Blog

A vila baiana de Itacaré - Como chegar, quando ir e o que fazer

 

A maravilhosa cidade litorânea baiana,é um dos mais belos destinos brasileiros. Ecoturismo, praias paradisíacas, trilhas, cachoeiras, mata atlântica, surf, relax e uma população local muito receptiva. 

Bora fazer as malas? Primeiro vamos as dicas de como chegar, quando ir e o que fazer em um dos principais destinos de praia do Brasil

Onde fica e como chegar em Itacaré?



 

Itacaré é uma pequena cidade na maravilhosa Costa do Cacau. A mesma em que faz parte de Ilhéus e forma uma das mais belas faixas litorâneas do sul da Bahia. Em realidade, Itacaré já está quase no centro do litoral baiano, próximo de onde começa a Costa do Dendê. 

A charmosa vila está a apenas 75 km ao norte de Ilhéus, onde se localiza o aeroporto mais próximo. E está ao sul da capital Salvador, cerca de 270 km. 

Itacaré foi durante muito tempo refúgio de curtição para os barões do cacau baiano, que tiveram sua decadência após a praga vassoura de bruxa. 

Mas a vila de pescadores foi sendo redescoberta nas últimas décadas, o acesso pelo asfalto melhorou, atraindo cada vez mais turistas e hoje está na rota do ecoturismo internacional. 

Para chegar lá, como já mencionado, o ideal é pegar voo até Ilhéus e depois um transfer para Itacaré. No pacote de viagem da Freeway, essa opção está inclusa. 

Por Salvador também há grande oferta de voos e por vezes, preços melhores. O acesso é mais demorado e vale a pena se você for esticar para outros passeios turísticos pela Bahia!




 

Qual a melhor época e quando ir para Itacaré?

 

Caso você já conheça o litoral baiano, sabe que é possível viajar para lá o ano inteiro. O clima é sempre quente, com temperaturas médias que variam entre 20 e 30 graus. Um pouquinho mais quente no verão, assim como a temperatura da água estará poucos graus mais morna.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, sendo um pouco mais intensas no verão. Chove todos os meses, com precipitações mais presentes entre março e abril, mas que não atrapalham o passeio.

Então, para escolher a melhor data é melhor considerar a temporada, sendo que a alta temporada vai de dezembro até o carnaval, além de alguns feriados ao longo do ano.

Se você pode evitar essas datas, melhor. Mas caso opte por viajar no Réveillon ou feriados, não precisa se preocupar que há espaços para curtir a natureza com sossego.




 

O que fazer em Itacaré?

 

Atrativos não faltam em Itacaré. Fora as belíssimas praias para curtir, mergulhar e surfar, tem também as cachoeiras, rios, rafting, trilhas, arvorismo e simplesmente relaxar, descansar…

Comece pelas praias de fácil acesso, conhecidas como urbanas, como Resende, Tiririca, Costa e Ribeira. Da Praia da Ribeira sai a trilha para a Prainha com duração em torno de 40 minutos, considerada uma das mais belas do Brasil por surfistas e contempladores.

Outras praias incríveis para conhecer são a de Itacarezinho, a da Engenhoca, a do Havaizinho e a Praia da Gamboa. Na dúvida já faça a trilha das quatro praias.

Cachoeira também tem de monte, como a Cachoeira do Tijuípe, a maravilhosa trilha da Cachoeira da Usina e também a Cachoeira do Cleando e do Bom Sossego.



 

O que comer em Itacaré?

 

 



 

Em Itacaré, você encontrará uma variedade de pratos deliciosos que refletem a rica culinária baiana e regional. Durante sua estadia na cidade, você terá a oportunidade de saborear uma ampla gama de opções gastronômicas locais.

 

Algumas das sugestões são: Moqueca de peixe ou camarão, um prato tradicional da Bahia, preparado com peixe fresco ou camarão, cozido em um molho de dendê, leite de coco, pimentões, tomate, cebola e temperos. 

 

Já experimentou o acarajé? Um quitute afro-baiano feito com uma massa de feijão-fradinho frita em azeite de dendê e recheada com vatapá (creme de camarão, pão e castanhas), camarão seco e salada de tomate e pimenta. 

 

Na culinária baiana o Bobó de camarão, um prato cremoso feito com camarões cozidos em um molho espesso de aipim (mandioca) e leite de coco com temperos, faz muito sucesso.

 

A Moqueca de banana da terra é uma opção vegetariana deliciosa, preparada com bananas da terra cozidas em um molho de leite de coco, dendê, tomate, cebola e temperos. 

 

Além disso, não deixe de experimentar as frutas tropicais frescas da região, como caju, graviola, manga, maracujá e abacaxi. E lembre-se de experimentar os sucos naturais feitos com essas frutas, são refrescantes e deliciosos.




 

Quantos dias para aproveitar a viagem em Itacaré?

 

 

 

Com 8 dias, você terá tempo suficiente para aproveitar uma viagem a Itacaré. Este período permite explorar as praias, trilhas e atividades locais com tranquilidade, sem pressa. 

 

Você pode desfrutar das praias paradisíacas, praticar esportes aquáticos, como surf e mergulho, conhecer cachoeiras e desfrutar da deliciosa culinária local. Certifique-se de planejar seu itinerário com antecedência para otimizar seu tempo e desfrutar ao máximo desta bela região da Bahia.




 

Onde se hospedar em Itacaré ?



 



 

Em Itacaré, na Bahia, você encontrará uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes orçamentos e preferências. As duas opções mais indicadas são a Pousada Atlântica e a Pousada Burundanga.

 

Pousada Atlântica

 

Localizada próxima à Praia da Concha, a Pousada Atlântica oferece uma estadia tranquila e confortável com fácil acesso às principais praias e atrativos de Itacaré. Com quartos bem equipados e uma atmosfera acolhedora, esta pousada é ideal para quem procura relaxamento e proximidade com a natureza.

 

Além disso, a equipe é conhecida por seu atendimento caloroso e prestativo, contribuindo para uma experiência memorável.

 

Pousada Burundanga

 

Situada no coração de Itacaré, a Pousada Burundanga oferece uma estadia charmosa e aconchegante. Com uma decoração rústica e encantadora, esta pousada proporciona uma atmosfera descontraída e acolhedora. 

 

Os quartos são confortáveis e bem decorados, e os hóspedes podem desfrutar de áreas comuns espaçosas, como o jardim e a piscina. A localização central da pousada permite fácil acesso a restaurantes, lojas e praias, tornando-a uma escolha conveniente para os viajantes.

 

Ambas as pousadas oferecem uma experiência única em hospedagem, combinando conforto, hospitalidade e proximidade com as belezas naturais de Itacaré. Independentemente da escolha, você certamente desfrutará de uma estadia memorável nesta encantadora cidade litorânea da Bahia.

 

O que levar na mala para Itacaré?

 

 

 

Ao fazer as malas para sua viagem a Itacaré, é importante considerar o clima tropical e as atividades que você planeja realizar. Aqui está uma lista de itens essenciais para incluir na sua mala:

  • Roupas leves e confortáveis
  • Protetor solar
  • Chapéu ou boné
  • Calçados confortáveis
  • Roupa de banho extra e toalha de praia
  • Câmera fotográfica
  • Medicamentos e itens de cuidados pessoais
  • Roupa para atividades ao ar livre
  • Roupa de chuva ou guarda-chuva compacto

 

Certifique-se de verificar a previsão do tempo antes da viagem para adaptar sua lista de itens conforme necessário. Com esses itens essenciais na sua mala, você estará pronto para desfrutar ao máximo de sua estadia em Itacaré.

 

Viaje com a Freeway para Itacaré

 

 

 

 

Embarque em uma jornada inesquecível rumo à beleza intocada de Itacaré com a Freeway. Conhecida como um paraíso tropical escondido na costa da Bahia, Itacaré é um destino que vai encantar os viajantes mais exigentes com suas praias deslumbrantes, natureza exuberante e atmosfera descontraída.

 

Com a Freeway, você terá a oportunidade de explorar os segredos bem guardados desta jóia escondida da Bahia. Deixe-nos guiar você por um roteiro cuidadosamente elaborado, projetado para proporcionar uma experiência autêntica em Itacaré.

 

Ao viajar com a Freeway, você terá acesso privilegiado às melhores praias da região, como a paradisíaca Praia da Concha e a deslumbrante Praia da Engenhoca. Nossos especialistas locais irão levá-lo a locais secretos e escondidos, onde você poderá desfrutar da paz e tranquilidade longe das multidões.

 

Na Freeway, a sua segurança e conforto são nossas principais prioridades. Nossos guias experientes e qualificados estarão ao seu lado a cada passo do caminho, garantindo que sua viagem a Itacaré seja suave e livre de preocupações.

 

Então, o que você está esperando? Junte-se a nós na Freeway e embarque em uma jornada única até Itacaré, onde aventura, beleza e cultura esperam por você. Transforme seus sonhos de viagem em realidade e reserve sua viagem conosco hoje mesmo. Itacaré está esperando por você.


 

Já conferiu os pacotes de viagem para Itacaré?

Você pode esticar a sua viagem também para Maraú e Boipeba! Dá uma olhada: