Blog

Ilha de Boipeba - Bahia: Praias, onde fica, o que fazer, quando viajar

Viajar para uma ilha é certeza de tranquilidade e bem-estar, ainda mais no maravilhoso litoral da Bahia. A Ilha de Boipeba é um destino perfeito. Você precisa conhecer mais desse lugar paradisíaco para viajar. 

Para você que ainda não conhece Boipeba, eu quero te convidar a saber mais sobre o que fazer nesta ilha maravilhosa, conhecer suas praias, a melhor época para viajar e todas as dicas para você aproveitar a sua viagem.

A origem do povo de Boipeba vem dos tupinambás, boa parte da cultura da região tem influência dos indígenas. Com cerca de 2.000 mil habitantes, a estrada de chão batido mostra a peculiaridade do lugar, com casas modestas, e moradores prontos para receber você muito bem.

 

Procurando pacotes de viagem para Boipeba?

Onde fica a Ilha de Boipeba?

A Ilha de Boipeba fica no litoral sul da Bahia, no município de Cairu. Localizada a cerca de 85 km de distância da capital Salvador, a ilha está inserida no Arquipélago de Tinharé, onde há outros destinos incríveis como Morro de São Paulo.

A diversidade e a beleza do ecossistema da região vem da sua localização entre o Oceano Atlântico e o Rio do Inferno.

A região é reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Aclamada por turistas de todo o mundo, a ilha é referência pelas pessoas que buscam um local aconchegante para passar umas férias.

 

 

Como chegar em Boipeba?

Para chegar à Ilha Boipeba é aconselhável você ir para Salvador de avião, caso venha de outras regiões do Brasil. E aí sim, rumar até a maravilhosa ilha. 

Chegando ao aeroporto Aeroporto Internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães, você pode sair da capital baiana em direção ao paraíso de algumas maneiras..

Em geral, saindo do aeroporto aconselha-se seguir para o Terminal Turístico Náutico e pegar uma lancha até Itaparica, para não precisar contornar toda a Baía de Todos os Santos.

De Itaparica você seguirá até Graciosa por estrada, onde há finalmente uma travessia para Boipeba. Caso você viaje com a Freeway, nós já temos todo o trajeto, lanchas e transfer confortavelmente organizado para você não se preocupar.

Confira os nossos roteiros para Boipeba:

Não recomendamos alugar ou até mesmo ir com o próprio carro, pois algumas travessias são necessárias e na ilha você verá mais quadriciclos e motos. Caso opte por essa opção, pode deixar o carro no estacionamento do porto por uma média de 20 reais a diária.

Para quem quer um meio mais rápido, é possível pegar um pequeno avião do aeroporto de Salvador para a Ilha de Boipeba. Mas consulte os valores e horários antes de decidir esse meio. 

Viajar de ônibus entre os trajetos e ferry-boat também é possível, sendo uma das opções mais econômicas para chegar. Enquanto estes custam cerca de 5 reais, as lanchas são mais rápidas e custam em média 45 reais.

No terminal marítimo em frente ao Mercado Modelo partem embarcações para Morro de São Paulo que levam cerca de duas horas. Do Morro também é possível pegar um jipe até Boipeba.

Durante o trajeto de lancha é possível apreciar as casas dos ribeirinhos, outras ilhas e todo o visual do litoral baiano. Quem tem mais flexibilidade de datas, pode até estender a viagem para outros destinos no caminho.

Como você viu, são muitas opções para chegar à Boipeba.  Como toda ilha, dá um certo trabalho fazer a logística de travessia, mas vale muito a pena.

 

 

O que fazer na Ilha de Boipeba?

Boipeba é uma ilha paradisíaca, que dispensa comentários, além de acordar com o lindo sol que abraça o mar, os turistas podem conhecer locais históricos como a igreja do Divino Espírito Santo, do início do século XVI.

Que tal viajar da velha Boipeba até Moreré? Você pode ir por terra, ou mesmo barco. Chegando lá você é recebido por uma das praias mais bonitas do Brasil, e com água na temperatura proporcional ao ambiente. As piscinas naturais encantam.

Boipeba, foi eleita a segunda ilha mais bonita da América do Sul, perdendo apenas para a Ilha de Páscoa, no Chile. A pesquisa foi realizada por internautas no Traveller 's Choice 2013, promovida pela TripAdvisor.

Para explorar os encantos do lugar tem a opção do mergulho, que funciona todos os dias com duração máxima de 2 horas, o local de saída é pela própria praia de Moreré

Os que preferem continuar o passeio de lancha com um belo roteiro, irão se encantar com as belezas das praias de Bainema e dos Castelhanos.

A adrenalina fica por conta dos caiaques, uma aventura ecológica que passa pelos manguezais e o Rio do Inferno, com segurança é claro. Para quem não quer remar, esse passeio também é feito com canoas de madeira de pescadores.

Há também o passeio à noite para contemplar a beleza dos brilhos noturnos, acontecimento que origina-se através do fitoplâncton no Rio do Inferno. Proporcionando um verdadeiro espetáculo sob a luz das estrelas.



 

Fauna, Flora e Frutas de Boipeba

A ilha abrange parte da Mata-Atlântica em um ecossistema que faz a região se tornar exclusiva, com corais e bancos de areia.

Para quem aprecia as belezas marítimas é possível através de um belo mergulho encontrar além de peixes, arraias, lagostas, ostras, as  belas tartarugas marinhas e quem sabe dar a sorte de ter a companhia dos golfinhos?!

Sobre a fauna terrestre é possível encontrar belas aves, tatus, macaquinhos, e garças. Esse é só alguns dentre tantos outros animais que enriquecem a natureza da Ilha de Boipeba.

Mas não podemos falar de fauna e flora sem falar das frutas típicas da região, goiaba, caju e manga estão entre as frutas mais comuns de Boipeba. Para se deliciar no calor da ilha.

 

 

Qual a melhor época para viajar para Boipeba?

Se você está em dúvida sobre quando viajar para Boipeba, a boa notícia é que o ano inteiro faz calor. Porém há alguns meses com um pouco mais de chuva. 

Portanto, as melhores épocas do ano para visitar a Ilha de Boipeba são aquelas que têm menos chuvas. Pra você curtir aquele maravilhoso sol da ilha com a sua família, amigos, ou mesmo no seu sossego, os meses mais favoráveis são entre Agosto e Março, quando chove menos.

Entre Junho e Julho há chance de pegar chuva. Já os meses de Abril e Maio, tendem a ser a época mais chuvosa da região.

É importante consultar o cronograma do período de maré alta e baixa para programar a sua viagem. Durante as luas cheias e novas há mais variação na maré. A maré baixa se dá pela manhã e é possível curtir melhor as piscinas naturais de Moreré e Castelhanos, por exemplo. Nada como curtir a noite uma linda lua no céu limpo de Boipeba, né?!

 

Quer viajar para Boipeba?


 

Quantos dias ficar em Boipeba?

De cinco dias a uma semana é o ideal para você aproveitar a sua viagem. Pelo menos quatro dias inteiros, tirando os dias de deslocamento para valer a pena e poder desfrutar desse paraíso.

Tendo pelo menos esses quatro dias, você consegue fazer os passeios, relaxar nas praias, navegar pelo rio e passear na vila da Velha Boipeba.

 

Dicas para a sua viagem

Pesquise e reserve a sua viagem com antecedência, pois muitos hotéis adotam tarifas flutuantes de acordo com o período.

Uma coisa é certa, Boipeba está ao alcance de qualquer brasileiro ou estrangeiro, que deseja visitar esta bela ilha. Recomendamos reservar a sua viagem com uma agência de confiança para toda logística e conforto, sem imprevistos. 

Na ilha Boipeba até o momento, ainda não há caixas eletrônicos, por isso é importante sempre levar dinheiro em espécie. Contudo, a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de crédito e débito.

Na Velha Boipeba todas as operadoras de celular funcionam, mas na maioria das praias o sinal pode não existir. Apesar da Vivo ter a maior cobertura, não pega em todos os locais da ilha.

Agora que já conhece mais da ilha, bora fazer as malas e viajar para Boipeba?

Viaje com a Freeway 

A Freeway é especializada em viagens de natureza e operamos em Boipeba há muitos anos. Viaje com a gente, confira os nossos roteiros no site ou fale agora mesmo com um de nossos consultores.