SAÍDAS AS SEXTAS-FEIRAS
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; L=lanche de trilha; J=jantar.
7º Dia - PALMAS - (C)
Traslado para o aeroporto de Palmas.
1º Dia - PALMAS
Chegada em Palmas, a capital mais nova do Brasil. Recepção no aeroporto e traslado de aproximadamente 28 km, em asfalto, até o hotel Girassol Plaza. Pernoite em Palmas, para descansar e se preparar para os próximos dias da sua viagem.
2º Dia - PALMAS | JALAPÃO - (C,A,L,J)
Após o café da manhã em Palmas, aproximadamente às 07:30h, a saída será em direção ao Jalapão (180 km em asfalto até Ponte Alta). No caminho, passaremos pelo distrito de Taquaruçu, um dos polos de turismo de Palmas. Almoço em Ponte Alta, onde o asfalto chega ao fim e é o último ponto para comprar itens essenciais como protetor solar, repelente, etc.
A primeira parada será no Cânion da Suçuapara, um verdadeiro oásis refrescante. A trilha é curta, com aproximadamente 400 metros (ida e volta), incluindo uma descida e subida íngreme em terreno firme de cascalho e terra, além de uma caminhada dentro d'água e sobre pedras.
Em seguida, seguimos em direção à Serra da Muriçoca, passando pelas nascentes do Rio Vermelho, margeando a parte oeste da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. No alto da serra, teremos uma vista deslumbrante de toda a imensidão do Jalapão, com destaque para a Serra da Jalapinha, Serra do Espírito Santo e, ao longe, a Serra Geral da Bahia.
À tarde, chegaremos ao Safari Camp, após 120 km de estrada de terra, localizado às margens do Rio Novo. Os guias e colaboradores nos receberão, apresentando o camp e fornecendo dicas sobre o dia a dia no local. Após o drink de boas-vindas, será servido o jantar.
Pernoite no Safari Camp Korubo, imerso na natureza do Jalapão.
3º Dia - JALAPÃO - (C,A,L,J)
Neste dia, quem desejar pode acordar um pouco mais tarde, enquanto os mais dispostos têm a opção de acordar bem cedo para ir até o mirante do Safari Camp, de onde é possível apreciar o nascer do sol atrás da imponente Serra do Espírito Santo. O mirante oferece uma vista espetacular das serras ao redor do camp e das falésias que formam as Dunas do Jalapão, além da oportunidade de utilizar o telescópio terrestre para avistar a paisagem ao redor.
Após o café da manhã, que será servido às margens do rio, o guia explicará as instruções sobre o uso e a prática da canoagem. A atividade acontecerá no Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo, com um percurso de aproximadamente 1 hora (nível fácil). O rio tem fundo de areia branca, formando belas praias que convidam para nadar e mergulhar em suas águas cristalinas, com um toque de aventura nas corredeiras (canoagem de nível fácil/contemplativo). Após a atividade, retorno ao Safari Camp.
OBS: Nos meses de agosto e setembro, a canoagem será substituída pela Trilha do Cerrado, que oferece uma imersão na natureza local.
Após o almoço no Safari Camp, o período da tarde será livre para descanso no redário ou na prainha do camp. Mais tarde, faremos um passeio até as Dunas (18 km do Safari Camp até o início da trilha, nível fácil). Durante o trajeto, faremos uma breve parada na Comunidade do Rio Novo, com oportunidade para fotos na ponte do rio e suas corredeiras. As Dunas do Jalapão são formadas por areia de quartzo dourada, cercadas por chapadões, veredas e lagoas, criando um visual impressionante. As gigantescas falésias ao redor mudam de cor conforme a luminosidade, proporcionando um belíssimo pôr-do-sol.
O jantar será servido no Safari Camp, e o pernoite será novamente no camp, com a imersão total no ambiente selvagem do Jalapão.
4º Dia - JALAPÃO - (C,A,L,J)
Após o café da manhã, partida para o fervedouro e a cachoeira da Formiga. Os fervedouros são nascentes de águas cristalinas com fundo de areia branca. Devido à pressão da água que surge, é impossível afundar, proporcionando a sensação de flutuar nas suas águas, o que garante uma experiência divertida. Durante o percurso, atravessaremos o Vale do Rio Preto, entre as Serras do Meio e do Espírito Santo. De um lado, estará o Parque Estadual do Jalapão, e do outro, a parte leste da Estação Ecológica da Serra Geral, que juntos formam o maior mosaico de áreas protegidas do cerrado brasileiro. O trajeto é repleto de belas paisagens, convidando os viajantes a se posicionarem nas janelas dos veículos para sentir o ar puro e capturar fotos.
Chegada ao Fervedouro do Soninho (75 km em estrada de terra). No local, também é possível tomar um banho nas águas do Rio Sono, um dos principais afluentes do Rio Tocantins, onde a água gelada do rio contrasta com a água quente do fervedouro. Dependendo da disponibilidade e do tempo, podemos também visitar o Fervedouro do Ceiça-Glorinha, um pequeno fervedouro com capacidade limitada.
Almoço será servido no posto avançado da Korubo, próximo ao Fervedouro do Soninho. Em seguida, saída em direção à Cachoeira da Formiga (15 km em estrada de terra), uma queda d'água que forma uma piscina natural de águas cristalinas de cor verde esmeralda, oferecendo uma experiência única no Jalapão.
Após a visita à cachoeira, partida para Mateiros (25 km em estrada de terra), onde será possível usar o celular, comprar artesanato do capim dourado e saborear um sorvete, entre outras opções. Retorno ao Safari Camp para o jantar e pernoite.
5º Dia - JALAPÃO - (C,A,L,J)
Cedo pela manhã, saída para a Trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo (24 km em estrada de terra). Este local selvagem e misterioso oferece uma vista panorâmica de toda a região do Jalapão, permitindo que possamos entender como se formam as famosas Dunas por meio das forças hídricas. A caminhada tem 8 km, com uma subida íngreme de 800 metros no início da trilha, seguida por um trajeto mais plano e firme, representando um nível médio de dificuldade, mas de grande desgaste físico. Recomenda-se este passeio somente para pessoas com boa saúde e que realizam atividades físicas regularmente.
Após a trilha, retorno ao Safari Camp para o almoço. A parte da tarde será livre para aproveitar o acampamento ou, para quem preferir, fazer uma caminhada leve nas proximidades.
Jantar e pernoite no Safari Camp.
Obs: Embora os passeios do roteiro sejam de nível fácil, a subida para o Mirante da Serra tem um nível médio e exige grande esforço físico. Não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos, mais velhas ou sedentárias. Estes clientes podem aproveitar o tempo no Safari Camp, relaxando junto ao maravilhoso Rio Novo e explorando as trilhas ao redor.
6º Dia - JALAPÃO | PALMAS (C,L)
Após o café da manhã, saída para visita à Cachoeira da Velha (70 km em estrada de terra). Com suas imponentes quedas em forma de ferradura, é a maior cachoeira do Jalapão. Faremos uma trilha leve até a prainha da Cachoeira, um local extremamente agradável, sombreado, com águas rasas e cristalinas. Após um lanche, retorno a Palmas. Chegada em Palmas e pernoite no Hotel Girassol Plaza (ou similar).