Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; L=lanche de trilha.
1º Dia - SÃO RAIMUNDO NONATO
Recepção no Aeroporto Serra da Capivara em São Raimundo Nonato. Em seguida traslado até o hotel. Check-in no hotel.
2º Dia - DESFILADEIRO DA CAPIVARA - CERÂMICA - BOQUEIRÃO DA PEDRA FURADA - ILUMINAÇÃO (C, A)
Após o café da manhã, saída para o 1° dia de passeio com deslocamento de 40 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após visitaremos a “Toca do Barro” abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observaremos algumas pinturas. Em seguida, percorreremos uma trilha de aproximadamente 2 km com desnível que chega a 50 metros, passando pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontra 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a “Toca dos Veadinhos Azuis”. Após visitaremos a “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde após uma escavação foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho onde teremos a parada para o almoço, e depois a visitação a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. Em seguida visitaremos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontra alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). Ao final da tarde deslocaremos ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite para uma visita noturna ao “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada”, um paredão com mais de mil pinturas e onde foi encontrado até hoje o vestígio mais antigo da presença do homem no Continente Americano (50.000 anos). Retorno ao hotel.
3º Dia - SERRA BRANCA - SÍTIO JOÃO PIMENTA - BAIXÃO DAS ANDORINHAS (C, L)
Após o café da manhã, saída para o 2° dia de passeio, com deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, onde iniciaremos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida visitaremos sítios históricos e arqueológicos, locais onde os maniçobeiros (povos que extraiam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era uma importante fonte de renda naquela época) e aqui viveram antes da criação do Parque (1979). Nesse circuito os acessos aos sítios arqueológicos são de ótima acessibilidade e assim facilita na hora da observação dos belíssimos painéis de pinturas. Parada para o lanche de trilha. E em seguida, deslocamento até o Sítio João Pimenta (área próxima ao parque) onde faremos uma pequena caminhada até uma vista de Cânions e observaremos a geologia que chega a impressionar os visitantes. No final da tarde, visitaremos o “Baixão das Andorinhas” local onde o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá em especial ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.
4º Dia - TRILHA HOMBU - MUSEU DO HOMEM AMERICANO - MUSEU DA NATUREZA (C, A)
Após o café da manhã, saída para o 3° dia de passeio, com deslocamento de 25 km até a chegada a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita a casa da família de Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar à região). Em seguida, percorreremos uma trilha passando por sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, onde poderemos observar a vegetação local, a qual sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Parada para o almoço na comunidade Sítio do Mocó, em restaurante com comida típica local. Após o almoço visitaremos o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza. Retorno ao hotel.
5º Dia - CALDEIRÃO DOS RODRIGUES (C, A)
Após o café da manhã, saída para o 4º dia de passeio, com deslocamento de 25 km até o início do percurso. Nessa manhã percorreremos uma trilha de nível médio a alto com desnível que chega a 150 metros. Iniciaremos a caminhada subindo uma escada (40 metros) que dá acesso ao alto da chapada. Em seguida caminharemos até o Circuito do Caldeirão dos Rodrigues, onde visitaremos alguns sítios, entre eles a “Toca do Caldeirão dos Rodrigues”, um dos principais sítios do Parque, onde o visitante pode observar um conjunto de pinturas belíssimas e bem visíveis. Nesse abrigo foi realizado uma escavação onde encontraram fogueiras que datam de 18.000 anos. Parada pro almoço. Após o almoço retorno ao hotel. Check-out no hotel em seguida traslado até o aeroporto Serra da Capivara em São Raimundo Nonato.