Blog

Chile cria maior parque marinho das Americas

Por REGINA SCHARF

A presidente Michelle Bachelet anunciou hoje o compromisso de criação do terceiro maior parque marinho do mundo, na porção do Pacífico  no entorno da Ilha de Páscoa, célebre pelas estátuas Moai, criação do povo Rapa Nui. A formalização depende ainda de uma negociação com os indígenas locais, que a tempos reivindicavam medidas contra a pesca predatória na região. Dentre os detalhes a acertar, está o veto à pesca em alto-mar numa área de mais de 631 mil quilômetros quadrados – a pesca artesanal continuará autorizada, num raio de 50 metros da ilha Note-se que as relações entre Santiago e os Rapa Nui não estão em bons termos, uma vez que os indígenas têm protestado ativamente contra o domínio chileno.

As águas nas imediações da Ilha de Páscoa são excepcionalmente ricas em nutrientes e acolhem a desova de muitas espécies, inclusive atum, tubarão marlin e peixe-espada. O novo parque se estenderá a Oeste até outra grande área marinha preservada, de 834 mil metros quadrados, criada pelos britânicos no entorno das ilhas Pitcairn.

O anúncio da futura criação do Parque de Rapa Nui ocorreu durante conferência sobre a conservação dos oceanos no balneário chileno de Valparaíso. Na abertura do evento, a presidente Bachelet também oficializou a criação do Parque Marinho Nazca-Desventuradas, uma reserva de 297 mil quilômetros quadrados,  nas imediações das ilhas San Félix e San Abrosio, posicionadas na direção do meio da costa chilena. Um segundo parque, nas imediações da ilha de Juan Fernández, terá 13 mil quilômetros quadrados.

Os últimos dias foram de muitas boas notícias para a conservação marinha. Na semana passada, o governo da Nova Zelândia anunciou a criação de um parque de 620 mil quilômetros quadrados ao redor das ilhas Kermadec. A área inclui o segundo maior abismo submerso, com profundidade de mais de 10 quilômetros, uma espécie de Monte Everest de cabeça para baixo, além de 30 vulcões submarinos. A área também abriga seis milhões de aves marinhas de 39 espeçies, mais de 150 espécies de peixes e 35 de baleias e golfinhos, além de tartarugas e corais, dentre outros. Por fim, hoje, algumas horas após o anúncio de Bachelet, o presidente Barack Obama informou, por meio de vídeo apresentado durante a conferência de Valparaíso, que seu governo vai estabelecer dois novos santuários marinhos, os primeiros criados nos Estados Unidos em 15 anos. Um deles será na costa do estado de Maryland, no Atlântico, e o segundo num mar interno, o Lago Michigan, no estado de Wisconsin – ambos notórios por suas coleções de naufrágios.

Veja: http://www.pagina22.com.br/2015/10/05/chile-cria-maior-parque-marinho-das-americas/