Depoimentos - Deserto de Atacama voltar para depoimentos

Rosimeire e Alexandre

12/12/2013 - A viagem que fizemos ao Atacama e Salar de Uyuni foi simplesmente MARAVILHOSA. As paisagens desses lugares são muito diversificadas e deslumbrantes.

É uma pena que o Salar de Uyuni não seja tão conhecido/divulgado aqui no Brasil quanto o Deserto de Atacama, pois o consideramos um complemento fundamental da viagem. Para quem já está no Atacama vale muito a pena dar uma “esticadinha” até a Bolívia, mesmo correndo o risco de passar um pouco mal por causa da altitude e da infraestrutura ser mais limitada. Rsrsrsrs

Mas, se deu tudo certo na nossa viagem é porque fomos muito bem atendidos pela operadora local. Somos muito gratos pela assistência que ela nos ofereceu, divulgando com antecedência os horários dos passeios e nos instruindo sobre as roupas que deveríamos usar e o que levar.

E como a alma das empresas são as pessoas, responsáveis por fazer e acontecer, gostaríamos de destacar os profissionais com quem mais tivemos contato e que tornaram nossa viagem memorável:

- nosso guia Xavier, que nos acompanhou em boa parte dos passeios em Atacama. Além de gentil, ele é um guia que tem prazer em compartilhar com os outros seus conhecimentos sobre os lugares. Sem o incentivo dele jamais teríamos conseguido entrar nas águas frias (na verdade gélidas) da laguna Cejar! E a surpresa que ele nos preparou na laguna Tebinquinche foi inesquecível (um happy hour regado a vinho e petiscos enquanto aguardávamos o pôr do sol)!

- nossa guia Karen, que nos acompanhou durante toda a viagem à Bolívia. A Karen é uma fofa, sempre preocupada em como nós estávamos, se tínhamos dormido bem, se queríamos um suco ou algo para comer… Sempre muito disposta, ela acabou nos levando em até mais lugares do que os previstos no roteiro. Ah, e também tinha um pacto com o Sol (era uma brincadeira que fazíamos com ela), pois dava um jeito de estarmos no lugar certo, na hora certa, para ver o pôr do sol.

- nossos motoristas Natálio e David, que nos guiaram pelas “estradas” da Bolívia. O Natálio foi nosso motorista no primeiro dia e o David nos outros três. Sempre muito zelosos, eles conduziram nosso 4×4 com muito cuidado. Também eram peritos em desvendar caminhos (talvez tivessem um GPS instalado na cabeça rsrsrsrs) já que nem sempre havia uma estrada por onde seguir.

enviado em: 12 de Dezembro de 2013