharemos pelas dunas, tomaremos banho nas lagoas (na época da cheia) e ainda teremos a oportunidade de saborear uma água de coco em uma barraquinha beira-rio. Podemos também observar os macacos prego que habitam o mangue do entorno. Continuamos navegando e, em alguns minutos, chegamos ao Caburé, onde os pescadores passam o primeiro semestre do ano, quando as condições climáticas favorecem a pesca. Aproveitaremos a oportunidade para um banho de mar.
Em seguida, cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças. Quando a entrada no farol estiver liberada, a sugestão é subir até o alto para apreciar a vista, que inclui o Parque Nacional e o mar. Seguiremos em direção a Atins, onde nos hospedaremos essa noite. Antes, porém, não podemos perder o espetáculo da revoada das garças e, com sorte, também dos guarás, que no final da tarde voltam ao seu dormitório para mais uma noite de descanso.
6° Dia - ATINS - PARQUE NACIONAL - CANTO DO ATINS - PONTA DO MANGUE (C)
Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar. Passaremos inicialmente pela Praia de Atins e, de lá, seguimos até o início das dunas do Parque Nacional. Paramos o veículo e, de cima de uma das inúmeras dunas, teremos uma linda vista do parque, que se estende até o Canto do Atins e o mar. Seguiremos então até a Praia dos Lençóis, onde as dunas se aproximam do mar. Aqui, podemos aproveitar para tomar um banho de mar. Na época das chuvas, veremos uma pequena cachoeira se formar junto ao mar.
Continuamos o passeio em direção às lagoas do Gavião, do Kite e outras lagoas, que nos permitem escolher em qual delas desejamos desfrutar de deliciosos banhos. Agora, é hora de recompor as energias com um delicioso almoço no Canto do Atins. Luzia ou Antonio, em qual das duas barracas vamos saborear o camarão fresco ou o peixe recém-pescado? A escolha é difícil!
À tarde, lembrando que estamos no nordeste, onde o clima é sempre quente, seguimos para a Lagoa Tropical e a Lagoa da Esmeralda, na Ponta do Mangue, para mais alguns mergulhos refrescantes. No final do dia, retornamos ao nosso hotel.
7° Dia - ATINS | BARREIRINHAS | SÃO LUIS - (C)
Após o café da manhã, retornamos de Atins para Barreirinhas e, em horário apropriado, faremos o traslado para São Luís. Chegada e fim de tarde livre para aproveitar a cidade.
8° Dia - SÃO LUÍS - (C)
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de São Luís.