Blog

A vila baiana de Itacaré - Como chegar, quando ir e o que fazer

 

A maravilhosa cidade litorânea baiana, um dos mais belos destinos brasileiros. Ecoturismo, praias paradisíacas, trilhas, cachoeiras, mata atlântica, surf, relax e uma população local muito receptiva. 

 

Bora fazer as malas? Primeiro vamos as dicas de como chegar, quando ir e o que fazer em um dos principais destinos de praia do Brasil. 

 

Onde fica e como chegar em Itacaré?

 

Itacaré é uma pequena cidade na maravilhosa Costa do Cacau. A mesma em que faz parte Ilhéus e forma uma das mais belas faixas litorâneas do sul da Bahia. Em realidade, Itacaré já está quase no centro do litoral baiano, próximo de onde começa a Costa do Dendê. 

 

A charmosa vila está a apenas 75 km ao norte de Ilhéus, onde se localiza o aeroporto mais próximo. E está ao sul da capital Salvador, cerca de 270 km. 

 

 

Itacaré foi durante muito tempo refúgio de curtição para os barões do cacau baiano, que tiveram sua decadência após a praga vassoura de bruxa. 

 

Mas a vila de pescadores foi sendo redescoberta nas últimas décadas, o acesso pelo asfalto melhorou e atraindo cada vez mais turistas e hoje está na rota do ecoturismo internacional. 

 

Para chegar lá, como já mencionado, o ideal é pegar voo até Ilhéus e depois um transfer para Itacaré. No pacote de viagem da Freeway, essa opção está inclusa. 

 

Por Salvador também há grande oferta de voos e por vezes, preços melhores. O acesso é mais demorado e vale a pena se você for esticar para outros passeios turísticos pela Bahia!




 

Qual a melhor época e quando ir para Itacaré?

 

Caso você já conheça o litoral baiano, sabe que é possível viajar para lá o ano inteiro. O clima é sempre quente, com temperaturas médias que variam entre 20 e 30 graus. Um pouquinho mais quente no verão, assim como a temperatura da água estará poucos graus mais morna.

 

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, sendo um pouco mais intensas no verão. Chove todos os meses, com precipitações mais presentes entre março e abril, mas que não atrapalham o passeio.

 

Então, para escolher a melhor data é melhor considerar a temporada, sendo que a alta temporada vai de dezembro até o carnaval, além de alguns feriados ao longo do ano.

 

Se você pode evitar essas datas, melhor. Mas caso opte por viajar no Réveillon ou feriados, não precisa se preocupar que há espaços para curtir a natureza com sossego. Mas a dica é importante para evitar aglomerações, comércios e restaurantes cheios. 




 

O que fazer em Itacaré?

 

Atrativos não faltam em Itacaré. Fora as belíssimas praias para curtir, mergulhar e surfar, tem também as cachoeiras, rios, rafting, trilhas, arvorismo e simplesmente relaxar, descansar…

 

Comece pelas praias de fácil acesso, conhecidas como urbanas, como Resende, Tiririca, Costa e Ribeira. Da Praia da Ribeira sai a trilha para a Prainha com duração em torno de 40 minutos, considerada uma das mais belas do Brasil por surfistas e contempladores.

 

 

Outras praias incríveis para conhecer são a de Itacarezinho, a da Engenhoca, a do Havaizinho e a Praia da Gamboa. Na dúvida já faça a trilha das quatro praias.

 

Cachoeira também tem de monte, como a Cachoeira do Tijuípe, a maravilhosa trilha da Cachoeira da Usina e também a Cachoeira do Cleando e do Bom Sossego.

 

Viaje com a Freeway

 

Já conferiu os pacotes de viagem para Itacaré?

 

 

Você pode esticar a sua viagem também para Maraú e Boipeba! Dá uma olhada:

 

 

FALE COM NOSSO CONSULTOR