Viagem da Perfumaria - Da Provence a Paris - Somente Terrestre - Grupo Freeway

16 dias

Provence

Envie para o cliente voltar para o topo


Uma viagem de descobertas sensoriais e experiências. Com o acompanhamento do perfumista Theo Bibancos exploraremos o universo dos aromas, das fragrâncias, dos campos de lavandas aos marchés das praças das cidadezinhas da Provence, das savonneries de Salon às grandes marcas da perfumaria francesa em Grasse, das destilarias dos óleos essenciais ao nariz dos perfumistas franceses. Do coração da Provence a Versalhes e Paris.  Uma jornada pelo universo da perfumaria !




Roteiro voltar para o topo

VIAGEM DA PERFUMARIA
DA PROVENCE A PARIS
9 a 24/7/2023 - 16 dias - 13 noites


JULHO’2023
* Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; 

9/7 - DOMINGO - São Paulo – Paris (-)
Embarque em vôo em São Paulo com destino a Paris.

10/7 - SEGUNDA – Paris - Lojas históricas da perfumaria (-)
Chegada a Paris. Traslado ao nosso hotel.
De acordo com o horário de chegada podemos já fazer um primeiro passeio em Paris.
E visitar as lojas históricas da perfumaria francesa.

11/7 - TERÇA – Paris – Grand Musée du Parfum  - Explorando Paris (C)
Primeiro café da manhã em Paris. Estamos no país onde a degustação, o paladar, fazem parte integral da cultura francesa. Onde cada baguette, cada croissant, são uma pequena experiência.
Nesse dia vamos conhecer o museu da perfumaria francesa ( Grand Musée du Parfum ). Vamos aproveitar para conhecer Paris e descobrir em suas charmosas ruas as mais sofisticadas perfumarias da França. 
À noite podemos ir ver a Torre Eiffel iluminada, sentando-nos no imenso gramado a seus pés, e tomar um vinho, como muitos o fazem. Uma sensação deliciosa !

12/7 - QUARTA - Paris - Trem TGV - Lyon – Nyons (C)
Após mais um delicioso café da manhã parisiense vamos nos dirigir à estação de trem para embarque num TGV (trem de alta velocidade) com destino a Lyon.
Chegada a Lyon. Vamos passear a pé pela Vieux Lyon, o bairro mais antigo da cidade, com seus mais de 2000 anos de história, muito charmoso. Vamos nos “deixar perder” por esses becos e ruelas onde predomina a arquitetura renascentista e cores italianas. Onde há passagens de umas ruas para outras que são chamadas de Traboules. Aqui você encontra lojas, feirinhas de rua e vários restaurantes. Almoço nesta região.
No meio da tarde vamos embarcar em nosso ônibus de viagem e seguir para Nyons.
Chegamos a Nyons ao cair da noite. Check in em nosso hotel.

13/7 - QUINTA - Nyons - Distillerie Bleu Provence - Marché - Salon de Provence (C)
Após o café da manhã vamos seguir caminhando para a Distillerie Bleu Provence.
Aqui teremos nosso primeiro contato com a destilação da lavanda, e, poderemos, com sorte, assistir à chegada de um carregamento de lavanda, e depois ver seu processo de destilação. 
Depois, visita à loja dos produtos da Distillerie Bleu Provence.
Depois retornamos à praça principal, defronte a nosso hotel, onde às quintas-feiras acontece o “marché provençal” em Nyons. O mercado, a sua feira de rua. A praça principal desta pequena cidade é tomada por barracas com todas as variedades de frutas e hortaliças, além de barracas de artesanato local, roupas e mais uma infinidade de coisas. É uma delícia sentir os aromas dos produtos frescos da região. Nossos sentidos olfativos e visuais são aguçados. 
Vamos ajudar vocês a entender as frutas e produtos locais diferentes de nossa cultura, e suas utilizações, conversando com os feirantes.
Almoço em Nyons.
Tarde livre para passear pelas deliciosas ruazinhas de Nyons.  
No final da tarde vamos nos despedir desta acolhedora cidadezinha e seguir para nosso próximo destino na Provence, a cidadezinha de Salon de Provence.
Chegada a Salon de Provence ao anoitecer. Check in em nosso hotel.

14/7 - SEXTA – Salon de Provence - Savonnerie Rampal Latour - Savonnerie Moulin à Grain (C)
Após o café da manhã iremos conhecer a Savonnerie Rampal Latour.  Ela foi criada em 1907 em Salon de Provence, a cidade das saboarias. Visitaremos sua fábrica histórica criada em 1907 e a fábrica moderna construída em 2016. 

À tarde vamos conhecer a pequena Savonnerie du Moulin Grain, uma experiência de um pequeno empreendedor. Uma fábrica de sabonetes artesanais, onde se usa apenas azeite de oliva. Aqui encontramos nesta sala a história mais antiga do sabonete de Marselha em Salon-de-Provence. Desde 2000 a Moulin é um hub de importação de sabão Aleppo. 

Teremos o resto da tarde livre para descobrir a lindinha Salon.

15/7 - SÁBADO – Salon de Provence - Savonnerie Marius Fabre - Les Baux-de-Provence - Carriere de Lumieres – Salon de Provence (C)
Pela manhã vamos visitar a Savonnerie Marius Fabre . 
Em 1900 Marius Fabre fundou sua empresa de sabonetes em Salon de Provence. Hoje, a quarta geração de sua família continua a tradição do verdadeiro sabonete de Marselha com a mesma paixão. Este know-how tradicional, transmitido através de gerações na família, garante que o sabão de Marselha mantenha a sua qualidade ao longo dos séculos. 
Faremos uma visita guiada à fábrica e ao Museu de Sabão Marselha.

Depois vamos seguir à cidade próxima de Les Baux-de-Provence. Localizada a 45 minutos de Salon, na região do Parque Regional dos Alpilles (ou pequenos Alpes), no Luberon.

Uma cidade lindinha encravada no alto da montanha, como muitas cidadelas medievais da Provence, Le Baux nos convida a passear por suas ruelas. Com suas lojinhas, ruas de pedra, casinhas antigas ladeando as ruelas, um charme.
No alto, seu castelo, com uma vista magnífica de toda a região ao redor, suas formações rochosas por onde se assenta a cidade.
Aqui almoçamos.

À tarde vamos assistir a um espetáculo único. Carrieres des Lumieres.  Uma experiência de luz, cor e movimento, onde a cada temporada um grande pintor impressionista é exibido.  Neste ano de 2023 os pintores escolhidos são os mestres holandeses, de Vermeer a Van Gogh. 
As projeções com músicas acontecem dentro de uma antiga mina, transformada em um lugar mágico, com as projeções acontecendo simultaneamente em diversas paredes dos grandes salões escavados na terra. É um show! A música envolvente nos deixa encantados.

Retornamos a Salon.

16/7 - DOMINGO - Salon de Provence – Manosque  - L’Occitane - Valensole - Campo de Lavandas e Girassóis - Greoux Le Bains (C)
Após o café da manhã vamos dizer adeus a Salon e seguir para Valensole, parando em Manosque.

Em Manosque vamos visitar a fábrica da L’Occitante. Veremos o processo de fabricação de seus produtos.  Depois desta visita vamos conhecer o seu museu. O mundo da L'Occitane en Provence é repleto de histórias.  Vamos descobrir algumas delas em seu museu, ao longo de diferentes áreas interativas e sensoriais. Nela acontecem exposições temporárias que mudam a cada estação.

Almoço em Manosque.

No começo da tarde vamos seguir aos campos de lavandas e girassóis de Valensole. Um espetáculo de paisagem, onde podemos tirar fotos no meio dos cultivos, que nos proporcionarão cenas inesquecíveis. 

Depois seguimos a nosso hotel situado na cidadezinha de Greoux Le Bains.

17/7 - SEGUNDA – Greoux Le Bains - Terraroma - Lavande Angelvin  - Greoux Le Bains (C)
Após o café da manhã vamos sair para conhecer a Terraroma.
No coração do Planalto de Valensole a família de Jaubert trabalha e vive do fruto de sua terra há 4 gerações. Excelência e trabalho árduo são seus valores centrais que ainda caracterizam o espírito da empresa familiar hoje. Graças ao seu know-how único e aos seus métodos ancestrais transmitidos e melhorados de geração em geração, os seus produtos destacam-se pela qualidade e sabor.

A nova geração, capitaneada por Pauline Jaubert desde 2010, nos convida a descobrir suas produções de lavanda, óleos essenciais de lavanda, amêndoas de Provence, mel, cosméticos naturais e produtos regionais, através de suas boutiques Terraroma.

Os seus óleos essenciais de lavanda são destilados no tradicional alambique. O segredo está na técnica de pré-molhagem pois durante esta etapa crucial de secagem, a umidade das flores é removida antes da destilação. Isto é o que distingue o seu óleo essencial altamente concentrado e aromático de outros óleos essenciais. 
Como uma verdadeira estrela das frutas secas, a Amêndoa Provence é muito procurada no mercado por seu sabor particular, que é dado pelo terroir específico da Provence. A sua raridade a torna um produto excepcional, particularmente apreciado pelos confeiteiros, mas também pelos apreciadores de produtos autênticos. Hoje são cultivadas mais de 20.000 amendoeiras no Planalto de Valensole, nos Alpes de Haute Provence. Uma outra especialidade da família, os pralinés de Pauline, são feitos em caldeirão de cobre seguindo uma antiga receita familiar que é passada de geração em geração.

Almoço.

À tarde vamos conhecer a Lavande Angelvin.

Que é outra casa especializada na lavanda e em seus subprodutos, aqui no Planalto de Valensole.

Vamos realizar uma visita guiada com apresentação do processo de colheita, visita à destilaria, com explicações sobre a cultura, coleta e destilação da lavanda, incluindo a projeção de um vídeo comentado, e depois acesso à loja, para apreciação e compra de produtos derivados da lavanda.

No final da tarde retornamos ao hotel em Greoux le Bains.

18/7 - TERÇA – Greoux Le Bains - Moustiers Sainte Marie – Gorges du Verdun – Grasse - Mouans Sartoux (C)
Após nosso café da manhã vamos deixar Greoux Le Bains e seguir em direção a Moustiers Sainte-Marie.
A cidadezinha de Moustiers Sainte-Marie encanta, já desde longe.  Encravada no alto das montanhas rochosas e cheia de charme, com sua estrela dourada estendida entre dois picos,  a anunciar que esse é um lugar especial! Lojinhas de faiança, bistrôs, restaurantes, pracinhas, sorveterias, casinhas lindas, formam um circuito inesquecível!
Aqui passeamos por suas ruelas, descobrindo cantos e recantos. E inclusive, uma formidável cachoeira que despenca das montanhas e chega à cidadezinha.
Almoço nesta cidadezinha tão pitoresca.

No meio da tarde vamos continuar nossa viagem. Próximo a Moustiers vamos encontras o Gorges du Verdun, o maior canyon da Europa.
A estrada sinuosa que acompanha e sobe as montanhas que ladeiam o Gorges du Verdun nos proporcionam a cada momento imagens cinematográficas, com as águas azul turquesa do Rio Verdon lá ao fundo contrastando com os tons de rocha que o envolvem.  Um espetáculo da natureza. 

No final da tarde chegamos à cidade de Grasse, a capital mundial da perfumaria, encravada entre grandes montanhas.
Check in em nosso hotel em Mouans Sartoux, vilazinha charmosa entre Grasse e Cannes.

19/7 - QUARTA – Grasse - Fragonard - Museu Internacional do Perfume -  Galimard (C)
Nesse dia vamos descobrir as grandes e mundialmente reconhecidas perfumarias de Grasse.
Começamos pela Fragonard.
Vamos fazer um tour pela fábrica com um guia treinado por um perfumista profissional. Depois de explorar as técnicas de fabricação e a história dos perfumes, teste seu nariz com um jogo olfativo no final do passeio.

O Edifício Histórico

Adquirido em 1926, este curtume do século XVIII tornou-se uma fábrica de perfumes no início do século seguinte. Totalmente renovada e transformada em 2015, a fábrica histórica oferece uma viagem original de descoberta dos mistérios da perfumaria tradicional, desde o processamento das matérias-primas até a embalagem dos produtos acabados. As máquinas utilizadas, desde os alambiques de cobre até as oficinas de sabonetes, oferecem um interessante vislumbre dos aspectos históricos, sociais e culturais das técnicas e condições de trabalho que prevaleciam nas fábricas de perfumes familiares até a década de 1950.

Uma visita ao museu do perfume localizado no edifício leva você ao mundo do perfume desde a antiguidade até os dias atuais. Objetos preciosos de perfumaria (colheres de blush egípcias, pomanders medievais, etc.) são exibidos ao lado de pinturas de mulheres se arrumando e móveis provençais antigos.

A Destilaria

Os alambiques usados ​​para destilação a vapor são exibidos nesta sala. Este é um processo muito antigo de extração de óleos essenciais. Em uso desde a antiguidade, a técnica foi aperfeiçoada pelo mundo árabe já no século VIII e continua sendo uma técnica importante na fabricação de perfumes tradicionais.

A enfleurage ou maceração a quente consiste em infundir as flores em gorduras previamente aquecidas. Esta técnica, conhecida desde a antiguidade, foi sendo aprimorada ao longo dos séculos. Recipientes antigos usados ​​para enfleurage a quente também estão expostos no salão de destilação da Fábrica Histórica.

A técnica de enfleurage a frio foi desenvolvida para as flores mais frágeis, como jasmim ou narciso, que não resistiriam ao aquecimento. Muito utilizada na região de Grasse até o final da década de 1950, essa técnica consiste em espalhar uma camada de graxa inodora nas paredes de uma moldura de vidro, que é então coberta com flores. Desde então a técnica foi substituída por técnicas modernas, como a extração de solvente volátil ou a extração de dióxido de carbono supercrítico.

A sala de engarrafamento

Enquanto essas técnicas de extração do passado são exibidas na destilaria da Fábrica Histórica, as outras salas mostram oficinas de fabricação totalmente operacionais. Nesta oficina, os perfumes são engarrafados e rotulados.

Os frascos dourados usados ​​para perfumes femininos – exclusivos da Parfumerie Fragonard – são chamados de estagnons. Eles são feitos de alumínio inquebrável e protegem a fragrância da luz, o que significa que ela se mantém por mais tempo (mais de 6 anos). Garrafas de prata são usadas para eaux de toilette masculinos.

A sala de maceração e filtragem

A sala de maceração e filtragem possui grandes cubas de aço inoxidável nas quais os concentrados de perfume são misturados com álcool e deixados para macerar por várias semanas. Durante esta operação, algumas ceras vegetais das matérias-primas naturais podem solidificar. Para removê-los, o macerado é resfriado a -5°C em uma máquina de aço inoxidável e filtrado até obter um líquido perfeitamente límpido.

A oficina de sabão

Feitos de grânulos de sabão neutro fabricados na França, os sabonetes Fragonard são perfumados e moldados em suas fábricas. Antes de ser embalado de forma atraente em sua caixa colorida, cada sabonete passa por um processo que envolve várias etapas. Os grânulos são colocados no misturador junto com a essência perfumada, e a mistura continua seu caminho para o triturador onde é reduzido a flocos. Os flocos são então despejados na extrusora, máquina que aquece o sabão a 60°C e forma uma torta homogênea e maleável. Depois de cortadas em seções, as peças são “carimbadas” por uma prensa que dão ao sabonete sua forma final.


O órgão do perfumista

O passeio pelas oficinas de fabricação termina com uma visita ao antigo laboratório do perfumista.

Fazer perfume é muito parecido com compor música. Assim como um músico, o perfumista compõe seus perfumes sentado em um órgão, um suporte sobre o qual estão dispostos todos os frascos de essências que usará. Um perfume é composto por um acorde, o que significa uma mistura de várias notas (acordes amadeirados, acordes chipre, notas frutadas, notas florais). Um perfume pode levar vários anos para ser composto.

Hoje, o laboratório do perfumista funciona como sala de aula para as oficinas do Perfumista Aprendiz.


A loja

O passeio termina com uma visita à loja onde todos os produtos da Parfumerie Fragonard estão expostos nas bancadas: perfumes, eaux de toilette, sabonetes, velas, difusores, além de cosméticos, géis de banho, conjuntos de presentes e muito mais.

A gama de fragrâncias da Fragonard é especialmente rica e variada: floral, frutada, chipre, amadeirada ou oriental. Explorar todas as famílias olfativas e encontrar o perfume que combina com a sua personalidade, gostos e desejos é uma forma magnífica de prolongar a sua visita.


O Museu do Perfume

Localizado no terceiro andar da Fábrica Histórica, o Museu do Perfume foi inaugurado em 1975. Este foi o primeiro museu do perfume a abrir suas portas na cidade de Grasse: uma iniciativa particularmente ousada na época. Para completar a experiência de visita à oficina de fabricação, Jean-François Costa (pai dos atuais diretores) quis oferecer aos seus visitantes a oportunidade de ver objetos antigos que contam a história do perfume desde a antiguidade até os dias de hoje. 

Perfumaria e obras de arte

O Museu do Perfume em Grasse exibe cerca de cem objetos raros de perfumaria desde a antiguidade até os dias atuais. A coleção é reforçada por pinturas de mulheres arrumadas e móveis provençais. Jean-François Costa tinha um gosto especial pelos objetos do século XVIII e, entre outras coisas, construiu uma das mais ricas coleções de pomanders.

Do francês “pomme d’ambre” ou maçã de âmbar, este pequeno objeto, muitas vezes dividido em quartos, servia para transportar perfumes secos ou pequenas esponjas perfumadas. Acreditava-se que essas substâncias poderosamente odoríferas protegiam contra os miasmas das epidemias. Usados ​​no cinto, como pingente ou na mão, os pomanders eram uma peça de vestuário e trabalhados como verdadeiras joias.


Bergamotas: uma invenção do século 18 de Grasse

Na região de Grasse, onde se cultivam as bergamotas para a perfumaria, os artesãos locais tiveram a ideia, já na Regência, de usar a casca perfumada da fruta para fazer pequenas caixas. As bergamotas são decoradas com delicadas paisagens, cenas de gênero ou motivos diversos (instrumentos musicais, temas religiosos, etc.) no estilo do século XVIII. O museu do perfume oferece uma coleção extremamente bonita dessas caixas, que foram dadas como presentes, muitas vezes por motivos românticos.

Depois desta visita tão abrangente e rica vamos almoçar.

No início da tarde vamos visitar o Museu Internacional do Perfume.

Fundado em 1989, o Museu Internacional do Perfume, o único museu do gênero no mundo, está localizado na icônica cidade de Grasse, berço dos perfumes de luxo dos quais a França foi a grande iniciadora. Dedicado a uma das mais prestigiadas atividades tradicionais francesas, o Museu Internacional do Perfume é uma instituição pública intitulada "Museu da França" que permite aos visitantes descobrir a história e a singularidade da profissão de fabricantes e grandes casas de perfumaria. Verdadeiro testemunho da história técnica, estética, social e cultural internacional da tradição do uso de aromas, o museu faz uma abordagem antropológica da história das fragrâncias em todos os seus aspectos - matérias-primas, fabricação, indústria, inovação, comércio, design, usos e através de uma variedade de formas - objetos de arte, artes decorativas, têxteis, evidências arqueológicas, peças únicas ou formas industriais.

O museu está organizado em cinco seções de acordo com a cronologia histórica ocidental - Antiguidade, Idade Média, Períodos Modernos e Contemporâneos, cada um representando um período histórico e questões contemporâneas: elegância e classicismo, magia e dinamismo, frivolidade e higiene.

Em todas as civilizações, os perfumes desencadearam uma incrível produção de objetos preciosos e refinados em materiais raros: alabastro, faiança vidrada, cerâmica, vidro, metalurgia. Por meio de coleções excepcionais de objetos e da encenação de diferentes processos industriais, o museu refaz a história de perfumes, sabonetes, maquiagem e cosméticos há quatro mil anos.
Este museu do século XXI olha para o passado, mas também para o presente ou mesmo para o futuro se considerarmos a secção sobre a era da globalização, marketing e comunicação e novos mercados.


Depois desta visita tão instigante vamos fazer a última visita do dia. Vamos conhecer a outra grande e prestigiada marca do universo da perfumaria: a Galimard.

Vamos conhecer sua Fábrica Histórica Tradicional.  Com a orientação dos especialistas em perfumes da Galimard faremos um passeio animado, divertido e profissional, onde descobriremos o Museu de Máquinas Antigas com suas extraordinárias peças de colecionador, bem como as técnicas e segredos do processo criativo de fragrâncias.
Durante a visita aos laboratórios e instalações de condicionamento, a história da indústria de perfumes e o papel de Grasse como capital do perfume serão explicados, além de fatos históricos e anedotas humorísticas…
Aprenderemos sobre os vários métodos de extração das matérias-primas de suas origens orgânicas.
Também descobriremos o “Órgão” do Perfumista onde o “NARIZ” ou Mestre Perfumista “compõe a sinfonia de aromas e onde alguns de seus segredos serão desvendados!
A apresentação da variada paleta do Perfumista permitirá explorar as preciosas matérias-primas selecionadas para os perfumes Galimard, permitindo-nos descobrir os aspectos olfativos individuais, de cada um de nós, de acordo com nossas personalidades.

No final do passeio seremos convidados a passear pelas galerias de compras, onde a sofisticada gama de produtos boutique Galimard é exibida a preços de fábrica.  Teremos o Parfum, o Eau de Parfum, o Eau de Toilette, o Eau de Cologne, sabonetes, skincare, e uma gama de produtos de aromas para casa de banho e para casa, bem como várias ideias para presentear.

Retorno a nosso hotel.

Jantar com trocas sobre as sensações percebidas durante o dia.


20/7 - QUINTA – Grasse – Marché – Molinard - Cannes (C)
Nosso dia começa descobrindo o “marché”, a feira de rua / mercado de rua “debaixo da janela” de nosso hotel. 
Impossível não se fascinar com esses “marchés” de rua franceses. Aqui encontramos um pouco da verdadeira cultura e vida quotidiana francesas.

Depois vamos seguir para uma outra casa icônica do mundo da perfumaria, a Molinard.

Aqui também visitaremos seu museu, com a história dos aromas.
Conheceremos também a história da fábrica.  História da marca, exposição de modelos históricos de perfumes. Explicações dos vários processos de fabrico.
Banhados no cheiro dos perfumes visitamos a antiga fábrica de perfumes Molinard.
Cada peça tem seu próprio tema, o que ajuda a entender completamente a história e a fabricação desses perfumes.

No meio da tarde seguimos para um passeio, um footing, pela cidade costeira do glamour, do charme, da elegância, e dos festivais de cinema: Cannes.
Vamos aqui passear a beira mar, apreciar os animados calçadões, e visualizar o porto repleto de iates dos chiques e famosos.
Caminhamos por esse ambiente em direção ao Palácio dos Festivais, onde se dão os icônicos Festivais de Cinema de Cannes. Caso haja um evento musical no palácio nesse dia sugerimos ao grupo assistirmos.
Jantamos em Cannes.
Depois retornamos a nosso hotel.


21/7 - SEXTA - Grasse – Nice – Promenade des Anglais - Trem TGV – Paris (C)
Após o café da manhã nos despedimos de Grasse e vamos seguir para Nice.

Aqui chegando iremos passear pela Promenade des Anglais, a avenida mais famosa e bela de Nice e o ponto turístico mais visitado da cidade. Com cerca de 7 quilômetros de extensão, a Promenade acompanha quase todas as praias de Nice e tem um longo calçadão ideal para turistas e moradores passearem, enquanto tomam sol e aproveitam a vista azul turquesa do mar. Não é à toa que a orla Promenade des Anglais é um dos cartões postais mais lindos de Nice!

Os aristocratas russos foram os primeiros a se apaixonar por Nice, mas na metade do século XIX muitos britânicos também ricos vieram aproveitar o clima agradável da Riviera, uma vez que o inverno britânico era muito rigoroso. Anos depois, em 1844, os britânicos promoveram a construção da Promenade des Anglais. Durante o período da Belle Époque, o turismo expandiu-se ainda mais e os hotéis de luxo e cassinos surgiram ao longo da avenida dando ainda mais importância à orla.

Com o tempo, a maioria das casas e hotéis da Belle Époque foram substituídos por novos edifícios, mas um prédio resistiu às mudanças do tempo e continua até hoje na Promenade des Anglais: o Hotel Negresco. Com sua fachada branca e cúpula rosa, o Le Negresco conta com um charme único e, em seu interior, com uma enorme coleção de arte e mobiliário antigo. 
Vamos almoçar em Nice, na Promenade dos Anglais.

No início da tarde seguimos à estação de trem de Nice para embarcar no TGV para Paris.

Chegada a Paris no início da noite. Check in em nosso hotel.


22/7 - SÁBADO – Paris – Versalhes - Os Jardins de Versalhes - Osmothèque -  Paris (C)
Após o nosso café da manhã parisiense vamos hoje conhecer Versalhes.

O trem RAR nos leva a Versalhes. Aqui vamos primeiramente conhecer e passear pelos imensos e maravilhosos jardins do Palácio. Um ícone em jardins para o mundo.
Os jardins do Palácio de Versalhes, desenhados por Le Nôtre, se tornaram referências mundo afora desde o século XVII. Mas este paraíso foi também resultado da ambição de Luís XIV que iniciou a criação desses jardins quando ele era um jovem rei da França há pouco tempo no poder.

Piquenique nos jardins de Versalhes.

No início da tarde seguimos para a Osmoteca, ou o Museu de Perfumes de Versalhes.

Aqui teremos uma sessão de descoberta de perfumes: a história da perfumaria

Um perfumista nos contará sobre a história da perfumaria desde a antiguidade até o presente, ao mesmo tempo em que nos possibilitirá sentir o cheiro de perfumes antigos e matérias-primas comuns e inusitadas, além de alguns tesouros da Osmothèque: perfumes não mais disponíveis comercialmente, mas que marcaram seus tempos. Houbigant, Coty, Poiret, Guerlain: vamos descobrir ou redescobrir maravilhosas obras-primas da perfumaria.

Cerca de trinta matérias-primas e perfumes antigos ou atuais serão cheirados e descritos pelo perfumista: mirra, incenso, opoponax, Parfum Royal (século I d.C.), L'Eau de la Reine de Hongrie (século XIV), Eau de Cologne de Napoléon à Sainte-Hélène (1820), Fougère Royale (1884) HOUBIGANT, Le Fruit Défendu (1914) LES PARFMUNS DE ROSINE – POIRET, Le Chypre (1917) COTY, Crêpe de Chine (1925) MILLOT, Iris Gris (1947) JACQUES FATH.

No fim da tarde retornamos a Paris e a nosso hotel.

Último jantar de nossa viagem.


23/7 - DOMINGO - Paris – Livre para Passeios - Visitas - Compras - Aeroporto (C)
Nosso último dia de viagem na França. 
Dia reservado para nossas últimas visitas em Paris, últimas compras. Nosso perfumista e nosso guia estarão nos auxiliando com sugestões.
No início da noite vamos seguir ao aeroporto Charles de Gaulle para embarque em vôo para São Paulo.


24/7 - SEGUNDA – São Paulo
Chegada ao aeroporto de Guarulhos de manhã cedo.

HOTÉIS PREVISTOS:

PARIS: Hotel du Printemps ( ou similar )
NYONS: Hotel Colombet ( ou similar )
SALON DE PROVENCE: Grand Hotel de la Poste e Hotel Vendome  ( ou similar )
GREOUX LE BAINS: Hotel Lou Paradou ( ou similar )
MOUANS SARTOUX: Hotel Casabella ( ou similar )


VOOS SUGERIDOS: ITA AIRWAYS

09 JUL    AZ 675    GUARULHOS   ROMA (FCO)      1425 0710+1
10 JUL    AZ 316    ROMA (FCO)    PARIS (CDG)       0840 1050
23 JUL    AZ 325    PARIS (CDG)   ROMA (FCO)        1815 2025
23 JUL    AZ 674    ROMA (FCO)    GUARULHOS      2205 0525+1 

Classe Econômica - USD 1590,00 + USD 113,00 (taxas)
(preço verificado em 02/02/23)

Regras para retorno ao Brasil - Covid 19

- Brasileiros e estrangeiros devem apresentar, à companhia aérea no momento do embarque, o comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

- Os seguintes viajantes estão dispensados de apresentar o comprovante de vacinação no transporte aéreo, desde que apresentem, no momento do embarque, o comprovante de realização de teste do tipo antígeno ou RT-PCR, com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, realizado um dia antes do embarque:

1. Brasileiros que não estejam completamente vacinados;
2. Estrangeiros residentes no território brasileiro que não estejam completamente vacinados;
3. Aqueles com condição de saúde que contraindique a vacinação (atestada por laudo médico);
4. Os não elegíveis para vacinação em função da idade;
5. Os provenientes de países com baixa cobertura vacinal;
em virtude de questões humanitárias..
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

Galeria voltar para o topo

Saídas voltar para o topo

  • 09

    Jul

    2023

preços por pessoa | Somente terrestre voltar para o topo

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem

Apartamento

Duplo

Single

Triplo

Criança

Período da Viagem

Apto Standard € 4.990 10x € 499 € 5.990 10x € 599 € 4.590 10x € 459 09/07/2023 até 24/07/2023 solicitar reserva

- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.

FORMAS DE PAGAMENTO
- No Cheque: Entrada (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
- No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- No Boleto Bancário: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais sem juros, a serem pagos até a data de embarque;
- Pagamento à vista (depósito ou cheque): 5% de desconto.

O que inclui voltar para o topo

INCLUÍDOS NA VIAGEM:
- 13 noites de hospedagem com café da manhã em aptos duplos, single ou triplos;
- Trens previstos no roteiro;
- Ônibus para todos os deslocamentos na Provence;
- Todos os ingressos para as atividades e atrações descritas no programa;
- Acompanhamento de perfumista desde São Paulo durante toda viagem;
- Guia local em português;
- Kit Freeway.


NÃO INCLUÍDOS:
- Bilhetes de ônibus / metrô para deslocamentos em Paris;
- Refeições;
- Bebidas;
- Extras;
- Passagens aéreas (mas a Freeway está à disposição para comprá-las)


PASSEIOS E ATIVIDADES
Os passeios, visitas e atividades foram planejadas para que sigam uma boa dinâmica. Pode ocorrer trocas em sua ordem, por conveniência dos anfitriões, e por questões de logísitica.


TRANSPORTES
Na Provence estaremos nos deslocando em nosso ônibus de turismo. De Paris a Lyon e na volta, de Nice a Paris, viajaremos de TGV, o Trem de Alta Velocidade. De Paris a Versalhes iremos de trem. Em Paris daremos preferência a transportes públicos por entendermos que assim conheceremos melhor a cidade, podendo caminhar entre atrações e visitas próximas, descobrindo melhor a cidade-luz. 



- Viajando Sozinho?
Para mulheres que querem compartir apartamento, oferecemos a possibilidade de reservar apartamento duplo compartindo com outra passageira Freeway. Se ao final das inscrições não houver outra passageira para compartir, será cobrado um suplemento de single involuntário de EUR 500.


Documentação necessária – Para Brasileiros:

- Passaporte com validade mínima de 6 meses além da data do final da viagem, com mínimo de 04 páginas em branco.

Obs.: A documentação e eventuais vacinas são de inteira responsabilidade do passageiro. 

Condições de Cancelamento e Gerais:
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

Entre em contato!

SOLICITE SUA RESERVA OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0991 ou preencha o formulário abaixo:

Aceito receber as comunicações da Freeway por e-mail.