INÍCIO EM HAVANA
SAÍDAS 2025
Jan: 06, 13, 20, 27 | Fev: 03, 10, 17, 24 | Mar: 03, 10, 17, 24 | Abr: 07, 14, 21, 28 | Mai: 05, 12, 19 | Jun: 09, 16, 23 | Jul: 14, 21, 28 | Ago: 04, 18 | Set: 08, 22 | Out: 06, 20, 27
1º Dia - HAVANA
Chegada em Havana. Recepção no aeroporto por um representante local. Traslado ao hotel.
2º Dia - HAVANA - Havana sobre rodas (C, A)
Explorar Havana de ponta a ponta é sempre um desafio para os cubanos devido à escassez de transporte público. Hoje, faremos dessa experiência uma diversão, conhecendo a cidade sobre diferentes tipos de rodas.
Começamos o dia admirando o despertar de Havana a bordo de um bicitaxi, um triciclo amplamente utilizado pelos moradores para ir ao mercado e se deslocar entre bairros sem transporte público.
Já em Havana Velha, mergulharemos no passado colonial da cidade com um passeio pelas suas quatro praças mais emblemáticas. Para escapar do calor, desfrutaremos de um delicioso almoço em um restaurante local, acompanhado, é claro, por um refrescante Mojito.
Em seguida, embarcaremos em uma charrete para contornar a baía e chegar ao coração da Havana republicana: El Parque Central. Aqui, a grandiosidade da arquitetura cubana se revela em edifícios icônicos como o Capitólio de Havana, o Gran Teatro Alicia Alonso e o histórico Hotel Inglaterra. Para compor a cena perfeita, dezenas de carros antigos da década de 1950 funcionam como táxis ao redor do parque.
Nos acomodamos no banco de trás de um almendrón – um clássico carro americano – para um passeio panorâmico pela cidade. Passaremos pela Plaza de la Revolución, a Floresta de Havana, o elegante bairro de Miramar, a famosa 5ª Avenida e, por fim, o Malecón Habanero, onde encerraremos nossa jornada antes do retorno à acomodação.
3º Dia - HAVANA - Arte e Ritmo (C, J)
Hoje embarcaremos em um percurso onde os protagonistas têm um elemento em comum: a paixão pela arte.
Nossa manhã começa com uma visita ao Projeto José Fuster, conhecido como o “Gaudí do Caribe”. Esse renomado artista cubano, especialista em cerâmica e pintura, dedicou os últimos 18 anos à revitalização de sua comunidade, transformando o vilarejo de Jaimanitas, nos arredores de Havana, em uma verdadeira galeria a céu aberto, repleta de mosaicos vibrantes e esculturas únicas.
Em seguida, assistiremos aos ensaios da companhia Havana Queens, um projeto que une a expertise da coreógrafa cubana *Rosario Blanco* e a visão do produtor suíço Patrick Hofer. Aqui, aprenderemos sobre os diferentes ritmos cubanos e teremos a oportunidade de interagir com os talentosos dançarinos.
Mais tarde, exploraremos o bairro de San Isidro, em Havana Velha, um dos centros da dissidência artística cubana. Esse polêmico e efervescente bairro é um espaço de expressão para grafiteiros e artistas independentes, com murais de protesto espalhados por suas ruas e galerias emergentes que dão voz à nova geração criativa de Cuba. Pequenas empresas independentes também florescem por aqui, trazendo um novo dinamismo à região.
Ao final do passeio, chegaremos aos Almacenes de San José, o maior mercado de artesanato de Cuba, onde teremos tempo livre para adquirir lembranças autênticas.
O restante da tarde será livre para atividades pessoais.
À noite, jantaremos no charmoso Casa Miglis, um restaurante de fusão cubano-escandinava, enquanto apreciamos uma apresentação especial da Havana Queens. Dessa vez, veremos em ação os mesmos dançarinos com quem interagimos pela manhã, encerrando o dia com música, arte e movimento.
4º Dia - HAVANA | SOROA | VIÑALES (C, A)
Pela manhã, deixaremos a agitação de Havana para explorar uma região de paisagens naturais deslumbrantes. Nossa jornada nos levará à província de Pinar del Río, onde faremos a primeira parada em Soroa para visitar o encantador Jardim das Orquídeas, que abriga mais de 350 espécies de plantas em seu acervo.
Em seguida, conheceremos o Pátio de Pelegrín, um inspirador projeto social idealizado pelo artista Mario Pelegrín. Esse espaço promove a arte entre os jovens, incentivando diferentes formas de expressão artística. Durante essa experiência única, teremos a oportunidade de preparar uma sobremesa tradicional junto com Pelegrín e sua equipe, mergulhando ainda mais na cultura local.
Continuando nosso percurso, chegaremos ao Vale de Viñales, onde seremos recebidos por um cenário espetacular de Mogotes – formações rochosas únicas que caracterizam a região. Faremos uma parada no Mirador de Los Jazmines para admirar essa vista panorâmica inesquecível.
Antes de nos hospedarmos em uma autêntica casa de família cubana na cidade de Viñales, visitaremos a casa de um veguero para conhecer de perto o fascinante mundo do tabaco cubano, um dos produtos mais icônicos da ilha.
5º Dia - VIÑALES | PLAYA LARGA (C, A, J)
A beleza da natureza sempre reserva surpresas inesperadas. Hoje, não precisaremos de despertador, pois certamente um dos galos do bairro cumprirá essa função com prazer.
Nosso destino será a Ciénaga de Zapata, a maior zona úmida do Caribe insular. Durante a viagem, faremos uma parada intermediária para o almoço antes de visitarmos a Casa del Zunzún, o encantador pátio privado do Sr. Bernabé. Nesse verdadeiro paraíso das aves, poderemos observar livremente o zunzuncito, a menor ave do mundo, além de outras espécies que utilizam essa região como corredor migratório.
A poucos quilômetros dali, descobriremos a Cueva de los Peces, um cenote fascinante, considerado o mais profundo e bonito de Cuba. Suas águas cristalinas se conectam a um extenso sistema de cavernas submarinas, que se estende por mais de 30 km, de Playa Larga até Caleta El Toro.
Opcionalmente, poderemos passar o restante do dia relaxando na praia próxima à nossa acomodação. À noite, desfrutaremos de um delicioso jantar caseiro em nossa casa particular.
6º Dia - PLAYA LARGA | CIENFUEGOS | TRINIDAD (C, A)
No início da manhã, seguiremos pela Baía dos Porcos em direção a Playa Girón, cenário da fracassada invasão de mercenários cubanos em 1961. Apoiada pela Força Aérea e Marinha dos EUA, a operação resultou na primeira grande derrota dos americanos na América Latina. Para conhecer mais sobre esse episódio histórico, visitaremos o Museu Playa Girón, onde estão expostos detalhes das batalhas, incluindo as armas utilizadas.
Em seguida, chegaremos à bela cidade de Cienfuegos, notável por suas largas avenidas e arquitetura neoclássica, resultado do planejamento detalhado dos colonos franceses que a fundaram. Durante nossa visita, exploraremos o Teatro Terry, construído em 1890, o Parque Martí e sua charmosa avenida.
Após um delicioso almoço, continuaremos nosso percurso ao longo da costa sul até Trinidad, cidade declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com sua arquitetura colonial perfeitamente preservada, Trinidad remonta à era de ouro do comércio do açúcar no século XIX. Finalizaremos o dia caminhando por suas encantadoras ruas e praças de paralelepípedos, mergulhando no charme atemporal dessa joia cubana.
7º Dia - TRINIDAD - Natureza cubana (C, A)
Os cubanos têm uma forte conexão com a natureza, e muitos lugares da ilha são protegidos por leis ambientais. Hoje, nosso destino é um desses tesouros naturais: a Paisagem Natural Protegida Sierra del Escambray. Esse belíssimo local abriga quase metade das espécies de aves endêmicas de Cuba e é cercado por plantações do melhor café arábica do país.
Pela manhã, partiremos de Trinidad por uma estrada sinuosa até chegarmos a uma fazenda cubana. Lá, teremos a oportunidade de conhecer de perto a vida no campo, seus costumes e tradições. Observaremos as colmeias e experimentaremos o delicioso mel local antes de percorrermos uma trilha que nos levará a uma espetacular cachoeira de águas cristalinas, onde poderemos nos refrescar em meio a uma paisagem deslumbrante.
Depois do mergulho revigorante, desfrutaremos de um almoço tradicional nos jardins da fazenda. Para fechar essa experiência com chave de ouro, relaxaremos em confortáveis redes enquanto saboreamos um café requintado, embalados pela brisa suave do campo.
À tarde, retornaremos a Trinidad, levando na memória os momentos inesquecíveis vividos nesse refúgio natural.
8º Dia - TRINIDAD | SANTA CLARA | VARADERO | HAVANA (C)
Trinidad pode estar distante, mas a apenas 16 km dali encontra-se um de seus símbolos mais icônicos: a Torre Manaca Iznaga. Remanescente da era da escravidão, essa torre oferece uma vista privilegiada do Valle de los Ingenios, região fundamental no processamento da cana-de-açúcar durante o período colonial.
Após essa visita, seguiremos viagem até Santa Clara, cidade onde o guerrilheiro argentino Ernesto "Che" Guevara conquistou a batalha decisiva para o triunfo da Revolução Cubana. Lá, visitaremos o mausoléu que guarda seus restos mortais e, em seguida, faremos uma pausa para apreciar uma bebida refrescante em um charmoso restaurante decorado com belas plantas.
Para aqueles que optarem por um trecho de praia, o traslado continuará via Varadero, antes de seguirmos para Havana.
Importante: O voo internacional deve ser reservado após às 18h. Não garantimos a conexão com um voo internacional no mesmo dia, portanto, recomendamos reservar um transfer privado ou adicionar uma noite extra de hospedagem para maior segurança e conforto.