Blog

Foz do Iguaçu - Como chegar nas Cataratas, Melhor época e Pacotes

É brasileiro e nunca visitou Foz do Iguaçu? A cidade é mundialmente conhecida pelas encantadoras cataratas que contam com mais de 270 quedas de água no Rio Iguaçu.

As Cataratas do Iguaçu ficam na região da tríplice fronteira, que une Brasil ao Paraguai e Argentina. O lugar é tão belo e popular que inclusive já foi palco para diversas superproduções do cinema!

As cataratas foram locação para todo tipo de aventura. As Tartarugas Ninjas, Indiana Jones, 007, Pantera Negra... Todos com cenas gravadas nas nossas queridas Cataratas do Iguaçu.

Já deu para perceber que a cidade é repleta de curiosidades e possui uma vasta gama de passeios turísticos, né?

Pensando nisso, separamos aqui diversas informações para você poder viajar tranquilamente para esse que é um dos principais destinos de viagem de todo o mundo. 

 

Onde fica foz do Iguaçu?

Foz do Iguaçu é uma cidade brasileira localizada no sudoeste do Paraná, bem na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina.

A região ainda é a principal fronteira da América do Sul quando falamos de circulação de pessoas. A maior parte dos brasileiros que vai até o Paraguai e Argentina, costuma ir por Foz do Iguaçu.

Não é à toa que Foz do Iguaçu é uma das cidades mais multiculturais do Brasil. Abrangendo diversos grupos étnicos de todo o mundo.

 

Como chegar em Foz do Iguaçu?

Pela cidade estar localizada no extremo oeste do Paraná, não é tão simples chegar de estrada, por isso a maneira mais prática é ir de avião, pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – Cataratas (IGU).

O aeroporto de Foz do Iguaçu possui uma boa estrutura e organização, facilita muito a vida de quem quer aproveitar a viagem sem preocupações.

E pensando em deixar tudo ainda mais fácil, a Freeway cuida de tudo desde o momento que você chega ao aeroporto.

Viajando com a Freeway nós te recepcionaremos e cuidaremos de todo o translado ao hotel para você.

 

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Cataratas de Iguaçu

O passeio mais procurado de Foz de Iguaçu é justamente o que demarca a fronteira entre o Brasil e Argentina, as cataratas.

Formada por mais de 270 quedas incríveis, a imensidão das cataratas possui uma vista deslumbrante, proporcionando uma experiência única.

O lado brasileiro é mais popular por possuir uma visão mais panorâmica das quedas. Mas não podemos deixar de destacar o lado da Argentina, onde você consegue ficar mais próximo das cataratas.

Pelos dois lados, você passará por trilhas, e conseguirá encantar-se com a beleza das águas de diversos ângulos diferentes. 

Então você já sabe. Se tiver um dia em Foz do Iguaçu, conheça pelo menos o lado brasileiro, e se puder, vá conhecer o lado argentino.

Para uma experiência completa, além de visitar ambos, o recomendado é fazer o famoso passeio de barco, com o Macuco Safari.

Neste passeio cheio de adrenalina, você fica bem próximo das quedas. O percurso é dividido em três partes e possui uma duração de cerca de 1 hora e 45 minutos.

A primeira parte é o caminho até chegar nas trilhas, onde em um transporte o guia explica sobre a vegetação do parque nacional, trazendo curiosidades surpreendentes.

Nesta segunda parte é feita uma caminhada pelas trilhas. Onde a empolgação começa a aumentar, sabendo que a próxima etapa é a aventura!

Na terceira parte, os pertences pessoais são guardados em um porta volumes e são distribuídos coletes salva-vidas. E então, todos embarcam no barco e se preparam para se molhar, pois, a aventura começará! Neste passeio você sente a força da água como nunca viu, o momento é único!

Ainda nas cataratas, é possível ter uma experiência mais exclusiva ao realizar um passeio de helicóptero, com duração de 10 minutos. Essa sendo a melhor vista de todas! Já imaginou? Sobrevoar as cataratas e ver de cima sua imensidão?

 

Parque das Aves

O Parque das Aves, que se localiza próximo às cataratas de Foz do Iguaçu, no Parque Nacional de Iguaçu, é uma ótima opção para quem quer encantar-se com a beleza das aves nativas da mata atlântica e conectar-se à natureza.

O parque tem como principal objetivo focar na conservação de espécies da mata atlântica e reverter a situação de muitas aves em extinção.

Além das mais de 1300 aves e 130 espécies, o espaço possui 16 hectares de mata atlântica restaurada e milhares de árvores nativas plantadas.

E é possível vivenciar tudo isso bem de perto, graças aos 5 grandes viveiros de imersão que possibilitam adentrar o habitat destas aves.

Ao final do passeio, no maior parque de aves da América Latina, você ainda tem a oportunidade de parar na lanchonete do local que possui uma extraordinária e exclusiva vista para o lago dos flamingos.

 

Usina Hidrelétrica de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu fica localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no Rio Paraná. Já foi considerada a maior usina hidrelétrica do mundo por anos e hoje é a líder mundial em produção elétrica limpa e renovável.

A Hidrelétrica por ser binacional, dividi a energia gerada entre o Paraguai e o Brasil, sendo hoje responsável por abastecer quase toda energia consumida no Paraguai e em média 20% da energia consumida no Brasil.

Ela encanta não somente por sua grandeza, mas serve de exemplo para a engenharia moderna.

O turismo na Itaipu é bem frequente, pois a usina oferece diversos atrativos. Como, por exemplo, a “Vista Panorâmica”, a principal atração, onde a partir de um mirante é possível observar toda a grandeza da maior hidrelétrica do Brasil.

Caso você queira descobrir como funciona a usina, a partir da atração “Circuito Especial”, é apresentado o interior da Usina, sendo possível apreciar sua magnífica arquitetura e entender como tudo funciona.

E para encerrar o dia com um espetáculo, a atração “Itaipu Iluminada” apresenta um esplêndido show de luzes a noite que utiliza da própria energia gerada.

 

Qual a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu?

A cidade possui uma amplitude térmica muito grande, então apesar de ser localizada no sul do país, Foz do Iguaçu pode chegar a altas temperaturas.

Quando for viajar para Foz do Iguaçu, leve sempre uma opção de roupa oposta ao clima da estação.

No verão, as temperaturas são mais altas, apresentando uma média de 26ºC (as vezes ultrapassando os 30ºC), existindo uma possibilidade maior de chuvas.

Já no inverno, as temperaturas são mais baixas, apresentando uma média de 18ºC (as vezes chegando aos 10ºC), existindo uma possibilidade menor de chuvas.

Atente-se a seca e ao volume de águas antes de viajar. As estiagens dos últimos anos deixaram as cataratas com pouquíssima água, que se recupera no verão e outono.

Mas não existe “data certa” para ir à foz do Iguaçu justamente por ser um ponto turístico onde a chuva (que costuma atrapalhar), neste caso, não interfere!

Então a decisão fica a seu critério, lembrando que cada clima tem sua particularidade.

Se seu objetivo é ver as quedas de água cheias e com toda a potência, vá no verão! Mas se você prefere enxergar as quedas de uma maneira mais nítida, vá no inverno!

 

Pacotes de viagem para Foz do Iguaçu

Ficou com vontade de se molhar com as águas das Cataratas de Iguaçu igual à gente? Vamos vivenciar essa experiência juntos então!

Com a Freeway e nossas diversas opções de passeios, você descomplica sua viagem e aproveita mais!