INÍCIO AOS DOMINGOS EM PUNTA ARENAS
(De Outubro a Abril)
*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; L=lanche de trilha
1° Dia – PUNTA ARENAS // PUERTO NATALES // PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE (A, J)
Chegada ao Aeroporto de Punta Arenas, recepção e traslado ao Parque Nacional Torres del Paine. Durante o verão o sol se põe ao redor das 23:00, portanto, haverá muita luz para admirar as estepes patagônicas com os seus guanacos e também o horizonte de montanhas com neve na ponta. Antes da chegada, parada em Puerto Natales, uma pequena cidade às margens do Seno Ultima Esperanza. Poderemos conhecer a cidade e desfrutar de um almoço generoso com comida local deliciosa. Chegada ao EcoCamp e hospedagem.
2° Dia – PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE - Trekking ao Valle Francês (C, L, J)
Após o café da manhã, começamos o nosso dia nos dirigindo ao cais Pudeto, localizado às margens do Lago Pehoe. Embarcaremos no catamarã que nos levará ao setor noroeste do lago, aí é onde daremos início ao nosso desafiante trekking ao Valle Francês através de uma trilha íngreme que leva ao coração do Maciço do Paine. Uma caminhada com ritmo intenso nos levará à ponte suspensa sobre o Rio Francês, localizada nos pés do lado sudeste do Maciço. A partir deste ponto, poderemos desfrutar nossa primeira verdadeira vista e continuar pela trilha até chegar à parte superior do vale. Todo o grupo de formações geológicas do alto do vale pode ser observado aqui: Hoja (Folha), Máscara, Espada, Catedral, Aleta de Tiburón (Barbatana de Tubarão) e a magnífica Fortaleza (Forte). É hora de fazer um pic-nic e se recuperar da caminhada! Também é possível realizar um trekking opcional ao Mirador Britânico. Em seguida, desceremos por um terreno ondulante até o Refugio Paine Grande, localizado nas tranqüilas margens do Lago Pehoe. Finalmente, quando chegarmos ao Refúgio guardaremos a bagagem e poderemos conversar sobre o nosso dia enquanto saboreamos um farto jantar.
A excursão ao Valle Francês varia através da temporada, dependendo da conexão em catamarán entre Pudeto e o Refúgio Paine Grande.
Obs: Entre 1º e 31 de Outubro e 1º e 30 de Abril, a navegação opera somente uma vez por dia, é por isto que o itinerário da caminhada dependerá do ritmo de caminhada dos passageiros. (Entre 1º de Novembre e 31 de Março a excursão opera de forma regular).
3° Dia – PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE - Trekking Pehoe-Grey (C, L, J)
Dia para caminhar do Lodge Paine Grande ao longo das margens no Lago Pehoe ao extremo norte do lago Glacial Grey. Faremos um pic-nic para o almoço, antes do embarque para a navegação pelo lado azul do Glaciar Grey. Teremos tempo para admirar este glaciar antes que o barco percorra o Lago Grey e seus grandes pedaços de gelo flutuantes. Nossas roupas e pertences pessoais serão transportados separadamente. Do extremo sul do Lago Grey, iremos ao EcoCamp. Se as condições climáticas impossibilitarem a navegação pelo Lago Grey, temos como alternativa caminhar ao Glaciar Grey.
Obs: a navegação pode ser cancelada se o número mínimo de 10 passageiros não for atingido. Neste caso, caminharemos até um mirante para apreciar vistas panorâmicas do glaciar. Retornaremos ao Paine Grande e embarcaremos em catamaran. Desembarcaremos e seremos levados em transporte terrestre ao Ecocamp.
4° Dia – PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE - Trekking Base Torres (C, L, J)
Neste dia após um farto café da manhã e muito entusiasmo, o nosso objetivo é completar a famosa trilha do Parque Nacional Torres del Paine. Caminharemos desde ao acampamento em direção à Hostería Las Torres e pelo sinuoso caminho ao Valle Ascencio – o vale que apóia a parte leste das bases das Torres. Montanhas secas, florestas de faias e pequenos rios formam a deslumbrante paisagem para o vale. Não é uma caminhada difícil, mas é necessário guardar forças para o desafio final: a morrena! Estes fragmentos de rocha transportados pela geleira são o último guardião antes de estar cara a cara com as sublimes Torres del Paine. A morrena é bastante íngreme, é necessário ter calma e precaução. Após um esforço considerável, as torres estarão a plena vista, majestosamente diante de nós, avistaremos também o lago glacial aos seus pés. Esta é uma das maravilhosas vistas do mundo, de tirar o fôlego! As famosas Torres del Paine (2900m) estão constituídas por três monólitos de granito gigantescos formado pela força do gelo glacial. Há algum lugar melhor no mundo para almoçar? Claro que sim! Mas já que estamos na Patagônia, nos pés das ilustres Torres del Paine, aproveitaremos a vida, a vista e um pouco para comer! Quando todos estiverem prontos, voltaremos pela mesma trilha do Vale do Ascencio e retornaremos ao EcoCamp.
5° Dia – PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE // PUNTA ARENAS (C,L)
De manhã, retorno ao Aeroporto de Punta Arenas para embarque ao seu próximo destino.
HORÁRIOS DE TRASLADOS:
CHEGADA AO AEROPORTO DE PUNTA ARENAS DEVE SER ATÉ 11h00 E 15h00.
SAÍDA DO HOTEL PARA AEROPORTO DE PUNTA ARENAS: ENTRE 08h00 E 10h00 (Reservar voo após às 14h00).
Ecocamp
Standard Domes - Estes dormitórios têm o chão feito de madeira e medem 2m de altura com um diâmetro de 4m. Essas cabanas são resistentes aos mais fortes ventos, neve e chuva da Patagônia, confortáveis camas de casal ou solteiro, cobertores e travesseiro de pena de ganso. O teto possui janelas redondas para observar as estrelas antes de dormir. Não possuem banheiros privativos e também não possuem calefação.
Banheiros - banheiros comunitários confortáveis, bem iluminados e divididos para homens e mulheres. Ambos possuem chuveiro com água quente, w.c., pias.
Superior Domes - São confortáveis acomodações com 23m² e equipados com cama queen-size ou duas camas individuais, banheiro privativo e aquecedor. O Superior Domes é a escolha ideal para trekkers que desejam mais espaço e conforto no final de um longo dia de caminhada. É o perfeito upgrade da categoria standard. Os hóspedes podem adormecer olhando para as estrelas desde sua aconchegante cama e admirar a imensidão da natureza escutando o vento soprando do lado de fora. A eletricidade é limitada e secadores de cabelo não são permitidos.
Suíte Domes - são confortáveis acomodações em forma de tenda iglu com 28 m². Sua estrutura produz o mínimo de impacto ambiental, providenciando uma eficiente resistência climática e eólica, com grande exposição à maravilhosa natureza da Patagônia. Cada domo possui seu próprio banheiro, confortáveis camas de casal ou solteiro, e é aquecido por um moderno fogão a lenha de baixa emissão. Além disso, cada domo tem seu próprio dispositivo de processo de compostagem de resíduos. A eletricidade é gerada por uma micro hidro-turbina e painéis solares. Estão localizados em uma área independente, a 2 minutos de caminhada dos alojamentos normais do Ecocamp, em meio a uma floresta de lengas.
Refúgio Paine Grande - são típicas cabanas de montanha que foram abertas ao público visitante do Torres del Paine. São quartos compartilhados para 4 a 6 pessoas normalmente acomodadas em beliches. Os banheiros são compartilhados,divididos em masculino e feminino e possuem água quente. Os refúgios são aquecidos e têm uma área de jantar confortável onde as refeições são servidas.