Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - LIMA
Chegada ao Aeroporto de Lima, recepção e traslado ao hotel. Tarde livre.
2º Dia - LIMA - Centro Histórico, Convento de Santo Domingo e Museu Larco (C)
Hoje, nos aprofundaremos na essência histórica de Lima, preservada em seu centro histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Seremos transportados à época colonial enquanto caminhamos por suas ruas e praças, admirando monumentos emblemáticos como o Palácio do Governo, a Catedral e o Palácio Arcebispal. Teremos a oportunidade de visitar um dos espaços eclesiásticos mais icônicos de Lima, que é o Convento de Santo Domingo, também declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, onde se encontram as relíquias de três santos peruanos: Santa Rosa de Lima, São Martinho de Porres e São João Macías.
O passeio não estaria completo sem a visita ao Museu Rafael Larco Herrera, um dos mais importantes do país por expor uma valiosa coleção de quase 45.000 peças de culturas pré-hispânicas, especialmente dos Mochicas. Este museu se destaca por ser um dos primeiros no mundo a ter depósitos visitáveis e a oferecer acesso virtual à sua coleção completa. Ficaremos maravilhados com a qualidade de suas peças de joalheria, têxteis e sua enigmática sala erótica, dedicada à cerâmica alusiva à fertilidade.
3º Dia - LIMA | PARACAS (C)
Bem cedo, traslado ao terminal de ônibus e embarque em ônibus com destino a Paracas (aprox. 4 horas). Chegada e recepção. Opcional (não incluído) - Sobrevoo das Linhas de Nasca (horário de partida sujeito às condições climáticas).
Traslado ao aeródromo de Pisco para embarque em uma avioneta para desfrutar do sobrevoo pelas incríveis Linhas de Nazca, localizadas nas pampas de mesmo nome. Ali é possível ver numerosos geoglifos representando figuras de animais e plantas, distribuídos em meio a um emaranhado de outros traços como retas, trapézios, triângulos e espirais gravados sobre o solo e que permaneceram preservados por cerca de 2.000 anos. Hospedagem em Paracas.
Obs: Para a operação do sobrevoo é necessário ter mínimo de 8 passageiros.
4º Dia - PARACAS | ILHAS BALLESTAS | LIMA (C)
Hoje vamos viver uma experiência de vida marinha. Partiremos do cais "EI Chaco", que abriga uma variada oferta gastronômica. Embarcaremos para ver pela primeira vez o "EI Candelabro", uma silhueta enigmática que se ergue nas colinas arenosas e cuja formação ainda é um mistério. Estima-se que tenha mais de 2500 anos e serviu de farol para marinheiros; hoje é considerado Patrimônio Cultural da Nação. Mais adiante, seguiremos para as Ilhas Ballestas, um encontro impressionante entre o deserto e o mar. Estas três ilhas são o lar de monumentos extraordinários esculpidos em rochas, bem como uma diversidade de vida selvagem entre espécies endêmicas e migratórias. As ilhas abrigam mamíferos, como leões marinhos, e 18 espécies de aves, como o pinguim de Humboldt, o corvo-marinho-de-patas-vermelhas, o guanay, entre outros. Finalmente, voltaremos ao cais deixando para trás esta extraordinária paisagem marítima.
À tarde, traslado para a estação de Aparas. Embarque em ônibus de Paracas para a cidade de Lima (4 horas aprox.). Na chegada, traslado ao hotel em Lima. Hospedagem.
5º Dia - LIMA | CUSCO - Mercado São Pedro, Templo de Korikancha, Catedral, Sacsayhuamán e Kenko (C)
Voo não incluído (Lima / Cusco) – Recomendamos chegar antes das 11h em Cusco
Traslado ao aeroporto para embarque com destino a Cusco. Chegada à cidade de Cusco, recepção e traslado ao hotel. Restante da manhã livre para descansar e se aclimatar à altitude. Visitaremos a cidade de Cusco, também conhecida como Cidade Imperial e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Esta encantadora excursão de meio dia a Cusco nos oferece história, cultura viva e arte. Poderemos apreciar como na Cidade Imperial as culturas andina e espanhola convivem em harmonia, assim como o passado e o presente. Chegaremos ao centro para caminhar pelos corredores do mercado de San Pedro, o mais antigo da cidade. Projetado em 1925 por Gustave Eiffel, hoje reúne centenas de comerciantes de mercadorias locais. Também visitaremos a Koricancha, que durante o império Inca foi um centro de culto ao Sol e sobre a qual o convento de Santo Domingo foi posteriormente construído como parte do processo de evangelização. Sua fachada de estilo barroco construída sobre sólidas paredes incas resume perfeitamente o sincretismo das culturas na cidade de Cusco. Para apreciar a grandeza dos incas, subiremos à monumental fortaleza de Sacsayhuamán, que com suas enormes paredes de pedra esculpida é um dos melhores exemplos da arquitetura militar inca. Também visitaremos o centro arqueológico de Kenko, um lugar cerimonial onde o Sol, a Lua e as estrelas eram adorados. Não poderíamos fazer um tour pela cidade sem visitar a Catedral, o templo mais importante de toda a cidade. Foi construído pelos espanhóis no palácio do Inca Huiracoha. Seu interior abriga uma maravilhosa coleção de arte colonial composta por peças de ourivesaria e telas representativas da Escola de Cusco.
6º Dia - CUSCO | VALE SAGRADO ? Chinchero, Sessão Têxtil, Moray e Ollantaytambo (C, A)
No Vale Sagrado encontraremos história milenar e cultura viva. Visitar Chinchero, onde aprenderemos sobre seus tecidos tradicionais e o simbolismo de seus desenhos e cores visitando o Centro Cultural Parwa. Teremos a oportunidade de apreciar o processo têxtil de cada peça, os insumos utilizados, o método de obtenção de seus corantes naturais e as técnicas de tecelagem que são passadas de geração em geração. Além disso, poderemos ver o trabalho dos artesãos ao vivo. Também chegaremos ao resort sítio arqueológico de Chinchero, um dos mais impressionantes da área que durante o Tahuantinsuyo foi um centro agrícola e pecuário, com terraços e aquedutos. Nas proximidades, veremos o exterior da igreja Nuestra Señora de Montserrat, construída em 1607 no local do antigo palácio inca e que hoje é um exemplo da confluência da cultura andina e espanhola durante o Vice-Reinado, especialmente no aspecto artístico de sua decoração. Continuaremos a mergulhar no mundo Inca em Moray, que durante o Tahuantinsuyo funcionou como laboratório e centro de pesquisa agrícola de acordo com alguns estudos. Seus enormes terraços concêntricos e a variedade de microclimas que criam permitiram o crescimento de uma grande variedade de culturas. Vamos desfrutar do sabor local em um restaurante durante o almoço e continuar até Ollantaytambo, um antigo centro militar, religioso e agrícola dos incas. Visitaremos o templo principal e as plataformas da fortaleza de pedra. Sua fortaleza, sinal de todo o poder inca, está estrategicamente localizada em uma montanha, onde visitaremos seu templo principal, plataformas e fontes, enquanto desfrutamos de uma vista imbatível da cidade, a única que mantém o desenho urbano Inca original e onde podemos conhecer suas ruas de pedra, seu mercado e respirar o espírito da Cordilheira dos Andes.
7º Dia - VALE SAGRADO | MACHU PICCHU | ÁGUAS CALIENTES | CUSCO (C, A)
Um dos marcos turísticos mais importantes do mundo nos espera: Machu Picchu!
Nossa aventura começará a bordo de um trem com destino a Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, uma pitoresca cidade aos pés da emblemática cidadela inca. Durante o passeio de trem poderemos apreciar a beleza natural dos arredores, com vistas deslumbrantes de majestosas montanhas, rios e pequenas aldeias dos Andes peruanos; uma festa visual que nos enche de expectativa para a visita à maravilha que é Machu Picchu. Depois de uma curta viagem de ônibus de Aguas Calientes, nos encontraremos em frente a uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno - será uma visão inesquecível! De lá, exploraremos as incríveis ruínas, aprendendo tudo sobre a história e os mistérios que este lugar místico e impressionante guarda. Com paisagens incomparáveis em todos os lugares, não faltarão oportunidades para tirar fotos espetaculares! Depois de nos recarregarmos com a energia mágica de Machu Picchu, retornaremos a Aguas Calientes, onde teremos tempo livre para almoçar e caminhar pelas ruas um pouco antes de embarcar em nosso trem de volta.
Importante: Lembre-se que você não pode levar toda a sua bagagem para Machu Picchu. Devido às políticas de trem, você não pode levar consigo mais de uma bagagem de no máximo 5kg por pessoa em uma pequena mochila para sua estadia em Machu Picchu. É por isso que você só deve levar o que é necessário e indispensável. Protetor solar, óculos de sol, chapéu e repelente de mosquitos podem ser muito úteis durante esta excursão.
8º Dia - CUSCO | PUNO - Andahuaylillas, Racchi e Puca Pucará (C, A)
Partiremos da estação de Cusco para começar nossa viagem de ônibus para Puno; No caminho apreciamos as maravilhosas paisagens do Vale Sul de Cusco. Primeiro visitamos Andahuaylillas, a cidade onde encontramos uma bela igreja do século 27, com um órgão impressionante decorado com anjos e querubins. Em seguida, visitamos as ruínas de Racchi, também conhecido como "O Templo do Deus Wiracocha", que têm diferentes áreas que foram usadas para vários fins. No final desta visita, desfrutaremos de um delicioso e típico buffet de almoço em um restaurante local. Depois disso, conhecemos o sítio arqueológico de Puca-Pucara, uma construção militar que também funcionou como centro administrativo. Finalmente, chegamos à estação de ônibus em Puno e somos transferidos para o nosso hotel.
9º Dia - PUNO | LAGO TITIKAKA - Ilhas de Uros e Taquile (C, A)
Pela manhã, faremos a viagem para a Ilha Taquile, onde a comunidade nos receberá gentilmente, mantendo vivas suas tradições, costumes e roupas coloridas à moda antiga. Os ilhéus são artesãos habilidosos e incorporam em cada trabalho técnicas incríveis desenvolvidas ao longo de séculos por seus antepassados. Em seguida, visitaremos as ilhas flutuantes dos Uros, também chamadas de "Cidade do Lago", porque essas ilhas são construídas com camadas de juncos e servem como casas e centros comerciais para os nativos de mesmo nome que se deslocam em jangadas construídas à mão.
10º Dia - PUNO | JULIACA (C)
Em horário oportuno, traslado ao aeroporto de Juliaca para embarque.