De Inhotim ao Caraça com os Personagens da Itabira de Drummond - Réveillon - Grupo Freeway
26/12 a 4/1/2026 - 10 dias / 9 noites
Legenda: C=café da manhã; A= almoço; J=jantar; CR=ceia réveillon
1º Dia - 26/12/2025 - Sexta - SÃO PAULO / BELO HORIZONTE / SABARÁ / ITABIRA - (A)
Embarque em voo em nosso destino de origem, com chegada ao aeroporto de Confins até as 11h da manhã.
Daqui seguimos em nossa van ou micro-ônibus até Sabará.
No caminho passaremos por Belo Horizonte, onde almoçaremos.
Sabará é um verdadeiro tesouro barroco a pouca distância de Belo Horizonte.
Ela, para nós, é uma verdadeira sala de aula, apresentando as tres fases do barroco mineiro, de forma a compreendermos da melhor forma nossa história arquitetônica.
Vamos caminhar pela sua Rua da Intendência (o coração histórico da cidade), e
poderemos fazer todo nosso circuito confortavelmente a pé.
Nosso percurso incluirá a Igreja de Nossa Senhora do Ó, joia mais preciosa do barroco mineiro em Sabará e uma das mais importantes de todo o ciclo do ouro.
Também veremos a Igreja N. S. do Carmo, em cujo interior encontramos obras do Aleijadinho.
Nosso passeio ainda incluirá o Chafariz do Kaquende, um dos mais famosos de Minas que, embora sendo um chafariz, tem sua construção diretamente ligada ao período de opulência do barroco.
Encerramos nossas visitas com o Teatro Municipal, o segundo mais antigo do Brasil ainda em funcionamento, depois do Teatro de Ouro Preto.
No final da tarde seguimos a Itabira. Aquela Itabira das “casas entre bananeiras e mulheres entre laranjeiras”, como escrevia Drummond.
Chegada a Itabira e hospedagem em nosso hotel.
Jantar
2º Dia - 27/12/2025 - Sábado - ITABIRA - Caminhos Drummondianos - (C, A)
Após o café da manhã vamos começar a descobrir Itabira a partir do olhar, das palavras e da vida de Carlos Drummond de Andrade.
Vamos fazer uma viagem no tempo pela obra e pelas histórias que marcaram os versos do célebre autor itabirano. Isto será feito conosco caminhando com a condução ativa de atores locais, que nos farão trasladar à época de Drummond. O passeio inclui as fascinantes histórias das personagens que emergem dos versos do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Almoço.
À tarde vamos passear conhecendo a Casa de Drummond (onde viveu a família Drummond de Andrade), com suas histórias, o Museu de Itabira, que fica defronte à casa do poeta, o Centro Histórico de Itabira, o Centro Itabirano de Artesanato, tudo na área da cidade muito cantada em verso pelo grande poeta.
Depois vamos conhecer a Praça do Areão, onde fica em exposição a primeira locomotiva utilizada pela mineradora Vale. Ou, o Maior Trem do Mundo, nas palavras de Drummond.
E a nossa tarde vai se encerrar com a visita ao Pico do Amor, onde se localiza o Memorial Carlos Drummond de Andrade, projeto de Oscar Niemeyer, amigo de Drummond.
Vamos aqui apreciar a vista 360 graus dos altos do Pico do Amor. O Pico do Amor, em Itabira, é um dos melhores mirantes naturais da região, oferecendo vistas espetaculares, com destaque para a Serra do Espinhaço. Ele também proporciona um clima romântico, como o nome sugere!
À noitinha a proposta é visitarmos o Clube da Leitura de Itabira, uma charmosa livraria com café, onde poderemos folhear e comprar livros de Drummond, inspirados pelas nossas histórias do dia.
Jantar.
3º Dia - 28/12/2025 - Domingo - IPOEMA - Museu do Tropeiro, Cachoeiras, Pôr Do Sol no Morro Redondo - (C, A)
Após o café da manhã vamos seguir para o vizinho distrito de Ipoema. Aqui chegando seremos recepcionados no Museu do Tropeiro. Tayane, sua diretora, nos introduzirá, através desse emblemático e bem cuidado museu “vivo”, nas histórias do tropeirismo nestas Minas Gerais. Referência internacional no tributo aos tropeiros, o Museu do Tropeiro é sem dúvida o mais emblemático museu que retrata esta época, estes modos de viver, esta gente, e esta profissão (tropeiro) no país.
Depois desta experiência histórico-cultural vamos seguir para a natureza. Nossa primeira parada é a Cachoeira Alta. Ela é o maior atrativo natural do distrito de Ipoema, com sua impressionante queda de 110 m, uma das maiores das Minas Gerais. De longe já avistamos sua queda. E chegando próximos podemos ficar molhados com o seu vapor. A trilha é curta e fácil. Começamos a ficar impressionados com as exuberâncias naturais da região.
A vegetação que a rodeia é composta por muitos tons de verde. E o som de suas águas caindo do alto impressiona tanto quanto a sua beleza.
Daqui continuamos com nosso veículo para a Cachoeira do Patrocínio. O trajeto, que continua a serpentear por entre montanhas, vales e platôs, provoca em nós as melhores sensações, despertando emoções de bem estar, paz e felicidade.
Chegamos ao recôndito platô onde se encontra a estrutura receptiva para a cachoeira. Muito bem ajambrada em harmonia com a natureza pura.
Somos recebidos pelos proprietários. Ou melhor, pelos inquilinos temporários desse pedaço de paraíso.
Caminhamos por uma curta e deliciosa trilha até a cachoeira. E já chegamos. A uma enorme piscina natural formada por uma imensa cachoeira. A piscina apresenta em seu lado direito uma ilhota de areia que teima em emergir da água. Esse é o local que buscamos. Ideal como base para apreciar e mergulhar.
Somos donos do tempo.
Até que nos damos conta de que estamos com fome. E aí basta retornarmos pela curtinha trilha e nos dirigirmos ao rústico restaurante dirigido pelos proprietários neste berço esplêndido.
Flanamos no gramado, apreciando a espetacular vista para o paredão da serra que se ergue à nossa frente.
No início da tarde vamos dar continuidade à nossa programação desse dia.
Seguimos agora para o próximo Morro Redondo. O nome é simplório e comum para um atrativo natural que surpreende pela beleza, tranquilidade e energia espiritual que dele emana.
Nosso veículo nos deixa no alto do calçamento de pedras da subida. Daqui subimos por uma curta uma trilha com degraus, em que vamos volteando o morro verdejante, acompanhando uma vista 360 graus de toda a região abaixo de nós. Que paz! Que vibrações positivas esse espaço nos traz a cada passo desta deliciosa subida! Em 10 minutos de subida já nos encontramos no topo. Um topo amplo, espraiado, onde se destaca uma igrejinha pitoresca. O singelo e onipresente Santuário do Senhor do Bom Jesus, em estilo barroco, e com obras da artista plástica Vilma Noel.
Aqui assistimos ao por-do-sol, momento e local que casam como mão e luva.
Depois que os matizes avermelhados tomaram conta do céu é hora de retornar a Itabira. Hotel. Jantar.
4º Dia - 29/12/2025 - Segunda - IPOEMA - Museu da Pharmacya, Parque Estadual do Limoeiro e Santa Bárbara - (C, A)
Após o café da manhã vamos retornar a Ipoema.
Aqui chegando vamos conhecer o Museu da Pharmacya. Um atrativo tão peculiar e diferente, com seu acervo de centenas de itens de vidrarias de farmácias. Um acervo preservado por mais de 200 anos.
Além da vidraria, o Museu da Pharmacya ainda abriga livros antigos, datados dos anos 1800, escritos em francês e outras línguas, algo muito comum no passado. Naquela época, o farmacêutico, além de ter que dominar toda a arte das fórmulas, tinha que conhecer outras línguas por causa das receitas que vinham em outros idiomas prescritos pelos médicos. A maioria das suas drogas também tinham sotaque estrangeiro, tendo vindo de países como França e Alemanha.
Depois vamos seguir ao Parque Estadual do Limoeiro.
Aqui teremos a oportunidade de realizar uma atividade muito peculiar, que fará aflorar vários de nossos sentidos. Trata-se, como já sugere seu próprio nome, da Trilha dos Sentidos. Ela será conduzida pelos monitores do parque, em meio às árvores da mata do parque. Preparem-se para descobrir sensações pouco ainda trabalhadas.
Almoço tardio em Ipoema.
Depois continuamos nossa viagem a Santa Bárbara, onde chegaremos no final da tarde.
Check in em nosso hotel.
Jantar.
5º Dia - 30/12/2025 - Terça - CARAÇA - (C, A)
Após o café da manhã saímos em direção ao Parque Natural do Caraça.
O Parque e Santuário do Caraça foi outrora o colégio interno, em meio a seu vale coberto por matas e pontilhado por cachoeiras, que recebia os filhos das ricas e cultas famílias do império, que para ali enviavam seus filhos para receber esmerada educação. Lá estudaram governadores, presidentes e outros notáveis.
O vale em que o Caraça fica localizado é impressionante, rodeado por imponentes montanhas, uma das quais lhe empresta o nome. Vocês já podem ir imaginando a razão do nome. Após contemplarmos as belezas do Seminário e do Santuário, e seus arredores, faremos uma pausa para o almoço.
Depois, passeio leve à Cascatinha, a qual ‘é formada por 4 quedas d'água e 4 pequenas piscinas naturais. Suas águas puras, espumantes e cor de coca cola, devido à vegetação, nascem acima das quedas de 40m de onde elas vêm saltando pela encosta rochosa.
No final da tarde retornamos ao nosso hotel em Santa Bárbara.
Jantar
6º Dia - 31/12/2025 - Quarta - SANTA BÁRBARA E DISTRITO DE COCAIS - CEIA DE ANO NOVO - (C, A, CR)
Após o café da manhã vamos seguir ao distrito de Cocais.
Aqui vamos conhecer o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, com suas pinturas rupestres com mais de 6 mil anos, de diferentes povos e épocas, sendo que uma delas remete a uma mulher na hora do parto.
Os altos paredões com as pinturas maravilhosas, um caminho com um visual inacreditável e sua ornamentação com uma incrível vegetação com flores encantam.
Tudo começou com o naturalista dinamarquês Peter Lund, que fez as descobertas, e continua com a família guardiã do local que, de geração a geração, recebe os visitantes com prazer, e lutam pela conservação desse patrimônio.
Almoço.
À tarde vamos conhecer o centro histórico de Santa Bárbara.
Final da tarde reservado para relaxar e se preparar para o grande momento da virada de ano.
À noite nos dirigimos ao local escolhido para a grande passagem de ano.
Onde participaremos de uma bela ceia, animada por boa música, para celebrar com muita alegria o romper de 2026.
7º Dia - 01/01/2026 - Quinta - SANTA BÁRBARA / BRUMADINHO - (C)
Após o café da manhã do novo ano vamos seguir a Brumadinho.
Almoço no caminho.
Chegada à tarde em nossa pousada em Brumadinho.
Restante da tarde livre.
Jantar.
8º Dia - 02/01/2026 - Sexta - INHOTIM - (C)
Após o café da manhã vamos ao museu-parque de Inhotim.
Inhotim nos brinda com uma das mais belas coleções de arte contemporânea em museus ao ar livre no mundo, em meio a um paisagismo único de Burle Marx e seus discípulos.
Vamos aproveitar esse dia para nosso primeiro percurso guiado por Inhotim, sob a rica mediação de nosso guia, que nos conduzirá através das trajetórias e obras dos grandes artistas contemporâneos, obras estas expostas em instalações modernas espalhadas pelos maravilhosos jardins burle marxianos, e que aqui estão fazendo história.
Nosso passeio de dia inteiro nesse museu-parque contará com o apoio de carrinhos elétricos, para tornar a visita mais confortável e acessível.
Almoço no museu-parque.
A visita continua à tarde.
Ao entardecer retornamos ao hotel.
Jantar.
9º Dia - 03/01/2026 - Sábado - INHOTIM - (C)
Após o café da manhã seguimos novamente para Inhotim. Hoje visitaremos outras coleções de arte, outras galerias em meio a seus magníficos gramados e jardins.
As obras de arte estão todas espalhadas por galerias estado-da-arte de uma arquitetura arrojada em meio a esse parque com uma vegetação exuberante , maravilhosa, obra dos discípulos de Burle Marx.
Nosso guia, especializado na mediação cultural de Inhotim, faz da visita um acontecimento, para podermos interpretar da melhor maneira o significado e a abrangência das fantásticas obras e de seus artísticos pavilhões.
E o passeio contará novamente com o conforto dos carrinhos elétricos, para máximo aproveitamento de nossa visita.
Almoçamos novamente em Inhotim e à tarde continuamos a visita. No final da tarde retornamos ao nosso hotel em Brumadinho.
Jantar.
10º Dia - 04/01/2026 - Domingo - BRUMADINHO / BELO HORIZONTE / CONFINS / SÃO PAULO - (C)
Após o café da manhã vamos tomar o rumo de Belo Horizonte.
Dependendo do horário de nosso voo ainda teremos a oportunidade de passar no Mercado Central de BH e comprar queijos.
Se ainda houver tempo passaremos pelo Complexo da Pampulha para admirar as obras de Niemeyer.
No horário aprazado seguimos ao aeroporto de Confins para embarque em nosso voo a São Paulo ou outro destino final. Embarque em voos a partir das 17hs.