Envie para o cliente voltar para o topo
Rota da Seda instiga a nossa imaginação com um tesouro de imagens fascinantes... Marco Polo com sua caravana de camelos, o poderoso Genghis Khan e seus exércitos, comerciantes carregados de carga preciosa caminhando pelo deserto, o aroma marcante das especiarias, mistérios e intrigas históricas, sedas preciosas, aldeias muradas, arqueologia maravilhosa, música cheia de vibrações, oásis no deserto, bazares exóticos, mesquitas com cúpulas de azulejos coloridos e minaretes compridos com sua canção chamando os fiéis à oração...
Roteiro voltar para o topo
Itinerário:
* Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar
1º Dia - 15/04 - SÃO PAULO / ISTAMBUL (-)
Apresentação no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, pra embarque com destino a Istambul.
2º Dia – 16/04 - ISTAMBUL / NUR-SULTAN (CAZAQUISTÃO)
Embarque em Istambul com destino a Nur-Sultan (EX-Astana), atual capital do Cazaquistão, considerada pela Unesco como Cidade do Mundo. Recepção em Nur Sultan e traslado imediato ao hotel. Check in e descanso.
3º Dia – 17/04 - ASTANA (C,A)
Chegada ao aeroporto de Astana, tramites de imigração e traslado ao hotel. Check in imediato. Descanso. Em horário a ser combinado, saída para almoço em restaurante local.
Continuaremos nosso dia com visita à Torre Bayterek, de 80 metros, símbolo do Cazaquistão, monumento que absorveu o significado filosófico, político e histórico de independência do Cazaquistão. Visitaremos ainda a Igreja Ortodoxa, a Mesquita de Astana e o complexo Ethno Memorial Atameken, que é uma espécie de museu ao ar livre. O Palacio da Paz e a Reconciliação (também chamado Pirâmide da Paz e do Acordo). E faremos um passeio pelo Boulevard Nurzhol e à Praça Redonda. E para finalizar o dia, visitaremos Jan Shatyr, o centro do comércio e ocio.
Retornamos ao hotel no final do dia. Noite livre.
4º Dia –18/04 NUR-SULTAN / ALMATY (C,A)
Após o café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Almaty. Chegada à ex-capital do Cazaquistão, recepção e saída para passeio pela cidade: visitaremos o parque de 28 soldados da guarda de Pafilov, a catedral da Ascensão, construída em 1907 pelo arquiteto Adrei Zenkov, toda em madeira, já que esse era o melhor material para construção devido aos contínuos movimentos sísmicos que sacudiam a cidade, o Museu de instrumentos musicais, o bazar verde (maior mercado do Cazaquistão). Poderemos observar as tradições dos bazares asiáticos, que são comprar, vender e conhecer pessoas. Seguiremos então em direção à montanha Kok-Tobe e à praça de observação, de onde poderemos contemplar todo o seu esplendor. Desceremos a montanha em funicular, que sai de Kok-Tobe e vai até o Parque do Palácio da Republica. No final da tarde traslado ao hotel para check in e descanso. Noite livre.
5º Dia – 19/04 ALMATY // KORDAY //BISHKEK (QUIRGUISTÃO) (C,J)
Após o café da manhã, sairemos em direção a Korday, onde atravessaremos a fronteira para o Quirguistão. Fazemos os tramites de imigração e seguimos em direção a Bishkek. Chegada em Bishkek e saída para um passeio panorâmico pela cidade de Bishkek, que é a capital do Quirguistão: visitaremos a Praça Central Ala-Too, o Museu Histórico Estatal, a Troca da Guarda de Honra, a Estátua de Lenin e o Parque Duboviy, a Praça Pobeda ou da Vitória. À noite iremos assistir um show folclórico com jantar.
6º Dia –20/04 BISHKEK// ISSYK KUL (C,A)
Após o café da manhã saímos com destino ao Lago Issyk Kul, um dos maiores lagos alpinos do mundo depois do Titicaca, conhecido como “o lago de águas quentes” (tradução da língua Kirguiz). Este encontra-se rodeado pelas montanhas Tian Shan cujos cumes são cobertos de neve durante todo o ano. Sua altura média é de 1700 metros, com profundidade máxima de 700 metros. Comprimento de 180 km e largura de 60 km. Ocupa uma fenda tectônica fechada.
As águas do lago são levemente salgadas e é alimentado por mananciais ricos em minerais e pelo degelo das montanhas que ocorre na primavera. Almoço em restaurante local. À tarde, visitaremos o Museu de Petroglifos Gravados (ao ar livre) - antigos assentamentos da Idade do Bronze com gravações sobre pedra, a céu aberto. O lugar era um Templo antigo em que os habitantes celebravam rituais, realizavam oferendas e deixavam imagens de animais sagrados.
Também visitaremos o Museu de Etnografia local e nesse dia teremos a oportunidade de conhecer a técnica dos tecidos. Chegada ao hotel, check in e descanso.
7º Dia –21/04 ISSYK KUL // BISHKEK (C,A)
Após café da manhã, tempo livre no Lago Issyk Kul. Traslado a Bishkek. No caminho, almoçaremos em uma casa de família local, onde poderemos participar da montagem de uma “yurta” típica do Quirguistão. Durante o caminho, paramos no complexo arquitetônico “Torre Burana”, que foi construído no século XI e é o principal vestígio da antiga cidade de Balasagyn. Seu nome “Burana” deriva da palavra mal pronunciada “Monara”, que quer dizer “Minarete”. Esta cidade foi estabelecida no século X sobre outro assentamento mais antigo e era a capital do leste do Estado Karakhanid nos séculos X e XI D.C. É famosa por ser a cidade natal do poeta Jusup Balasugyn, que escreveu um poema épico chamado Katadgu Bilig (“O conhecimento que traz a felicidade”), que foi traduzido para várias línguas. Chegada a Bishkek, check in no hotel e descanso.
8º Dia –22/04 BISHKEK / TASHKENT (UZBEQUISTÃO) (C,A)
Após o café da manhã sairemos com destino ao Parque Nacional Ala Archa, localizado a cerca de 40 km da cidade, no desfiladeiro do rio Ala Archa, cercado pelas montanhas do Quirguistão. É um local popular para moradores, caminhantes e alpinistas. Passaremos a manhã apreciando as vistas deslumbrantes dos picos nevados, florestas de coníferas, caminhando e até subindo a um dos topos para admirar a paisagem. Almoço em restaurante local. À tarde, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Tashkent. Chegada, recepção e traslado ao hotel para check in e descanso.
9º Dia –23/04 TASHKENT (C,A)
Café da manhã. Saímos para um passeio pela parte antiga da cidade: Complexo arquitetônico Hasti Imam, incluindo as Madrassas Barak Kan e Kafal Shohi (madrassa é uma escola muçulmana ou casa de estudos islâmicos). Visitaremos a Madrassa Kukeldash (visita externa) e o Bazar Chorsu. Almoço em restaurante local. Continuaremos nosso passeio visitando alguns dos lugares mais emblemáticos e significativos da cidade da parte moderna, a Plaza de la Independencia, antigamente conhecida como Plaza de Lenin, localizada no centro da cidade. Passaremos por edifícios oficiais como o Parlamento e os Ministérios com suas belas fontes em cascata, além do Opera e Ballet, da Praça Amir Temur e do Monumento Terremoto - em 26 de abril de 1966 houve um terremoto que derrubou praticamente o centro da capital.
10º Dia –24/04 TASHKENT // OYBEK // KHUJANT (TAJIQUISTÃO) (C,A)
Após café da manhã partiremos com destino à fronteira do Uzbequistão com o Tajiquistão para trâmites de fronteira e procedimentos aduaneiros. De lá seguimos viagem com destino a Khujant. No passado, cientistas, poetas e escritores chamavam Khujant como "a Coroa do Mundo", uma das cidades mais antigas da Ásia Central. Foi conquistada por Alexandre, o Grande, que a reconstruiu e a nomeou de Alexandria Eskhata. Foi posteriormente conquistada pelos árabes (século VIII) e depois se opôs à resistência do exército de Chingizkhan, mas foi destruída (século XIII). No entanto, pouco tempo depois, a cidade se regenerou e se tornou um dos maiores centros comerciais, culturais e científicos da região da Ásia Central.
Visitaremos a Fortaleza Khodjand (VII-VIII) e seu Museu de Arqueologia, Mesquita e Mausoléu de Sheykh Muslihiddin, e o Bazar Oriental Payshanba. Almoço em restaurante local. À tarde, check in no hotel e descanso.
11º Dia –25/04 KHUJANT // ISTARAVSHAN // DUSHANBE (C,A)
Após café da manhã sairemos com destino a Dushanbe. No caminho faremos uma visita a cidade de Istaravshan, cidade-museu ao ar livre, antigo centro de comércio e artesanato e uma das cidades mais antigas da Ásia Central. Em 2002, Istaravshan comemorou o aniversário de 2500 anos. Nos séculos II-VII aC, neste local, estava a cidade Mug Tepa - local de residência da aristocracia local que construiu aqui numerosos castelos com a arquitetura original e expressiva. A cidade foi fundada pelo czar Kir da dinastia persa. Nos anos do domínio árabe, Istaravshan tornou-se província do califado árabe e, nesse período, se dão as construções islâmicas arquitetônicas - mesquitas, minaretes, mausoléus. No século XIII, a cidade foi destruída pelos mongóis. O segundo período do florescimento de Istaravshan se dá no século XIV, quando o Império Timur é formado, e a cidade adquire o nome de Ura-Tepe.
Almoço em restaurante local em Dushanbe, capital do Tajiquistão.
À tarde caminharemos pela Praça Central, Praça Dusti, com a estátua Ismael Somoni, o fundador da cultura Tadjika, Avenue Rudaki. Chegada ao hotel, check in e descanso.
12º Dia –26/04 DUSHANBE // PENJIKENT // JARTEPA // SAMARCANDA
(UZBEQUISTÃO) (C,A)
Após café da manhã sairemos com destino a Penjikent. Almoço em restaurante local. à tarde, visitaremos o Museu Rudaki, fundador da poesia clássica persa, conhecida no mundo como Abu-Abdullo Rudaki. Não há muita informação sobre sua vida, sabe-se apenas que Rudaky viveu no final do século IX - no início do século X (Império Samani), e seus últimos dias viveu na pobreza. Morreu no ano de 941 na cidade natal de Pandzhrud, perto da cidade de Penjikent.
Visitaremos as ruínas e escavações da cidade antiga Pendjikent (Sogdiana V-VIII), Ruínas de Sarazm, 5500 anos de civilização (UNESCO).
Ao final, traslado até a fronteira para retornar ao Uzbequistão. Após tramites de fronteira e imigração, traslado a Samarcanda. Check in no hotel e descanso.
13º Dia –27/04 SAMARCANDA (C,A)
Após o café da manhã sairemos para um passeio pela cidade, passando pela Praça Registán, que foi o centro da vida pública na Idade Média. Foi restaurada em 1920 e atualmente é um destacado ponto turístico com três importantes madrassas: Ulugbek, Tillya-Kori e Sher-Dor; visitaremos o Mausoléu Guri Emir (séculos XIV-XV), cujo complexo arquitetônico com suas cúpulas de cor azul celeste abriga as tumbas de Tamerlán, seus filhos Shahruk e Miran Shah e seu neto, o famoso astrônomo Ulugbek; Continuamos com visita à mesquita Bibi-Khonum, cuja construção foi finalizada pouco antes da morte do imperador Timur - em determinado período da história chegou a ser uma das maiores mesquitas islâmicas do mundo - e o Bazar Siab. Almoço em restaurante local. À tarde, conheceremos o Complexo arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), conjunto de monumentos funerários cujo nome significa “tumba dos reis vivos”. É composto por um conjunto de panteões e a tumba de Usam Ib Abbas, sobrinho profeta Maomé. É um dos edifícios mais antigos da cidade e um importante lugar de peregrinação. E por fim vamos visitar ainda o Observatório Ulughbek (século XV). Retorno ao hotel.
14º Dia –28/04 SAMARCANDA // BUKHARA (C,A)
Após café da manhã sairemos com destino a Bukhara. Chegada e acomodação no hotel.
Almoçaremos em uma casa antiga (mais de 100 anos) onde será preparado o prato nacional festivo PLOV. Teremos a oportunidade de conhecer e aprender sobre a arte Suzani. À tarde, visitaremos ainda a Mesquita Bolo-Hauz (princípios do século XX) e a Cidadela Ark (século IV a.C), estrutura mais antiga da cidade. Esta foi residência dos emires de Bukhara, ocupada desde o século V até o ano 1920, quando foi bombardeada pelo exército russo. Visitaremos também o Mausoléu e o Manancial Chashmai Ayub, do século XIV, também conhecido como "a fonte de Job". Trata-se de um lugar sagrado que acredita-se ter sido visitado pelo profeta Job.
Também acredita-se que suas águas são puras e que contam com propriedades curativas.
Visitaremos também a Mesquita Poi Kalon (século XII), que é uma das maiores da Ásia Central, além da Madrassa Miri Arab, construída nos tempos de Khan Ybaidullí, entre 1530 e 1536. Continuaremos a visita pelos Três Mercados, complexo de cúpulas do século XVI, conhecido como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas, que se uniam a um grande número de galerias as quais serviam para comércios e oficinas de artesãos. Retorno ao hotel. À noite sairemos para um show folclórico na Madrassa Nodir Devon.
15º Dia –29/04 BUKHARA (C,A)
Café da manhã. Conheceremos ainda os complexos arquitetônicos Lyabi Hauz (séculos XIV a XVII), conjunto de madrassas, e uma Khanaka, construídos ao redor do maior lago da cidade.
Continuaremos a visita pelos Três Mercados, complexo de cúpulas do século XVI, conhecido como Primeira, Segunda e Terceira Cúpulas, que se uniam a um grande número de galerias as quais serviam para comércios e oficinas de artesãos. Almoço em restaurante local. Retorno ao hotel.
16º Dia –30/04 BUKHARA // KHIVA (C,J)
Após o café da manhã, seguiremos em onibus com destino a Khiva (450kms / 7-8hrs).
Chegada, recepção e traslado ao hotel. À noite, jantar no hotel.
17º Dia -01/05 KHIVA (C,A)
Café da manhã. Hoje visitaremos o Complexo Arquitetônico Ichan-Kala (séculos XII-XIX), conhecendo Kalta Minor, o Castelo Kunya Ark, a Madrassa Mohammed Rahim Khan, o Minarete e a Madrassa Islom Khodja. Almoço em restaurante local. Continuaremos nossa visita pelo complexo arquitetônico Tash Hovli (harem do século XIX), visitando o Mausoleu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV-XVIII) e a Mesquita Juma (século X). Retorno ao hotel.
18º Dia –02/05 KHIVA // URGENCH // TASHKENT (C,A)
Café da manhã. Traslado ao aeroporto de Urgench para embarque a Tashkent. Chegada e tempo livre para as últimas compras. Almoço em restaurante local. O hotel estará reservado até o horário do traslado ao aeroporto.
19º Dia –03/05 TASHKENT/ ISTAMBUL/SÃO PAULO (-)
Embarque com destino a Istambul. Chegada e reapresentação para embarque com destino a São Paulo.
NUR-SULTAN - Wyndham Garden Astana
Nota: Os hotéis em Khiva são prédios baixos, simples, sem elevador.
Voos sugeridos: Turkish Airlines
Voo Origem Destino Partida Chegada
TK16 São Paulo (GRU) Istambul (IST) 15/04 04:05 15/04 22:40
TK354 Istambul (IST) Astana (NQZ) 16/04 17:55 17/04 01:50
TK369 Tashkent (TAS) Istambul (IST) 03/05 09:00 03/05 12:15
TK193 Istambul (IST) São Paulo (GRU) 03/05 13:15 03/05 20:45
Regras para retorno ao Brasil - Covid 19
- Brasileiros e estrangeiros devem apresentar, à companhia aérea no momento do embarque, o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.
- Os seguintes viajantes estão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação no transporte aéreo, desde que apresentem, no momento do embarque, o comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque:
1. Brasileiros que não estejam completamente vacinados;
2. Estrangeiros residentes no território brasileiro que não estejam completamente vacinados;
3. Aqueles com condição de saúde que contraindique a vacinação (atestada por laudo médico);
4. Os não elegíveis para vacinação em função da idade;
5. Os provenientes de países com baixa cobertura vacinal;
em virtude de questões humanitárias..
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Galeria
voltar para o topo
Saídas voltar para o topo
-
15
Abr
2023
preços por pessoa | Somente terrestre voltar para o topo
Hospedagem |
Apartamento |
Duplo |
Single
TriploCriançaPeríodo da Viagem | ||||
& | Apartamento & Apto Standard | U$ 4.590 10x U$ 459 | U$ 5.190 10x U$ 519 | 15/04/2023 até 03/05/2023 | solicitar reserva |
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.
FORMAS DE PAGAMENTO
- No Cheque: Entrada (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
- No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- No Boleto Bancário: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais sem juros, a serem pagos até a data de embarque;
- Pagamento à vista (depósito ou cheque): 5% de desconto.
* Adicionar o Imposto – recolhimento de tributo federal para remessa de valores ao exterior. O pagamento do imposto poderá ser parcelado junto ao pacote (em duplo por pessoa USD 199,00// em single por pessoa USD232,00.
O que inclui voltar para o topo
INCLUÍDOS:
- Voo Urgench/Tashkent;
- Voo Nur Sultan/Almaty;
- Voo Bishkek/Tashkent;
- 17 noites de hospedagem com café da manhã;
- 1 noite de hospedagem em Istambul com traslados;
- 14 almoços e 2 jantares;
- Show Folclórico em Samarcanda;
- Guia local em espanhol;
- Coordenador do Brasil;
- Maleteiros nos hoteis;
- Entradas para os museus, monumentos e sitios históricos. Teleférico até Kok Tobe;
- Bilhete de trem Samarcanda/Bukhara;
- Mapa de Uzbequistão;
- Seguro viagem (consulte valor para idade acima de 70 anos).
NÃO INCLUÍDOS:
- Passagem aérea internacional;
- Visto - Tadjiquistao– Brasileiros precisam tirar visto online. Site https://www.evisa.tj/index.evisa.html (o valor é USD 50 por pessoa);
- Taxas turísiticas nos hotéis;
- Bebidas;
- Autorização para fotos nos sitios históricos;
- Gorjetas;
- Extras pessoais.
Condições de Cancelamento e Gerais: De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.
Documentação para embarque – para brasileiros:
- Passaporte com
validade mínima de 6 meses além da data de retorno da viagem;
- Visto free para
Quirguistão, Cazaquistão e Uzbequistão;
-Tajiquistão: Brasileiros precisam tirar visto online. Site https://www.evisa.tj/index.evisa.html (o valor é 20USD por pessoa);
- Certificado Internacional
contra Febre Amarela (aplicada com até 10 dias antes da viagem).
Dicas & Informações voltar para o topo
Rapidinhas:
1 - Qual moeda levar? DÓLAR é a moeda melhor cotada. Não aceitam notas antigas e rasgadas.
2 - Cartão de crédito é bem aceito? Nas principais cidades sim, mas é bom não contar muito com ele. Melhor levar dolar em espécie e trocar localmente pela moeda do país.
3 - Quanto custa em média uma refeição? De 12 a 25 dólares.
4 - Temperatura média no período da viagem?
Em média de 18 a 25 graus. No entanto, no Quirguistão e no Tajiquistão faz mais frio por serem países montanhosos. Pode cair, à noite, até uns 10 graus.
5 - Tipo de vestimenta: Recomendamos que as mulheres levem um lenço, pois poderá ser exigido para visitar algumas mesquitas. Levar também roupas confortáveis, tênis para caminhar e agasalhos para os dias mais frios.
6 - Franquia de bagagem nos vôos internos: No Quirguistão a franquia de bagagem é de 23kg para a mala despachada e 8kg para a bagagem de mão.
7 – Bagagem: Não leve mala muito grande. Sugerimos mala com rodinhas já que em alguns hotéis o transporte não tem acesso e deveremos andar de 3 a 4 quadras.
8 - Melhor lugar para fazer compras: Bukhara/Uzbequistão.