Legenda: C: café da manhã; L: lanche de trilha; J:jantar.
1º dia - PORTO ALEGRE / CAMBARÁ DO SUL / SÃO JOSÉ DOS AUSENTES - (J)
Em horário apropriado, transfer do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre para Cambará do Sul, em aproximadamente 3h de viagem. Apresentação do roteiro da nossa viagem. Visita ao Kridjijimbé, uma réplica fiel do complexo de cânions dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, a qual espelha a realidade dos cânions com a formação geológica e seus rios. Esta obra de arte foi construída pelo Artista Plástico Marlon Silva, através da técnica chamada por ele “bioarte”, técnica que utiliza materiais como cascas de árvores, pequenas pedras e musgos.
Transfer para São José dos Ausentes, em aproximadamente 2h de viagem.
Check-in na Pousada Aparados da Serra. Um delicioso jantar campeiro. Hospedagem.
2º dia - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES - Cânions das Tigras, Cânion da Cruzinha e Pico Monte Negro - (C, L, J)
Café da manhã com direito a vivenciar um pouco da lida campeira da fazenda e o delicioso “camargo”, onde é tirado o leite da vaca direto na caneca que já está servido com um café bem quente, forte e doce, deixando o café com um sabor muito especial.
Dando início a nossa caminhada em meio a um cenário com paisagens espetaculares, “cortando” as matas de araucárias, seguimos pelo planalto, neste ponto sempre coberto por campos limpos e com numerosas nascentes de rios cristalinos até chegar nos Cânion das Tigras, para sentir a energia deste local inóspito e praticamente intocado dos Aparados da Serra.
Após, continuamos passando por campos e vales até chegar na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, local marcado por uma Taipa Centenária, a qual remete à imaginação de quanto antigo é esse “passo”, que era ponto de encontro de tropeiros e índios, estes que foram os primeiros habitantes e verdadeiros nativos da Serra. O próximo ponto a ser visitado é o Cânion da Cruzinha, outro belo cânion da região.
Seguindo a caminhada contornando a borda dos “peraus”, o próximo destino a ser conhecido é Pico do Cânion do Monte Negro, a 1.403m de altitude acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto do Rio Grande do Sul e considerados um dos locais mais frios do país. É um local que transborda muita beleza e vida, deixando qualquer pessoa impressionada com este local espetacular. O momento é de observar os cânions e seus paredões, onde se avista os riscos horizontais nas rochas que sinalizam geologicamente que a lava foi subindo e resfriando por diversas vezes, originando o planalto sul brasileiro, formado a partir de sucessivos derrames basálticos na região, com intensas atividades vulcânicas ocorridas há milhões de anos. A vegetação rupestre que se avista no interior dos Cânions também se destaca e se adensa da borda superior, nas suas encostas, até o fundo do Cânion, onde sutilmente dá lugar à mata atlântica.
Teremos um delicioso jantar campeiro. Hospedagem.
3º dia - 03/09/2025 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES / CAMBARÁ DO SUL - (C, L, J)
Café da manhã e Check-out na Pousada Aparados da Serra.
Dando continuidade no nosso roteiro, seguimos com uma caminhada pela face sul do majestoso Cânion Monte Negro. Até chegar ao próximo cânion a ser visitado, o Cânion da Coxilha, um belo cânion em meio a campos nativos e matas de araucárias.
Com mais um pouco de caminhada permeando sempre campos, matas e morros, descortina-se uma linda vista privilegiada do Morro da Catedral, que é mais uma intrigante formação rochosa desta belíssima região.
Para finalizarmos o dia, a caminhada segue contornando a borda do Cânion da Boa Vista, onde o cenário é impressionante, pois caminhando pelo alto dos morros pode-se avistar turfeiras gigantes, que é outra espécie de flora característica da região e muito encontrada nos locais preservados.
Check-in pousada Pontão Toca da Onça.
Jantar campeiro. Hospedagem.
4º dia - 04/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL - Cânion do Pontão, Pedra do Urso, Cânion Realengo e Amola Faca - (C, L, J)
Café da manhã. Neste dia vamos iniciar com a surpreendente vista do Cânion do Pontão, onde seguimos com uma caminhada em meio a campos de altitude até chegar a surpreendente Pedra do Urso, que com sua formação única, se torna um espetáculo à parte.
Nosso próximo destino é o Cânion do Realengo, onde havendo uma ótima visibilidade, é possível observar as cidades próximas da encosta dos cânions, o oceano atlântico e toda a faixa do litoral com suas cidades costeiras.
Seguindo a caminhada, o próximo ponto é a ponta norte do Cânion Amola Faca, também chamado de Cânion da Encerra, onde as ondulações suaves dão lugar à paredões verticais de rochas basálticas numa altitude média de 1.300m.
Jantar campeiro. Hospedagem.
5º dia - 05/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL / SÃO JOSÉ DOS AUSENTES - Acampamento - (C, L, J)
Café da manhã e Check out na pousada Pontão Toca da Onça.
Nesse dia a caminhada segue costeando os dois vértices do Cânion Amola Faca, onde é possível avistar o Morro da Encerra, que era uma invernada estratégica nos tempos antigos das Tropeadas. No caminho, o relevo é acentuado com montanhas e vales, intercalando coxilhas suaves e profundas, que recortam a borda desse imenso planalto.
Uma parada é certa para um bom banho de rio no Arroio Rocinha, com água corrente e pequenas cachoeiras. Segue a caminhada passando por campos de altitude dos Aparados da Serra até chegar no Cânion da Rocinha, onde é feito todo o contorno de sua borda, sempre acompanhado de uma belíssima mata nebular. Durante o nosso percurso, também visitaremos o Pontão do Encerra, Pontão da Rocinha, e a majestosa Cachoeira do Escorpião.
Finalizando o dia, chega o momento de dormir e nesse dia, será montado acampamento para descansar e recarregar as energias para o próximo dia de trekking. E assim, com o acampamento já pronto, é hora de descansar e jantar um “yakissoba serrano” composto por legumes e verduras com um toque especial “à la campos de altitude”. E para complementar esse diferenciado prato, uma deliciosa sobremesa: crepe-susete flambado ao conhaque recheado com uma deliciosa geleia de laranja produzida na região. após uma boa “prosa”, regado à um bom vinho em volta da fogueira.
Pernoite em Acampamento.
6º dia - 06/09/2025 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES / CAMBARÁ DO SUL - (C, L, J)
Café da manhã e desmontagem do acampamento. Chegando no último dia da expedição, seguindo o caminho pelas ruínas de Taipas Centenárias, que são antigas sinalizações feitas de pedras no início da descida de tropeiros da Serra Velha, uma estrada que ligava a serra do Rio Grande do Sul à cidade de Timbé do Sul, já em Santa Catarina, onde havia um grande movimento de tropeiros. Foi assim que estes viajantes foram colonizando toda a região, o que chamamos hoje de identidade cultural do povo serrano do sul do Brasil.
Dando continuidade ao percurso, no horizonte ao leste, uma linda vista dos Morros dos Três Irmãos e na sequência, a borda superior do Cânion da Serra Velha que proporciona um visual incrível, sendo um cânion gigante, chegando ao “ponto e vírgula’ da Expedição, na descida da Serra da Rocinha, finalizando esta grandiosa “empreitada”. Deslocamento de carro até a cidade de Cambará do Sul, em estrada de terra em aproximadamente 2h.
Check-in na Pousada escolhida.
7º dia - 07/09/2025 - CAMBARÁ DO SUL / PORTO ALEGRE - (C)
Após o café da manhã retorno à Porto Alegre para o Aeroporto Salgado Filho, em viagem de aproximadamente 3h.