Blog

Salta e Jujuy: Motivos Para Você Conhecer a Argentina

 

 

Salta e Jujuy estão localizadas no noroeste argentino, uma região com uma maior conexão e integração com a Bolívia e o Chile, trazendo alguns traços culturais diferentes do restante daquela Argentina que estamos acostumados, exatamente por receber outras influências sociais.

Geograficamente, são compostas por muitas montanhas, vales, desertos, quebradas e também um clima mais árido.  

Duas províncias recheadas de histórias, curiosidades e muitas aventuras nos aguardam nesta Argentina que pouca gente conhece.

Então, o que acha de desbravar um pouco mais Salta e Jujuy?

Origem e Cultura em Salta 

 

salta jujuy origem indigena

 

Os primeiros povos da América do Sul, ao contrário do que muito se pensa, não são os Incas, mas sim os povos indígenas

Os traços e a singular cultura dos antigos habitantes ainda se mantêm muito preservados na região de Salta. Além da preservada cultura ancestral, basta uma volta pelas redondezas que será possível encontrar casas antigas, tumbas, praças e espaços sociais, estruturas que estão lá desde o século VIII.

Inclusive a origem mais aceita do nome “Salta”, vem da deformação pelos espanhóis da palavra Sagta (significa muito lindo) na língua aimará. Também conhecidos como “quollas”, eram um dos povos indígenas da região, juntamente com os quechuas e guaranis.

Posteriormente, foram dominados pelos Incas, que passaram a exercer influências culturais na região até a chegada dos espanhóis.

Conhecendo mais sobre Jujuy


 

Jujuy é uma província localizada no noroeste da Argentina, conhecida por sua rica herança cultural, paisagens impressionantes e uma variedade de atrações turísticas. O turismo em Jujuy tem crescido nos últimos anos, atraindo visitantes nacionais e internacionais que desejam explorar sua beleza natural e mergulhar na cultura andina.

 

Uma das principais atrações em Jujuy é a Quebrada de Humahuaca, um desfiladeiro montanhoso declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com suas formações geológicas únicas e vales coloridos, a Quebrada de Humahuaca oferece paisagens deslumbrantes e oportunidades de trekking e caminhadas. Além disso, a região abriga várias cidades charmosas, como Purmamarca, Tilcara e Humahuaca, onde os visitantes podem explorar mercados de artesanato, igrejas coloniais e ruínas antigas.

 

Além disso, Jujuy possui uma rica herança indígena, e os turistas podem ter a oportunidade de aprender sobre as tradições e costumes das comunidades indígenas locais. Há festivais culturais ao longo do ano, onde danças tradicionais, música e comida típica podem ser apreciadas.


 

O que fazer e conhecer em Salta e Jujuy?  

Toda a herança e riqueza cultural de Salta e Jujuy é refletida em seus pontos turísticos. Repletos de festas típicas, arquitetura marcante e belezas naturais. Os lugares encantam quando o assunto é passeio!

Nos tópicos a seguir, separamos alguns dos lugares mais imperdíveis ao visitar Salta e Jujuy, não deixe de conhecê-los.

1. Purmamarca (Jujuy)

 

Purmamarca é um pequeno vilarejo, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por ser uma relíquia histórica. Seu significado nada mais é do que a “Cidade da Terra Virgem” na língua indígena quechua”. A pequena vila em Jujuy encanta por sua arquitetura preservada, feita basicamente de argila, adobe e palha. Purnamamarca está entre as atrações e o que conhecer na Argentina, vale a pena visitar o vilarejo!

Um dos seus maiores destaques, é o famoso morro das sete cores, uma montanha recheada por diferentes cores, pura obra de formação geológica, que se tornou um dos principais cartões postais da Argentina tamanha sua beleza natural

2. Deserto de Sal (Jujuy)

 

salta jujuy deserto sal

O Deserto de Sal, ou mais conhecido como "Salinas Grandes'', é o terceiro maior deserto de sal da América Latina. E está em uma altitude média de 3450 metros acima do nível do mar. A sua formação se dá pela grande concentração de sais minerais que chegam da Cordilheira dos Andes. Que tal incluir essa maravilha da natureza no seu roteiro a Argentina?

É um cenário que nos faz perder a noção de direção e espaço, pela sua extensa planície branca de abundantes sais minerais. A proteção dos reflexos solares e das condições climáticas compensa pela beleza e as divertidas fotos brincando com a perspectiva.

3. Tilcara (Jujuy)

 

 

É uma vila que fica entre as montanhas, e um dos pontos turísticos mais legais para se visitar. Isso porque é lá que se encontra o “Pucará de Tilcara”, um sítio arqueológico que marca a história do povo que viveu ali, os Humahuacas (que deram origem a Quebrada de Humahuaca, outro local imperdível).

As construções foram feitas basicamente de terra e pedra. O local é considerado muito sagrado para os povos originários. 

Celebrações também acontecem em Tilcara, e uma delas é a Festa de Pachamama (Mãe Terra) no dia 1 de agosto. É feito todo um ritual, com diversas oferenda de alimentos, sementes, vinhos em forma de agradecimento à natureza por todo o acolhimento e nutrição.

4. Vila de Cafayate (Salta)

 

É uma apaixonante Vila, onde se encontram cenários incríveis, repletos de montanhas nevadas e cactos, além de toda a sua arquitetura colonial. 

Para os amantes de vinho, essa cidadezinha será um paraíso, e isso porque em Cafayate se concentra uma grande produção das mais altas vinícolas do mundo. Tendo como passeio local, uma visita ao “Museu de la Vid y el Vino”, onde é contada toda a história da produção dos vinhos da região. Imperdível!

5. Passeio: Tren a Las Nubes (Salta)

 

salta jujuy passeio trem

Significa “Trem para as Nuvens", e se tornou um dos passeios turísticos mais procurados da região. 

A sua rota é de ída e volta, percorre um trajeto de cerca de uma hora, a sua velocidade é bem lenta, o que nos dá a possibilidade de desfrutar ainda mais apaixonadamente de cada detalhe por toda a paisagem e tirar muitas fotos.

Os trilhos, considerados uma das obras mais impressionantes de engenharia do século passado, fazem diversas curvas entre as montanhas, sendo um espetáculo em cores vivas

Você vai se sentir viajando para os céus em trechos que chegam em impressionantes 4200 metros de altitude nesse passeio incrível na Argentina!

6. Parque Nacional Los Cardones (Salta)

 

Localizado a noroeste da cidade de Salta, o Parque Nacional Los Cardones é um paraíso para os amantes da natureza. É conhecido por sua paisagem desértica, cactos gigantes chamados de "cardones" e uma abundância de vida selvagem, incluindo guanacos e condores. O parque oferece trilhas para caminhadas e vistas deslumbrantes das montanhas.

 

Além das trilhas, outra atração popular do Parque Nacional Los Cardones é o famoso Mirador de los Colorados, um ponto de observação que oferece uma vista espetacular das montanhas e do vale abaixo. É um local perfeito para tirar fotos e apreciar a imensidão da paisagem.

Culinária argentina


 

Salta e Jujuy carregam uma culinária bem parecida, isso porque, em ambos lugares, é muito comum se aproveitar do que “Pachamama” fornece localmente. Eles aproveitam de muitos grãos, como os feijões, lentilhas, e o milho, coringa culinário. Inclusive há o famoso “Api”, bebida roxa feita da mistura do milho-roxo com canela, cravo e açúcar.

Os pratos típicos são variados, desde massas recheadas feitas de milho, como as famosas empanadas fritas e assadas. Por exemplo, os tamales, massa de milho com diversos recheios. Geralmente servido enrolado na espiga do milho, assim como as humitas, saborosos cremes salgados de milho, muito similar às pamonhas brasileiras.

Há pratos também como o "locro", mistura de feijão-branco, com diversas carnes, milho, abóbora, batata e pimentão. Tem também as tradicionais “tortilhas a la parrilla”, massa feita de farinha, manteiga e sal na brasa. Esse pode ser encontrado em qualquer esquina das redondezas.

O que trazer de souvenirs de Salta e Jujuy?



 

Salta e Jujuy têm uma rica herança indígena, e você encontrará belas peças de arte feitas por artistas indígenas locais. Pinturas, esculturas em madeira, tapetes tecidos à mão e trabalhos em couro são algumas das opções disponíveis. Essas peças são únicas e representam a identidade cultural da região.

 

Há também lindas peças de cerâmica, como vasos, pratos, jarras e esculturas. Esses itens podem ser encontrados em mercados de artesanato e lojas especializadas. A cerâmica tradicional andina muitas vezes apresenta padrões coloridos e motivos inspirados na cultura local.

 

O que dizer dos produtos regionais como vinhos, azeites, doces de cacto, queijos e especiarias? Salta e Jujuy são conhecidos por sua produção de vinhos de alta qualidade e alimentos regionais saborosos. Esses produtos são ótimos para levar para casa e desfrutar da gastronomia local mesmo depois da viagem.

 

Como chegar e quando ir?

 

Para chegar ao noroeste argentino é necessário realizar uma escala na capital da Argentina, pois não possuem voos do Brasil diretos para Salta.

Antes da pandemia, os voos do Brasil para a Argentina chegavam pelo Aeroporto de Ezeiza, porém, após passar por reformas, em 2021 foi anunciado que os voos do Brasil passariam a chegar pelo Aeroparque orge Newbery, também na capital do país.

O trajeto mais comum para Salta passou a ser então, fazer uma conexão no Aeroparque, com destino ao aeroporto de Salta.

O percurso da volta é o caminho contrário, saindo de Salta para Buenos Aires, fazendo conexão com o Brasil.

Lembrando que para brasileiros não é necessário visto ao entrar no país, apenas o passaporte emitido em no máximo 10 anos.

 

Mas quando realizar esse trajeto para Salta e Jujuy?

 

Uma das particularidades da região é a alta amplitude térmica, chegando em 30o C de diferença entre o dia e a noite, que faz com que suas uvas desenvolvam um gosto único, gerando um vinho de sabor inigualável.

Mas atente-se, o clima da região é árido e com temperaturas muito altas no verão e muito baixas no inverno.

Portanto, o ideal para viajar à região é durante o outono ou a primavera, entre março e maio, e entre setembro e novembro.

Caso suas datas não coincidam com o outono ou a primavera, não se preocupe, apesar das temperaturas no verão e inverno serem mais rigorosas, nenhuma chega a ser extrema. Salta e Jujuy pode ser visitada durante o ano todo.

 

Vamos viajar para Salta e Jujuy?

 

Depois de tantos motivos e razões sobre o que conhecer na Argentina, deu uma vontade e água na boca de viajar para Salta e Jujuy, né?! 

Vamos descobrir Salta e Jujuy com a Freeway. Temos os melhores pacotes em grupo para conhecer a região. Viaje com a Freeway!

Estamos esperando você!

Confira nossas próximas saídas e pacotes para Salta e Jujuy!

Que tal continuar conhecendo e aprendendo sobre mais destinos? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a descobrir o local da sua próxima viagem:

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!