Saídas 2025:
Jan: 26 / Fev: 23 / Mar: 23 / Mai: 25 / Jun: 22 / Jul: 20 / Set: 07 / Out: 05 / Nov: 02, 30
Legenda: C=café da manhã
1º Dia – JOÃO PESSOA
Chegada ao aeroporto de João Pessoa, recepção e traslado às 12:00 para a pousada. Check-in e apresentação com o anfitrião. Restante do dia livre.
2º Dia – JOÃO PESSOA // LUCENA // BAÍA DA TRAIÇÃO (C)
Pela manhã, início da expedição em carro. Iremos sentido norte e cruzaremos em ferry boat o Rio Paraíba de Cabedelo a Lucena. Na Praia de Lucena encontraremos com o primeiro guia local e iniciamos a caminhada por uma bela e deserta praia. Em seguida cruzamos a pé o primeiro rio, já nas Falésias do Bom Sucesso, em meio à mata e às ruínas da Igreja do Bom Sucesso. Aqui encontramos uma belíssima Gameleira que segue imponente desde 1789.
Continuamos nosso trekking, que nesse dia, será de aproximadamente 12km, sendo boa parte em trilha na Mata sombreada. Nosso guia local, especialista nesse ecossistema, irá colher várias frutas típicas da época e dar uma aula sobre plantas medicinais durante todo o percurso, seja ele por falésias com lindos mirantes, ou pela mata. Após cruzarmos mais um rio (Mirirí) a pé, seguiremos por trilhas em meio a Mata Atlântica e vegetações típicas. Local paradisíaco, sempre selvagem. No final da trilha um buggy nos levará até a Barra do Mamanguape (6 km). No encontro do rio com o mar cruzamos o Estuário que é uma península semi deserta de difícil acesso, que inclusive abriga o Projeto Peixe Boi. Em embarcação local é possível ver esses animais soltos em seu habitat natural. Um barco nos levará por 30 minutos até a aldeia indígena “Tramataia”. O nome vem do tupi e significa erva que cura, planta medicinal usada para combater o inchaço provocado pelo contato com as cascas dos crustáceos, base da economia local.
As ruas dessa aldeia têm piso de conchas. Já em terras indígenas demarcadas pela união, nosso veículo nos levará à casa Paraíso Anikauai para o primeiro pernoite frente ao mar na Baía da Traição. À noite podemos ser atendidos por uma pajé indígena (opcional) e curtirmos a paz e o céu desse lugar.
3º Dia – BAÍA DA TRAIÇÃO // CAMARATUBA (C)
Após o café da manhã, despertando frente ao mar, teremos mais um lindo dia, dessa vez de imersão na cultura indígena “Potiguara”, que significa comedor de camarão.
Nosso anfitrião especialista nas tradições locais irá nos conduzir a princípio de carro, em meio as terras indígenas, na Baía da Traição que é composta por 33 aldeias. Orgulhosa de ser a única etnia no mundo a entrar em confronto com potências colonizadoras e se manter no mesmo lugar de origem há muitos mais de 500 anos. Conheceremos os seus vigorosos habitantes. Grande oportunidade de comprar artesanato indígena, pintar o corpo e vivenciar essa cultura, histórias e costumes. As aldeias são protegidas e só descendentes diretos podem morar em suas terras; o local é muito preservado.
Paramos em casa de nativos onde podemos conhecer pajés e caciques e tomar banhos em rios e lagoas de águas cristalinas. Para almoçar iremos a uma linda praia deserta cercada de falésias onde há somente um restaurante indígena com ocas frente ao mar. Será um dia de relaxamento e reflexão, ao fim do dia. Após caminharmos apenas os 4 km deste dia, poderemos nos banhar nas águas mornas da Lagoa Encantada. Chegaremos então a mais um estuário de manguezais, o lindo Rio Camaratuba, o qual cruzamos por uma balsa para contemplar um pôr do sol incrível. Em seguida caminhamos até a próxima hospedagem. Acomodação na pousada.
4º Dia – BARRA DO CAMARATUBA (C)
Passaremos o dia inteiro desbravando os encantos de Camaratuba. Nosso monitor logo cedo já estará na pousada para nos conduzir por uma caminhada pela pequena vila de duas ruas. A aldeia de pescadores de Barra do Camaratuba é um distrito da cidade de Mataraca, ainda na Paraíba. Localiza-se precisamente na foz do Rio Camaratuba, próximo à divisa com o estado do Rio Grande do Norte e é o último povoado litorâneo da costa norte da Paraíba. Aqui vivem aproximadamente 900 moradores; está encravado entre dunas, resquícios de mata atlântica e manguezais, com uma das praias mais lindas de nossa expedição. Nele também foi instalado o Parque Ecológico do Caranguejo-uçá.
Pela manhã faremos uma pequena caminhada para conhecer a vila, a praia e o mangue, em sua foz, culminando no alto de uma duna com todo o visual do lindo rio. Conheceremos tudo sobre o ecossistema mais importante do local, os manguezais, os seus diversos tipos de flora e fauna. Tudo isso será muito bem explicado pelo guia local que também poderá nos ensinar a pesca em tarrafa, típica do local.
O dia em Camaratuba segue livre para aproveitar esse lindo paraíso de água doce e salgada. Ao final da tarde faremos uma deliciosa expedição (recomendável para quem sabe nadar), o “Flutuante” com flutuadores que nos levam pela correnteza rio adentro e em meio a linda vegetação por braços de rio que possibilitam a avistagem de um pôr do sol inesquecível, puro êxtase ecológico! Ao final, uma caminhada por entre árvores do manguezal até a vila. Noite livre.
5º Dia – CAMARATUBA // SAGI (C)
Após delicioso café da manhã, nos despedimos de Camaratuba. Nesse dia faremos um trekking de 15km por praias desertas, em maré baixa e areia dura. As bagagens serão levadas em buggy. No caminho se encontram as gigantes hélices do Parque Eólico e a lagoa da Pavuna de água doce para banho. Seguiremos para a divisa Paraíba/Rio Grande do Norte, cruzando a pé o Rio Guajú, onde haverá uma parada para comer um espetinho de lagosta, camarão ou queijo coalho feito na brasa por Dona Mocinha. Os mais ousados poderão ainda se aventurar em uma tirolesa. Na sequência mais 3km de caminhada até a Aldeia Sagí Tramanda. A vila é a primeira praia do RN com aproximadamente 350 moradores, também com duas ruas principais, que pertencem ao município de Baía Formosa. Sagí tem um ar muito pitoresco de vila Potiguara e ainda é pouco conhecida para o turismo.
Faremos o check-in na pousada e escolheremos um restaurante para almoçar. À tarde faremos um passeio (opcional, não incluído) pelo rio que cruza o vilarejo. Muita diversão e contemplação de um lugar lindo, no alto do rio em um ponto de água termal e transparente. Lugar perfeito para um delicioso banho de rio e de argila que, segundo os nativos, rejuvenesce. Noite livre em nossa pousada frente mar.
6º Dia – SAGI // BAÍA FORMOSA // PIPA (C)
Após o café da manhã, nos encontramos com outro monitor local que nos conduzirá até Baía Formosa,;aproximadamente 15 km de trilhas na mata atlântica (opcional ir de buggy pela praia, não incluído) e lagoas. Uma muito famosa é a Coca Cola cujo nome é por conta de sua cor.
Essa reserva é a maior reserva Atlântica da região, com árvores centenárias que abrigam os macacos Guaribas (Bugio). É muito provável escutar ou até mesmo ver alguns exemplares dessa raridade no nordeste brasileiro. No caminho veremos diversas frutas locais da época e o conhecimento empírico de nosso condutor sempre surpreende com os detalhes que nos conta sobre a fauna e a flora.
Ao final do trekking, já em Baía Formosa, os bugueiros locais nos conduzirão até Pipa (22km no total) beirando praia deserta. Passaremos por área de desova das Tartarugas de Pente administrada pelo Projeto Tamar, até chegarmos à ilha da restinga, na Praia de Barra do Cunhaú. Aqui cruzaremos mais um estuário em balsa, faltando apenas 10km para chegarmos a Pipa. Fazemos uma parada estratégica em um restaurante frente ao mar para comer o famoso peixe Meca (opcional). Na sequência mais uma balsa no rio Catu em Sibaúma, avistando as falésias de até 50 metros sobre o nível do mar. Trecho final de nossa expedição para enfim chegarmos à famosa e cosmopolita Praia da Pipa.
Depois de tantos locais virgens e pouco explorados chegaremos à civilização que, apesar do movimento, Pipa apresenta praias fantásticas e ótimas opções de pousadas e restaurantes.
Check in na pousada escolhida (não inclusa).
7º Dia – PIPA
Traslado ao aeroporto de Natal ou João Pessoa (incluido para qualquer um dos dois dias da sequência do final da travessia, ou seja, sábado ou domingo).
Sugerimos estender sua estadia em Pipa e consultar quais passeios sugerimos para estes próximos dias.
ACOMODAÇÕES PREVISTAS OU SIMILARES:
BAÍA DA TRAIÇÃO – Casa de hospedagem Anikauai - https://www.instagram.com/anikauai/ OU Terraço Potiguara (para quarto individual ou casal)
CAMARATUBA – Pousada Manga Azul - https://www.pousadamangaazul.business.site/
SAGI – Pousada Pouso Sagi - @pousosagi OU Pousada Villa do Sol