Fazendas do Café e Vinhedos de Minas - Carnaval - Grupo Freeway

5 dias

Fazendas Orgânicas

Envie para o cliente voltar para o topo


Esta é uma viagem que reúne lazer-cultura-vivência-aprendizado e inspiração.


Seremos recebidos em um ambiente pessoal e aconchegante, onde nos sentiremos “em casa”. E ainda conheceremos dois projetos pioneiros, bem diferentes entre si, mas com objetivos semelhantes. Conheceremos as vidas, trajetórias e propriedades de brasileiros e holandeses que apostaram em um novo Brasil e um novo mundo. Ousaram criar maneiras de vida alinhadas com suas crenças, valores, aprendizados e saberes. Desfrutam hoje de modos de vida e produção sustentáveis e amigáveis.






FAZENDA SANTO ANTONIO DA ÁGUA LIMPA: um projeto visionário


Conhecido como “João Louco”, João Pereira Lima Neto, é na verdade um guru visionário, respeitadíssimo por pesquisadores e chefes de cozinha. Olhos para o planeta e pés na terra. Bem fincados na terra. Fazendeiro e engenheiro civil, começou como agricultor convencional, passou a orgânico, e depois a coletor. 


Profundo conhecedor do processamento do café especial, João expandiu sua produção para os porcos que vivem na natureza, as explorações culinárias das PANCs e os experimentos com fermentações que são a ponta de lança dos estudos sobre alimentação da atualidade, levando ao desenvolvimento da flora saudável do estômago e intestino.


https://fazendasantoantoniodaagualimpa.com/






SÍTIO A BOA TERRA: pioneiros em produções orgânicas no país


Há muitos anos uma família de eficientes produtores holandeses se desgarrou de Holambra e comprou um sítio entre Casa Branca e Itobi, no nordeste paulista, para se dedicar à agricultura orgânica. Pioneiros, tornaram-se mestres na nova forma de produzir os alimentos, que são entregues diretamente nas casas dos clientes em São Paulo. O lindo sítio também abriga um projeto educacional para escolas públicas e particulares de toda a região, para crianças que aprendem a formar sua horta e a entrar em contato direto com o solo vivo e a origem dos alimentos saudáveis. Joop, o grande mestre, sua mulher Tini, grande ativista social, irão nos receber pessoalmente e nos contar a história do maravilhoso empreendimento.


https://www.aboaterra.com.br/




Roteiro voltar para o topo

FAZENDAS DO CAFÉ E VINHEDOS DE MINAS
E SEUS FAZENDEIROS ORGÂNICOS INSPIRADORES
com workshop opcional de estamparia manual em tecido 

Carnaval 2023 - 18 a 22/02 - Sábado a Quarta

LEGENDAS: (C) – CAFÉ DA MANHÃ, (A) – ALMOÇO, (J) – JANTAR, (CC) – CAFÉ COLONIAL



Itinerário: 

Legenda:  C=café da manhã; A=almoço; J=jantar


18/2 – SÁB – SÃO PAULO – ESPÍRITO SANTO DO PINHAL – EXPERIÊNCIA DO GENOMA À XÍCARA – GUAXUPÉ ( A )
Encontro às 7h30 na Freeway. Saída às 8h00 com destino a Espírito Santo do Pinhal. 
Aqui vamos vivenciar uma experiência do café, num programa chamado Do Genoma à Xícara, com uma engenheira agrônoma que resolveu trazer a experiência do ciclo do café para visitantes. Com Andreia iremos percorrer sua história, da cadeia de produção, até a xícara.
A propriedade palco de nossa experiência foi edificada por uma família de imigrantes italianos do início do século passado, e tem sua estrutura preservada.
Andreia, a atual proprietária, é filha de produtor e engenheira agrônoma, apaixonada pelo café e pelo lugar.
Espírito Santo do Pinhal tem sua história baseada no café, onde se encontra toda a cadeia de produção.
Depois desta vivência bem personalizada vamos almoçar em restaurante rural em Espírito Santo do Pinhal.
No meio da tarde seguimos a Guaxupé.
Chegamos a nosso hotel. Check in. Relax.
Primeiros passeios pela cidade.
Sugestão: Café na Roça Sombra e Água Fresca.

19/2 – DOM - FAZENDA CARRUÁ EM MUZAMBINHO – FIO BRASIL – TEATRO EM GUAXUPÉ – POR DO SOL NA FAZENDA SÃO DOMINGOS - A CACHAÇA SÃO DOMINGOS ( C, J )
Após nosso primeiro café da manhã em Guaxupé vamos seguir para a vizinha cidade de Muzambinho.
Aqui iremos conhecer, em seu interior, a Fazenda Carruá, produtora do café especial Carruá. Nesta fazenda poderemos ver todo o ciclo da produção do café, começando com as plantações, os despolpadores, secadores e finalizando a experiência com a torra. 
O passeio-visita pelos cafezais será feito a bordo da Ritinha, um ônibus-cafeteria. 
Vamos também aprender aqui como se processa a tradicional farinha de milho Maeg, que vem sendo preparada desta maneira há décadas, mantendo seu sabor de roça.
E depois de conhecermos todo esse leque de atividades proporcionadas pela Carruá vamos degustar um café em sua cafeteria.
Após nossa vivência voltamos à cidade de Muzambinho onde iremos almoçar.
No início da tarde vamos conhecer a Fio Brasil, uma tecelagem artesanal de tapetes e peças para cama e mesa, onde teremos a oportunidade de ver como se tece o fio.
Depois desta visita iremos conhecer o artesanato típico de Muzambinho, onde despontam as delicadas peças de cerâmica, todas produzidas por artesãos locais.
De Muzambinho retornamos a Guaxupé.
Em Guaxupé faremos um gostoso passeio a pé pela agradável cidade, incluindo a bela catedral e o Teatro Arlete Souza Mendes.
Daqui iremos admirar o por do sol na Fazenda São Domingos, famosa pela cachaça de alta qualidade que produz, e que é distribuída no Sul de Minas Gerais, onde poderemos conhecer o processo de produção da sua cachaça São Domingos e sua icônica e aconchegante casa sede da fazenda.
Jantar na fazenda.

20/2 – SEG - MONTE SANTO DE MINAS – CACHOEIRA DA RETÍFICA – FAZENDA CAFEEIRA NOVA ALIANÇA – MOCOCA – SESSÃO EXCLUSIVA NO CINE MOCOCA ( C, A )
Após o cedo café da manhã seguimos à cidadezinha de Monte Santo de Minas. Aqui nos aguarda um delicioso banho de cachoeira, com piscina rasa e prainha, e uma fabulosa queda que nos oferece uma massagem revigorante.
Momentos impagáveis.
Depois deste passeio seguimos à fazenda cafeeira Nova Aliança, onde Juliana Paulino nos recebe.
Vamos passear por trilha na mata, conhecer seu cafezal, e ouvir suas histórias.
Almoço na fazenda.
No meio da tarde seguimos à próxima cidade de Mococa.
A praça central de Mococa oferece uma das melhores coleções de casarões do império e do início da república em excelente estado de conservação. Um patrimônio arquitetônico.
No meio desta volta a pé pelo centro de Mococa a parada para um imperdível sorvete artesanal.
E aí nos aguarda uma experiência única: uma visita ao icônico Cine Mococa, da década de 50, de um tempo em que assistíamos a filme em cinemas de rua, algo que os jovens de hoje não vivenciaram. Aqui iremos em assistir um filme exclusivo, só para nosso grupo, escolhido com antecedência especialmente para nós, pela nossa trinca de “curadores”, o programador oficial do Cine Mococa e a nossa equipe de guias desta viagem. 
Depois desta sessão retornamos a nosso hotel em Guaxupé.

21/2 – TER – JOÃO “LOUCO” E SUA FAZENDA SANTO ANTONIO DA ÁGUA LIMPA – A SABEDORIA DA NATUREZA E NOSSOS APRENDIZADOS – com workshop opcional de Estamparia Manual em Tecidos ( C, A )
Dia de fazermos uma imersão nos segredos da natureza, trazidos a nós por um seu intérprete muito disciplinado e sábio. João Pereira Lima, o João “Louco” dividirá conosco conhecimentos sobre a dinâmica e inteligência da natureza, seus processos autônomos, e como ele faz parceria com ela, num autêntico ganha-ganha.
O palco será a Fazenda Santo Antonio da Água Limpa.
Nosso grupo na manhã de hoje é divido em dois: Um grupo acompanhará Seu João pelos caminhos da fazenda, aprendendo “in loco” como ele interpreta o fluxo da natureza, e como, a partir disso, faz uma “parceria” com ela, em que esta natureza o “ajuda” a “construir” uma vida mais equilibrada, uma produção mais “amiga” da natureza com mais ganha-ganha para todos.
O outro grupo fará na parte da manhã um workshop (opcional) de 4 horas de Estamparia Manual em Tecidos, conduzido pela arquiteta, designer e artista Ivone Rigobello ( https://ivonerigobello.com.br/site/ )
Todos almoçarão juntos uma comida que incluirá as PANCs ( Plantas Alimentícias Não Convencionais ), uma especialidade do João e de sua esposa Renata.
Após o almoço vamos continuar, agora os dois grupos juntos, a degustar os conhecimentos do João. Vamos ouvir, na gostosa varanda ou na aconchegante sala de estar, sobre suas visões sobre produção e natureza, como conviver com ela muito amigavelmente, de forma a que a vida ganhe mais sentido e equíbrio.
Conversamos com ele na varanda da fazenda e passeando por sua agrofloresta.
Iremos ver os cogumelos gigantes produzidos pelas formigas. Sim, pelas formigas !!!
João é um mestre e um mago da natureza. Ouvi-lo é receber ensinamentos profundamente inspiradores.
No final da tarde retornamos a nosso hotel em Guaxupé.
Jantar.

22/2 – QUA – SÍTIO A BOA TERRA, DOS HOLANDESES – AGRICULTURA ORGÂNICA – A VINÍCOLA CASA GERALDO EM ANDRADAS / SÃO PAULO ( C, A )
Estamos no último dia de nossa viagem e as experiências, conhecimentos e encontros com pessoas notáveis continuam.
Após tomarmos nosso último café da manhã em Guaxupé vamos seguir para Itobi.
Aqui encontramos o Sítio A Boa Terra.
Onde nossos anfitriões são o hospitaleiro casal de holandeses Joop e Tini e sua equipe de colaboradores, incluindo o jovem Felipe.
Tudo começou com um sonho de criar uma comunidade autossustentável e cultivar a terra de forma comunitária. Em 1981, junto com mais dois casais, esse casal de holandeses, Joop e Tini, começou a dar asas e corpo ao sonho, criando um dos sítios pioneiros em agricultura orgânica no Brasil: o Sítio A Boa Terra, em Itobi, próximo a Casa Branca. 
Joop, Tini e Felipe nos recebem para orgulhosamente nos apresentar seu belo sítio, sua produção de hortaliças orgânicas, sua florestinha, riacho, seu projeto de educação ambiental para crianças.
Aprender com Joop e Tini é sempre uma dádiva. E um privilégio.
Depois de passearmos, conhecermos, conversarmos, vamos almoçar juntos um rico almoço orgânico.
Almas preenchidas, sementes plantadas, vamos agora seguir viagem para nosso próximo destino, para a experiência que irá fechar nossos dias especiais: a cidade de Andradas, onde nos espera uma visitação exclusiva da Vinícola Casa Geraldo.
A visitação de seus processos, do cultivo das uvas ao envasamento, dos vinhos de mesa aos melhores e premiados vinhos finos, é deliciosa. Em vários sentidos. Aprendemos muito. E degustamos também bastante.
Uma excelente maneira de fechar com chave de ouro nossa viagem, levando ainda, para esticarmos a experiência, vinhos para casa.
Daqui retornamos a São Paulo, onde deveremos chegar na Freeway em torno das 21h.


* * *

WORKSHOP DE ESTAMPARIA MANUAL 

Você vai aprender a criar estampas de maneira original e lúdica.
 A designer Ivone Rigobello apresentará um PROCESSO CRIATIVO muito funcional. Serão realizados exercícios práticos para obter um resultado gráfico final, pessoal e único. Para solidificar este aprendizado serão criados CARIMBOS e estampas sobre tecido.                                                                   

O tema ETNIAS será utilizado como linha condutora da experiência. 
Processo Criativo 
Técnicas sobre papel:
Colagem e Esgrafiado                 
Técnica: 
Carimbo
Aplicação sobre tecido
Produção de 1 peça de jogo americano
A assimilação do método criativo possibilita sua utilização em diferentes áreas da criação gráfica e design de superfície. A técnica de carimbo pode ser aplicada nas áreas de moda, decoração, papelaria, cenografia e produção artística, entre outras.

Preço por pessoa - R$ 300,00



Galeria voltar para o topo

Saídas voltar para o topo

  • 18

    Fev

    2023

preços por pessoa | Somente terrestre voltar para o topo

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

HOTEL IBIS GUAXUPE Apto Standard R$ 3.590 8x R$ 449 R$ 4.490 8x R$ 561 18/02/2023 até 22/02/2023 solicitar reserva

- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.

FORMAS DE PAGAMENTO
- No Cheque: Entrada (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
- No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- No Boleto Bancário: entrada de 20% (depósito ou cheque) + 7 parcelas iguais sem juros, a serem pagos até a data de embarque
- Pagamento à vista (depósito ou cheque): 3% de desconto.

O que inclui voltar para o topo

INCLUÍDOS NA VIAGEM

- Transporte em microônibus;
- 4 noites de hospedagem no hotel Ibis em Guaxupé;
- Todas as atividades descritas acima;
- 5 refeições;
- Guias;
- Kit viagem (1);
- Seguro viagem.


NÃO INCLUÍDO

- Refeições não incluídas acima;
- Bebidas;
- Despesas pessoais;
- Workshop de Estamparia Manual. 


HOSPEDAGEM:
18/02 A 22/02/2023 – Hotel Ibis Guaxupé

CONDIÇÕES GERAIS
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes.
 
Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0991 ou preencha o formulário abaixo:

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.