ABR: 11 | MAI: 01 | JUN: 12 | JUL: 04 | AGO: 01 | SET: 05, 18 | OUT: 10, 17 | NOV: 07, 21
Importante: Datas sujeitas à alteração. Consulte-nos antes de solicitar sua reserva.
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - Boa Vista
Chegada ao aeroporto de Boa Vista, recepção e traslado ao hotel. O traslado será realizado entre 11h e 14h, conforme chegada dos voos. Clientes que, porventura, não estiverem dentro desse horário devem providenciar por meios próprios o transporte até o hotel.
2º Dia - Boa Vista 86mt | Santa Elena de Uairén (Venezuela) 900mt
O briefing começa às 08h30, momento em que todos se conhecerão e receberão as últimas orientações da equipe organizadora sobre logística, segurança e o desenvolvimento da parte operacional.
Logo após o almoço, iniciaremos a viagem pela BR-174, apreciando belas paisagens ao longo do trajeto até a fronteira com a Venezuela. Faremos os procedimentos de imigração e, em seguida, seguiremos para Santa Elena de Uairén, onde passaremos a noite.
Boa Vista: 86m de altitude
Santa Elena de Uairén (Venezuela): 900m de altitude
Percurso: 220 km (aproximadamente 3 horas de duração)
Temperatura média: 25°C
3º Dia - Santa Elena de Uairén | Comunidade Indígena Paraitepuy | Primeiro Acampamento (C,A,J)
Após o café da manhã, inicia-se a grande jornada rumo ao Monte Roraima. A ansiedade toma conta de todos enquanto nos aprofundamos na paisagem deslumbrante da Gran Sabana. Seguimos até a Comunidade Indígena de Paraitepuy, ponto de partida para o trekking.
A caminhada nos leva até os acampamentos às margens do rio Tek ou Kukenan, onde passaremos a noite em barracas, sob um céu estrelado. Ao amanhecer, o imponente Monte Roraima surge à frente, convidando para mais um dia de aventura em sua direção.
Santa Elena de Uairén: 900m de altitude
Comunidade Indígena de Paraitepuy: 1300m de altitude
Primeiro acampamento: 1100m de altitude
Percurso:
75 km de asfalto em veículos 4x4
25 km em estrada não pavimentada até Paraitepuy
15 km de trekking até o acampamento (aproximadamente 4 a 5 horas de caminhada)
Temperatura média: 25°C
4º Dia - Rumo à base da montanha (C,A,J)
Ao amanhecer, o Monte Roraima se revela à frente, imponente, convidando para mais um dia de trekking em sua direção. Pela tarde, todos já estarão acomodados no Acampamento Base, impressionados pela grandiosidade do paredão que se ergue à sua frente.
Passar a noite ao pé dessa gigantesca muralha de pedra é uma experiência indescritível. O silêncio, a imensidão e a beleza do lugar tornam esse momento único.
Acampamento Base: 1850m de altitude
Percurso: 8 km
Duração: Aproximadamente 5 horas de caminhada
Temperatura média: 20°C
5º Dia - Rumo ao topo da montanha (C,A,J)
O percurso da Base até o topo do Monte Roraima é único e inesquecível. Considerado um dos trechos mais bonitos do trekking, oferece paradas estratégicas para descanso, contemplação e fotos. Ao longo do caminho, a paisagem se transforma em um verdadeiro jardim natural, repleto de bromélias, orquídeas e pequenos pássaros.
O trajeto inclui a travessia de diversos igarapés e a impressionante passagem sob a cachoeira no "Paso das Lágrimas".
Ao se aproximar do topo, o Monumento de Makunaima dará as boas-vindas aos aventureiros. Na chegada, os "Guardiões da Montanha" — três imensos blocos de pedra em formato de observadores — parecem recepcionar os visitantes.
Ponto mais alto: Pedra Maverick – 2.875m de altitude
Percurso: 4,5 km de trilha
Duração: Aproximadamente 4 a 5 horas de caminhada (sem escalada)
Temperatura média: 10°C durante o dia, 5°C à noite, podendo chegar a 0°C em caso de chuva
Clima: Instável, com variações de temperatura e precipitação ao longo de todos os dias no topo
6º Dia - Caminhada ao Vale dos Cristais | Ponto Triplo | Acampamento Coati ? Lado brasileiro (C,A,J)
A partir de hoje, os dias serão de imersão total no topo do Monte Roraima, com destaque para o fascinante Vale dos Cristais. O local impressiona pelos afloramentos espalhados pelo percurso, proporcionando uma experiência única e indescritível. O Vale transmite a sensação dos extremos — do Macro e do Micro, do surreal, do cósmico, do inexplicável. Sua energia não pode ser descrita em palavras, mas sim sentida em suspiros, silêncios e contemplações.
No trajeto, passaremos pelo icônico Ponto Triplo, um marco piramidal branco que delimita a tríplice fronteira entre Venezuela (80%), Brasil (5%) e Guiana (15%). Em seguida, seguimos rumo ao lado brasileiro do Monte Roraima, onde passaremos a noite.
Percurso: 15 km de trilha
Duração: Aproximadamente 8 horas de caminhada
Deslocamento de acampamento: Pernoite no Acampamento Coati (lado brasileiro)
Clima: Névoas constantes e possibilidade de chuvas
As noites no Acampamento Coati são frias, mas o lugar é mágico. Enigmático e acolhedor, está localizado entre duas enormes pedras, com uma entrada semelhante a uma caverna. O local possui um "hall" com vista para o céu e um pequeno jardim de inverno, onde uma lagoa central é cercada por vegetação variada, criando um refúgio perfeito para aqueles que buscam silêncio e isolamento.
Para os mais dispostos, há a opção de caminhar 500 metros até o Paredão do lado brasileiro, de onde se avista a floresta do Parque Nacional do Monte Roraima, na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, lar do povo Ingarikó. Dali, também é possível ver o Roraiminha, um tepuy menor que se destaca na paisagem.
7º Dia - Acampamento Coati | Lago Gladys (C,A,J)
O Monte Roraima é a Casa de Makunaima e, como toda casa, possui seus cômodos. Essa região da montanha é um dos lugares mais recônditos, misteriosos e, sem dúvida, um dos mais especiais e enigmáticos dessa jornada.
O Lago Gladys é indescritível. Segundo os povos indígenas, ele abriga um portal para outra dimensão — literalmente. Verdade ou não, há algo inexplicável ali. Seja para céticos, religiosos, ateus, aventureiros, cientistas, biólogos, antropólogos, esotéricos ou místicos, esse local convida todos a uma profunda reflexão sobre a existência e a origem da vida.
Será um passeio de dia inteiro, com uma caminhada tranquila de aproximadamente 3 horas para ir e 3 horas para voltar, permitindo momentos de contemplação e imersão na atmosfera única do lago.
Percurso: 6 km de trilha
Duração: Cerca de 6 horas (incluindo tempo para contemplação no Lago Gladys)
Acampamento: Não há deslocamento; pernoite no Coati
Clima: Névoas constantes e possibilidade de chuvas
Um dia para se conectar com o Monte Roraima e com os mistérios que ele guarda.
8º Dia - Acampamento Coati | Acampamento próximo do início da descida (C,A,J)
No caminho de volta dessa experiência inesquecível, faremos uma breve parada no Ponto Triplo e, em seguida, no El Foso — um lugar que desperta a criança interior de cada um. Ao chegar lá, você entenderá o motivo dessa expressão.
Ao final da tarde, chegaremos ao acampamento próximo à entrada do Monte Roraima, onde pernoitaremos.
Percurso: 15 km de trilha
Duração: Cerca de 8 horas de caminhada
Acampamento: Há deslocamento, com toda a logística envolvida
Clima: Névoas constantes e possibilidade de chuvas
9º Dia - Piscinas Jacuzzi | Pedra Maverick | Mirante La Ventana (C,A,J)
O deslumbramento será completado com as Piscinas Jacuzzis, além do Mirante La Ventana, de onde é possível admirar a imponência do Monte Kukenan (Pai dos Ventos), com suas diversas quedas d’água, e o vasto vale de florestas que separa os dois tepuys. A vista é de tirar o fôlego, uma verdadeira janela para o paraíso — o momento perfeito para ficar em silêncio e deixar a brisa tocar a alma.
Para finalizar, a subida até a Pedra Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima, a 2.875 metros de altitude), de onde se avista a vastidão da Gran Sabana, incluindo toda a trilha percorrida até a base.
Após essa experiência, visitaremos o Salto Catedral, onde você, literalmente, se sentirá dentro de um Santuário natural. Em seguida, faremos uma parada no Paso de Los Cristales, local ideal para repor as energias antes dos próximos dias de trekking.
Percurso: 8 km de trilha
Duração: Aproximadamente 6 horas de caminhada tranquila (sem mochila pesada, apenas mochila de ataque para pequenos pertences)
Acampamento: Não há deslocamento, permanecendo no mesmo local
Clima: Névoas constantes e possibilidade de chuvas
10º Dia - Topo | Base | Acampamento rio Tek (C,A)
Chegou o dia da despedida da Casa de Makunaima e o retorno à nossa casa na cidade. Após tudo o que foi vivido, a nostalgia e a saudade precoce começarão a percorrer sua mente e sua pele. Cada olhar e cada passo serão acompanhados por um sincero "Adeus", "Até a próxima", ou simplesmente: "Gratidão por tudo" o que se viveu nesses dias.
Iniciaremos a descida até a base, onde faremos uma parada para descanso e um lanche de trilha. Depois, seguiremos por mais 3 horas até o próximo acampamento, com a possibilidade de uma noite sob o céu mais estrelado da viagem.
Descida até a base: Desnível de 1.000 metros, com duração de 4 horas
Acampamento: Rio Kukenan ou Tek (altitude de 1.100 metros)
Temperatura: Aproximadamente 25°C
11º Dia - Acampamento rio Tek | Paraitepuy | Santa Elena de Uairén | Boa Vista (C)
Nesta manhã, iniciaremos a última etapa do roteiro com 15 km de caminhada até a Comunidade de Paraitepuy, com duração aproximada de 4 horas.
Temperatura: Aproximadamente 25°C
Em seguida, embarcaremos nos veículos 4x4 para Santa Elena, onde, ao chegar na fronteira, realizaremos os procedimentos de aduana, troca de veículos e seguiremos viagem para Boa Vista. A chegada está prevista para o final do dia ou início da noite, onde serão acomodados no hotel reservado.
Noite: Livre
Para clientes que embarcam nesta madrugada, o transfer out será realizado às 23h00 e 01h30.
Essa será a etapa final da jornada, encerrando essa experiência única com a chegada à Boa Vista e o retorno ao conforto do hotel.
12º Dia - Boa Vista (C)
Às 09h30 será realizado o transfer out para o aeroporto para os clientes que embarcam neste dia.