Uma oportunidade imperdível de visitar o México em uma das datas mais festivas do país: a concorridíssima Festa do “Día de los Muertos”, na companhia de outros brasileiros. Essa viagem é a chance de testemunhar essa celebração na cidade mais famosa nesse quesito: Oaxaca. Além disso, será uma verdadeira viagem pela cultura mexicana, desde a era pré-colonização, incluindo povoados pequenos, bucólicos como se parados no tempo. Desertos tomados por cactos, árvores imensas, povoados coloridos, tudo isso, regado a gastronomia mexicana, com uma boa dose da cultura, tradições Maias e pitadas de cristianismo. Os hotéis escolhidos são uma combinação de propriedades 3*, 4* e 5* e, na Playa del Carmen, o hotel é all inclusive, frente mar. Buscamos, na maioria dos lugares, os melhores hotéis possíveis para acomodar esse grupo tão especial.






Roteiro

INÍCIO DIA 25 DE OUTUBRO NA CIDADE DO MÉXICO


Itinerário:
*Legenda: C: café da manhã | J: jantar | AI: all inclusive
 
 
1º DIA - 25/10 - SEXTA-FEIRA - CHEGADA NA CIDADE DO MÉXICO 
Chegada no Aeroporto da Cidade do México e desembarque. Recepção pela equipe e transfer até o hotel. 

2º DIA – 26/10 - SÁBADO - CIDADE DO MÉXICO - City Tour e Museu - (C) 
Após café da manhã, encontro com guia no lobby do hotel para city tour de dia inteiro na capital, visitando: o Palácio Nacional, a Praça da Constituição (El Zócalo), a Catedral Metropolitana da Assunção da Santíssima Virgem Maria ao Céu – que é a sede da Arquidiocese Católica do México, o Palácio de Belas Artes, o Anjo da Independência, mais comumente conhecido pelo nome abreviado El Ángel e oficialmente conhecido como Monumento à Independência, o Museu Nacional de Antropologia – o maior e mais visitado do país. Localizado no Parque Chapultepec, contém importantes artefatos arqueológicos e antropológicos da herança pré-colombiana do México, como a Pedra do Sol (ou a pedra do calendário asteca). Retorno ao hotel para pernoite. 

3º DIA – 27/10 - DOMINGO - CIDADE DO MÉXICO - (C)
Após café da manhã, encontro com o guia para visita ao Museu Frida Kahlo ou Casa Azul, uma casa-museu histórica dedicada à vida e obra da artista mexicana Frida Kahlo no bairro de Coyoacán. Aqui, Kahlo, nasceu, cresceu, morou com Diego Rivera e partiu. Em 1957, Diego Rivera doou a casa para transformá-la em museu em homenagem à Frida. Aqui, há uma coleção de obras de arte de Frida Kahlo, Diego Rivera e outros artistas da arte popular Mexicana, artefatos pré-hispânicos, fotografias, recordações, itens pessoais e muito mais. A coleção está exposta nos cômodos da casa que permanece praticamente tal como em 1950. Na continuação, ida a Xochimilco, cerca de 55km da capital, para visitar o lago localizado ao sul da Cidade do México, famoso por suas “chinampas” e passeios de “trajinera” ao longo de seus canais, que evocam tempos antigos. Retorno ao hotel para pernoite. 

4º DIA – 28/10 - SEGUNDA-FEIRA - CIDADE DO MÉXICO - (C) 
Após o café da manhã, começa-se o passeio de dia inteiro, rumo a Teotihuacan com diversas paradas (distância total percorrida até lá, aprox. de 100km, pela estrada). Em Tlatelolco, visita-se o maior sítio arqueológico da Cidade do México, antes um mercado durante o Império Asteca. Depois, segue-se até a Basílica de Guadalupe, um dos locais de peregrinação católica mais populares do mundo, e se vê o manto com a imagem da Senhora Virgem. Acredita-se que aqui Maria apareceu a São Juan Diego. Esta catedral foi visitada diversas vezes pelo Papa João Paulo II, além de milhares de peregrinos. Na continuação, ida a Teotihuacan, a “Cidade dos Deuses”. Aqui, vê-se algumas das maiores pirâmides do mundo. Descubra a influência artística, cultural e histórica que este Patrimônio Mundial da UNESCO teve no entorno. Tempo livre no povoado para tomar tequila e mezcal. 

5º DIA – 29/10 - TERÇA-FEIRA - CIDADE DO MÉXICO / CHOLULA / PUEBLA - (C) 
Após café da manhã, saída do hotel rumo a Puebla (140km) com a primeira parada em Cholula para visitar o museu homônimo. O sítio arqueológico está localizado a 2 quarteirões da praça central de Cholula. Trata-se de uma pirâmide que mais parece uma colina com uma igreja no topo – um símbolo da conquista espanhola. O grande atrativo da cidade não decepciona, com quilômetros de túneis percorrendo o interior da estrutura. De volta à Praça Principal, continua-se rumo à Capela Real de Naturales, em estilo árabe, tem 49 cúpulas e data de 1540. O design inspirado na mesquita torna a igreja amarela única no México. Retorno ao hotel para pernoite. 

6º DIA – 30/10 - QUARTA-FEIRA - PUEBLA / OAXACA - (C)
Depois do café da manhã no hotel, saída para passeio a pé pelo centro histórico da cidade de Puebla, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A Catedral com suas altas torres, a biblioteca Palafoxiana, o Palácio da Prefeitura e a Capela do Rosário, são os pontos visitados. As históricas Fortalezas de Loreto e Guadalupe sediaram a Batalha de Cinco de Mayo, enquanto a Casa de los Hermanos Serdán foi a chave do movimento revolucionário. Aqui, prove doces típicos famosos mundo afora. Continuação para Oaxaca (375km), mas antes, parada no Jardim Botânico “Helia Bravo Hollis”, em Zapotitlán Salinas, Puebla, uma área semiárida da Reserva da Biosfera Tehuacán Cuicatlán, com mais de 300 espécies endêmicas. O passeio inclui trilhas naturais onde se pode ver de perto os cactos em seu habitat natural e subir a encosta de uma colina até as torres de observação. Existem 53 espécies de cactos, aqueles conhecidos como “colunares” da espécie chamada “Tetecho” (Neobuxbaumia tetetzo) são particularmente impressionantes, pois atingem mais de 10 metros de altura e têm mais de 200 anos. Retorno ao hotel para pernoite.  

7º DIA – 31/10 - QUINTA-FEIRA - OAXACA - City Tour - (C) 
Após o café da manhã, ida ao Monte Albán, antiga capital dos zapotecas, localizada a 10km da cidade de Oaxaca, a mais de 2.000 metros acima do nível do mar, no topo de uma colina aplainada. Foi centro religioso dos zapotecas, mais tarde mixtecas. As grandiosas ruínas são cercadas por uma coroa de terraços, casas, templos e tumbas nas encostas de uma montanha. Há um grande número de monumentos de pedras trabalhadas, que se encontram no local. Os primeiros exemplos são os chamados Danzantes, dançarinos que foram encontrados no bairro do Edifício L e mostram homens nus retorcidos. Na continuação, passeio a pé pelo centro histórico da cidade de Oaxaca (UNESCO), visitando edifícios magníficos como a Igreja de Santo Domingo de Guzmán (séc. XVI), a mais famosa de Oaxaca. O Museu das Culturas de Oaxaca está no antigo mosteiro de Santo Domingo de Guzmán. O complexo é uma das testemunhas mais importantes da colonização espanhola dos sécs. XVI e XVII, no México. O Zócalo (praça principal) foi construído em 1529 pelos fundadores da cidade. Com os seus numerosos restaurantes e cafés, ainda hoje é o centro social da cidade. Seu lado sul é limitado pelo antigo Palácio do Governo. Retorno ao hotel para pernoite. 

8º DIA – 01/11 - SEXTA-FEIRA - OAXACA - (C)
Após café da manhã, por volta das 9h, saída do hotel e ida até onde se faz um “alebrije” (artesanato feito de papel e arame) sob medida de acordo com que o ordena. Trata-se de um amuleto, que reflete o espírito e a personalidade de quem o encomenda. Esta experiência é uma oportunidade também de levar para casa não só uma memória tangível, mas, também, um vínculo profundo com a cultura e crenças locais. Por volta das 14h, retorno ao hotel para descanso. O Dia dos Mortos de Oaxaca é uma das celebrações mais tradicionais do México. Por volta das 17h, saída do hotel com o guia para assistir as celebrações. As famílias passam os dias anteriores, se preparando para a data, visitando o cemitério local, e decorando os túmulos de seus entes queridos. Limpam a sepultura e depositam as coloridas “cempasúchil” (malmequeres). Depois, à noite, as famílias se reúnem ao redor dos túmulos com velas e convidam os mortos para uma visita. Há muitas “comparsas” (ou desfiles) em torno de Oaxaca. São congregações festivas com bandas marciais que simbolizam esse retorno. Retorno ao hotel para pernoite. 

9º DIA – 02/11 - SÁBADO - OAXACA / MITLA / TEHUANTEPEC - (C)
Depois do café da manhã, transfer para Mitla, “a Cidade dos Mortos”, sua arquitetura não é monumental, mas requintada, seus mosaicos de pedra são únicos no mundo; no caminho se verá a árvore Tule, de aprox. 2.000 anos, e uma das mais largas já encontradas no mundo. À tarde, ida pelas montanhas de Sierra Madre até o Istmo de Tehuantepec. Este, tem a distância mais curta entre o Golfo do México e o Oceano Pacífico e, antes da abertura do Canal do Panamá, era uma importante rota marítima conhecida como Rota de Tehuantepec. A distância total percorrida hoje será de 285 km. No fim do dia, ida ao hotel para pernoite. 

10º DIA – 03/11 - DOMINGO - TEHUANTEPEC / SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - (C)
Após o café da manhã, transfer à colonial Chiapa de Corzo, construída nas margens do rio Grijalva. Aqui, embarca-se em um barco fluvial para passeio pelo impressionante Cânion Sumidero. As paredes de até 1000 metros elevam-se até parecer tocar o céu. Com um pouco de sorte, você avistará crocodilos tomando banho de sol. Depois, caminhada pela cidade colonial de Chiapa de Corzo, que desempenhou um papel importante na conquista espanhola. No fim do dia, chegada em San Cristobal de Las Casas, check-in e pernoite no hotel.  

11º DIA – 04/11 - SEGUNDA-FEIRA - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - City Tour - (C)
Depois do café da manhã, visita a San Cristóbal de las Casas, uma cidade colonial pitoresca, com ruas estreitas e residências da época dos espanhóis. Visita ao Mercado Indiano, o Templo de Santo Domingo e o Museu do  mbar. A tarde, visita a Vila Maya Tzotzil San Juan Chamula com sua intrigante e mística igreja onde, até hoje, antigos rituais maias são celebrados por xamãs. A atmosfera dentro da igreja é extraordinária: fileiras de velas acesas, espessa nuvem de incenso, adoradores cantando. Próxima parada no florido Zinacantan, onde o povo local Tzotzil venera o “gerânio” que é oferecido em rituais para trazer sorte e saúde. Traslado de volta ao hotel e pernoite.   

12º DIA – 05/11 - TERÇA-FEIRA - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS / PALENQUE - (C)
Após o café da manhã, rumo a Palenque, 450km pela estrada. Na ida, parada no Parque Museo de La Venta, um famoso museu ao ar livre, onde estão expostos achados arqueológicos. Em particular, as colossais cabeças olmecas feitas de pedra basáltica. A cultura dos olmecas data de cerca de 1500 a 400 a.C. As cabeças colossais de um metro de altura são feitas de blocos vulcânicos da região de Sierra de los Tuxtlas. Anexo ao parque, há um pequeno zoológico onde se vê papagaios, tucanos, cobras, crocodilos, macacos e predadores. Em seguida, traslado ao seu hotel em Palenque e pernoite. 

13º DIA – 06/11 - QUARTA-FEIRA - PALENQUE - (C)
Após o café da manhã, passeio por Palenque, – fundada há cerca de 300 anos a.C., teve seu apogeu nos sécs. VII e VIII d.C. Todos os edifícios ainda visíveis datam deste período. Assim, foi um dos primeiros locais do período clássico Maia e foi abandonado por razões desconhecidas. O Templo das Inscrições impressiona com mais de 620 hieróglifos e conta a história do rei maia Pacal desde sua ascensão ao trono em 615 d.C. Por quase 70 anos, Pacal dirigiu Palenque após assumir o trono com apenas 12 anos de idade. A descoberta do seu túmulo, em um templo erguido em sua homenagem, foi uma das grandes sensações arqueológicas da história Maia. As Cachoeiras Roberto Barrios são uma série de cachoeiras, uma atrás da outra, no meio da majestosa Selva de Chiapas. A fascinante cor esmeralda da água e a variedade de atividades que aqui se pode realizar, fazem deste paraíso natural um destino imperdível. Retorno ao seu hotel, em Palenque, para pernoite. 

14º DIA – 07/11 - QUINTA-FEIRA - PALENQUE / CAMPECHE - (C)
Depois do café da manhã, ida para Campeche (365km). Para protegê-la dos piratas, a capital do estado de Campeche foi cercada por um muro hexagonal de 2.720 metros de circunferência, composto por oito baluartes e quatro portões. Hoje, ainda se conserva parte da muralha com 2 das suas portas e 7 baluartes. Durante um city tour pelo centro histórico, visita a Catedral La Concepción, o “coração” da cidade, o pequeno zocalo (Parque Principal), bem como os museus de arquitetura maia e a cidade de Campeche. Ida ao hotel para pernoite. 

15º DIA – 08/11 - SEXTA-FEIRA - CAMPECHE / UXMAL / MERIDA - (C) 
Após o café da manhã, ida para Uxmal – um sítio arqueológico localizado a cerca de 60km, ao sul de Mérida, que exibe a história da época Maia clássica. Este grande complexo em ruínas é um dos mais interessantes do mundo. O nome Uxmal significa “construído três vezes”. O significado de muitos dos edifícios construídos entre 600 e 950 d.C. até hoje não foi completamente decifrado. As fachadas são impressionantes, lindamente decoradas. Os terraços e praças, colunas e arcos são grandiosos. Na continuação, city tour em Mérida. Os edifícios mais bonitos incluem a enorme Catedral, a sede episcopal, o Palácio Municipal e a Casa de Montejo, do fundador da cidade com portal decorado com belas figuras. A influência espanhola e francesa pode ser sentida na cidade. Uma visita ao colorido mercado não deve ser desperdiçada. Após percorrer pela estrada 235km esse dia, ao todo, check-in no hotel e pernoite.

16º DIA – 09/11 - SÁBADO - MERIDA / CHICHEN ITZA / PLAYA DEL CARMEN - (C, J)
Após o café, transfer para o maior sítio arqueológico Maia de Yucatán, Chichen Itza. Dominando o centro de Chichen está o Templo de Kukulkan (o nome maia de Quetzalcoatl), muitas vezes referido como o Castelo. Esta pirâmide de degraus tem uma planta baixa de terraços quadrados com escadas subindo em cada um dos 4 lados até o templo, no topo. Ao longo da parede sul do Templo dos Guerreiros há uma série de colunas expostas, que antes sustentavam um imenso telhado. Vislumbre a famosa pirâmide Kukulkan com o espetáculo do Equinócio, Templo dos Guerreiros, Cenote Sagrado e Observatório. Continuação até o hotel, na Playa del Carmen. Chegada, check-in e hospedagem. 

17º DIA – 10/11 - DOMINGO - PLAYA DEL CARMEN - (AI)
Dia livre para atividades independentes. All inclusive.

18º DIA – 11/11 - SEGUNDA-FEIRA - PLAYA DEL CARMEN / AEROPORTO DE CANCUN - (AI)
Dia livre para atividades independentes. Em horário determinado transfer até o Aeroporto Internacional de Cancún. All inclusive. 
 
 
 
HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES:
CIDADE DO MÉXICO - Hotel Zocalo Central (4*) 
PUEBLA - Hotel Palacio Julio (4*) 
OAXACA - Hotel Misión Oaxaca (4*) 
TEHUANTEPEC - Hotel Calli (3*) 
SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - Hotel Casa Mexicana (4*) 
PALENQUE - Hotel Chan-Kah Resort (3*) 
CAMPECHE - Plaza Campeche (4*) 
MERIDA - La Mision de Fray Diego (4*) 
PLAYA DEL CARMEN - The Reef Playacar (4*) 

Saídas

  • 25

    Out

    2024

O que inclui

INCLUÍDO 
- Traslado Aeroporto / Cidade do México
- Traslado Playa del Carmen / Aeroporto
- Hospedagem por 04 noites na Cidade do México, 01 noite em Puebla, 03 noites em Oaxaca, 01 noite em Tehuantepec, 02 noites em San Cristobal, 02 noites em Palenque, 01 noite em Campeche e 01 noite em Merida com café da manhã;
- 02 noites de hospedagem no hotel mencionado, ou similar, na Playa del Carmen em regime all inclusive;
- Transporte em ônibus ou veículo similar, para os passeios, com ar condicionado, durante a programação;
- Guia falando português de 25/10 a 09/11;
- Entradas em todos os lugares mencionados no programa, museus, passeio de barco e todas atividades mencionadas;
- Gorjeta para os carregadores de malas. 
- Passeio de barco, regular, no dia 3 de novembro. 
- Kit Viagem (3);
- Seguro Viagem Internacional (Consulte suplemento para maiores de 74 anos).


NÃO INCLUÍDO 
- Passeios opcionais;
- Refeições não mencionadas acima como incluídas;
- Early check-in e late check-out nos hotéis;
- Voo internacional de chegada e saída no país;
- Despesas pessoais e gorjetas; 
- IRRF, taxas bancárias, custos de financiamento do pacote junto a agência de viagens/operadora de viagens; 
- Taxa ambiental de USD 2 por quarto e noite cobrado no hotel na Playa del Carmen (devem ser pagos localmente);
- Qualquer item não mencionado como incluído no roteiro.

Valores

Valores por pessoa - Parte Terrestre

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

Apto Standard Apto Standard U$ 5.401 10x U$ 540 U$ 8.075 10x U$ 808 25/10/2024 até 11/11/2024 solicitar reserva

FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 9 parcelas iguais
- No Cheque: Entrada + 9 parcelas iguais sem juros

IMPORTANTE

- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;
- Não aceitamos pagamentos com cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes. Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.


ATENÇÃO: Saída garantida a partir de 10 participantes. Grupo com, no máximo, 18 pessoas.
 
  
OBSERVAÇÕES:
 
***RESERVAS***

Para iniciar as solicitações de reservas internacionais, é IMPRESCINDÍVEL informar os seguintes dados do passageiro: nome/sobrenome, número do passaporte válido, data de nascimento e nacionalidade. Sem estas informações não será possível dar andamento ao processo de reservas da parte terrestre. Após confirmação da parte aérea, será solicitado um sinal de US$ 200,00 por passageiro, para que se possa dar continuidade nas solicitação da parte terrestre. O saldo deverá ser pago imediatamente após a confirmação do pacote, para garantir a reserva. O valor de sinal pago será deduzido do pacote, quando a reserva for integralmente confirmada. Em caso de cancelamento ou alteração por parte do passageiro, não haverá devolução do sinal. Caso a reserva não seja confirmada, o sinal será reembolsado integralmente.


DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE - Passageiros Brasileiros
- Passaporte com validade mínima de 6 meses além da data do final da viagem e mínimo de 3 páginas em branco. 
- Necessário visto pré-embarque para viajar ao México. Consulte o site da embaixada do México ou entre em contato por e-mail: [email protected] (RJ), [email protected] (SP) ou [email protected] (Brasília).
- O visto para o México não é necessário para quem tem visto válido, cidadania ou residência permanente no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen na Europa, Chile, Colômbia e Peru.
- Brasileiros ou pessoas com outras nacionalidades, que tenham ido nos últimos 20 dias a qualquer país em zona endêmica para Febre Amarela, devem obrigatoriamente viajar ao México com certificado internacional contra essa doença, válido. 


CONDIÇÕES GERAIS
* Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência.
* Preços sujeitos a alterações sem aviso prévio. 
* Verifique com o consultor se os valores divulgados tem restrições para o mínimos de participantes.
* Saída garantida para mínimo de 10 passageiros.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
* Não inclui taxa de embarque ou impostos.


CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Depoimentos

México
“Vivenciei a força e a sabedoria de toda esta ancestralidade, a plenitude e os poderes da natureza, e principalmente rompi padrões,...

Continue lendo

“Vivenciei a força e a sabedoria de toda esta ancestralidade, a plenitude e os poderes da natureza, e principalmente rompi padrões, superei limites físicos e experimentei outros níveis de consciência, onde acessei poderes, sonhos e possibilidades ainda intocadas.”

Evanisa Maria, enfermeira e buscadora espiritual”

Evanisa Maria

México
“Todas as experiências acrescentaram muito conteúdo à minha vida. A ideia da morte como companheira, dando por isso sentido à nossa vida,...

Continue lendo

“Todas as experiências acrescentaram muito conteúdo à minha vida. A ideia da morte como companheira, dando por isso sentido à nossa vida, é muito profunda, verdadeira e instigante. Montar os altares para nossos mortos e toda a preparação espiritual, emocional e logística foi incrível.

Isabel Cardoso, professora de idiomas

Isabel Cardoso

México
“Foi uma experiência fantástica e de importância pessoal imensa para a minha vida. Não só mudou o meu conceito de morte...

Continue lendo

“Foi uma experiência fantástica e de importância pessoal imensa para a minha vida. Não só mudou o meu conceito de morte como também o de vida. Fiz mudanças e estou em outros caminhos. Vejo a morte hoje como fazendo parte da vida e estou em harmonia com ela. Recomendo com todo gosto.

Milena Cabral, psicoterapeuta

Milena Cabral

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.

Baixe o PDF