Legenda: C=café da manhã; A=almoço.
1º Dia - SANTARÉM | ALTER DO CHÃO
Chegada ao Aeroporto de Santarém e traslado para Vila de Alter do Chão. Chegada ao hotel. Restante do dia livre.
2º Dia - ALTER DO CHÃO - Centro de Alter do Chão e Ponta do Cururu - (C)
Em horário pré determinado, saída para visita ao pequeno centro de Alter do Chão e sua praia de águas transparentes. Faremos travessia de canoa para a praia localizada entre Lago Verde e o rio Tapajós.
O por do sol será contemplado na Ponta do Cururu, depois uma parada para um banho nas águas do Tapajós.
3º Dia - ALTER DO CHÃO - (C; A)
Hoje teremos duas opções de passeios para escolher:
1ª Opção: Lago Verde, Ponta de Pedras, Ponta do Jarí
(incluso: 01 almoço, água mineral, refrigerantes)
Após, o café da manhã inicio da travessia do Lago Verde em canoa canadense ou lancha com destino a uma baía com vegetação submersa. As árvores são pequenas com troncos grossos, a paisagem é belíssima, com possibilidade de visualização de peixes e observação de aves, o desembarque será numa pequena praia prosseguindo por uma trilha com destino a comunidade de Ponta de Pedras, a vegetação é composto de savana, um tipo de cerrado e floresta um destaque na trilha é a seringueira (Hevea Brasiliensis) de grande importância econômica para a Amazônia no século passado.
Parada para um breve descanso, seguindo de lancha até a ponta do Jarí, um canal natural de ligação entre o rio Tapajós (águas claras) e o Amazonas (águas barrentas). A ponta do Jarí é uma área inundada e dormitório de papagaios e garças a revoada pode ser observada ao entardecer ou amanhecer, dependendo do período do ano é possível à observação dos jacarés.
Obs: Nas épocas de seca o passeio à ponta do Jari poderá ser substituído, nosso parceiro local informará localmente as possibilidades.
2ª Opção: Comunidade de Jamaraquá e Floresta Nacional do Tapajós – FLONA
(incluso: 01 almoço, água mineral e refrigerantes)
Visita a comunidade de Jamaraquá, localizada dentro da Floresta Nacional do Tapajós. A comunidade faz parte do projeto de apoio ao manejo florestal sustentável da Amazônia, o passeio propicia ao visitante conhecimento sobre a utilização dos recursos naturais pelas populações ribeirinhas, (tradicionais). A comunidade vive da produção de farinha de mandioca, feijão e arroz para subsistência. O couro ecológico (artesanal) é a nova fonte de renda, durante a visita é possível conhecer todo processo de transformação do látex, a comunidade de Jamaragua uma das menores da Floresta Nacional do Tapajós. Em 1934 nascia Belterra ou Companhia Ford Industrial do Brasil, subsidiaria da Ford Motor Company do empresário Henry Ford o projeto era transformar a região em maior produtora de látex do mundo, no entanto, algumas sementes de seringas foram levadas como contrabando para Ásia, provocou o declínio da economia. Iniciaremos uma caminhada na Selva Amazônica de mata primária (há 02 trilhas a 1ª com 2:30 de ida e volta e a outra de 4:30), com árvores frondosas com mais de 30 mts de alturas, no retorno podemos fazer uma canoagem no Igapó ou Igarapé. Retorno ao hotel ou Pousada.
4º Dia - ALTER DO CHÃO | SANTARÉM - (C)
Em horário determinado, saída do hotel para o aeroporto de Santarém com destino a cidade de origem.