Viajar para uma ilha é certeza de tranquilidade e bem-estar, ainda mais no maravilhoso litoral da Bahia. A Ilha de Boipeba é um destino perfeito. Você precisa conhecer mais desse lugar paradisíaco para viajar.
Para você que ainda não conhece Boipeba, eu quero te convidar a saber mais sobre o que fazer nesta ilha maravilhosa, conhecer suas praias, a melhor época para viajar e todas as dicas para você aproveitar a sua viagem.
A origem do povo de Boipeba vem dos tupinambás, boa parte da cultura da região tem influência dos indígenas. Com cerca de 2.000 mil habitantes, a estrada de chão batido mostra a peculiaridade do lugar, com casas modestas, e moradores prontos para receber você muito bem.
Procurando pacotes de viagem para Boipeba?
- Confira os nossos roteiros para Boipeba!
- Converse agora mesmo no whatsapp com um de nossos consultores!
Onde fica a Ilha de Boipeba?
A Ilha de Boipeba fica no litoral sul da Bahia, no município de Cairu. Localizada a cerca de 85 km de distância da capital Salvador, a ilha está inserida no Arquipélago de Tinharé, onde há outros destinos incríveis como Morro de São Paulo.
A diversidade e a beleza do ecossistema da região vem da sua localização entre o Oceano Atlântico e o Rio do Inferno.
A região é reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Aclamada por turistas de todo o mundo, a ilha é referência pelas pessoas que buscam um local aconchegante para passar umas férias.
Como chegar em Boipeba?
Para chegar à Ilha Boipeba é aconselhável você ir para Salvador de avião, caso venha de outras regiões do Brasil. E aí sim, rumar até a maravilhosa ilha.
Chegando ao aeroporto Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, você pode sair da capital baiana em direção ao paraíso de algumas maneiras..
Em geral, saindo do aeroporto aconselha-se seguir para o Terminal Turístico Náutico e pegar uma lancha até Itaparica, para não precisar contornar toda a Baía de Todos os Santos.
De Itaparica você seguirá até Graciosa por estrada, onde há finalmente uma travessia para Boipeba. Caso você viaje com a Freeway, nós já temos todo o trajeto, lanchas e transfer confortavelmente organizado para você não se preocupar.
Confira os nossos roteiros para Boipeba:
- Confira os nossos roteiros para Boipeba!
- Converse agora mesmo no whatsapp com um de nossos consultores!
Não recomendamos alugar ou até mesmo ir com o próprio carro, pois algumas travessias são necessárias e na ilha você verá mais quadriciclos e motos. Caso opte por essa opção, pode deixar o carro no estacionamento do porto por uma média de 20 reais a diária.
Para quem quer um meio mais rápido, é possível pegar um pequeno avião do aeroporto de Salvador para a Ilha de Boipeba. Mas consulte os valores e horários antes de decidir esse meio.
Viajar de ônibus entre os trajetos e ferry-boat também é possível, sendo uma das opções mais econômicas para chegar. Enquanto estes custam cerca de 5 reais, as lanchas são mais rápidas e custam em média 45 reais.
No terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo partem embarcações para Morro de São Paulo que levam cerca de duas horas. Do Morro também é possível pegar um jipe até Boipeba.
Durante o trajeto de lancha é possível apreciar as casas dos ribeirinhos, outras ilhas e todo o visual do litoral baiano. Quem tem mais flexibilidade de datas, pode até estender a viagem para outros destinos no caminho.
Como você viu, são muitas opções para chegar à Boipeba. Como toda ilha, dá um certo trabalho fazer a logística de travessia, mas vale muito a pena.
O que fazer na Ilha de Boipeba?
Boipeba é uma ilha paradisíaca, que dispensa comentários, além de acordar com o lindo sol que abraça o mar, os turistas podem conhecer locais históricos como a igreja do Divino Espírito Santo, do início do século XVI.
Que tal viajar da velha Boipeba até Moreré? Você pode ir por terra, ou mesmo barco. Chegando lá você é recebido por uma das praias mais bonitas do Brasil, e com água na temperatura proporcional ao ambiente. As piscinas naturais encantam.
Boipeba, foi eleita a segunda ilha mais bonita da América do Sul, perdendo apenas para a Ilha de Páscoa, no Chile. A pesquisa foi realizada por internautas no Traveller 's Choice 2013, promovida pela TripAdvisor.
Para explorar os encantos do lugar tem a opção do mergulho, que funciona todos os dias com duração máxima de 2 horas, o local de saída é pela própria praia de Moreré
Os que preferem continuar o passeio de lancha com um belo roteiro, irão se encantar com as belezas das praias de Bainema e dos Castelhanos.
A adrenalina fica por conta dos caiaques, uma aventura ecológica que passa pelos manguezais e o Rio do Inferno, com segurança é claro. Para quem não quer remar, esse passeio também é feito com canoas de madeira de pescadores.
Há também o passeio à noite para contemplar a beleza dos brilhos noturnos, acontecimento que origina-se através do fitoplâncton no Rio do Inferno. Proporcionando um verdadeiro espetáculo sob a luz das estrelas.
Fauna, Flora e Frutas de Boipeba
A ilha abrange parte da Mata-Atlântica em um ecossistema que faz a região se tornar exclusiva, com corais e bancos de areia.
Para quem aprecia as belezas marítimas é possível através de um belo mergulho encontrar além de peixes, arraias, lagostas, ostras, as belas tartarugas marinhas e quem sabe dar a sorte de ter a companhia dos golfinhos?!
Sobre a fauna terrestre é possível encontrar belas aves, tatus, macaquinhos, e garças. Esse é só alguns dentre tantos outros animais que enriquecem a natureza da Ilha de Boipeba.
Mas não podemos falar de fauna e flora sem falar das frutas típicas da região, goiaba, caju e manga estão entre as frutas mais comuns de Boipeba. Para se deliciar no calor da ilha.
Qual a melhor época para viajar para Boipeba?
Se você está em dúvida sobre quando viajar para Boipeba, a boa notícia é que o ano inteiro faz calor. Porém há alguns meses com um pouco mais de chuva.
Portanto, as melhores épocas do ano para visitar a Ilha de Boipeba são aquelas que têm menos chuvas. Pra você curtir aquele maravilhoso sol da ilha com a sua família, amigos, ou mesmo no seu sossego, os meses mais favoráveis são entre Agosto e Março, quando chove menos.
Entre Junho e Julho há chance de pegar chuva. Já os meses de Abril e Maio, tendem a ser a época mais chuvosa da região.
É importante consultar o cronograma do período de maré alta e baixa para programar a sua viagem. Durante as luas cheias e novas há mais variação na maré. A maré baixa se dá pela manhã e é possível curtir melhor as piscinas naturais de Moreré e Castelhanos, por exemplo. Nada como curtir a noite uma linda lua no céu limpo de Boipeba, né?!
Quer viajar para Boipeba?
- Confira os nossos roteiros exclusivos!
- Converse agora mesmo no whatsapp com um de nossos consultores!
Quantos dias ficar em Boipeba?
De cinco dias a uma semana é o ideal para você aproveitar a sua viagem. Pelo menos quatro dias inteiros, tirando os dias de deslocamento para valer a pena e poder desfrutar desse paraíso.
Tendo pelo menos esses quatro dias, você consegue fazer os passeios, relaxar nas praias, navegar pelo rio e passear na vila da Velha Boipeba.
Dicas para a sua viagem
Pesquise e reserve a sua viagem com antecedência, pois muitos hotéis adotam tarifas flutuantes de acordo com o período.
Uma coisa é certa, Boipeba está ao alcance de qualquer brasileiro ou estrangeiro, que deseja visitar esta bela ilha. Recomendamos reservar a sua viagem com uma agência de confiança para toda logística e conforto, sem imprevistos.
Na ilha Boipeba até o momento, ainda não há caixas eletrônicos, por isso é importante sempre levar dinheiro em espécie. Contudo, a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de crédito e débito.
Na Velha Boipeba todas as operadoras de celular funcionam, mas na maioria das praias o sinal pode não existir. Apesar da Vivo ter a maior cobertura, não pega em todos os locais da ilha.
Agora que já conhece mais da ilha, bora fazer as malas e viajar para Boipeba?
Viaje com a Freeway
A Freeway é especializada em viagens de natureza e operamos em Boipeba há muitos anos. Viaje com a gente, confira os nossos roteiros no site ou fale agora mesmo com um de nossos consultores.