Blog

A Cidade dos Anjos da Tailândia

A Tailândia é, sem dúvida, o maior ímã de turistas do Sudeste Asiático. Isto porque reúne todos os ingredientes que uma viagem a esta parte do planeta precisa ter: uma boa dose de exotismo, cultura milenar, paisagens espetaculares e gastronomia para mexer com todos os sentidos. O País tem o dom de receber bem todo o tipo de viajante: o sorriso é a marca registrada do povo, budista na imensa maioria.

Bangkok

Situada às margens do rio Chao Phraya, a capital Bangkok, chamada por seus habitantes a “Cidade dos Anjos”, se desenvolveu com rapidez e em muito poucos anos levantou arranha-céus por todos os lados. Mas, diferentemente de outras grandes capitais da Ásia, soube preservar seus encantos, sua história e seus mais de 300 templos.

Uma importante atração desta cidade é o Grande Palácio, construído em 1782 para a residência da família real, às margens do Chao Phraya. Rodeado por muralhas, em seu interior encontram-se edificações de estilo thai, renascentista e vitoriano. Ali perto há o Wat Pho, um dos templos mais antigos de Bangkok, construído no século XVI por Rama I, que se divide em duas partes: a zona onde habitam os monges e a das construções religiosas. No pátio encontram-se cerca de 100 chedis (torres pontiagudas em forma de sino) com afrescos que relatam a vida do Buda.

O Santuário Lak Meuang, outro grande atrativo de Bangkok, é um pagode de telhados superpostos e um dos melhores lugares para apreciar alguns costumes thais. Durante todo o dia, os fiéis se aproximam para queimar incenso e varetas de boa sorte e vendedores oferecem pássaros enjaulados para libertação, um costume budista.

O Mercado Flutuante Damnoern Saduak, a 105 km de Bangkok, é o mais freqüentado pelos turistas, já que o antigo e famoso Thonburi desapareceu por completo anos atrás. O mais recomendável é visitá-lo a primeira hora do dia (já que pela tarde é difícil encontrar algo interessante) e fazê-lo em alguma embarcação. Aqui se compra e vende frutas, verduras, vasilhas, objetos diversos, além de refeições em algumas barcas restaurantes.