SAÍDAS DIÁRIAS
Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar.
1º Dia - ARUSHA
Recepção de boas vindas no aeroporto internacional de Kilimanjaro, em Arusha e traslado ao hotel. Hospedagem.
2º Dia - ARUSHA | PARQUE NACIONAL DE TARANGIRE (C,A,J)
Após o café da manhã, faremos nosso traslado em direção ao Parque Nacional Tarangire, no norte, com uma viagem de cerca de 2 horas, percorrendo 140 km. Chegaremos ao nosso acampamento a tempo para o almoço. À tarde, faremos um tour de observação de animais selvagens no Parque Nacional Tarangire, conhecido como o "playground dos elefantes", onde há uma grande chance de avistarmos até 300 espécimes dessa magnífica espécie! Retornaremos ao nosso lodge ao pôr do sol, para jantar e pernoitar no Lemala Mpingo Ridge.
Os 2.600 quilômetros quadrados do Parque Nacional Tarangire abrangem uma vasta área de campo aberto, repleta de imponentes baobás, acácias e palmeiras. A paisagem de tons alaranjados alterna entre matagais, planícies abertas, pântanos e rios, com o rio Tarangire atravessando a região. Durante a estação quente e seca, o parque se torna ainda mais impressionante, com tudo em tons de marrom ou laranja; os baobás e os enormes elefantes, que se cobrem de terra vermelha para se protegerem das moscas e do calor, criam um cenário único. A concentração de animais no parque rivaliza com a da cratera de Ngorongoro, já que espécies de lugares distantes, como o Quênia, migram para as águas permanentes e refrescantes do rio Tarangire.
Tão emblemáticos quanto os baobás, a população de elefantes, estimada em cerca de 5.000 indivíduos, é o orgulho e a grande atração de Tarangire. Outros animais que habitam o parque incluem gnus, zebras, elandes, órix, todos sob o olhar atento de chitas, leopardos e leões. A parte sul do parque, menos visitada, é coberta por pântanos, onde hipopótamos e aves fazem morada, e por planícies de savana, ideais para safaris a pé.
3º Dia - PARQUE NACIONAL DE TARANGIRE (C, A, J)
Após o café da manhã no acampamento, sairemos para um longo passeio de observação de animais no parque. Durante a tarde, após o almoço, teremos tempo para aproveitar as instalações oferecidas pelo acampamento. O dia culminará com um pôr do sol panorâmico, em meio à natureza, proporcionando uma experiência inesquecível. Todas as refeições e pernoites serão no Lemala Mpingo Ridge.
4º Dia - PARQUE NACIONAL DE TARANGIRE | MTO WA MBU | KARATU (C, A, J)
Após o café da manhã no acampamento, partiremos em direção à região do Lago Manyara, passando pelas aldeias Maasai, bem como pelas plantações de café e banana. Na cidade de Makuyuni, continuaremos nossa jornada por uma escarpa cênica, que nos levará a Mto Wa Mbu, para um passeio pela aldeia. Após o passeio, desfrutaremos de um almoço tradicional na região.
Em seguida, faremos uma caminhada tranquila até o nosso alojamento, onde teremos a tarde livre para relaxar. Jantar e pernoite no The Manor at Ngorongoro.
Faremos, também, uma caminhada pela vila de Mto Wa Mbu, uma comunidade agrícola movimentada, localizada entre Manyara e Ngorongoro, que abriga cerca de 18.000 pessoas. Passaremos parte do dia aqui, na companhia de um guia local experiente, e descobriremos uma faceta da Tanzânia que muitos desconhecem.
Mto Wa Mbu é um caldeirão de culturas; é um dos poucos lugares na Tanzânia onde estão representadas todas as 120 tribos nacionais, convivendo pacificamente. Embora o nome da vila signifique "rio mosquito", devido à fonte de água permanente, felizmente não há muitos mosquitos por aqui.
Nosso guia, um morador local, nos mostrará a comunidade através de sua vivência autêntica. O passeio dura cerca de 2 a 3 horas, mas é flexível. Durante a visita, teremos uma compreensão profunda do aspecto social da vila, com suas fazendas, máquinas de moagem, escolas, mercados e igrejas. O guia nos ajudará a entender o funcionamento interno desta típica comunidade da Tanzânia.
Visitaremos também as plantações de banana da vila, onde são cultivadas mais de 30 variedades diferentes desta fruta. Além de aprender sobre o cultivo da banana, conheceremos os diversos usos da planta, desde alimentos até materiais para construção e arte.
Após, visitaremos um projeto de arte para jovens, onde aprenderemos sobre os diferentes estilos e técnicas de pintura. Os artistas estarão disponíveis para responder às nossas perguntas e tirar fotos. Embora haja a possibilidade de adquirir algumas das obras de arte como lembranças, não há pressão para compra, e a experiência se mantém tranquila e enriquecedora.
5º Dia - KARATU | TOUR CRATERA (C, A, J)
Após o café da manhã, seguiremos em direção à área de conservação de Ngorongoro. Chegando lá, desceremos até o fundo da cratera para vivenciar uma experiência de vida selvagem verdadeiramente única. Nosso almoço será servido por meio de um delicioso piquenique no coração dessa maravilhosa região.
Ao final da tarde, subiremos novamente a cratera e faremos o traslado de retorno ao The Manor, onde será servido o jantar.
A área de conservação de Ngorongoro, que integra o ecossistema Serengeti-Mara, cobre uma área total de 8.280 quilômetros quadrados e é uma das regiões de beleza natural mais extraordinária de toda a África. A paisagem de Ngorongoro abrange colinas verdejantes e férteis, cobertas de flores durante a estação chuvosa, enquanto, nos vales e planícies, se encontram as aldeias que abrigam os pastores Maasai, conhecidos por suas vestimentas vermelhas, dedicados ao cuidado de seu gado e à preservação de suas tradições.
A região oferece um cenário deslumbrante, com florestas, rios, lagos e pântanos, complementados pelas silhuetas silenciosas de montanhas e crateras vulcânicas, incluindo algumas das mais antigas de toda a África. Esses vulcões extintos, cujas atividades passadas ajudaram a formar a paisagem exuberante de Ngorongoro e das planícies do Serengeti, incluem os vulcões Lemagrut, Sadiman, Oldeani, Olmoti, Sirua, Lolmalasin e Empakaai, sendo a cratera de Ngorongoro, um Patrimônio Mundial da Humanidade, a mais emblemática.
Ao deixar a área de conservação de Ngorongoro e seguir em direção ao Serengeti, passaremos pelo desfiladeiro de Olduvai, um importante sítio arqueológico, que adiciona ainda mais riqueza histórica e cultural à região.
6º Dia - KARATU | PARQUE NACIONAL DE SERENGETI (C, A, J)
Após o café da manhã, partiremos em direção ao Parque Nacional Serengeti. Nosso almoço será em forma de um delicioso piquenique, e logo após daremos início à observação de animais selvagens à entrada do parque. Chegaremos ao Serengeti Pioneer/Imigration Camp no final da tarde, para jantar e pernoite.
Com 14.673 quilômetros quadrados de planícies infinitas, o Parque Nacional Serengeti está localizado no noroeste da Tanzânia, abrangendo a fronteira com o Quênia. O parque faz parte do Ecossistema Serengeti-Mara, que cobre uma área de 30.000 km², uma região definida pelos movimentos anuais dos gnus. O Serengeti, o parque mais antigo da Tanzânia, teve sua paisagem moldada pela atividade vulcânica remota nas Terras Altas de Ngorongoro. As ricas gramíneas das planícies abrigam os maiores números de vida selvagem do mundo.
Quase todas as espécies animais africanas estão representadas no Serengeti, que é o berço dos milhões de espécimes que circulam continuamente pelo ecossistema. Enormes pedras de granito, conhecidas como kopjes, são características do parque e servem como santuários para uma variedade de pássaros deslumbrantes, lagartos coloridos, diversas espécies de cobras e grandes felinos que buscam abrigo das intempéries.
7º Dia - PARQUE NACIONAL SERENGETI (C, A, J)
Teremos duas opções para observação de animais selvagens no Parque Nacional Serengeti: um dia inteiro de observação com lancheiras de piquenique ou participação em safáris ao nascer e pôr do sol, retornando ao acampamento para o almoço.
Todas as refeições e pernoites serão no Serengeti Pioneer/Migration Camp.
Famoso por suas vastas planícies, o Serengeti também abriga florestas, arbustos espinhosos, pântanos e os lagos Lagaja e Magadi. A região é lar de mais de 30 espécies de grandes herbívoros e mais de 500 espécies de pássaros, incluindo migrantes eurasianos e toda a sua diversidade. Entre os pontos destacados estão Gol e Moru Kopjes, a área central de Seronera, que é um oásis de fontes, piscinas e palmeiras, além do misterioso "Whistling Thorn". O Corredor Ocidental leva ao Rio Grumeti, lar dos maiores crocodilos da África, e é um dos obstáculos naturais que os gnus e zebras enfrentam durante sua migração anual para o norte, em direção ao Masai Mara.
8º Dia - PARQUE NACIONAL SERENGETI | ARUSHA (C)
Após o café da manhã, faremos nosso traslado para a pista de pouso local, para embarcarmos no voo programado para Arusha, que parte às 11:00 hrs.
Após a chegada ao aeroporto de Arusha, às 12:20 hrs, faremos traslado para o Aeroporto Internacional de Kilimanjaro.