O balneário de Alter do Chão tem água doce transparente e areia branquinha. Esse inusitado paraíso é uma aldeia de pescadores, a 35 Km de Santarém, a segunda maior cidade paraense, que se transforma em uma praia disputada quando as águas do rio baixam e deixam o cenário deslumbrante à vista. Não por acaso, o lugar ganhou o apelido de “Caribe Amazônico”, mas o codinome é pouco para descrever sua beleza autêntica e bem brasileira.
A praia de Alter do Chão se tornou parada obrigatória dos barcos que cruzam o rio Amazonas. O programa, ali, é relaxar e saborear as delícias da cozinha local, à base de peixes e frutas da região, como o açaí. Durante o período agitado de festas, a opção pela hospedagem em um barco possibilita maior exclusividade e conforto, além um contato íntimo com a natureza. Esta é a proposta do roteiro fluvial da Freeway, com acomodação a bordo e o restante do dia livre, com o barco atracado.
O roteiro
Partindo de Santarém, a viagem começa na Vila de Alter do Chão, com passeio pelo centrinho, para conhecer a simpática comunidade de pescadores. Navegar pelas águas cristalinas do rio Arapiuns, parando para visitar a comunidade de Urucureá, associação local que realiza peças com palha do tucumã (típica fruta da região), é um dos passeios inesquecíveis do roteiro. O dia termina na praia de Icuxi, com um banho de rio e possível observação de botos.
Amanhecer ancorado em um rio amazônico, ouvindo o barulho dos pássaros, é das experiências inesquecíveis proporcionadas por esse roteiro. Na comunidade de Coroca, é possível conhecer o trabalho local de criação de peixes, tartarugas e mel de abelha sem ferrão. Há também a Ponta Grande, uma linda praia que se estende pelo meio do rio de areia fina e branca. O local perfeito para passar a noite, admirando o visual. Na Floresta Nacional do Tapajós, os viajantes farão uma trilha pela mata nativa, com mais um banho refrescante no igarapé.
No último dia do ano, o barco atraca na Ponta de Maguary, perfeita para mergulho, nas águas do rio Tapajós –de um azul-anil fascinante. É um dia especial para meditar, fazer os desejos para 2016, recarregar as energias e curtir a noite de céu estrelado, dando boas vindas ao novo ano, na Ponta do Muretá. O momento da virada será especial, com boa música e jantar pé na areia, com chance de ver o dia raiar, dançando à beira do rio Tapajós.
Roteiro “Revéillon em Alter do Chão”
Saída: 27/12/2015
Preço: R$ 5.252 ou em 5x R$ 1.050 (aéreo + terrestre)