Reveillon das Vinícolas e Cafés Premiados e da Esplêndida Natureza da Canastra
28/12/2025 a 04/01/2026 – 8 dias / 7 noites
Legenda: (C) – café da manhã; (A) – almoço; (DV) – degustação de vinhos; (DC) – degustação de cervejas; (DA) – degustação de azeites; (DCe) – degustação de cafés; (DQ) – degustação de queijos.
1º Dia - 28/12/2025 - São Paulo - Espírito Santo do Pinhal - Delfinópolis (aos pés da Canastra) - (A)
Encontro às 8h e saída às 8h30 da casa da Freeway à Praça Guacunduva, 107, Mirandópolis para Espírito Santo do Pinhal.
Chegada a Pinhal e almoço.
Depois do almoço vamos fazer um passeio a pé pelo centro histórico.
Vamos conhecer os atrativos histórico-culturais do centro de Pinhal. Seu renomado Theatro Avenida, o Museu, a Catedral e o Palácio do Café.
O Theatro Avenida estilo politeama é Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Pinhal, e símbolo do apogeu do café. Existe por obra de três famílias pinhalenses: os Bartholomei, Galeano e Martins, que o construíram e inauguraram em 29 de dezembro de 1927.
Por seu palco passaram grandes nomes como Fernanda Montenegro, Déborah Falabela, sendo que uma descoberta recente, que valoriza a gloriosa história do Theatro Avenida, foi o concerto de Heitor Villa-Lobos no dia 8 de março de 1931. Segundo anotações de seu afinador de piano, foi nessa época que se apresentou pela primeira vez sua obra 'O Trenzinho do Caipira'.
Depois destas visitas vamos seguir a Delfinópolis, cidadezinha à beira do Rio Grande, e aos pés da Serra da Canastra.
Jantar
Check in em nossa pousada.
2º Dia - 29/12/2025 - Cerâmica da Cris - Cachoeiras - Fazenda de Café da Ana Trindade - (C, A, DC)
Estamos aos pés da Serra da Canastra, que se ergue como uma grande e extensa canastra à nossa frente.
Neste cenário começamos nosso dia com o café da manhã na pousada.
Depois vamos começar a descobrir os encantos da Canastra. Começamos visitando uma grande ceramista e seu ateliê em meio à natureza e junto a lindas cachoeiras. Cris nos recebe com um afeto e uma energia maravilhosos. Sua trajetória passou por um aperfeiçoamento em Florença, e depois pelo estabelecimento neste local tão privilegiado. Depois desta visita inspiradora é hora de descobrirmos as primeiras cachoeiras de nossa grande viagem. São as cachoeiras Acqualume. Fáceis de chegar. E deliciosas. Com o potencial calor da época, será difícil deixar de se banhar em suas águas.
Chegou a hora do almoço. Que será na propriedade das cachoeiras.
No início da tarde seguimos mais a estrada em direção à Canastra. E aí chegamos na cachoeira do Ézio, em sua propriedade, também com acesso fácil, aliás, muito fácil, maravilhosa, com sua prainha no começo.
No meio da tarde vamos conhecer a Fazenda de Café da Ana Trindade. Modelar. Ana é devotada à sustentabilidade, tanto ecológica, quanto social, envolvendo de forma muito responsável as mulheres da região nos processos de coleta do café.
Teremos aqui uma experiência deliciosa, de conhecimento, humana, e de degustação.
No final da tarde retornamos à nossa pousada.
Descanso.
Jantar
3º Dia - 30/12/2025 - Delfinópolis - Roteiro 360º - Condomínio de Pedras - (C, DQ, A)
Após o café da manhã vamos sair em um roteiro 4x4 descobrindo uma grande parte da Canastra em seu lado sul. Nossa primeira parada será num mirante para admirarmos e nos localizar, com a extensão da Canastra à nossa frente. Depois começamos a entrar no Vale da Gurita, um extenso vale que separa a cordilheira das montanhas de Delfinópolis da cordilheira das montanhas da Canastra. Nosso percurso por paisagens maravilhosas tem sua próxima parada na Queijaria da Condessa. Imaginamos que seja algo muito nobre. Pelo contrário, a simplicidade e o toque local são a marca. Bete nos recebe de forma extremamente acolhedora e afetuosa. Degustamos queijo da canastra, geleias de frutas locais. E um delicioso pão de queijo. Daqui seguimos para a próxima Fazenda da Flavia. De uma centenária família local, e que hoje se dedica a experiências que vocês terão o prazer de descobrir. O passeio continua. É calor. E nada melhor do que ir agora numa maravilhosa cachoeira. A cachoeira do Zé Carlinhos. Que atende a todos os gostos. Incrível. Lugar de ficar, contemplar, relaxar em sua prainha, se refrescar em linda piscina natural.
Hora do almoço. Rural e campestre. E depois, um bem-vindo café expresso na mais sofisticada Queijaria da Rose. Local propício para a compra de uma série de produtos neste belo local com vista eterna para a Canastra.
No meio da tarde o percurso começa a subir as montanhas da serra de Delfinópolis, com visuais incríveis e uma beleza pacífica que toca a alma. Serpenteamos pelas ravinas suavemente arborizadas. Estamos no Caminho do Céu, e o nome deve ter a ver com a paz, beleza e impacto na alma que nos provoca. Chegamos ao alto. Em meio a campos de altitude. Mirante 360 graus sensacional. Único. Um dos mais belos locais que temos conhecido caminhando pela natureza de nosso lindo país.
E daqui nosso caminho nos leva, serpenteando pelos altos destas colinas e campos de altitude majestosos ao Condomínio de Pedras. Incrível. Encontramos nestes altos formações de rochas empilhadas, num cenário surreal. Até subimos numa delas para desfrutar ainda mais da vista em todas as direções. Depois começamos a descer, com ainda muito visual, retornando à cidade.
Chegada à pousada.
Jantar
4º Dia - 31/12/2025 - Paraíso Perdido 1 - 2 - Complexo do Claro - Degustação de Cervejas na Flávia - (C, A, DCe)
Nosso último dia do ano nos levará ao Parque Nacional da Serra da Canastra, entrada por Delfinópolis (diferentemente das entradas por São Roque de Minas – Piumhí ).
E aqui, no Parque Nacional, de imediato nos dirigimos à cachoeira Paraíso Perdido 2 com diversas opções para se espalhar pelas rochas e se banhar, desde piscinas rasinhas, até um canyon mais profundo. Tudo em meio às rochas de quartzito amarelas que dão tanta beleza ao conjunto.
Depois seguimos à cachoeira Paraíso Perdido 1, com sua piscina natural imensa, realmente descomunal. Outra opção de mergulho.
E daqui retornamos algumas centenas de metros em direção ao restaurante. Onde almoçaremos. No Parque Nacional.
À tarde vamos visitar outras cachoeiras belíssimas, agora no Complexo Claro. Estamos realmente encerrando o ano com um festival de cachoeiras para nos purificarmos, nos reenergizarmos para o ano que vai principiar, de uma forma muito energética.
E daqui retornamos à cidade para uma experiência de degustação de cervejas e harmonização com queijos e geléias com a Flavia. A dona da fazenda que visitamos. Uma experiência para o início do processo de despedida de 2025.
Retornamos à pousada.
No horário combinado seguiremos para a ceia. Todos juntos.
E vivenciaremos uma festiva ceia de Reveillon.
Para depois rompermos o ano em uma cerimônia e comemoração à beira do espelho d’água de nossa pousada, em meio a um lindo jardim e com as vistas para a Serra da Canastra.
5º Dia - 01/01/2026 - Delfinópolis - Espírito Santo do Pinhal - Experiência na Vinícola - Andradas - (C, DV)
Após o café da manhã do novo ano seguimos a Itobi, onde se encontra um sítio modelar de Orgânicos, o sítio A Boa Terra. Ele foi criado por Tini e Joop, a família de agricultores holandeses que imigrou ao Brasil e construiu uma história de produção orgânica, compartilhando muito com a comunidade ao seu redor, e criando uma vida com muito protagonismo e energia. Aqui chegando vamos fazer uma pequenina caminhada de reconhecimento do sítio, pela Trilha dos Sentidos. Para depois realizar um passeio de trenzinho pelas plantações dos orgânicos.
Nossa visita culmina com uma feirinha de Orgânicos, fresquinhos, que poderemos fazer.
Almoço em Casa Branca, cidade vizinha a Itobi.
No meio da tarde seguimos a Espírito Santo do Pinhal.
Aqui vamos conhecer a Vinícola Innvernia, que fica situada em meio a uma bela paisagem rural. Nossa visita se inicia com a apreciação da prosaica igrejinha em seus altos, que é datada do século XVIII.
Depois vamos conhecer seus parreirais onde, diferentemente das outras vinícolas da região, aqui as uvas vieram de vários países do mundo.
Depois do passeio passamos à degustação harmonizada conduzida em uma área externa privilegiada, para sentirmos a beleza de todo o entorno que nos rodeia.
Após a experiência degustativa ainda temos a possibilidade de encerrar nosso dia aqui na Invernnia com o jantar, acompanhado de fogueira.
6º Dia - 02/01/2026 - Andradas - Vinícola Geraldo - A Vaquinha - Azeite Terras Altas - Pico do Gavião (C, DV, DA, DQ)
Após o café da manhã vamos conhecer a Vinícola Casa Geraldo.
Acompanhando as recentes pesquisas sobre a inversão do ciclo da uva conhecida por Colheita de Inverno, os irmãos Marcon, proprietários da vinícola, resolvem investir todas as fichas num novo e audacioso projeto.
E com isso nos últimos anos os resultados apareceram na forma de premiações, sendo que dezenas de medalhas em concursos nacionais e internacionais foram ganhas tanto nos vinhos quanto nos espumantes elaborados pela vinícola. Hoje a carta da vinícola possui mais de 60 rótulos que agradam aos mais exigentes paladares.
Em meio ao passeio pelos vinhedos e pelas caves vamos degustando os diversos vinhos da Casa Geraldo.
Almoço
Depois do almoço vamos passar na loja da Vaquinha, renomada, com sua extensão seleção de produtos da terra, queijos, geléias, doces, licores, etc
À tarde vamos subir em direção ao Pico do Gavião. Lá, em seu alto, a 300m do cume, fica o Azeite Terras Altas e seus olivais.
O Azeite Terras Altas é extraído de azeitonas colhidas manualmente a 1.550metros de altitude, cultivadas em solos vulcânicos sendo sua extração realizada a frio, e ele não é filtrado. O resultado é um azeite de oliva extra-virgem, aromático, com amargor equilibrado e uma agradável picância.
Além do Olival aqui encontramos também o Empório, que oferece uma variedade de produtos artesanais produzidos ali mesmo, como azeites, cachaça artesanal, defumados com a madeira de oliveira e cervejas artesanais feitas com águas cristalinas que brotam na montanha. Além de tudo isso ainda há o café especial da região vulcânica e um delicioso chocolate quente.
Depois desta marcante experiência vamos ouvir Elisa Graçon nos apresentar o olival, enquanto caminhamos por meio dele, e nos contar sobre sua experiência com a produção de azeites.
O dia está chegando ao fim, e o sol está se preparando para dar seu show de encerramento. Agora subimos até o cume do Pico do Gavião, com seu gramado maravilhoso. Aqui do alto planejamos assistir seu show!
Depois descemos novamente até o Terras Altas. Vamos agora degustar azeites, queijos, frios e vinhos aqui neste local privilegiado, em meio aos olivais. Momentos muito especiais.
Retornamos à noitinha a nosso hotel.
7º Dia - 03/01/2026 - Experiência Do Genoma à Xícara - Pôr-do-sol na Vinícola Amana - (C, DC)
Após o café da manhã seguimos a Pinhal. Hoje vamos vivenciar com Andrea Squilace uma rica experiência/percurso do café, conduzido por ela, chamado: Do Genoma à Xícara. Com ela vamos percorrer sua história, desde o plantio, a cadeia de produção, até a xícara.
A economia da cidade de Espírito Santo do Pinhal cresceu e se desenvolveu em torno da cultura do café que passou a ser cultivado na região por volta de meados de 1860. Sendo que foi entre o final do século XIX e o início do século XX que a cafeicultura pinhalense encontrou o seu auge. Hoje, além de uma marcante história cafeeira, que agora passa a ser reescrita com o café especial, Pinhal tem-se destacado cada vez mais também como um dos centros de excelência em vinicultura.
A propriedade palco de nossa experiência foi edificada por uma família de imigrantes italianos do início do século passado, e tem sua estrutura preservada.
Andreia é a atual proprietária, filha de produtor e engenheira agrônoma, apaixonada pelo café e pelo lugar. Ela resolveu trazer a experiência do ciclo do café para visitantes, criando este roteiro.
Almoço tardio.
No final da tarde vamos apreciar o pôr-do-sol da charmosa e lindamente localizada Vinícola Amana.
Com paisagens onduladas ao redor, ela nos oferece o setting ideal para apreciarmos o pôr-do-sol de seu deck, acompanhados dos renomados vinhos de sua cave.
Retorno ao hotel após o pôr-do-sol.
8º Dia - 04/01/2026 - Fazenda Toca do Kaynã - Café, Mel, Fubá na Pedra - Holambra - São Paulo - (C)
Após o café da manhã vamos passear na Fazenda Toca do Kaynã. Uma antiga fazenda de café, reestruturada para a sustentabilidade, e que hoje se tornou uma pequena fazenda com produção de alimentos sustentáveis da marca Kaynã.
Lá chegando começamos dando uma volta por seu jardim sensorial, com ervas aromáticas e plantas medicinais.
Depois Jefferson começará a nos levar pelos caminhos da fazenda, nos contando sobre sua trajetória, transformando a fazenda com seu sistema tradicional de cultivo de café numa propriedade mais eficiente e atualizada, onde a sustentabilidade dá o tom.
Caminhamos, observamos, aprendemos.
Jeferson também nos contará sobre a produção do fubá de milho não-transgênico moído em um moinho de pedra de 1955, que fez parte do cardápio do restaurante D.O.M. (SP) do chef Alex Atala e que é vendido no empório Santa Luzia.
Chegou a hora de termos uma degustação de café especial acompanhada do tradicional Bolo de Fubá da fazenda.
Estamos percebendo na prática como o turismo que valoriza as experiências da terra está se desenvolvendo de maneira tão importante nesta região da Mogiana.
Depois vamos almoçar num empório-restaurante próximo à cidade, num ambiente com cara de roça, fogão à lenha, tipicamente mineiro.
No início da tarde tomamos o rumo em direção a São Paulo, e no caminho vamos ainda nos brindar com uma experiência olfativa e visual. Vamos passar em Holambra, a cidade-flores, e circular por um seu Mercado de Plantas e Flores. Será que vamos resistir a levar plantinhas para nossas casas?
No final da tarde continuamos a São Paulo, com chegada final na casa da Freeway prevista para as 20h, com parada anterior numa estação de metrô. Hora de nos despedirmos destes dias passados em grupo, com muitas recordações e novos amigos.