Blog

Índia: Como ir, clima, o que fazer, e dicas para sua viagem

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, ficando atrás apenas da China com mais de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. E a previsão é de que até 2035, o país asiático seja o mais populoso de todo o mundo. A Índia faz fronteira com Nepal, Paquistão, China e Butão.

Entre as principais religiões estão o hinduísmo e o budismo. Em relação à fonte do PIB estão a tecnologia, produtos manufaturados e a agricultura. Atualmente é o país que está se desenvolvendo mais rápido por sua mão de obra ser barata, o que é motivo de muitas empresas multinacionais instalarem suas unidades por lá. 

Sua cultura é milenar, e o lugar é marcado por festivais, dança, música, literatura, arte, roupas e atrações culturais únicas. 

Para quem gosta de yoga, meditação ou mesmo ayurveda, a Índia é um prato cheio para desfrutar de todo esse conhecimento antigo.

Fique com a gente, iremos preparar um roteiro imperdível para você aproveitar os melhores lugares da Índia.

 

Como ir do Brasil até a Índia?

A forma mais rápida é de avião, através das companhias aéreas como Emirates, Qatar Airways, Turkish Airlines, Etihad Airways, Air India e Lufthansa. Em geral cada companhia terá conexões nos seus respectivos países de origem, seja Turquia, Qatar, Etiópia, Emirados Árabes, etc.

O tempo de viagem depende de qual cidade brasileira você partirá e de cada conexão. Mas essa é uma viagem de um longo dia. Prepare-se para os voos e tempos de conexão longos.

 

A maioria dos voos vão para a capital do país, Nova Deli, mas há outros aeroportos em Mumbai, Bangalore, Chennai , Kolkata e Hyderabad. Todos os aeroportos têm a infraestrutura necessária para receber os passageiros com, lojas, restaurantes, casa de câmbio, transporte público e táxi.

 

Como é o clima e a melhor época para viajar para a Índia?

Na primavera a média é de 28 °C a 32 °C , no verão (junho a agosto) as temperaturas variam de acordo com a cidade, a temperatura média fica entre 22 °C a 38 °C. No outono (setembro a novembro) 15 °C a 35 °C, já no inverno (dezembro a fevereiro) fica entre 8 °C a 35 °C, em algumas cidades mesmo no inverno há possibilidade de temperaturas altas, pois as altas montanhas do himalaia impedem que a massa de ar frio chegue em algumas partes.

 

Quanto a época para viajar, em geral, a melhor época é entre outubro a março, pois nesse período o calor não é excessivo e o período de monções(chuvas intensas) já passou.

 

Outubro, novembro e março são os meses que acontecem os principais festivais do país, como o festival das luzes e o festival das cores, então, antes de ir, pesquise bem.

 

Quais os principais pontos turísticos da Índia?

 

 

Dheli

 

 

A capital da Índia, foi , marcada por grandes imperadores e com um história milenar, a economia na cidade é forte, tanto na área de tecnologia como no têxtil, desbrave a cidade em cada canto, e conheça o coração da índia onde você pode encontrar várias atrações turísticas.

 

Taj Mahal

 

O enorme e mais famoso mausoléu foi construído no século XVII pelo imperador Shah Jahan em homenagem a sua terceira esposa que faleceu após conceber seu 14º filho.

 

Atualmente o monumento é uma das 7 maravilhas do mundo atual, estima-se que 20 mil trabalhadores se empenharam em prol do palácio, e o tempo para a obra ser concluída durou 22 anos.

 

Forte de Amber, Jaipur

 

 

O lugar é um lindo espaço com jardins, fontes, templos, e até palácios, sua construção teve início no século XVI e levou cerca de 200 anos para ser concluída.

 

O que um foi uma fortaleza construída pelos Meenas no topo da montanha, hoje se tornou um ponto turístico. O local tem fortes influências pelo hinduísmo.

 

Você pode subir através de elefantes, porém se quiser deixar os animais descansarem, pode ir de veículo próprio ou a pé.


 

Palácio Jag Niwas

 

 

Localizado em uma ilha, o palácio Jag Niwas, também  conhecido como o palácio do lago, foi construído no século XVIII. 

 

O palácio é um hotel de luxo com mais de 80 quartos e suítes, em sua decoração estão mármore branco, e outras pedras coloridas. O lugar é um dos principais destinos para casais, a sensação de quem olha de fora é que o hotel flutua sobre o lago Pichola.

 

Templo Dourado, Amritsar

 

 

O famoso templo dourado é um lugar sagrado onde os adeptos das religiões vão meditar e orar, o templo recebe turistas do mundo todo sem restrição de pessoas.

 

Ao visitar o local sagrado vá com roupas que não sejam decotadas, a preferência é de blusas cobrindo os ombros, calça e sem boné, em respeito a religião e ao entrar é preciso realizar um pequeno protocolo como cobrir a cabeça com lenço, entrar sem calçados e lavar os pés, feito isso, poderá entrar no santuário.

 

Dentro do local há um restaurante com comida de graça para todos os visitantes.

 

Bundi

 

 

A cidade há mais de cinquenta poços e seus palácios adornados de ouro e com diversas pinturas na parede, construído no século XVI passou por várias reformas, com diversos compartimentos, da sacada da parte superior em uma das alas é possível ter um linda vista do alto da cidade de Rajastão, o lugar contém um belo jardim para admirar e tirar fotos.

 

Fatehpur Sikri

 

 

O lugar foi construído antes mesmo do famoso Taj Mahal, a construção partiu do imperador mongol Akbar, em comemoração ao seu primogênito que nasceu, depois de 500 anos o monumento permanece em ótimas condições.

 

Por dentro do palácio você conhecerá cada canto do que um dia foi o um império poderoso, em sua decoração há desenhos indianos nas paredes que dizem sobre os adereços típicos do país.

 

Palácio Orchha

 

 

É um complexo de palácios construído no século XVI para engrandecer os reis de Orchha, ali foram erguidos túmulos da dinastia Bundela  e se encontram às margens do rio Betwa.   

 

Foram erguidos em períodos diferentes, o lugar é espaçoso, com várias salas e arquitetura com arcos nas entradas e cúpulas no alto do palácio,  o lugar é tranquilo e com pouco mais de 10.000 mil habitantes.

 

Raj Ghat

 

 

Localizado em Nova Deli, este é um lugar onde se concentram as cinzas do grande mestre Mahatma Gandhi , em uma mesa de mármore preta, além de Gandhi se encontram as cinzas de outros líderes que fizeram história para a cultura da Índia.

Como é a fauna e flora da Índia?

 

Não é só na cultura que o país é diverso, isso também é considerado pelas florestas e animais, a Índia é reconhecida como o país que tem mais tigres do mundo. Além dos felinos listrados, você também pode se deparar com leopardos, veados, macacos, ursos e crocodilos.

 

Em relação às aves, existem mais de 1.300 espécies, entre elas estão: pavão, ave símbolo do país, a cegonha, o papagaio, o abutre e a águia.

 

A flora não fica para trás em sua variedade, com 45.000 tipos registrados pelos pesquisadores, algumas das plantas nativas da Índia incluem o banyan, o neem, o tamarindo, o chá, o coqueiro, o sândalo e a mangueira.

 

Como é a gastronomia e o que comer na Índia?

 


 

Uma das melhores partes de viajar é apreciar uma boa comida, não é mesmo? Boa parte dos pratos indiano são vegetarianos, sendo saudáveis para consumir e com muitos temperos que ajudam na digestão. 

 

Iremos listar algumas das comidas da India que você pode gostar:

 

  1. Curry: Prato com o típico molho indiano repleto de especiarias 
  2. Roti/Chapati: Tradicional pão feito de trigo, acompanha as refeições
  3. Biryani: Arroz com carne e legume
  4. Dal Makhani: Lentilha com legumes e vegetais
  5. Chana Masala: Grão de bico cozido com molho
  6. Tandoori frango: Frango assado no forno de barro
  7. Samosas: Uma massa com recheio de legumes ou carne.

 

É importante dizer que se você não está habituado a comer com pimenta, peça pratos sem esse tipo de molho, e além disso observe o lugar que irá comer, se o ambiente é limpo só assim ajuda a saber um pouco da procedência dos alimentos.

 

O que trazer de lembranças da Índia?

 

Os souvenirs dizem muito sobre a cultura do lugar e o sentimento que colocamos em cada objeto que iremos levar para nossos amigos e familiares.

Como opções você pode levar, roupas indianas, tapeçarias, cerâmicas, esculturas, pinturas e outros objetos decorativos, incenso, óleos essenciais, japamalas, pedras e tapetes.

Veja qual lembrança tem mais a ver com o perfil da pessoa e presenteie.