Blog

Algodoal - Onde fica, o que fazer e quando viajar


 

 

Conhecida pela diversidade cultural, o estado do Pará fica na região norte do país sendo um ótimo atrativo turístico, com lindas paisagens, florestas, ilhas, festas populares, gastronomia e artesanatos indígenas.

 

É comum que ao pensar em Pará, a maioria pense na capital Belém, o centro da cidade com museus, restaurantes, e apresentações. Por vezes até os rios amazônicos.

 

Mas o estado paraense conta com encantos escondidos, esperando os desbravadores para desfrutar do que há de melhor nesse grande estado. 

 

Você conhece a ilha de Algodoal? Iremos falar sobre esse lugar paradisíaco que ainda não é conhecido pela maioria dos brasileiros. Aqui você verá tudo sobre essa bela ilha com muito potencial turístico e você saberá como aproveitar e o que fazer na ilha.

 

Quer viajar para Algodoal?

 

Onde fica a Ilha de Algodoal?

A ilha de Algodoal, ou ilha de Maiandeua (em tupi, “Mãe da Terra”) é uma APA - Área de Proteção Ambiental (desde 1990) localizada no município de Maracanã, na região do Salgado, nordeste do estado do Pará. 

 

Próxima da região da Ilha de Marajó, no extremo norte do país, Algodoal está entre as paisagens naturais mais exuberantes do Brasil.

A busca crescente entre turistas interessados em cenários alternativos e preços acessíveis, a pequena ilha de cerca de 2000 habitantes é um destino paradisíaco ainda pouco conhecido e ocupado. 

A história de Algodoal é relativamente recente. O local começou a ser habitado a partir de 1920, tornando-se uma pacata vila de pescadores. Atualmente, estão entre suas principais atividades econômicas a agricultura de subsistência, a pesca, o artesanato e principalmente o turismo.



 

Por que o nome Algodoal?

Uma curiosidade sobre a origem do nome de Algodoal gira em torno de duas possibilidades: a primeira é em relação à semelhança de sementes de plantas típicas da ilha com os filetes do algodão.

A segunda é devido às extensas dunas de areias brancas de suas praias terem a mesma aparência da fibra. 

Mas é certamente a leveza e tranquilidade que o ambiente de Algodoal proporciona a seus visitantes o maior fator de procura e garantia de ótimas recordações.

 

Como chegar em Algodoal no Pará?

Existem várias maneiras de se chegar a Algodoal. Primeiramente, precisa-se pegar um voo até Belém, no Aeroporto Internacional/ Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro. Há voos regulares das principais capitais brasileiras.

Saindo de Belém, o principal acesso se dá pelas rodovias PA-136 e a BR-316, partido de carro, van ou ônibus da capital, num trajeto de 180 km e cerca de quatro horas de viagem até o porto fluvial do distrito de Marudá, que pertence ao município de Marapanim.

Chegando em Marudá é hora da travessia, que poderá ser feita de barco local. A travessia é realizada com várias saídas durante o dia. Vale se atualizar para conferir o horário ideal para chegar.

Viajando com a Freeway, nós cuidamos de tudo para que tenha conforto e comodidade em todo o transporte, hospedagem e passeios na sua viagem.

 

Quer viajar para Algodoal?

Os meios de transporte na Ilha de Algodoal

 

A travessia do porto até a ilha é feita por barcos de pesca, num pequeno percurso de 7km, em aproximadamente trinta minutos. 

 

O transporte em barcos e canoas é uma boa opção recomendada para percorrer as diferentes partes da ilha com maior prazer e tranquilidade.

 

Por ser uma Área de Proteção Ambiental, Algodoal segue uma série de normas de segurança a fim de evitar grandes impactos humanos, tais como a erosão de terras, abertura de canais, terraplanagem e derramamento de potenciais agentes poluentes em seu solo. 

 

O abastecimento de água potável se dá através de poços artesianos. Entre asprincipais medidas ambientais seguidas à risca está a proibição de entrada de veículos automotivos, como carros, ônibus ou tratores (exceto ambulâncias e viaturas de polícia).

Em contrapartida, os principais meios de transporte usados na ilha são as famosas charretes puxadas por cavalos, batizadas com nomes peculiares como “Camaro”, “Ferrari”, “Pajero”, “Porsche”, entre tantos outros.

A população sempre acha um jeito simpático e divertido de atrair a atenção dos turistas que ali chegam. Além de Algodoal - trecho mais conhecido da ilha - a região - que compreende uma área total de 19km² - também é formada por outras três vilas: Camboinha, Fortalezinha e Mococa.

 

Onde ficar em Algodoal?

Conhecida como local “rústico”, a ilha é um ambiente simples que só recebeu energia elétrica à partir do ano de 2005. Não possui uma rede hoteleira, com as hospedagens ficando a cargo de alguns espaços reservados a campings e ótimas pousadas - várias delas incluem com serviços de quarto, café da manhã e piscina. 

Embora Algodoal conserve um estilo de vida tranquilo, está muito bem servida de farmácias e vários restaurantes, com uma culinária bastante diversificada e para todos os gostos. 

À noite, para quem procura agito, são diversas as opções de cervejas e drinks, em bares com o melhor da música local do Pará (carimbó, lambada, guitarrada, reggae etc) para se curtir e dançar.

 

 

O que fazer na Ilha de Algodoal?

 

Algodoal tem paisagens de tirar o fôlego. Com um pouco de criatividade, disposição e um

bom guia turístico, as possibilidades de se aproveitar a ilha são infinitas! O ambiente é cortado por alguns rios e canais que durante o período de maré baixa são possíveis de se

atravessar a pé. Uma experiência maravilhosa de contato direto com a natureza

Mas o que fazer em Algodoal? Um passeio de trilha ecológica em Camboinha, com toda a vegetação que compõe a mata típica do manguezal é uma primeira dica. A pé ou de

bicicleta, não perca nenhum momento de vista!

Um descanso merecido na praia de Fortalezinha é a próxima parada. Para quem gosta de Kitesurf e wakeboard, é um ótimo lugar para praticar.

Não tem como viajar e não apreciar a gastronomia, Algodoal tem pelo menos oito restaurantes e diversas opções de pagamento. Pausa para o almoço, com um peixe frito, mariscos ou a tradicional caldeirada de filhote (ou caldeirada paraense) com um farto acompanhamento de guarnições e petiscos à vontade. 

E como não se encantar com as belíssimas dunas da praia da Princesa? É logo ali ao lado! O trajeto é longo e o dia quente, mas compensa muito. 

Que tal uma pausa para descansar num lago de natureza virgem e água escura - a lagoa da Princesa - e admirar o céu aberto num banho refrescante? Mas não se esqueça de curtir um belíssimo pôr do sol da vila de Maiandeua - este é um cartão postal indispensável e inesquecível - e de graça!

Canal do furo velho é uma ótima opção para quem gosta de andar de barco. O rio faz divisa entre a praia do Algodoal e a praia da fortalezinha, passando também pela lagoa da princesa. A travessia leva cerca de 1 hora, e durante o trajeto, é possível admirar as belas aves do lugar .

 

Qual a melhor época para viajar para  Algodoal?

 

Mas em que época se visita a ilha de Algodoal, quando viajar? Algodoal é um destino para se curtir o ano todo

O clima é quente e úmido, com temperatura média de 26 graus e chuvas para refrescar. Os períodos mais agitados e de maior procura são durantes as férias de julho e janeiro, além dos feriados prolongados como carnaval, semana santa, natal ou réveillon, reservando uma maior tranquilidade nas demais épocas do ano, em que a praia fica praticamente deserta. 

Com um povo simples, simpático e hospitaleiro, pronto para receber as pessoas dos quatro cantos do mundo e a qualquer momento. Não perca a chance de conhecer essa belíssima praia do norte do Pará!

A ilha é ideal para quem está em busca de sossego, e quer sair um pouco da agitação dos centros urbanos. Nada melhor que voltar pra casa com a bateria recarregada

 

Quantos dias ficar em  Algodoal?

Quantos dias recomenda-se ficar em Algodoal? Embora não faltem atividades para se fazer na pacata ilha, um passeio completo percorrendo suas diversas vilas, praças, trilhas,

dunas e águas cristalinas podem ser feitas em pelo menos três a quatro dias. Você pode aproveitar para conhecer Belém, ou mesmo a Ilha de Marajó na mesma viagem.

Quer viajar para Algodoal?