A região da Patagônia ocupa áreas da Argentina e Chile e é a área do mundo com mais geleiras fora das zonas polares. O clima frio proporciona ao visitante regiões desérticas, florestas, bosques, rios congelados e os glaciares. Paisagem única! Bora saber o que você não pode perder ao viajar para a região?
1. Parque Nacional Los Glaciares
Localizado na cidade de El Calafate, o Parque Nacional Los Glaciares integra a Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e é o segundo maior do país protegendo 600.000 hectares de floresta subantárticas, além de diversos animais.
A experiência única do Parque é a de permitir acesso ao glaciar Perito Moreno, um dos mais acessíveis do mundo para quem quer ver de perto, a partir de passarelas, a queda de blocos de gelo de até 70 metros de altura!
O visual do Parque ainda garante ao visitante ver outros glaciares e montes andinos, contemplando essa beleza selvagem.
2. Museu Marítimo de Ushuaia e Museu do Fim do Mundo
O Museu do Fim do Mundo homenageia a região considerada nos primórdios de sua ocupação como “fim do mundo” por ser a região mais austral do Globo. O Museu preserva objetos e peças desses primeiros moradores, os “indígenas” das tribos yámanas e selk`nam, que vieram de terras além mar.
O prédio do Museu Marítimo já é por si só uma experiência histórica. Onde hoje é o museu já foi um presídio, o primeiro da cidade de Ushuaia.
Ushuaia é uma cidade jovem com pouco mais de cem anos de fundação. Surgiu da necessidade governamental de ocupar a região e garantir o território para Argentina e paralelamente desocupar os presídios das cidades da época que estavam cheios.
Assim, Ushuaia foi uma colônia penal e a construção do Museu Marítimo feita pelos próprios presidiários que construíram o edifício para se abrigar.
3. Parque Nacional Torres Del Paine
Um passeio cercado de animais selvagens como raposas, choiques (tipo de avestruz), lebres e guanacos. Para conhecer o Torres Del Paine diz-se que é preciso fazer o trajeto do “W” entre as montanhas e do “O” que circunda o lago.
Vale a visita: o mirante das Torres, o mirante de Los Cuernos, o mirante Nordenshol, os Saltos Grande e Chico e o lago Grey.
4. Parque Nacional Bernardo O’ Higgins
Uma das curiosidades legais sobre este Parque é que ele é a maior reserva de água doce do mundo e nos seus limites vivem populações nômades que se deslocam por canoas.
Um local feito para apreciar a dimensão das montanhas até a costa e sua vegetação rara, as enormes cascatas de água produzidas pelo degelo e a presença de cormoranes e lobos marinhos.
Também é a oportunidade perfeita para aprender sobre formas e tonalidades de icebergs com os do Glaciar Serrano.
5. Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi
Imagine o visual de uma trilha na Patagônia? Se você é fã de caminhar sentindo a natureza, a trilha pela Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi é imperdível!
O caminho reserva montanhas de neve, bosques de lengas, riachos, uma visita ao Lago Fagnano, o maior de Ushuiaia com mais de 100 km de extensão e ao Lago Escondido que permite a prática da canoagem.
O lugar ainda permite uma vista linda da cidade e do Canal de Beagle.