1º Dia - PUERTO NATALES
Chegada no aeroporto de Puerto Natales, recepção e traslado ao hotel selecionado. Hospedagem.
2º Dia - PUERTO NATALES - Navegação Glaciares Balmaceda e Serrano (C,A)
Café da manhã. Traslado ao pier para embarque. A navegação começa entrando pelo canal Señoret, seguindo à Isla Guanaco, onde às vezes é possível apreciar os pequenos e maravilhosos Golfinhos Magalhânicos (Toninas).
Durante a navegação, veremos cormoranes e lobos marinhos. Logo visitaremos falésias onde poderemos avistar condores. Em cada ponto de interesse, a embarcação fará paradas para que os viajantes desfrutem da paisagem e atrativos.
A viagem continua ao Monte Balmaceda (2035 metros de altitude) onde poderemos apreciar o glaciar de mesmo nome e logo desembarcaremos em Puerto Toro para começar a caminhada de uma hora ida e volta pela ribeira da laguna Témpanos, acompanhados pelo nosso guia bilingüe. Através de um bosque nativo, rumo ao glaciar Serrano, desfrutaremos da fascinante vegetação, de contraste entre um céu azul e gelo do imponente glaciar Serrano.
Durante o retorno, visitaremos uma estancia, onde desfrutaremos de um almoço tipico da região. Depois de termos sido testemunhas de uma paisagem única, selvagem e virgem, finalizamos nossa excursão em Puerto Natales.
3º Dia - PUERTO NATALES - Cerro Benitez (C)
Café da manhã. Descobriremos os vestígios do passado e, para isso, seguiremos para o norte de Puerto Natales. A pouco mais de 25 km de distância, começaremos um dia de exploração caminhando pelo Parque Arqueológico localizado dentro da Fazenda Ernesto Helmer. A rota permite vistas de imponentes montanhas, fendas, saliências e vales. No setor, é possível acessar os dormitórios de condores que dominam os céus e, quando chegarmos ao cume, teremos uma vista panorâmica espetacular da região do Egeu, do Fiorde Eberhard, do Canal Señoret e também da icônica Lagoa Sofia.
O Cerro Benitez faz parte de um setor arqueológico e paleontológico que abriga pinturas rupestres que datam de aproximadamente 3.500 anos. Visitaremos a caverna da janela e, depois, pelo lado sudeste, entraremos na caverna oculta, um lugar onde encontraremos a caverna escondida, e onde entraremos com faróis e lanternas de cabeça, cotovelos e dedos dos pés. Essa caverna tem uma altura de 4 metros de altura e seu tamanho é de aproximadamente 70 metros quadrados. Nela, poderemos observar estalactites que se formaram como resultado do acúmulo de sais e minerais devido à filtragem e ao gotejamento constante de água durante milhares de anos. Terminada essa aventura, deixaremos a caverna em direção a um conjunto de saliências chamado "Dos Herraduras". Nessa rota, caminharemos por florestas exuberantes para finalmente observar as pinturas rupestres nas paredes dessa caverna, que já foi o fundo do mar.
4º Dia - PUERTO NATALES | PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE | HOTEL LAGO GREY (C)
Partiremos do hotel em Puerto Natales para Villa Cerro Castillo, capital da comuna de Torres del Paine a 59 quilómetros a norte. A viagem até este ponto é de aproximadamente 45 minutos, tempo ideal para conversar e interpretar a diversidade de paisagens com abundante floresta de Magalhães, vales de origem glacial, montanhas e lagos ao longo da estrada. Se o tempo permitir, poderemos observar condores em seus ninhos ao longo do caminho.
O itinerário continua até o mirante do Lago Sarmiento, primeira parada fotográfica com vista para Cerro Paine. Deste ponto e com boas condições climáticas, será possível ter uma primeira vista panorâmica de toda a cadeia montanhosa de Torres del Paine, a extensão sul da Cordilheira dos Andes e o imponente Lago Sarmiento. Após essa pausa, iremos em direção a um local muito relevante, sendo uma das vistas mais impressionantes em frente às torres de granito. O lugar descrito acima corresponde ao mirante da Laguna Amarga, habitat predileto dos flamingos que muitas vezes encontram neste local as condições ideais para a sua alimentação.
A rota continua até o acesso principal do Parque Nacional Torres del Paine, onde registraremos os nossos bilhetes de entrada para continuar com o itinerário. Retornamos ao veículo saindo do Parque Nacional Torres del Paine pelo trecho sul. Nossa última parada em frente a Torres del Paine será no lugar mais imponente da rota Y-290 chamado Mirador Grey. Deste lugar será possível observar o conjunto de montanhas que dominam a parte ocidental da província, o imenso Lago Toro e, se as condições climáticas permitirem, um trecho do Glaciar Grey. No fim do seu roteiro, o desembarque será no Hotel Lago Grey.
5º Dia - LAGO GREY - NAVEGAÇÃO GREY (C)
Uma das excursões imperdíveis durante a visita ao Parque Nacional Torres del Paine. Esta travessia de 3 horas de duração, é realizada a bordo de nossa embarcação “Grey III” e nos permite desfrutar de uma paisagem inigualável composta de icebergs, exuberante vegetação e imponentes montanhas.
Dificuldade Baixa / Duração de 3 horas.
Para chegar ao catamaran é necessário uma prévia caminhada de 3km pela Praia Grey desde o estacionamento mais próximo. O nível de dificuldade deste trekking pode variar segundo as condições climáticas.
IMPORTANTE: Esta caminhada não é apta para todo o tipo de público.
Cada passageiro deve ser responsável em analisar seu estado de saúde e decidir se é apto a participar desta excursão.
6º Dia - HOTEL LAGO GREY (C)
Dia livre para descansar ou realizar uma das maravilhosas expedições oferecidas (pagas a parte) pelo Hotel Lago Grey.
7º Dia - PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE | PUERTO NATALES (C)
Após o café da manhã, traslado ao Aeroporto de Puerto Natales.